Pneus sem câmara para intruder 125 e aspectos a considerar

Motos: Suzuki Intruder, Suzuki Boulevard, Suzuki Savage, Suzuki Marauder, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Suzuki

BikeLover

Estou procurando substitutos para os pneus com câmara da intruder 125 pessoal...

Queria um pneu sem câmara, nos conformes com autorização do detran e tal.

Li por aí que no cálculo para medir o diâmetro roda/pneu, é aceito uma diferença de 3%, é isso mesmo?

Acabei encontrando vários tópicos e vídeos de pessoas que colocaram o pneu 120/80-16 da intruder 250 na traseira, pelo meu cálculo vai dar praticamente igual, só aumentando a largura (e é dentro do limite do paralama) - Resumindo, em tese estaria ok fazer a troca.

Mas se por um lado muitos defendem que melhora a estabilidade e desempenho da moto, outros dizem que isso é perigoso, que o aro da intruder 125 não é feito para essas coisas e que não cabe na moto, e que ela fica frouxa. Alguém pode me dizer o que achou, ou se teve algum problema?

Também queria um pneu TL para o dianteiro, alguma sugestão?
tor2

A minha Intruder é 250, então não sei se os espaços para o pneu ficam diferentes, mas vai lá.

PEguei ela com 140/70 na traseira, mas como tava gasto troquei por um 130/70, que pelo que lí do seu post, já é maior q o Original.

Já na frente eu coloquei um 90/90 e tá ótimo tb, já ouvi gente comentando que colocou 100/80, e parece que cabe, mas pode começar a ficar pesado prá manobrar.

Como na 250 as rodas são raiadas, nem cogitei ficar sem câmara.
BikeLover

tor2 escreveu:A minha Intruder é 250, então não sei se os espaços para o pneu ficam diferentes, mas vai lá.

PEguei ela com 140/70 na traseira, mas como tava gasto troquei por um 130/70, que pelo que lí do seu post, já é maior q o Original.

Já na frente eu coloquei um 90/90 e tá ótimo tb, já ouvi gente comentando que colocou 100/80, e parece que cabe, mas pode começar a ficar pesado prá manobrar.

Como na 250 as rodas são raiadas, nem cogitei ficar sem câmara.
Mas o pneu sem câmara não é mais seguro? Em caso de furar, esvazia mais devagar, e é mais fácil para consertar/fazer reparo provisório?

Na frente, estou pensando em colocar um desses aí também, só tenho que ver se a medida não é muito diferente do orignal.

Estou pensando em trocar a roda também, por raiadas, mas não sei se é uma boa - Também não encontro em lugar nenhum para comprar, mas vi relatos que a roda da CG 150 serve...

No aspecto curva/aceleração/consumo, notou alguma mudança com a troca do pneu?
SemControle

mas roda raiada não suporta pneu sem câmara....
pq não pegar na medida origina, apenas TL

pra ver como as coisas são....
esse fim de semana q passou, fui fazer uma mega limpeza na relação como um todo, ai lubrifiquei tudo, e fui limpar a roda, q estava bem suja ao longo do tempo, e pela manutenção, eis q encontro a inscrição TL na roda, e a surpresa q vem originalmente com pneu e câmara, como já vi gente q simplesmente tirou a câmara, eu fui ver de tirar a câmara uma vez, a borda do pneu é toda desenhada parecido com isso ##### ao redor do pneu inteiro, o rapaz disse q provavelmente vazaria muito....deixei como estava, pneu gasta, qnd chegar o momento eu troco por um TL, mas mantendo as medidas originais e colocando as faixas brancas....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
tor2

BikeLover escreveu: Mas o pneu sem câmara não é mais seguro? Em caso de furar, esvazia mais devagar, e é mais fácil para consertar/fazer reparo provisório?

Na frente, estou pensando em colocar um desses aí também, só tenho que ver se a medida não é muito diferente do orignal.

Estou pensando em trocar a roda também, por raiadas, mas não sei se é uma boa - Também não encontro em lugar nenhum para comprar, mas vi relatos que a roda da CG 150 serve...

No aspecto curva/aceleração/consumo, notou alguma mudança com a troca do pneu?
Eu acredito que o pneu sem câmara seja mais seguro e mais prático sim.
Mas as rodas raiadas são uma peneira, impossível (ou nada prático) vedar tudo aquilo de furos para tentar viabilizar um pneu sem câmara. Pelo menos não nas rodas "comuns", q é o meu caso.

Com relação ao comportamento da moto, não tenho parametro para dizer. peguei ela com pneu 140/70 gasto na traseira e 80/100 remold esfarelando na dianteira, bengala vazando, balança com folga (e suspeita de estar desalinhada), e alguns outros detalhes.
Rodei alguns dias com ela assim (inclusive a viagem de "resgate", coisa de 70km).
Quando encostei substitui a balança, as buchas, os retentor da bengala, uma revisão geral e os pneus.
Então não sei o que foi diferença do pneu e o que foi do resto. Mas garanto que ela ficou MUITO mais gostosa.
BikeLover

SemControle escreveu:mas roda raiada não suporta pneu sem câmara....

esse fim de semana q passou, fui fazer uma mega limpeza na relação como um todo, ai lubrifiquei tudo, e fui limpar a roda, q estava bem suja ao longo do tempo, e pela manutenção, eis q encontro a inscrição TL na roda, e a surpresa q vem originalmente com pneu e câmara, como já vi gente q simplesmente tirou a câmara, eu fui ver de tirar a câmara uma vez, a borda do pneu é toda desenhada parecido com isso ##### ao redor do pneu inteiro, o rapaz disse q provavelmente vazaria muito....deixei como estava, pneu gasta, qnd chegar o momento eu troco por um TL, mas mantendo as medidas originais e colocando as faixas brancas....
Não sabia dessa :oops:
Vou ficar com as rodas de liga leve na minha intruder então :roll:

tor2 escreveu: Eu acredito que o pneu sem câmara seja mais seguro e mais prático sim.
Mas as rodas raiadas são uma peneira, impossível (ou nada prático) vedar tudo aquilo de furos para tentar viabilizar um pneu sem câmara. Pelo menos não nas rodas "comuns", q é o meu caso.

Com relação ao comportamento da moto, não tenho parametro para dizer. peguei ela com pneu 140/70 gasto na traseira e 80/100 remold esfarelando na dianteira, bengala vazando, balança com folga (e suspeita de estar desalinhada), e alguns outros detalhes.
Rodei alguns dias com ela assim (inclusive a viagem de "resgate", coisa de 70km).
Quando encostei substitui a balança, as buchas, os retentor da bengala, uma revisão geral e os pneus.
Então não sei o que foi diferença do pneu e o que foi do resto. Mas garanto que ela ficou MUITO mais gostosa.
Acho que vou mesmo colocar pneus TL, seguindo a mesma medida, e manter o aro/roda.

Obrigado pelas dicas...
Jduarte

BikeLover escreveu:
SemControle escreveu:mas roda raiada não suporta pneu sem câmara....

Não sabia dessa :oops:
Vou ficar com as rodas de liga leve na minha intruder então :roll:

tor2 escreveu: Eu acredito que o pneu sem câmara seja mais seguro e mais prático sim.

Acho que vou mesmo colocar pneus TL, seguindo a mesma medida, e manter o aro/roda.

Obrigado pelas dicas...
foto de uma roda de Yes:

Imagem

foto de uma roda de Intruder 125 (se não me engano é uma dianteira):

Imagem

é um risco, não sei em que proporção, mas assumido, usar pneu sem câmera nas rodas da Intruder 125.

Em ambas as fotos deixei um círculo... na Yes, há um ressalto, que não existe na da Intruder. Esse ressalto serve para "calçar" o talão do pneu, dificultando que ele se solte para dentro quando o pneu por acaso murchar. Sem esse ressalto, ao perder pressão ou o pneu sofrer uma torção qualquer mais forte, fica mais fácil do talão escapar para dentro, perdendo repentinamente a sustentação.

No mortonline eu havia comentado sobre as rodas de uma Fym, 125 se não me engano, que são o mesmo modelo da Intruder 125 e que tinham o ressalto com a finalidade de uso de pneus TL...
Motociclista amador... da vida.

Nunca se separou o que uma pessoa faz, daquilo que ela é.
SemControle

Se for no mesmo sistema da mirage deve vir impresso na roda se ela aceita TL, realmente a borda da roda é importante pra montagem e vedação do pneu....
É q tirei os alfores pra manutenção e depois ja coloquei, entao fica dificil tirar uma foto do impresso e o bicao da camara kkkkkk
Lead preta 108cc 14
Yes 07
BikeLover

Agora fiquei sem saber o que fazer :shock:

Vou pesquisar sobre alguma roda que serve para intruder que aceite pneu TL, como o da Fym, como o colega mencionou
SemControle

Em geral rodas de liga sao TL
De qq forma é mehor ver com quem trabalha c pneu
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder