Shadow VT600C: Filtro de ar

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

brunofrbsilva escreveu:Bom dia pessoal,
ontem retirei o filtro da minha sombra 2003 para ver como que estava pois comprei ela recentemente e preciso pedir um filtro novo e percebi uma coisa estranha ao retira-lo, por isso preciso da opnião dos amigos, o filtro estava com um cheiro forte de gasolina e algumas marcas na tampa como se estivesse pegando gasolina nele, isso é normal?
Abrçs.
Entendo que não.

O máximo que pode acontecer na 600 é passar um pouco de óleo. Se tiver sido colocado em excesso, a moto elimina um pouco por alí, mas nada absurdo.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
brunofrbsilva
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Dez 2015, 08:31
Localização: Ourinhos

Bom dia Renan, então achei estranho porque quando abri vi que estava com cheiro forte de gasolina, não chega a pingar nem nada mais esta com cheiro forte, a moto não está falhando nem nada, esta tudo normal por isso achei estranho.
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

brunofrbsilva escreveu:Bom dia Renan, então achei estranho porque quando abri vi que estava com cheiro forte de gasolina, não chega a pingar nem nada mais esta com cheiro forte, a moto não está falhando nem nada, esta tudo normal por isso achei estranho.
Falae Bruno! Tua Shadow é de 1 ou 2 carburadores?

Cara, essa região do filtro de ar fica muito próximo aos carburadores. Pode ser algum vazamento de gasolina no próprio carburador decorrente do desgaste das borrachas de vedação. Isso aconteceu com a minha, e a oficina que eu levava ao invés de trocar o o-ring que custa uns 3 reais jogou cola em tudo. O que agravou o vazamento com o tempo ao invés de melhorar.

Enfim, saca a tampa do filtro de ar e joga uma lanterna no carburador pelo lado direito, se tiver babado, brilhante ou até manchado, já é um caminho que eventual vazamento pode estar por alí...se não for, eu checaria as mangueiras de combustível também, a partir do carburador até a bomba de gasolina (se a sua tiver).

Enfim, eu iria das coisas mais simples até as mais complicadas, porque geralmente esse tipo de coisa na Shadow é simples.

Espero poder ter ajudado.

Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Heverson
Mensagens: 80
Registrado em: 21 Mar 2010, 09:52
Localização: Parauapebas

Bruno, a mangueira do respiro do motor chega na carcaça do filtro de ar muito próxima do elemento filtrante. E com isto o filtro acaba ficando com resíduos de óleo e cheiro de gasolina mesmo. Isto é normal. Apenas evite deixar o nível de óleo acima do nível máximo da vareta.
Minha Shadow é 2004 e isto é comum. Não é problema e nem causa problema no motor.
Na minha Shadow instalei um filtro K&N. Daí, até esqueci do filtro. A diferença de preço do original é pequena.
Moto: Intruder 250 - Shadow 600
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Eu vi aqui que a Shadow 2003 já é de 1 carburador. A minha são 2 e esse respiro fica para o outro lado da caixa de ar, por isso achei que fosse anormal essa situação. Muda pouca coisa da dupla carburada para a carburada, mas muda.Principalmente nessa parte de mangueiras.

Quanto ao K&N concordo completamente, coloquei na minha e é um investimento que vale muito a pena.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
brunofrbsilva
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Dez 2015, 08:31
Localização: Ourinhos

A entendi agora muito obrigado pela explicação e ajuda pessoal a gente que nunca teve uma sombra acaba pastando um pouco, já achei que a moto tava com problema hahahahahahah. em relação ao filtro K&N achei na net por R$369,00 é isso mesmo? se eu comprar um desse vou precisar levar a moto pra regular o carburador ou é só colocar e sair rodando?.
Heverson
Mensagens: 80
Registrado em: 21 Mar 2010, 09:52
Localização: Parauapebas

O filtro K&N é só colocar e ser feliz. Não precisei regular a minha.
Moto: Intruder 250 - Shadow 600
brunofrbsilva
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Dez 2015, 08:31
Localização: Ourinhos

vocês sabem um lugar bom e confiável pra eu comprar este filtro?
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

A minha eu dei uma regulada para diminuir os pipocos na reduzida. Só diminuir, já que com escape aberto é normal.

Da uma olhada no site da Tedesco Motors, comprei o meu por lá e chegou em 3 dias:

https://www.tedescopneus.com.br/FILTRO- ... d-1322301/

Só confirma se é esse modelo mesmo, da minha é o outro.

Boa sorte brow.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
brunofrbsilva
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Dez 2015, 08:31
Localização: Ourinhos

blz Renan vou dar uma olhada acho que é esse mesmo pois a minha é um carburador.
vlw pela ajuda. Obrigado.
Responder