ftathiago escreveu:PessoAll!
Antes de fazer minha pergunta, peço que por favor: não me batam! rsrsrs
Estou pagando um consórcio para pegar uma carta de crédito e olhando este post, fiquei muito na dúvida.
Estou entre comprar uma custom nova/semi-nova de 250cc (Sim, estou falando da Horizon) ou quem sabe tentar uma Virago 535. Tenho visto os preços. A Virago 535 é mais barata que a Horizon até!
O caso é que:
As Viragos já tem certa idade. Eu não manjo de motores e tal, mas... Isso é problema, certo? Tenho medo de que, com o tempo (e vou injetar uma boa grana aí) a moto além de perder mais o valor, tenha uma vida útil reduzida. E ainda tem o fato do consumo. 20km/l (pelo que o pessoal anda falando aqui). Mas poxa, estamos falando de 500cc!!! E um motor em V!!!
Por outro lado, a Horizon é novinha em folha (ou quase isso), tem todas as inovações tecnológicas e tal. E ainda faz 30, 36km/l fácil. Contudo, ela é só 250cc. E por mais que ande bem, os 120 km/h dela (além de falsos) são feitos com certo esforço.
Eu quero ter uma moto por "uma vida". Sei lá... 10, 15 anos. E eu queria muito uma moto como a Virago. É muito mais moto! Mas quanto tempo ela dura? Eu sou o tipo de cara que falta lamber a moto. Meu "TOC" não me permite deixar nada "não funcionando" na moto. Será que para isso, a horizon não seria a melhor indicação?
O que vocês me dizem?
Thiago bem vindo, antes de mais nada, verifique se o consórcio libera a carta para a moto de até quantos anos, normalmente em carros liberam para veículos com até 5 anos de uso.
Agora com relação à moto depende do teu perfil, se não tem paciência para procurar peças ou entenda um pouco de mecânica, sugiro uma moto mais nova (quanto mais nova menos dor de cabeça) não quero dizer que a virago vá te dar problemas, mas existem peças com desgaste natural que terá de trocar.
Quanto a desempenho de fato o velocímetro das motos em geral são pinóquios kkk, mas a Horizon vai tranquilamente com garupa e bagagem aos 120km/h (reais) que equivalem a uns 135 no ponteiro, mais que isso dependerá das condições de pista, vento e carga em cima da moto. Ela chega a quase 130 reais (150 no ponteiro).
O desempenho dela fica na média das 250/300 (Fazer, Cb300, Virago 250, next, Inazuma), se quizer um pouco mais de desempenho e um pouco de economia vá de Mirage 250, ficará perto do desempenho da virago 533 (falei perto) e será muito mais econômica tanto em consumo (uns 25km/l) quanto em manutenção (manutenção muito mais fácil que a virago 533).
Motos custom não se olha a cilindrada ou potência, se compara torque e faixa de rotações. Em termo de desempenho a Vulcan S (650cc) tem mais torque
especifico e potência que a vulcan 900cc, mas para quem gosta do estilo custom não tem nada melhor do que andar a 3000rpm no máximo, dessa forma comparar a Vulcan S com a 900 é quase um insulto.
Compare o torque da 533 na faixa de rotação ai sim meu amigo ela dá um banho em qualquer 250cc, que devido a cilindrada reduzida não conseguem trazer a faixa de torque para rotações mais baixas (é uma limitação de projeto) apenas um compressor nessas motos fariam o jogo virar (como no volks UP turbo que anda mais e gasta menos que os 1.6).
Avalie o custo beneficio e o uso que dará a moto, se pretende pegar rodovias com velocidade média de 120 (reais) mesmo com garupa, qualquer moto das citadas acima te atenderá, caso queira velocidade acima de 130 parta para as 500cc, as 250 aguentam o tranco por certo período, mas 10 ou 15 anos nesse ritmo não. Faça as contas de custo no geral as 250 tem R$ 0,25 por quilômetro rodado, de 400cc ate 750cc uns R$ 0,40. Fora o seguro/colisões que como não faço e não coloco na conta.
Em
minha opinião se vai partir para uma moto usada eu iria de Mirage/ Horizon com no máximo 3 anos de uso, e pelo menos 6000km rodados (Geralmente nessa quilometragem os problemas foram sanados), baseado na economia de manutenção e combustível (totalmente racional).
Na
emoção/ coração se fosse uma usada com mais tempo de uso sem duvidas iria de Vulcan 900/ Shadow 750/ Boulevard 800, mas teria que fazer um esforço financeiro maior na aquisição e teria o mesmo gasto de combustível e manutenção da 533, com a vantagem de ainda serem motos em linha de montagem e nunca faltaria reposição de peças (pode demorar uns 40 dias e custar seu fígado, mas sempre chega).