Horizon 250: Opiniões de proprietários

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

Responder
JoaoYYZ
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
Localização: Rio de Janeiro

Ricardo_Almeida escreveu:Bom dia João.
Onde você achou essa vela por R$ 20,00?
Liguei em diversas oficinas e ninguém tem.
Encontrei no Mercado Livre por R$ 37,00 porém se colocar via correio sai por R$ 51,00 devido frete e pra buscar pessoalmente to enrolado.
Na ccss achei por R$ 50,00.

E esse valor é da NGK mesmo... a Iridium encontrei por R$ 80,00.
Comprei as velas da Shadow semana passada a 17,00 cada uma. Fui puxar o código da vela da Horizon e vi que o preço realmente é bem caro.
Já que a diferença é pequena, considere colocar a de Iridium.

Não entendi qual ponta você está falando, se é a do eletrodo ou não. Mas não importa. Troque essa vela urgente! Até para não ficar na mão.
Essa moto não tem regulagem. Não tem marcha-lenta, é pela ECU. O corpo de injeção tem pouca folga de ajuste, também é pela ECU. Troque a vela, ajuste os eletrodos e seja feliz.

Água do radiador baixa: não deveria estar baixa. Tire o banco da moto e veja se há algum vazamento por alguma mangueira (o acesso ao reservatório é pelo banco). Se houver vazamento (talvez tenha havido e já ajeitaram), basta apertar bem a mangueira, ou colocar uma abraçadeira daquelas de plástico de 1,00 que pra tirar tem que cortar. De qualquer forma, pode completar o nível sim. Não precisa trocar com tão pouca km.
Ano que vem (se você ainda estiver com ela), esvazie e coloque um aditivo novo.

As dicas do Ygor são perfeitas. Moto custom tem recalibragem no curso dos cilindros pra privilegiar torque em baixíssimo giro, mas não aguenta muito giro. CB300 e XRE têm o mesmo motor? Sim. Andam igual? Não. Calibragem diferente e nova calibragem do software da injeção eletrônica.
O motor da Horizon é o mesmo da Dafra Next e da Roadwin? Sim. Anda igual? Não, anda diferente. A Roadwin é uma moto pra giro alto, a nossa é uma moto para torque em baixa. Sim, a minha eu colocava a 5a marcha a 40, 50 por hora. Acelerava e desenvolvia na boa, sem ter que "jogar uma pra baixo". Faz isso com uma Roadwin e vê se ela não se peida toda... kkkk... Moto custom é outra tocada. Custom tem PUXADA a baixo giro. Não precisa ficar trocando marcha a cada mudança de faixa ou esquina que você dobra, pelo contrário. Você vai frear pra entrar numa curva e vai sair da curva na mesma marcha. É absurdo! E você vai ver que, como ela tem torque em baixa (não em alta), ela vai andar AINDA MAIS em baixo giro. Pode parecer burrice ou ridículo, mas é verdade. Pega uma subida e esgoela ela. Ela simplesmente perde força em alto giro! Não é moto pra enrolar cabo, mas pra andar com motor cheio, em giros médios.

Use a dica do Ygor pra testar a vela. Mas pra mim... tua vela foi pro saco. Já que você fez a manutenção toda certinha, troca essa vela, e seja feliz com a motoca.
Abraço e posta pra gente os resultados!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
Ricardo_Almeida
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Ago 2015, 10:22
Localização: São Paulo

Prezado Igor,

Bom dia!

Eu realmente não ando com velocidade baixa e marcha alta. Pra ser sincero, quase não engato a 5ª marcha.

Vou detalhar melhor o "soquinho" que ela apresenta: Estou de 2ª marcha á 50 Km/h. A moto não engasga. Esses soquinhos seriam como se alguém desce uma segurada na moto ou um empurrãozinho. Você sente isso nitidamente em qualquer velocidade constante e qualquer marcha. Ela liga fácil, na arrancada ou retomada não apresenta isso. Como é minha primeira moto 250 cc (todas as outras não passaram de 150cc) digo que ela esta puxando bem, porém pode estar apresentando alguma falha que eu desconheça, compreende?
Passei numa oficina, informei o que havia feito (oleo, filtros, etc) e o mecânico sugeriu trocar a vela e realizar testes, se não resolver, pode ser bico sujo ou outro problema (menos provável).

Porque trocar a vela e talvez limpar bico com 6.000 km?
Essa moto ficou muito tempo parado, nos últimos 06 meses o antigo dono foi uma vez para sorocaba e uma vez trabalhar com ela. QUando peguei esperei chamar reserva pra esgotar a gasosa e completei. Rodei meio tanque e completei novamente. Esse primeiro meio tanque fiz 20 km/l.

Hoje não percebo mais, porém no começo estava sentindo cheiro de gasolina quando parava e desligava.

Estou com gasolina aditivada do posto Shell, a tal NITRO.

Alguém aconselha algo para "tentar" limpar os bicos sem gastar com mecânico?

Amanhã irei na general osório comprar a vela, pois em lojas de bairro ninguém tem a tal CR9EH-9. Um infeliz tentou me convencer que a CR8EH-8 é a mesma coisa... sendo que a única diferença aí é a temperatura da vela, onde uma é mais fria que a outra. Depois que expliquei essa diferença o cara ficou sem graça e não falou mais nada!

Se muda o código da vela (mesmo fabricante) como pode ser a mesma coisa??? rs rs

Minha ideia: trocar vela sábado e domingo pé na estrada.

Vou rodar cerca de 200 km...

Se for sujeira, esperar para que se resolva... se depois disso não resolver, o jeito é encostar e tentar localizar o problema.

Se tiverem alguma sugestão, por favor!!!!

Não sou mecânico, mas também não sou leigo no assunto.

Abs e tenha um ótimo fds.
Ricardo Almeida
(11) 9.8111-8034 (Oi / Whatsapp)
Ygor
Mensagens: 81
Registrado em: 17 Nov 2013, 11:26
Localização: São Paulo

Ricardo, que falta de educação a minha antes de mais nada bem vindo. A corrente esta com a folga certa? certa vez deixei ela muito folgada e dava uma espécie de delay na aceleração e uns trancos usando ela normal, faça a seguinte ordem regulagem de corrente, verificação do filtro de ar, verificar folga nos cabos de vela, verificar vela, verificar filtro de combustivel, verificar folga e ajustes de cabos de acelerador e embreagem, verificar alinhamento da roda traseira se estiver desalinhada a corrente vai dar uns estalos pode acontecer de não dar devido a lubrificação mas dará os trancos, por ultimo limpeza do corpo injetor leve em uma oficina especializada não faça você mesmo.

Todo procedimento acima com gasolina de qualidade e nunca toque na ECU ela é praticamente blindada e com certeza a ultima peça a dar zica, se feito tudo isso e caso não tenha um mecânico de confiança leve em uma cc dafra e diga que so retira a moto sem as falhas apresentadas. Muito raro de acontecer mas verifique os apertos dos parafusos de pinhão e coroa e aproveita e vê as buchas da coroa se estiverem desgastadas também darão o relatado tranco.
Ygor P
Ricardo_Almeida
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Ago 2015, 10:22
Localização: São Paulo

Igor,
Vamos lá:
Oleo, filtros de óleo, ar e combustível, velas foram trocados.
Corrente está ok, pois perguntei para o mecânico da dafra e ele confirmou.
Pneu desalinhado creio não ser, pois sentiria ela ficar dançando.
Creio que deve ser bico ou algo relacionado a corrente elétrica na vela. Percebi cheiro de gasolina, porém não há vazamento.
Amanhã pego estrada e se não melhorar (se for sujeira) encosto na segunda feira.
O básico eu já fiz, já que não melhorou, o jeito é levar numa oficina. Rs
Valeu, abs
Ricardo Almeida
(11) 9.8111-8034 (Oi / Whatsapp)
Ricardo_Almeida
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Ago 2015, 10:22
Localização: São Paulo

Galera, boa tarde.
Peguei estrada com a bichinha...
Os "soquinhos" continuam em QQ velocidade constante.
Ainda não enchi o tanque para saber o consumo, porém o ponteiro de combustível ficou "bobo" fica balançando sem precisão.
Velocidade constante de 140 km/h e descidas 150.
É isso mesmo ou ta fraca?
Valeu.
Abs
Ricardo Almeida
(11) 9.8111-8034 (Oi / Whatsapp)
Ricardo_Almeida
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Ago 2015, 10:22
Localização: São Paulo

Bom dia!
Consumo na rodovia, andando entre 140 km e 150 km, ou seja, torcendo o cabo SEMPRE... RS... foi de 20 km/l.
Hoje irei encostar numa oficina de confiança e verificar o que está acontecendo.

Acredito ser bico injetor, que ao invés de estar "pulsando" esta travado direto devido alguma sujeira ou defeito.

Ficarei triste se for sonda lambda... (paulada)... rs

Abs
Ricardo Almeida
(11) 9.8111-8034 (Oi / Whatsapp)
Ygor
Mensagens: 81
Registrado em: 17 Nov 2013, 11:26
Localização: São Paulo

Ricardo se for encostar a moto pelo alto consumo de 20km/l andando entre 140 e 150, recomendo não fazer. Andando desse modo ela esta super econômica o consumo e proporcional a velocidade andando entre 90 e 110 faça algo perto de 30km/l entre 110 e 130 fica entre 25 e 30, acima de 130 ela nunca fará mais que 25km/l a menos que seja descendo a imigrantes kkkk.

Nunca se deve andar próximo ao limite da moto amigo andar acima de 140km nela apenas para ultrapassagem pois toda moto andando próximo ao seu limite de corte de injeção fará suas válvulas flutuarem ou seja a velocidade abertura e fechamento delas já não aguenta o ritmo do sobe e desce do cilindro.

Sem querer ser chato mas acho que escolheu a moto errada se a sua intenção era manter velocidades acima de 130km até porque o atrito do ar é insuportável ainda mais pela posição do estilo custom, o peito segura toda a pressão do ar, a menos que você esteja deitando no tanque da moto como fazem os cgzeiros, não vai me estranhar se sua moto tiver algum problema interno de motor já, mais eu torço para seja uma simples obstrução no sistema de alimentação como você mencionou, mas desde já eu faço uma recomendação diminua sua tocada se quiser ter menos prejuízos ou troque de moto se sua intenção for manter essas velocidades, da para manter o estilo custom com motos de mais cilindradas que a Horizon elas aguentam o ritmo mencionado.
Ygor P
Ricardo_Almeida
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Ago 2015, 10:22
Localização: São Paulo

Igor,

Perímetro urbano: media de 60 km/h, visto que as marginais estão com velocidade reduzida, graças ao nosso prefeito Haddad... rs consumo 20km/l - realizei 02 medições.

Estrada, andando 140 / 150 (nas descidas), consumo de 20 km/l.

"soquinhos" em velocidade constante para qq velocidade com qq marcha...

Ela está com consumo errado sim, pois não existe moto ou carro que faça o mesmo consumo nessas duas situações, não concorda?

Na estrada, tinha uma CG 150 andando junto comigo... acredita?

E a moto está amarrada ainda, apenas com 6.000 km e as duas antigas donas eram mulheres, ou seja, andam de boa.

Penso em ficar com essa moto no máximo um ano, justamente devido a velocidade.

Para uma moto 250 "original" creio que essa velocidade está ótima.

E outro teste que fiz, nessa velocidade eu segurava a embreagem e o giros subia e muito, ou seja, não estava no limite, tinha muita folga ainda. Creio que deve estar "amarrada" ou esse problema de excesso não deixava andar mais...

Fiquei tranquilo, não estou tão no limite assim não!!! rs

Assim que tiver resposta da oficina retornarei aqui.

Valeu.

Abs
Ricardo Almeida
(11) 9.8111-8034 (Oi / Whatsapp)
Ygor
Mensagens: 81
Registrado em: 17 Nov 2013, 11:26
Localização: São Paulo

Ricardo entendi parece estar gastona mesmo, mas em descidas a moto só economiza se não estiver usando o acelerador eu não conheço uma descida onde ela desça sem acionar o acelerador e a moto chegue a 140 o freio motor segura antes, e acelerando pode estar descendo ou subindo a 140km/h ela não vai fazer mais que 20, aliás unica moto que faz esse milagre é a NCX/CTX da honda talvez as ninjas 250/300 devido a carenagem e motor de baixa cc.

Situação de 60km espero que esse filho da... (brincadeira) não se reeleja sou a favor de retirar os carros da rua, e não diminuir suas velocidades. Em São Paulo o rodizio devia ser feito por quantidade de passageiro dentro do carro como em táxi nas faixas exclusivas, pois o que mata são os carros com 1 pessoa apenas dentro e isso representa 90% deles, as donas compram aquele mega utilitário e ocupam o lugar de 8 motos ou dois deles o lugar de um ônibus que leva 46 pessoas, depois fica reclamando que paga imposto e não se locomove, ora paga menos que os 8 motociclistas e muito menos que os 46 dentro do ônibus.

No trânsito pesado já cheguei a fazer 25km/l usando o corredor se não usasse chegaria perto dos 20 sim, mas as marginais mesmo com velocidade menor tinha de fazer 30km/l, checou embreagem mulher/novato andando não sabe arrancar ajusta errado, a moto arranca que uma maravilha e lá se vai consumo/motor/desempenho graças a embreagem enforcada, teve um colega nosso aqui que teve de trocar embreagem com menos de 12mil km vale a pena verificar. Cabo do acelerador mal regulado faz ela ficar com o giro alto em marcha lenta e isso no trânsito pesado também leva o consumo as alturas (o manete do acelerador e da embreagem deve ter uma folga/delay para que comecem a funcionar).

Quanto aos soquinhos pode ser coisa simples corrente engripando por exemplo tem de verificar se esta bem lubrificada diferente do que todos acreditam não se deve levar na revisão e esquecer de conferir nível do óleo/lubrificação e folga da corrente.

Se não for nada disso não esqueça de comentar aqui a solução do mecânico, não faça troca de peças pesadas digo não gaste mais que 300,00 na moto sem antes conferir com outros mecânicos
Ygor P
Ygor
Mensagens: 81
Registrado em: 17 Nov 2013, 11:26
Localização: São Paulo

Obs: se a CG estiver te acompanhando em uma subida acima de 130 não acredito se for garupado então pago para ver, agora descida e reta ai sim tem milhares de kit que elevam as cc's dela para cima de 200cc talvez essa moto tenha mais motor que a sua isso serve para ganhar cv's mas não torque, ai apenas trocando o bloco do motor inteiro ou gastando mais que isso envenenando a moto, e outra quem compra uma custom de alta cc não quer velocidade final ele quer a pegada, retomar de 80 a 120 em 5ª marcha em menos de 3 seg isso não tem outro estilo que faça. Eu falei alta cc a Horizon não chega perto disso deve fazer em 15seg kkk.
Ygor P
Responder