Mirage 250 EFI: Motor falhando e instavel.

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Cuba
Mensagens: 283
Registrado em: 27 Jan 2010, 08:18
Localização: São Paulo

Na EFI não tem problemas de inverter pois são iguais.
Avatar do usuário
Eder J R S
Mensagens: 25
Registrado em: 07 Mai 2012, 10:52
Localização: Paranaíba

Bem, minha Mirage 2011 EFI estava há mais de dois anos sem dar nenhum problema, depois de ter trocado o retificador por um da YZF e uma bateria nova da Yuasa. Mas ela começou a falhar na rodovia, até acender a luz da IE, especialmente quando está com pouco combustível.
Desconfiei que poderia ser a bomba de combustível, regulagem da IE, ou até mesmo o CDI, ou velas, etc..
Os mecânicos me disseram que é problema no estator (??) e que vão mandar enrolar novamente. Disseram que não é a bomba pq senão queimaria de vez e não andaria mais. Não me disseram como chegaram a esta conclusão, já que a oficina é em outra cidade e só me disseram por telefone.
Pergunto: O estator pode mesmo dar causa a falhas deste tipo (como se fossem "engasgos" em alta)? Até onde eu sabia, o estator trabalhava antes do retificador para mandar carga para a bateria, e só. Ah, e a bateria é muito boa, nunca dá problema - sempre está acima de 12v, mesmo com dias parados.
Qual é a opinião de vcs, quanto a este caso?
Avatar do usuário
lfetter
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jul 2011, 15:17
Localização: Campo Bom

Prezados Boa Noite! Estou com perda de potencia em subidas, a moto vai morrendo, tenho que baixar as marchas até conseguir um giro alto, acima de 9 mil, só assim normaliza. Detalhe é que parece que só ocorre nos primeiros 20 km rodados depois da partida a frio.

Descrevendo quando ocorre a perda de potência:

Hoje dei uma volta para avaliar, partida normal com motor frio, saida de 1,5km transito urbano até a rodovia, em leves subidas o problema já ocorre. Depois de 1,5km, entro na rodovia relativamente plana, desempenho normal. Na próxima subida(onde com minha ex YBR eu subia em 4ª a 80km/h), estou a +ou- 10km do ponto de partida, vou perdendo potência até baixar a 2ª marcha e consigo chegar nos 8 mil giros, do nada ela normaliza e logo sobe o giro para 10mil e coloco a 3ª e sigo, rodados mais 8km , em uma subida de área urbana onde eu deveria subir em 2ª, apanho para subir em 1ª e no meio da subida normaliza, neste momento estou a 18 km do ponto de partida. Sigo o trajeto e o problema não ocorre mais, pois rodei varias subidas e descidas. Depois de 45km rodados, forcei em algumas subidas, e tudo normal. Fica minha dúvida....o motor demora tanto tempo para aquecer e nesta condição posso estar com defeito em algum sensor, cabo, bobina, vela, etc, quando o motor está frio?

OBS: A FI não acende quando ocorre o problema, o barulho do motor muda, fica mais barulhenta mas ela não apaga. Não verifiquei os erros da ECU.


Desde já obrigado a quem possa ajudar, já olhei vários tópicos e não encontrei situações parecidas, somente perda de potencia com o motor quente, parece que na minha ocorre o contrário e somente quando estou em alguma subida que exige mais do motor e nos primeiros 20 km. Ah....ela está com gasolina comum.
ATUAL: Mirage-250 EFI-2013-Preta; ANTES:YBR-125-E-2001-AZUL, RD-135-1988-BRANCA, RX-125-1982-PRETA
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Quando se tem um motor carburado, as opções seriam, gasolina suja, regulagens internas no carburador, coletor rasgado, velas, bobina, CDI...

Já num motor EFI (que eu não manjo) o melhor é usar um scanner para achar alguma irregularidade, e verificar os componentes que compoem esse circuito, por se tratar de uma moto nova, não dá pra dizer que os bicos estejam sujos, mas poderia fazer um teste, e abastecer pelo menos uma boa quantidade de gasolina podium e ver como ela reage.
Imagem
Avatar do usuário
lfetter
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jul 2011, 15:17
Localização: Campo Bom

cros escreveu:Quando se tem um motor carburado, as opções seriam, gasolina suja, regulagens internas no carburador, coletor rasgado, velas, bobina, CDI...

Já num motor EFI (que eu não manjo) o melhor é usar um scanner para achar alguma irregularidade, e verificar os componentes que compoem esse circuito, por se tratar de uma moto nova, não dá pra dizer que os bicos estejam sujos, mas poderia fazer um teste, e abastecer pelo menos uma boa quantidade de gasolina podium e ver como ela reage.
Bom dia Cross,


Ontem mesmo tentei encontrar gasolina podium, mas em Campo Bom não há postos BR que tenham. Fui a NH, e em 2 postos que estive, estava em falta. Só tinham comum...hoje vou tentar achar novamente.
Como só consigo levar a moto ao mecânico que tem o scaner no sábado, vou fazer uma revisão(visual) nas conexões, refaço a conexão dos cabos de vela com as bobinas, e avalio se algo muda. O estranho é que em nenhum momento a FI acende, mesmo quando ocorre o problema.

Vlw!
ATUAL: Mirage-250 EFI-2013-Preta; ANTES:YBR-125-E-2001-AZUL, RD-135-1988-BRANCA, RX-125-1982-PRETA
rBvix
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Mai 2015, 11:34
Localização: Vitória

Recentemente troquei o cabo do acelerador e o mesmo estourou a primeira parte com 2 meses de uso, coloquei a primeora parte do cabo da cargo mas to sentindo que ficou fora de sincronia, a moto parece estar sem potência, alguma dica?
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

rBvix escreveu:Recentemente troquei o cabo do acelerador e o mesmo estourou a primeira parte com 2 meses de uso, coloquei a primeora parte do cabo da cargo mas to sentindo que ficou fora de sincronia, a moto parece estar sem potência, alguma dica?
Ja verificou se a borboleta esta abrindo e fechando completamente e respeitando a folga do cabo para qnd virar nao acelerar sozinha?
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
alevan
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Abr 2015, 13:45
Localização: Curitiba

boa tarde,

alguém pode tira uma duvida?

Quando estou em mais ou menos entre 5000RPM e 5200RPM, percebo que minha mirage dá umas pequenas garradas.

isso aconteci quando to pilotando numa reta sem acelerar muito so mantendo a velocidade, tipo só na casquinha do acelerador.

alguem tem ideia do que pode ser?
alevan
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Abr 2015, 13:45
Localização: Curitiba

A sensação q da e a mesma qdo vc ta dirigindo seu carro acelerando ele e ai vc loga o ar condicionado.

So q isso so acontece entre 5000 e 5200 rpm
alevan escreveu:boa tarde,

alguém pode tira uma duvida?

Quando estou em mais ou menos entre 5000RPM e 5200RPM, percebo que minha mirage dá umas pequenas garradas.

isso aconteci quando to pilotando numa reta sem acelerar muito so mantendo a velocidade, tipo só na casquinha do acelerador.

alguem tem ideia do que pode ser?
Medeirossa
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Abr 2016, 13:01
Localização: Santo André

olá amigo estou tendo esse mesmo problema, você pode me dar uma luz???
Responder