Minha mig (2012/2013) está com 30800 km com o retificador original.
Preventivamente passei para a frente da moto aos 15000 km.
Ele é da marca Magnetron.
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
O motor não pegou mais. Funcionava normalmente, não acendeu nada no painel. Dava partida e por um segundo parecia que ia pegar e nada. Então passei para checagem dos sensores, pesinho e tombamento. Nada. Resolvi checar o rele da bomba de combustível.
Descobri que no fio preto-marrom do relé que pelo diagrama original deveria levar ate a bomba, esta que deveria receber 12 volts, recebe 12v por 1 segundo ai aparecia uma queda de tensão do nada para 2,5v. Acontecia depois de ouvir um click.
Fiquei intrigado. Testei o relé na mesa e normal. Pesei que o rele com carga deveria dar o problema então inverti com o do farol para testar.Tudo Ok. Imaginei que em algum ponto do chicote deveria ter alguma fuga de tensão. La vai eu desencapar o chicote para verificar.
Para minha surpresa esta ligação não levava apenas para a bomba. No meio do chicote existia uma conexão (emenda original) deste fio da bomba positivo 12v para o negativo dos bicos ejetores, por coincidência também um fio preto marrom. A diferença que ele é negativo da central elétrica. Os bicos recebem positivo e negativo direto da central. Fiquei imaginando como funcionou isso ate hoje?
Pensei em várias hipóteses. Talvez por um tempo a central conseguiu manter a tensão alta nesta ligação ou a bomba conseguia funcionar nestas condições por este tempo. Vai saber. Não faz muito sentido. O que sei é que os bicos recebem 12v em pulsos, que é a forma de controlar o "tempo" do combustível para o motor. Receber 12v ali só dificultou o trabalho da central. Pelo que sei a bomba de combustível se auto regula não precisa de assistência da central. Sinistro.
Restaurei a conexão de acordo com o diagrama. Tenho que montar tudo para ver se funciona ai dou um retorno. Quero ter suas opiniões. Obrigado.
Comprei minha Mirage 250 a cerca de 2 meses;
Modelo 2011 com 6,9 mil km;
Já rodei 1200 km, com média de 24,5 km/l.
Já instalei bolha e protetor motor, ficou lindona.
Como a moto ficou quase um ano parada, fizemos uma revisão geral para diminuir chance de problemas. Mas alguns já aconteceram:
- Nos primeiros dias a luz de freio traseira não ligava quando acionava o freio dianteiro; desmontei o sensor, passei wd40, acionei várias vezes e voltou a funcionar.
Ou seja, estava travada por falta de uso!
- Na terça feira a luz do neutro acendeu e NÃO APAGOU MAIS!!
dei uma pesquisada no motoscustom e não encontrei nada que me ajudasse, se alguém sabe o que pode ser, favor me dar um retorno.
Uma pergunta, sim li as 239 paginas, vi o pessoal condenar a eletria em geral da moto, pois foi a parte q nacionalizaram e cag*.... pergunto, nao seria negocio importar o chicote, estator e retificador, vi o pessoal dizer q nao se ouvem tantas criticas da eletrica la fora....
De qq forma quem ainda nao trocou o retificador ainda fara, na minha "ginorancia" vi q o de cb vai bem, a questao, um retificador de moto carburada deve ter menor capacidade do q um retificador de moto injetada, nao seria esse o motivo de queimas recorrentes mesmo apos a troca do retificador nas injetadas?
Peguei a minha sabado e no domingo ja coloquei um cooler no retificador, ontem busquei na oficina, arranque moido
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
SemControle escreveu:Uma pergunta, sim li as 239 paginas, vi o pessoal condenar a eletria em geral da moto, pois foi a parte q nacionalizaram e cag*.... pergunto, nao seria negocio importar o chicote, estator e retificador, vi o pessoal dizer q nao se ouvem tantas criticas da eletrica la fora....
De qq forma quem ainda nao trocou o retificador ainda fara, na minha "ginorancia" vi q o de cb vai bem, a questao, um retificador de moto carburada deve ter menor capacidade do q um retificador de moto injetada, nao seria esse o motivo de queimas recorrentes mesmo apos a troca do retificador nas injetadas?
Peguei a minha sabado e no domingo ja coloquei um cooler no retificador, ontem busquei na oficina, arranque moido
Acho q a parte eletrica dela e ruim no mundo todo.
lembrei disso depois q postei, até o pessoal procurando uma solução......
mas e sobre a ideia dos tipos de retificador, pra injetada acredito q seria melhor usar de uma moto injetada, pq demanda componentes, central, bomba, já carburada poderia aplicar um igual ou de alguma moto apenas carburada.....
viu a minha voltou e moeu o arranque mesmo...
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Parece que ninguém teve o problema que descrevi no post anterior. Então vou ser sintético.
Problema: motor não pega.
Checagem: moto liga, acende painel e luzes, acende luz da injeção e depois apaga.
Partida: motor de arranque funcionando e girando bem.
Bateria: plenamente carregada e OK.
Sensor de tombamento OK (normalmente Aberto) acredito que este poderia causar o corte do combustível já que é para impedir incêndio.
Sensor do pesinho OK (Fechado para funcionar) "o famoso" geralmente este corta a ignição, se fosse ele deveria funcionar no neutro.
Relê da bomba de combustível, ai começa meus problemas, estava com 2,5v na saída para bomba. Desmontei o chicote para verificar fuga de corrente. Encontrei uma ligação do positivo da bomba com o negativo do bico injetor que não é previsto no manual de serviço. Consertei a anomalia.
Resultado: agora eu tenho 12v por um segundo e depois zero, ou seja, o rele liga a bomba e logo desliga depois de acionar a chave de parada.
Teste de mesa no rele OK.
Troca do rele por outro mesmo problema.
Checagem do acionamento do rele: Chegando 12v da chave de parada para o rele. Chegando 12v para alimentar a bomba através do rele.
Estão percebo que o negativo da bobina do rele que é ligado a central esta sendo interrompido pela mesma. Colocando a ponta de prova do multímetro (positivo no fio da central e negativo no aterramento) da circuito fechado por um segundo depois ele abre. Quem esta ligando e desligando o rele é a central.
Conclusão:
Eu preciso de mais informações de dispositivos que podem causar este corte de combustível, algum sensor ou componente que passe informações erradas para central se comportar assim. As opções que eu tenho até o momento é sair testando tudo, testar outra central ou ligar esta bomba direto (negativo no terra e não na central) e pagar pra ver.
Mas no esquema eletrico da moto vai no negativo da central?
Instalei alarme e o chaveamento do rele funciona no pos chave e botao corta corrente ligado, independente de neutro, pezinho, cebolinha de embreagem
Nao abri o chicote q chega nos reles, mas o negativo da bateria entra nesse chicote
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Só alguns componentes como bobina de ignição, relê da bomba, bicos ejetores, etc. Acredito que seja para controle mas tem negativo no chicote sim para demais componentes.