Shadow 600: Problemas elétricos

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
alirider
Mensagens: 20
Registrado em: 21 Mar 2009, 16:13
Localização: Santo André

jacircastelli escreveu:Bom dia amigos e amigas tenho uma shadow VT 600 2002, ela não está dando partida levei ela na concessionaria e constataram problema no retificador que estava em curto e esquentando muito os fios que vão até o estator, ai me disseram que é necessário trocar o retificador mas também é necessário trocar o estator, que é "obrigatório" trocar os dois, mas o problema é o seguinte o retificador custa por volta de R$ 1.000,00 reais e o estator mais R$ 2.000,00 reais, ai pergunto a vocês é necessário mesmo trocar o estator, esses estatores e retificadores que tem no mercado livre no valor de R$ 200,00 a R$ 500,00 reais(vendedores do ML com procedência) são de confiança? Se fazer o rebobinamento do estator que está nela não da pra usar tranquilo? Fiquei assustado com esse valor, até pensei em vender minha neguiha :( ... Abraço a todos!
faz o teste é bem simples que eu citei acima dessa forma você vai ver se é necessario ou não a troca do estator 2000 é muito caro cobram 350 em media pra enrolar o estator e fica melhor até que o original
e o retificador tem por 180 em media da GR MOTOS que aquece menos e é melhor que o original abraço
"Pura Vida"
Vitor_Coutinho
Mensagens: 92
Registrado em: 28 Jul 2013, 21:59
Localização: Guidoval

jacircastelli escreveu:Bom dia amigos e amigas tenho uma shadow VT 600 2002, ela não está dando partida levei ela na concessionaria e constataram problema no retificador que estava em curto e esquentando muito os fios que vão até o estator, ai me disseram que é necessário trocar o retificador mas também é necessário trocar o estator, que é "obrigatório" trocar os dois, mas o problema é o seguinte o retificador custa por volta de R$ 1.000,00 reais e o estator mais R$ 2.000,00 reais, ai pergunto a vocês é necessário mesmo trocar o estator, esses estatores e retificadores que tem no mercado livre no valor de R$ 200,00 a R$ 500,00 reais(vendedores do ML com procedência) são de confiança? Se fazer o rebobinamento do estator que está nela não da pra usar tranquilo? Fiquei assustado com esse valor, até pensei em vender minha neguiha :( ... Abraço a todos!
Caro, Jacircastelli, recentemente eu troquei o retificador da minha sombra, coloquei o da magnetron. Ficou por 300 com o frete do ML contra 800 (melhor preço que consegui) do original. Tem dois meses que estou com ele e até então está funcionando normal. Quanto ao estator não sei o que dizer, pois graças a Deus o meu não foi danificado pelo retificador que estava ruim. Abraço!
igor_venom
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Dez 2014, 19:21
Localização: São Paulo

É comum esse problema no retificador assim como é comum a bomba de gasolina queimar?

Vejo muitos relatos de pessoas trocando o retificador e a bateria.
Vitor_Coutinho
Mensagens: 92
Registrado em: 28 Jul 2013, 21:59
Localização: Guidoval

igor_venom escreveu:É comum esse problema no retificador assim como é comum a bomba de gasolina queimar?

Vejo muitos relatos de pessoas trocando o retificador e a bateria.
Nao que seja um problema comum. Na maioria dos casos isso ocorre por falta de manutencao preditiva, ou seja, calcular qual seria a vida util media desses componentes e efetuar a troca antes dos mesmos apresentarem problemas. Como qualquer outro componente da moto tanto o retificador quanto a bomba de combustivel tem uma vida util. Nos vemos motos por ai entre 10 e 18 anos de uso aproximadamente e nunca foi trocada a bomba de combustivel que tem uma vida util media de 5 anos, depois desse tempo se faz necessaria uma verificacao do estado de funcionamento para ver se nao ha nenhum superaquecimento e vazamento de combustivel (que tambem pode ser provocado por mangueiras velhas e ressecadas) podendo provocar um incendio. O mesmo acontece com o retificador, que faz com que a bateria nao recarregue, gera superaquecimento, e caso o problema nao for encontrado pode levar a queima do estator e da bateria tambem pelo excesso de recargas que e o que os mexanicos normalmente fazem.
Resumindo, todos esses problemas podem ser evitados desde que voce tenha um bom mecanico e realize as manutencoes corretamentes. Nao vou falar que voce tem que trocar os componentes antes deles estragarem, pois quase ninguem tem condicoes de fazer isso, mas mantenha a moto em dia e nao tera maiores problemas.
Acabei falando demais, mas espero que tenha dado para entender.
Abraco!
rasb
Mensagens: 111
Registrado em: 20 Nov 2013, 07:26
Localização: Rio de Janeiro

Pessoal, acabei de pegar uma shadow 600 e infelizmente constatei dois problemas (eu acho que sejam pelo menos)

O primeiro é que a moto só estava virando se estivesse no neutro, mesmo apertando a embreagem com marcha engatada ela não vira.

O segundo, devido a minha falta de experiência, peguei um transito enorme ontem na avenida brasil e a moto esquentou bastante ao ponto de morrer. Depois disso segui viagem até parar em um posto de gasolina e na hora de sair a moto não virava mais. Ligava tudo mais o neutro não acendia e a moto não virava (acredito em função do primeiro problema).
Despluguei e pluguei aqueles dois fios da manete da embreagem e o neutro começou a acender apenas apertando a embreagem, mais pelo menos consegui virar a moto.

Alguém tem ideia do que pode ser isso ?

Será que os dois problemas estão relacionados ?

Já me falaram sobre, sensor da caixa, fusível ou retificador de silício só que não faço ideia por onde começar.

Queria saber tb se é fácil achar esse tipo de material caso precise.

Obrigado

Abs a todos.
"Algo só é impossível até que alguém prove o contrário."
rasb
Mensagens: 111
Registrado em: 20 Nov 2013, 07:26
Localização: Rio de Janeiro

Amigos bom dia.

Estou realmente precisando do retificador de silicio (31700-196-000) e não encontro em lugar algum, apenas por encomenda na honda com prazo de até 30 dias.
Se alguem puder dar uma dica de onde posso conseguir, agradeceria muito.
"Algo só é impossível até que alguém prove o contrário."
rlemos
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Jun 2008, 15:57
Localização: Florianópolis

rasb escreveu:Amigos bom dia.

Estou realmente precisando do retificador de silicio (31700-196-000) e não encontro em lugar algum, apenas por encomenda na honda com prazo de até 30 dias.
Se alguem puder dar uma dica de onde posso conseguir, agradeceria muito.
Olá rasb, tente pelo ebay (evite os que venham da China, pois demoram demais), ou senão tem um cara com quem já encomendei peças, é rápido e faz um preço justo:

11 971.686.665 VIVO
11 986.298.696 TIM (WhatsApp)
11 967.164.996 OI
11 993.584.469 CLARO
www.betosampa.com.br ( o site não está abrindo, não sei se é temporário ou foi desativado)
SKYPE - BETOSAMPA1
WhatsApp BETO SAMPA AME-BR

Abraços e boa sorte!
Rafael
Florianópolis SC
rasb
Mensagens: 111
Registrado em: 20 Nov 2013, 07:26
Localização: Rio de Janeiro

Vlw amigo, obrigado pela informação.

Vou tentar fazer contato com ele

Abs
"Algo só é impossível até que alguém prove o contrário."
ESPINDOLA
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Mai 2015, 18:51
Localização: Niterói

Amigos,
Como retiro a bateria da Shadow 600.
ESPINDOLA
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Mai 2015, 18:51
Localização: Niterói

Descobriu o que estava ocorrendo amigo, a minha tmb 2002 esta assim, tenho ela a dias e ainda nao sei o q pode ser,me ajuda ai
Responder