Horizon 250: Opiniões de proprietários

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

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Ygor
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Registrado em: 17 Nov 2013, 11:26
Localização: São Paulo

Pessoal procurando peças na internet achei essa loja que aparentemente vende tudo da Horizon ainda não comprei nele para testar segue o link, inclusive achei apenas o copo do velocimetro por 160,00.

http://www.faccinmotos.com.br/produtos- ... n_250.html
Ygor P
Leandro Bolzon
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Ola,
Fiz o pedido para entrar no grupo do face, só aceitar.

Falou
Branco Melo
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Registrado em: 18 Fev 2014, 09:25
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Ygor escreveu:Caramba muito bom esse manual Branco Melo, deveria vir igual no manual do proprietário que nos mandam, especifica tudo lá e facilita muito achar peças compativeis.
Outro dia vi um video no youtube seu, ficou muito bom os cromados da moto, me tira uma duvida a tinta tem aguentado bem?
Naõ meu caro Ygor, só nos primeiros dias, depois manchou tudo e ficou uma bost* estou pensando em comprar uma tinta cromada que vi no Mercado livre.
Realmente o manual é completo, é o mesmo que os mecanicos usam nas oficinas e que so eles tem, se a fabrica distribuir todo mundo vai poder mexer em suas motos pois ele é bem detalhado. E ela nã quer isso, não. Eu consegui com o mecanico da autorizada onde comprei a minha depois de faz amizade com ele.
Branco Melo
Mensagens: 23
Registrado em: 18 Fev 2014, 09:25
Localização: Cedral

Reprodução do texto original la do Grupo Horizon 250 no facebook.
Recomendo ler este post antes de fazer qualquer pergunta com relação a moto Horizon 250.
Nele você encontrará respostas para a maioria de suas perguntas, se não encontrá-las aqui aí sim fique à vontade para faze-las.
Este post foi atualizado em 07/04/2015.
Eu branco Melo me resguardo ao direito de modificar, acrescentado e excluindo este texto sempre que achar necessário, sem aviso prévio.
Avaliação da Horizon (Daystar)250-Dafra.
Hoje, depois de 14 meses e 11mil km rodados, resolvi fazer esta avaliação com base no tempo de uso desta moto.
Logo quando comprei fiz uma avaliação superficial, porem hoje com este tempo creio que já é hora de mudar ou acrescentar algumas coisas à avaliação anterior.
Muito bem!
Como base para a avaliação usarei os seguintes quesitos:
1 Pintura
2 Desing
3 Conforto
4 Funcionalidades
5 Durabilidade de peças
6 Manutenção, Peças de reposição e pós vendas
7 Mercado Paralelo
8 Autonomia
9 Customização
10 Peças compatíveis
11 Onde comprar peças originais.
12 Considerações finais.
1 Pintura.
A princípio, quando você olha o tanque, parece ser de um acabamento tosco e sem envernizamento, muito diferente das partes em fibras, como laterais e para-lamas dianteiro e traseiro, mas isso se dá devido ao pigmento que tem na pintura. Mas ainda assim achei que carecia um polimento mais refinado. Porém é muito resistente, pois levei um tombo bruto e o tanque só sofreu alguns pequenos ralado, pelo tombo fiquei impressionado em não ter machucado. Há também partes em material plásticos muito resistentes e com pintura cromadas como o painel do tanque, copo do velocímetro, sinaleiras, capa lateral do filtro de ar e uma pecinha que fica à frente embaixo do farol todos muito bem acabados. Ponteiras do escapamento e capa correntes são de aço cromados assim como as grelhas ou protetores do escape. Já não posso dizer o mesmo do chassi, este ficou de um acabamento péssimo. A pintura solta facilmente descascando como pouco tempo de uso, a minha por exemplo, logo nos primeiros dias pelou a ponta do descanso lateral e as pontas da balança parecendo totalmente o aço. O motor também deixou a desejar no quesito pintura, sem brilho, a tinta sai com facilidade espocando em pequenas partes devido à alta temperatura acho eu. Gostei muito da pintura das rodas muito resistentes e brilhosas ouso dizer que se fosse a mesma para o motor a moto ficaria com um visual bem mais amigável. Algumas peças apesar de serem pretas são pintadas e sem polimento, tais como protetores laterais e frontais do radiador, carenagem baixas e ponta do para-lamas onde fica a placa todos em plásticos.
2 Desing.
Sobre isso não há muito que falar pois a moto por si só já o diz. Bonita, bem robusta para uma custom 250. Quem olha acha até que é uma 600, muitos já me perguntaram isso, pois ela impressiona pelo porte. Mas como nunca estamos conformados, coloco aqui uma ressalva, se o motor fosse cromado seria de morrer. Mesmo sendo uma monocilíndrica.
3 Conforto
O que todos esperam de uma custom é no mínimo conforto já que elas não são dadas às grandes velocidades, porem como a maiorias dos custons os bancos originais são desconfortáveis demais, suponho que propositalmente para que o proprietário coloque um banco mais adequado a si. O da Horizon não é diferente. Apesar de ser bem largo para o piloto torna-se desconfortável e cansativo em viagens muito longas. Digo até que já comecei a sentir desconforto a partir dos 40km. Para o passageiro então é uma tortura, estreito e sem um sissybar tem-se a impressão que vai cair para trás a qualquer hora. As pernas ficam no angulo de 90° o que aumenta mais ainda o desconforto para pessoas compridas.
A posição de pilotagem é boa, e para pessoas baixas a moto cai como uma luva, pois as pernas ficam esticadas e não há a necessidade de comando avançado. Os braços ficam semi-curvos possibilitando ao piloto manobrar sem dificuldades.
Quem está acostumado a pilotar stret irá sentir fortes dores nas costas no começo até adaptar-se a nova posição. Também devido a posição de pilotagem, em velocidades acima de 120km/h há um forte impacto do vento no piloto tornando-se cansativo manter esta velocidade por um longo período e deixando-o cansado além do normal. Para viagem longas aconselho a usar um para-brisas pois alivia o cansaço e melhora em até 40% na aerodinâmica, fazendo que haja economia de combustível e ganho na velocidade final. Mudar o banco também é aconselhável. Devido aos cromados do painel que fica no tanque há um grande inconveniente ao pilotar nos horários de sol forte, pois o mesmo, causa reflexos que joga direto no rosto e olhos do piloto ofuscando e causando incomodo. Para que está acostumado com motos menores irá sentir estranho a vibração da moto pois ela vibra bem mais que outras da mesma cilindrada, mas, sem tirar o prazer de pilota-la.
Por ser uma custom não espere um bom desempenho em estradas de piçarra, pois ela foi concebida para estradas asfáltica.
Tem boa dirigibilidade, porem devido ao seu comprimento tem pouco giro tornando-se difícil manobras em ruas estreitas sem ter que dar uma ré empurrando-a com os pés. Mas na estrada se sai muito bem, com possibilidades de ultrapassagens sem preocupações.
Ótima estabilidade em curvas.
Satisfatória no transito das cidades com trânsito pesado, podendo-se livrar das maiorias dos congestionamentos.
4 Funcionalidades
Com as novas tecnologias empregadas os veículos em geral ficaram confiáveis e funcionais. Os fabricantes de motos estão se adequando a essas tendências, mesmo aqui no Brasil. E por inacreditável que seja isso está mesmo acontecendo, pois os clientes estão ficando mais espertos e exigentes.
Com relação a Horizon, ela veio com uma carga de funcionalidade razoavelmente boa, algumas dentro dos limites toleráveis para a fábrica mas não para um cliente mais exigente.
Citarei por partes.
Retrovisores:
Bem acabados, de tamanho muito bom com espelhos ligeiramente côncavo escuro que cobre um grande ângulo de visão, com um pouco de vibração porem tolerável.
Parte elétrica; Ao contrário do que muitos achavam quando foi lançada e com receio de que ela viesse com os mesmos problemas elétricos apresentado pela Mirage 250, isso não aconteceu, a minha já fis viagens debaixo de chuva por várias vezes e mesmo depois que termino de lava-la dou a partida e funciona normalmente.
Comandos e luzes:
Do lado direito, temos freios dianteiros a disco, a mesma manete serve para ambos, que são muito confiáveis e também tem um dial de regulagem com 4 níveis.
No comando de luzes temos o botão de desligamento, o chamado pega ladrão, o botão de pisca alerta e o de partida.
A manopla de acelerador é bem leve e sensível, ambas são de borracha preta muito macia com detalhes em plásticos cromados.
Do lado esquerdo, temos a manete de embreagem também regulável.
Luzes de comandos, temos botão de farol dianteiro alto e baixo, que diga-se de passagem é muito eficiente em estradas escuras.
Luzes de piscas laterais, direita e esquerda. E buzina.
Painel do guidão:
Copo único feito em plástico muito resistente embora há relatos de alguns que tenha quebrado em pouco tempo de uso, o que não foi o caso da minha. Totalmente vedado à infiltração com mostrados de velocímetro analógico e marcador de quilometragem e óleo digital bem iluminados com lâmpada de led.
Painel do tanque:
Temos luzes da esquerda à direita temos a luz de pedal lateral pois o mesmo estando arriado e a moto estaciona ela poderá ser dada a partida, porem quando engrena-se a primeira macha ela para de funcionar o motor. A próxima luz é a de reserva do combustível, que não é confiável, pois a cada vez que você desliga a moto ela fica na posição de “E”, só mostrando após a moto está em funcionamento, a mesma as vezes acende sem que a moto esteja precisando reabastecer, isso acontece dependendo do local que você estacionar. A terceira luz é a do ponto morto e a última é da injeção ou luz de anomalia esta so se acende nos seguintes casos: Ao ligar a moto por mais ou menos 5 segundos ou no caso de apresentar alguma falha na ECU, dará um sinal de piscadas de acordo com o erro que apresentar. Em alguns casos a moto pode ou não funcionar, de acordo com o código de falhas apresentados.
Exceto as luzes do Farol dianteiro e os piscas, as demais são todas de leds.
Freios:
Dianteiro e traseiro, são a disco sendo dois dianteiros e um traseiro ambos bem funcionais apesar de o traseiro ser um pouco mais duro que os outro funcionam bem em caso de necessidades. Todos com opção de regulagem manual embora o traseiro necessite de uma chave para isso.
Motor: Muito bom refrigerando a liquido o que ajuda a diminuir a temperatura e na economia de combustível, mesmo eu achando que ainda esquente muito para um motor refrigerado a liquido. A moto, contem vario sensores que ajudam no bom funcionamento. Todos interligados entre si pela ECU.
5 Durabilidade de peças
Em um ano de uso e 11mil km, as únicas coisas que já troquei, foram o filtro de óleo de motor que deve ser trocado juntamente com o óleo a cada 3mil/km e o pneu traseiro, que depende muito da região em que você mora. Aqui no Maranhão por exemplo, como o sol frita o cérebro de qualquer ser vivo, o pneu só durou 10mil na marra. Porem a relatos da turma do Sul que trocou com 20mil. A bateria não é la essas coisas a minha não durou um ano e tive que mudar coloquei uma da Route. Recomendo!
As demais peças como cabos, pastilhas de freios e transmissão até agora não foram precisos.
6 Manutenção, Peças de reposição e Pos vendas
A grande preocupação dos que pretendem comprar esta moto. Por ser uma moto nova no mercado Brasileiro e um segmento que se restringe a poucos usuários, a manutenção fica na maioria das vezes às lojas autorizadas, e muitas não possuem estruturas para atendimento a pronta entrega e resolução dos serviços de emergências. Assim como peças de reposição. O mercado paralelo não ver viabilidade em produzir peças ficando-se somente as peças originais que o fabricante se aproveita e cobra autos preços. Mas, mesmo assim já se pode comprar peças de reposição a um preço mais baixo dependendo de onde você mora. O pos vendas depende muito da autorizada, onde comprei a minha sempre fui bem atendido, a deficiência já foi por parte da própria Dafra.
7 Mercado Paralelo
Ainda existe uma grande necessidade de algumas peças no mercado paralelo, pois como já disse acima, os fabricantes de peças paralela não acham viabilidade em produzir peças para um segmento pouco valorizado ou consumido aqui no Brasil. Se não há procura, ou é pouca, não a viabilidade de investimentos.
8 Autonomia e velocidade final
Para uma moto que o estilo não é dado a atingir grandes velocidades finais, ela pode atingir uma velocidade de até 140 km/h dependendo do peso do piloto. Eu por exemplo que sou uma pessoa pequena já atingi na minha 155Km/h. Só lembrando que esta se referi a velocidade do painel não velocidade real que existe uma margem de erro de 12% para menos.
Com um tanque de 17,5 L e um consumo médio de 28 a 30 km/l pode-se dizer que é uma moto muito econômica para a categoria.
9 Customização
Já existem vários acessórios para customização, alguns foram concebidos especialmente para ela tais como, Sissy bar, Banco, mata cachorro, suporte para alforjes e baluetos laterais. Outros são do tipo universais, piscas, faróis de milhas, faróis principais, para-brisas, alforjes, retrovisores, guidões, manoplas, plataformas, ponteiras de escapamentos entre outros.
Isso fica a critério do proprietário.
10 Peças compatíveis:
A medida que vão sendo necessários vão aparecendo adaptações e gambiarras, entre elas temos as convencionais e as não convencionais.
Das peças que já foram descobertas como compatíveis.
Tem as pastilhas de freio da Riva 150 que é do mesmo fabricante e custa 50% mais barato.
A corrente e pinhão da Honda Xr 200
O stop de freio traseiro da Honda 150 Titan
Lâmpada do farol dianteiro Philip, o mesmo usado na Honda titan 150
11 Onde comprar peças originais e acessórios.
Nas Autorizadas de sua cidade.
http://www.mercadomotobrasil.com.br/ revendedor autorizado Dafra
http://www.torbal.com.br/ fabricante de escapamentos e outros acessórios.
http://www.acessocustom.com.br/ Baluetos personalizados e outros acessórios.
http://gilbertobancos.com.br/ Banco e acessórios em couro personalizados
http://www.racecustom.com.br/ Acessórios
https://www.facebook.com/isaias.viana.c ... /media_set… Isaias viana peças em metais, garupas Guidões seca sovaco e outro.
E outros.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... bateria-yt… Baterias.
http://www.faccinmotos.com.br/produtos- ... n_250.html site de vendas de peças originais.
12 Considerações finais
Nesse tempo de uso já fiz várias viagens prazerosas com a minha moto e até agora fora uns inconvenientes atribuídos em sua maioria à péssima qualidade do combustível usado não me arrependi de tê-la comprado.
Porem tenho algumas reclamações com relação a melhorias que podem ser feitos na moto.
Notei que alguns parafusos de uma mesma peça são diferentes em roscas, uns são com pontas enquanto outros sem, não sei o motivo, já outro são cromados e outro não. As tampas dos piscas não são aprova de infiltração, o marcador de combustível também não, pelo menos da minha. Tive que abri-lo e veda-lo com pasta de silicone, Aquela borracha preta que fica ao redor da boca do tanque só serve para ajudar a colocar agua para dentro do tanque, meu conselho é tira-la. Eu fiz isso depois que descobri que isso acontecia toda vez que eu lavava a moto. Com isso o tanque enferrujou todo por dentro.
Outro problema que parece ser de fábrica e que já vi muitos reclamarem e sobre a tampa que cobre a entrada da chave da tampa do tanque que vibra demais em altas rotações que chega a incomodar, isso também acontece com a minha e até agora não descobri uma maneira de me livrar do barulho.
Por baixo da moto entre o motor e a balança não existe nenhuma proteção que evite que o pneu traseiro jogue sujeira nele e nas demais peças. E dá muito trabalho depois para limpar. Para evitar isso eu coloquei uma lameira parafusada no para-lamas a frente da balança.
A ponta do para-lamas onde fica a placa achei muito baixa e depois de colocada, tudo encosta na placa. Fiz os furos dos parafusos de fixação bem no meio das laterais deixando a placa mais alta um pouco.
Já vi vários relatos na internet de pessoas que tiveram problemas com esta moto, outros que não tiveram nenhum, outros que reclamam da marca outros que elogiam. Muitas delas estavam na garantia e conseguiram resolver o problema.
Meu conselho para quem pretende comprar uma moto custom, seja Horizon ou outra marca.
Motos Custom fora a Kansas e Intruder são motos caras e com manutenção peças e acessórios extremamente caros, se você está pensando em comprar uma e depois começar a berrar por causa da manutenção melhor desistir e comprar uma Titan ou YBR. Por este motivo que existem poucas motos custom pelas ruas do Brasil. E quem compra já pensando em vende-la daqui há dois dias, esquece. Melhor não.
Mesmo com esses pros e contras eu pessoalmente considero a Horizon 250 uma boa moto de entrada para quem curte o estilo custom.
Branco melo
JoaoYYZ
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Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
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Boa noite pessoal,
Com meus 33 anos, fiz inclusão da categoria A na carteira e resolvi comprar minha primeira moto.
Sou totalmente inexperiente e a "criança" vai ser para o meu lazer. Logo, pretendo que seja confiável (não sei NADA de mecânica de moto, algo que pretendo aprender logo), e de baixo custo (0km nem pensar! Quero algo que eu possa dar umas lanhadas, aprender a fazer as manutenções... e depois eu penso em me dar um presente mais "sério").

Estou entre duas:
- Dafra Horizon 250 (entre 2013 e 2014, pouco rodada)
- Yamaha XVS Midnight Star (um pouco acima do que pretendo pagar para um iniciante, mas se achar uma num bom preço, visto que não acho anúncios da Horizon semi-novas no RJ, vou partir pra ela).

Peço a ajuda de vocês pelo seguinte:
1) Onde procurar anúncios: onde normalmente o pessoal anuncia motos? Tem uma pancada de sites com anúncios... tem algum bem sério como o Webmotors é para carros?

2) O que testar/verificar em uma moto semi-nova: De mecânica automotiva eu entendo BEM. Mas de motos... sou um analfabeto total! Pinhão e coroa para mim eu tinha nos meus autoramas na infância, com motor C-100, Parma e Mura rsrsrs.
O que devo procurar? O que é normal e o que deve me fazer procurar por outra? Devo atentar para alinhamento como em um carro?

3) Seguro: vale a pena fazer para uma moto de 250? E se for a Yamaha de 950cc? E deve ser seguro total, ou somente para reboque? Pergunto, pois o meu corretor de seguros do carro não trabalha com motos, e estou totalmente desguarnecido;

4) Se não tiver seguro: vale a pena colocar algum alarme? Aqueles por afastamento, ou rastreador? Há algum tipo de cobertura somente para rebocar (tipo pneu furado, ou pane total)?

5) Mecânicos de confiança no RJ, preferencialmente na Tijuca: alguém que vocês me recomendam? Não tem Dafra perto de mim (Yamaha tem, mas como a prioridade é Dafra, gostaria de uma indicação). E após a garantia eu normalmente prefiro uma oficina de confiança a levar em concessionárias


Pessoal, peço desculpas pelas perguntas. Estou lendo o fórum inteiro há alguns meses, li MUITO sobre as motos que estou buscando e graças aos posts de vocês (fora o excelente do Branco Melo logo acima), eu cheguei à conclusão sobre quais motos pegar. Espero conseguir mais estas informações... e em breve ser mais um colaborador.

Um forte abraço,
João
Rio de Janeiro
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
Ygor
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João, confiável as duas serão na medida do possível acredito que pela robustez da moto a midnight seja mais confiável, agora como primeira moto realmente não recomendo a mid ela é muito pesada e muito forte, mas não apenas por esses motivos e sim o custo de reparação em uma eventual queda faz uma cotação de peças para reparo em uma queda com moto parada digo: tanque, retovisores, talvez um guidão, manetes, pedaleiras e para-lamas das duas e vai ver que o custo de reparo da horizon já é alto nessas peças estimo algo próximo a uns 2000,00 (chutei baixo) e na midnight deva ficar três vezes isso, no geral a manutenção será o dobro em valor na midnight (óleo, pastilhas, relação, pneus).

Verificar moto quando comprar usada: documentos, (corrente muito frouxa e nível de óleo) isso demonstra os cuidados do antigo dono, relação no caso da horizon nessas condições e com menos de 20 mil rodados a relação deva estar meia vida (provavelmente não verá desgates nos dentes da coroa e pinhão), verificar ralados no geral, mas principalmente no guidão, pedaleiras e retrovisor isso denuncia alguma queda na moto, estados dos pneus para barganhar algum desconto na horizon traseiro deva custar uns 300,00 e dianteiro 200,00 na mid traseiro 600,00 e dianteiro uns 400,00, fazer um teste ride para verificar estado da moto andando (escutar bem alguns barulhos tente ver uma em funcionamento boa para ter parâmetro de comparação), verificar parte elétrica setas, buzina e partida, verificar eventual fumaça saindo do escape isso denuncia algum desgaste prematuro no motor e para finalizar deixe a moto em funcionamento até a ventoinha ligar e desligar sozinha, para ver problemas de alarme, aquecimento, retificador, acho que isso seria a minha procura.

Nunca comprei pela internet mas sempre vejo anúncios na OLX, ML e sempre aparece uns resultados no google, desconfie de preços abaixo de 15% da tabela fipe marque encontros em lugares sempre muito movimentados de preferencia próximo a algum posto de policia.

Seguro na minha horizon não fiz já faz quase 1 ano e meio, referente a roubos SP não é muito diferente do RIO quanto a roubo não preocuparia em ambas as motos citadas no máximo um alarme de presença talvez um rastreador, agora para colisões depende do quanto quer arriscar qualquer queda ou batida na horizon se prepare para desembolsar algo próximo a uns 3000,00 para reparo (um dano médio concertado fora das cc's) já na Mid prepare uns 6000,00 ai faz as cotações analise veja se vale a pena correr o risco lembrando na conta coloque valor do seguro mais a franquia caso de batida. Não me preocuparia com reboques não, nem faria seguro por isso nenhuma das motos te deixara na rua e caso aconteça o valor do reboque não chegará perto do valor do seguro.
Ygor P
JoaoYYZ
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Ygor, sensacional tua resposta! Muito obrigado!
É... Você falou bem o lance do peso e dos valores das peças pra uma primeira queda (que ela demore MUITO a vir!)... pneus (pensava que o preço dos pneus seria BEM inferior ao de carros. Vai ser a Horizon mesmo.

Sobre o que verificar, ótimo! Inclusive baixei o manual de serviço que um usuário postou, até para conhecer mais de mecânica de motos e a própria moto.
Quanto à corrente: Ok, vou atentar à folga. Vejo que a galera sempre fala muito de lubrificar a corrente, então outro aspecto de falta de cuidado seria uma corrente ressecada, certo, ou seria só um capricho?
Km: vou buscar de 20.000 rodados para baixo, para não ter que me preocupar com relação, etc. Valeu a dica!

Test ride: como falei, entendo bem de mecânica automotiva. Tenho bom ouvido para "procurar o que escutar". Algum tipo de ruído específico? Tipo ao trocar marchas, ou em uma reta? A vibração normal da Horizon deve começar a partir de quantos Km/h? Já vi o pedal de marchas com certa folga em algumas motos; se tiver folga considerável, é barato de resolver ou é indício de algo sério?

Reboque: meu maior medo é ficar na mão mesmo, ou furar um pneu. É meu principal motivo do seguro, porque um dos motivos de querer uma custom é o menor índice de roubos.

No mais, obrigado por todas as explicações. É certo que vou levar seu post impresso no bolso!
Abraço!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
Ygor
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João a corrente bem lubrificada é indicio de bons cuidados do dono foi boa sua observação.

Para não ficar na rua com furos no pneu coloque a vacina de pneu ou leve sempre consigo um reparador, a folga no pedal do cambio se refere a ajustes, acredito que seja uma questão de gosto, não se gasta um centavo arrumando isso não, a moto tem um ajuste em baixo do pedal que rosqueando com as mão você arruma, a horizon tem um cambio um pouco mais impreciso que as outras motos eu particularmente gosto, muito embora as vezes distraido coloco em neutro quando vou passar a segunda.

Vou passar algumas caracteristicas de sons e vibração, você deve entender como parte do projeto da moto, tem uma vibração mais forte entre 7000 e 8000 rpm em 4ª você notará entre 85km e 95km já na 5ª marcha perceberá entre 95km e 105 km. Conforme as marchas são menores vai ficando mais dificil perceber acredito que so sentirá esta diferença na 5ª marcha. Ruido caracterisco da moto esta na tampa de combustivel quando a moto vibra mais virá um barulho, se você conseguir colocar a mão esquerda na tampa o barulho desaparecerá, tem solução eu coloquei uma borracha com dupla face e resolvi tem um colega que retirou uma borracha de vedação e tb resolveu, mas não chegamos a uma solução definitiva.

Nunca se iluda que manutenção de moto é mais barata que de carro, propocionalmente custa uns 30% a mais isso já nas 150, em moto se troca óleo a cada 3 ou 4 mil enquanto carros embora se coloque mais óleo você faz a troca a cada 10 mil alguns carros a cada 20 mil. Pneu de carro dura 60 mil em moto nessa kilometragem irão 4 pneus traseiros na média e 3 dianteiros e por ai vai motor de carro aguenta 200 mil no minimo sem uma retifica em motos a média é de uns 125 mil nas 250cc (sempre depende dos cuidados do dono).

A horizon é uma exelente aquisição, assim como a Mirage, eu estava pensando uns meses atrás em trocar de moto a Kawasaki vai lançar a vulcan s que tem um motor 650cc dizem ser bem preparada para pilotos que estão iniciando de moto, mas eu vou esperar um ano ou dois para trocar pegar uma usada com bom desconto, sem mencionar o fato de eu andar uns 20 mil km anuais o que meio que invibilia ter uma moto acima de 250 para cima, segue abaixo umas contas que andei fazendo use a formula Custo = Valor fixo(ipva + dpvt) + X*(Kilometros rodados). exemplo da minha horizon:

Custo anual = (212,00 + 300,00) + 0,25*20000 = 5512,00 gastos anualmente onde x é um fator.

motos até 150cc x = 0,17
de 250cc a 500cc x = 0,25
de 500cc a 1000cc x = 0,4
acima de 1000cc x = 0,5 (editado quando verifiquei a planilha não era 0,6)

Vai por mim existe uma variação mas não muito grande nestes numeros, outra ora eu posto como cheguei neles.

Edit: X é o custo por kilometro rodado estão inclusos neles como exemplos: gasolina, óleo, pneus, retifica de motor e por ai vai.
Ygor P
JoaoYYZ
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
Localização: Rio de Janeiro

Ygor, sem palavras! Muito bom!
Dei uma orçada de seguros na net (site da Porto e do Banco do Brasil). O Banco do Brasil tem seguro p/ motos até 250cc... ficou bastante interessante o preço nos dois, pouco menos de 10% do valor da moto.
A "vacina de pneu" e o reparador são coisas que quero usar sim. Não conheço NADA, e iria fuçar no forum mais adiante. Tem algum tópico sobre vacina de pneus e reparador? Aliás... algo sobre "itens indispensáveis para levar"?

Assim que comprar a criança, a meta é achar algum baú que não fique feio demais (Custom com baú é horrível, mas ao menos dá para colocar um capacete, ao contrário do alforge), para levar uma capa e os itens indispensáveis (to muito café-com-leite né?? rsrs).

Você explicou exatamente o que eu queria!!! Os barulhos que são considerados "normais" de todas as Horizon e de onde eles vêm. Ou seja, qualquer coisa diferente, eu fico mais esperto. Sobre a tampa de combustível, ainda nem tenho a moto, mas eu te recomendaria estudar usar borracha de aeromodelismo (tipo essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0x7-mm-_JM). Do contrário, quando eu pegar a minha, vou tirar a medida da bitola e compro junta de borracha a metro, que você cola de acordo com o diâmetro (funciona em equipamentos submarinos de alta pressão, porque não funcionaria na motoca?? rsrs)

Bom saber dessa vibração em alto giro... então não é algo de fixação ou calço do motor, mas sim algo do giro alto. MUITO bem explicado meu amigo, obrigadaço!!

Os custos de manutenção me surpreenderam! No seu post anterior quando vc comentou o valor dos pneus, eu fiquei BEM bolado. Até porque nunca vi marcas e modelos distintos, como se tem para carro. Não sei se tem tipo Pirelli ou Goodyear ou Bridgestone. As Citycom vem com Metzeler... as Horizon eu não sei, mas também nem sei (ainda) onde comprar e se há alternativas.

Cara... curti o cálculo! Já me deu uma ideia de quanto vale a pena rodar com ela, simulei com e sem seguro (somei ele na conta).
Abraço!!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
rafaelrls
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Abr 2015, 18:59
Localização: Belo Horizonte

Olá.

Sou novo no grupo. Tenho a minha Horizon a mais ou menos 2 meses. Peguei ela seminova, com 10500km rodados, hoje estou com 12200km rodados, modelo 13/13, branquinha.

Como é a minha primeira moto, não tenho muita experiência sobre se é boa ou ruim, mas pra mim ela está sendo excelente... hahahahahha.

Já peguei uma mini viagem de 100km, muito gostosa de andar, mantive 90 ~110km/h tranquilamente. No transito anda bem também.

Estou é com dificuldades para achar um sissy-bar com suporte para bauleto a um preço menos salgado. Se não achar vou pegar estes do mercado livre mesmo (450~550 reais - eu acho caro).

Pelas médias que tenho feito, o consumo está girando entre 26km/l e 31km/l, depende se é muita estrada ou muita cidade, mas para mim está ótimo!

A CCS na revisão dela trocou a embreagem, eu achei que não precisava, mas eles decidiram trocar. Fizeram a revisão de óleo, filtros e trocaram o óleo da bengala. Enfim, nenhum defeito e nada a declarar até agora.

A única coisa realmente que tenho dificuldades, mas acredito que seja mais comigo do que com a moto é a posição neutro, as vezes não consigo "achar" o neutro de jeito nenhum, aí recorro aquele macete de desligar a moto, coloco no neutro e ligo novamente. No mais só isso.

O seguro dela pela SulAmerica em BH gira em torno de R$1050,00.

O pneu da Horizon é Pirelli Demon (acho até que é utilizado em algumas 125, 150..), o dianteiro é bem barato, em torno de R$100, 120 reais, o traseiro acho que é mais caro, mas a proporção pelo que vi é de 2 dianteiros para 1 traseiro.

Espero ter ajudado a quem está com dúvidas.

Ahh, gostaria de saber se existe em BH algum motoclube bacana.

Abraços a todos e fiquem com Deus.
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