Mirage 250: Escapamento

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
alanmoreli
Mensagens: 37
Registrado em: 25 Out 2010, 11:13
Localização: Belo Horizonte

Pessoal, adquiri recentemente um escape 'esportivo' da marca Cobra Escapes. A seguir, segue um pequeno relato da compra, do produto e das minhas impressões. Vou completando o post pois como moro em condomínio, não consegui gravar um video com o som do escape, pois terminei a instalação a noite e não quis incomodar os visinhos...kkkkk! Mas o foco aqui é o feedback do produto.

COMPRA

Antes de comprar, eu pesquisei avidamente neste e em outros fóruns sobre a instalação de escape esportivo. Cheguei a conclusão que o mesmo melhora o desempenho da moto, pois reduz a contrapressão e o motor trabalha mais livre, porém deve ser usado com atenção para não forçar outros componentes da motoca, como as válvulas, no caso fortuito de algum fluxo contrário de ar frio voltar pelo escape. Preocupava-me com a segurança, pois fazendo barulho vc é visto e notado. E também preocupava-me a estética final da moto. Até gostava da estética do bazucão original, porém ele era mto comprido e arrastava no chão nas curvas mais fechadas, devido ao meu estilo de pilotar punk hard core... kkkkk

Após as pesquisas, leituras e horas de videos no youtube, EU cheguei conclusão que trocar somente a ponteira seria a melhor opção, pois a moto pode ser voltada a originalidade a qualquer momento caso seja necessário ela passar por inspeção. (Aqui em BH não tem inspeção anunal de ruidos!)

Dentre os modelos disponíveis no mercado, o que mais gostei tanto em estética quanto ao som foi o Escape Cobra 4", que pode ser visto no link abaixo:

http://www.escapecobra.com.br/produtos_ ... a=Kasinski

E aqui a foto do danado numa moto:

Imagem

Preocupado com o pós venda, fiz a compra no próprio site da Escape Cobra. O produto demorou 15 dias pra chegar, pois houveram todos problemas possíveis na compra, como meu cartão de crédito não ter limite e eu ter que trocar de cartão pra fazer o pagto, atrasos na postagem devido a Copa das Copas da Dilma, postagem com endereço errado, reclamações e reclamações, enfim... Abro um parentese para falar do atraso na entrega: postaram a encomenda com o endereço incompleto, o produto veio até minha cidade e voltou, ficando uma semana indo e vindo 2 vezes entre as centrais dos correios de BH e Campinas por incompetência dos correios; após correr atrás a Escape Cobra me atendeu e mandou outro escape por Sedex (mesmo eu tendo pago o frete por PAC), para resolver o problema da entrega.

O produto condiz com o anúncio, o acabamento é perfeito, muito bonito. Interessante como as pessoas param para olhar! E também como os motoristas respeitam mais a gente, a partir do momento em que ‘vêem ‘ a moto, de fato! Isso é show!

INSTALAÇÃO

Produto entregue, hora de instalar. Mais problemas!

Apesar do produto ser fabricado “sob medida” pra mirage 250 modelo a partir de 2010, tive que fazer adaptações para instalar o mesmo! A furação de 2 dos parafusos não coincidia! E ainda os dois canos originais que vem do motor não encaixavam no escapamento da cobra. Tive que fazer 2 furos para parafusos e também dois furos com serra-copo para encaixar os canos originais da moto, proveniente do motor. Tirei as seguintes fotos para mostrar isso:

Este é o escape original desmontado, repare que os dois canos transpassam a chapa na qual o escape cobra é parafusado:

Imagem

E aqui, retirei a junta/guarnição original para servir de molde para a furação do escape cobra:

Imagem

Por fim, na foto abaixo, dá pra ver claramente que não há encaixe para as peças originais e o escape cobra, o que gerou a necessidade de furação:

Imagem
Imagem

Por fim, os dois suportes de fixação do corpo do produto ao chassis também não tem furação coincidente! Tive que parafusar somente 1 deles…

Imagem

Enfim, para um produto “feito sob medida”, o escape cobra 4” deixou a desejar em muito. Deixa de ser uma solução de problema “Plug-and-play” para se tornar um problema no qual eu tive que dedicar um bom tempo e trabalho para resolver…

Não indico o produto para os colegas, a menos que haja um retorno sobre essas colocações e que a Escape Cobra assuma seu erro para com os clientes e resolva mudar o projeto do escape.

IMPRESSÕES

- Visual: Ficou muito show! Não consegui tirar fotos, mas a foto acima do anuncio representa bem o visual.

- Som: ENSURDECEDOR! Mesmo vindo com um silenciador ( basicamente um tubo de 2" parafusado dentro do tubo de 4", com uma chapa furada soldada dentro dele na diagonal), ainda faz barulho pra caramba... vou colocar algum material isolante (like lã de vidro/rocha) para abafar mais. Aceito sugestões! o barulho é perfeito no Neutro, ronco grosso e encorpado, um tum tum tum tum que me comove...rs... é bonito até 6000 rpm, porém quase insuportável aos 8000 rpm...

Enquanto não abafo ele mais... protetor de ouvidos "pra que te quero"... rsrs

- Desempenho: Meu problema de esbarrar a ponteira no asfalto foi resolvido. Esse cano é bem mais curto que o original, terminando mais ou menos no meio da roda traseira.

A diminuição do peso também foi enorme. Tanto que nas primeiras curvas, eu parecia ter acabado de sair da auto-escola... tudo desajeitado... rsrs. Acredito que diminuindo o peso e acertando a injeção eletrônica, o consumo de combustível vai diminuir também. Até porque, como disse acima no tópico "som", o barulho é perfeito no Neutro, bonito até 6000 rpm, porém insuportável aos 8000 rpm... Isso tá mudando meu jeito de pilotar, to preferindo ficar na manha em baixa rotação, economizando combustível e curtindo o som encorpado! XD

O desempenho melhorou um pouco. Sem a contrapressão provida pelo silencioso original, o motor funciona mais fluido, sem engasgos. Enfrentei apenas umas falhas ao ligar a moto pela manha, mas como estava frio, não atribuo isso ao escape em si, mas a todo conjunto da moto e frio. Na próxima revisão, vou pedir também um remapeamento da injeção, a fim de reprogramar a mesma para aprender do zero as novas condições do hardware da motoca.

Fiz um vídeo com minha câmera do som do escape original. Assim que possível, faço um vídeo do escape novo também.

É isso ae, mirageiros!

Até!
Alan Moreli
Atual: Kasinski Mirage 650 EFI 12/13
Ex: Kasinski Mirage 250 EFI DT 11/11
alanmoreli
Mensagens: 37
Registrado em: 25 Out 2010, 11:13
Localização: Belo Horizonte

Pessoal, segue o link do escape cobra 4 " da minha Mirage 250 do posto acima :

http://youtu.be/cOS1KM48P_4

em seguida vou atualizar o post com fotos.

Abraços!
Alan Moreli
Atual: Kasinski Mirage 650 EFI 12/13
Ex: Kasinski Mirage 250 EFI DT 11/11
wlmedeiros
Mensagens: 43
Registrado em: 05 Jul 2009, 12:37
Localização: Belo Horizonte

Finalmente consegui resolver o problema do escape. A modificação ficou excelente e não precisei alterar nada na moto poque só troquei a ponteira. Tanto que posso desfazer a hora que quiser, voltando com o original. O ronco ficou excelente e podendo, ainda, ser modificado como eu quiser.
Fiz um vídeo em três partes - com pausa - que vou tentar publicar mas infelizmente não saiu o som mas dá pra ter uma idéia da construção. Na primeira parte está sem a lã de vidro, na segunda mostrando como foi feito o abafador e na terceira montado com a lã no abafador, o que deu um som um pouco mais grave.
Gostei tanto do resultado que resolvi postar porque já vi muitos se arrependendo de um ou outro escape que compraram.
Espero que gostem porque gostei muuuuuuuuito. :D
segue o link:

http://youtu.be/8Qbqp3_uYYI
Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
wlmedeiros
Mensagens: 43
Registrado em: 05 Jul 2009, 12:37
Localização: Belo Horizonte

Finalmente consegui resolver o problema do escape. A modificação ficou excelente e não precisei alterar nada na moto poque só troquei a ponteira. Tanto que posso desfazer a hora que quiser, voltando com o original. O ronco ficou excelente e podendo, ainda, ser modificado como eu quiser.
Fiz um vídeo em três partes - com pausa - que vou tentar publicar mas infelizmente não saiu o som mas dá pra ter uma idéia da construção. Na primeira parte está sem a lã de vidro, na segunda mostrando como foi feito o abafador e na terceira montado com a lã no abafador, o que deu um som um pouco mais grave.
Gostei tanto do resultado que resolvi postar porque já vi muitos se arrependendo de um ou outro escape que compraram.
Espero que gostem porque gostei muuuuuuuuito. :D
segue o link:

http://youtu.be/8Qbqp3_uYYI
Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
wlmedeiros
Mensagens: 43
Registrado em: 05 Jul 2009, 12:37
Localização: Belo Horizonte

rodtec escreveu:ô felipe!!
pára de falar bobagem!!
a mirage 2009 não dá pra trocar só a ponteira!!
só o cano todo!! é o bazucão!!
se liga CPI!!

A minha é 2009 (bazucão) fiz só a ponteira e substituí pelo original. Ficou show.
Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
MarceloFranke
Mensagens: 44
Registrado em: 15 Fev 2014, 15:17
Localização: Porto União

Eu me livrei da bazuca amaldiçoada (kkk) e instalei um da acesul, de dois canos com abafador. Ficou muito bom!!!
Ramoninroll
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Dez 2014, 14:11
Localização: Ponta Grossa

Boa tarde, sou novo no fórum. Tenho um escape JJ da torbal, mas precisei colocar a moto para vender e vou vender o escape separado. Minha moto é 2012, será que esse escape serve na modelo 2007? Me perguntaram no ML e não soube responder.
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

serve.. é só colocar tampão nos buracos da sonda
Ramoninroll
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Dez 2014, 14:11
Localização: Ponta Grossa

Miau escreveu:serve.. é só colocar tampão nos buracos da sonda
Muito obrigado!
johnleo
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Mai 2015, 08:30
Localização: Alfenas

Opa boa tarde Pessoal.

Tenho uma MIG 250 2011 com escapamento duplo ao invés do bazucão. apenas uma das saídas tem a sonda lambda, esta correto mesmo, ou teria que ter uma na outra saída também??
Na boca em vez de um beijo um chiclete de menta
E a sombra de um sorriso que eu deixei...
Responder