Regras do Denatran para modificações(customizações)

Projetos de customização e acessórios

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Avatar do usuário
walter_vulcan
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Abr 2014, 16:34
Localização: São Bernardo do Campo

Ola pessoal,

Juro q pesquisei muito antes de inciar este topico, mas ainda tenho duvidas. Tenho uma vulcan 500 e quero tirar o farol simples e colocar um duplo ( quero deixar a frente parecida com a triumph thunderbird storm). Pelo que entendi a lei diz que não podemos realizar alterações que impliquem, semelhança com veículo de outro ano/modelo. Mas será que isso vale para outra marca tb?

Segue o link da resolução do contran (296) para quem não conhece, e poder opnião e ajudar nesta duvida. A informação está na pagina 6... muito obrigado

http://www.denatran.gov.br/download/res ... an_292.pdf
"Não temos asas porque uma moto basta para nos fazer voar!"
willphd
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Set 2014, 11:40
Localização: Limeira

walter_vulcan escreveu:Pelo que entendi a lei diz que não podemos realizar alterações que impliquem, semelhança com veículo de outro ano/modelo.
Ao que entendi, a partir da página 5 está a tabela de "modificações permitidas". Na lista tem "sistemas de sinalização/iluminação" (p. 6, motocicletas), que podem ser modificados desde que mantenha-se o mesmo tipo e espécie (col. 1 e 2). Após instalados os faróis novos, basta ir no Detran e fazer a vistoria (é de graça nos Detran's) pra gerar o CSV (Certificado de Segurança Veicular). Se o Detran vai cobrar outras taxas ou emitir novos documentos, já não sei.

Isso aí pra manter-se estritamente na lei, né. Como esse tipo de informação não vai no documento da moto, se você for pego numa blitz ou algo assim, vai depender do humor do policial pra ele implicar com esse tipo de coisa.
Will
Avatar do usuário
walter_vulcan
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Abr 2014, 16:34
Localização: São Bernardo do Campo

Eu quero ficar certinho com a lei pq nao quero encheção de saco, principalmente quando estiver na estrada. Então não haverá nenhuma alteração no doc, porém, com o CSV na mão, já não corro risco de ter a motoca apreendida e eu ficar a pé... rsrs
Para ter o CSV primeiro eu tenho q pedir a permissão e só depois alterar. Já que vou precisar do CSV para deixar o farol duplo, já aproveito e monto com Xenon :)
"Não temos asas porque uma moto basta para nos fazer voar!"
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

willphd escreveu:...basta ir no Detran e fazer a vistoria (é de graça nos Detran's)...
:shock:
No Brasil?
Do DETRAN?
DE GRAÇA?

"ESTO NON ECXSISTE!!!" :lol: :lol: :lol:

Ok, pode ser de graça, mas o copinho do café que você tomar lá, vai custar caro... :lol: :lol: :lol:
Imagem
Avatar do usuário
walter_vulcan
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Abr 2014, 16:34
Localização: São Bernardo do Campo

kkkk, pode ate ser... mas para deixa-la do jeito q eu queria, eu teria que tirar o sisy.. e a muie não quer, logo,acho que ficaria muito estranho farol duplo guidao t bar e sisy.
"Não temos asas porque uma moto basta para nos fazer voar!"
Bruce_sil85
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Jan 2015, 10:49
Localização: São Bento do Sul

Acabei de me registrar, e eu já quero fazer minha Bobber a uns 5 ou 6 anos, mas nunca tive tempo nem dinheiro para ver o que pode, o que não pode...
Estou analisando a compra de um Shadow VLX 600 para o projeto, infelizmente não vai ser uma HardTail, mas vai ficar linda também. Minha dúvida é o Para-Lamas dianteiro, é Obrigatório? eu acho que é um item importantíssimo para o visual da moto.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

pessoal, sei q o tópico é bem antigo, e vi falar de coisas sem custo, sem alteração de doc....
qq mudança q exija vistoria, vai constar no doc...
tenho um carro modificado q foram feitas 3 modificações q precisaram de vistoria, as 3 constam no doc, até um novo recibo de compra e venda é emitido.....
e as tais vistorias são feitas em empresas filiadas/parceiras do inmetro q vão avaliar se as modificações se adequam ao q eles julgam correto e seguro....mas nessas vistorias se algo não estiver de acordo mesmo não sendo relacionado ao item avaliado, não passa, tipo vai avaliar a suspensão e tiver uma luz de freio, um pisca queimado, não passa...
qnd fiz a regularização do meu carro, isso la em 2009~2010, os 3 itens modificados saíram pela bagatela de 900,00 cruzeiros, pq fiz de uma vez e a vista...o q me ajudou foi conversar com o cara da empresa de vistoria, e ele cuidou de tudo, entreguei as NF das modificações, os docs da época do carro, (as mudanças já estavam feitas sem ter requerido antes no detran) em coisa de 2 semanas estava com os novos em mãos....

moto já não sei bem se rola da mesma forma, meu sogro trabalha na CET de SP, e tem um triciclo montado, e desde sempre a placa não é de onde ele mora, e nunca transferiu pra la, então creio eu q exista algum entrave nesse meio de campo.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

SemControle escreveu:pessoal, sei q o tópico é bem antigo, e vi falar de coisas sem custo, sem alteração de doc....
qq mudança q exija vistoria, vai constar no doc...
tenho um carro modificado q foram feitas 3 modificações q precisaram de vistoria, as 3 constam no doc, até um novo recibo de compra e venda é emitido.....
e as tais vistorias são feitas em empresas filiadas/parceiras do inmetro q vão avaliar se as modificações se adequam ao q eles julgam correto e seguro....mas nessas vistorias se algo não estiver de acordo mesmo não sendo relacionado ao item avaliado, não passa, tipo vai avaliar a suspensão e tiver uma luz de freio, um pisca queimado, não passa...
qnd fiz a regularização do meu carro, isso la em 2009~2010, os 3 itens modificados saíram pela bagatela de 900,00 cruzeiros, pq fiz de uma vez e a vista...o q me ajudou foi conversar com o cara da empresa de vistoria, e ele cuidou de tudo, entreguei as NF das modificações, os docs da época do carro, (as mudanças já estavam feitas sem ter requerido antes no detran) em coisa de 2 semanas estava com os novos em mãos....

moto já não sei bem se rola da mesma forma, meu sogro trabalha na CET de SP, e tem um triciclo montado, e desde sempre a placa não é de onde ele mora, e nunca transferiu pra la, então creio eu q exista algum entrave nesse meio de campo.....
É mais ou menos isso, tem que pagar na inspeção do inmetro e depois o novo documento e não sai barato, moto ou carro ou triciclo que é pior!
Imagem
brunofrbsilva
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Dez 2015, 08:31
Localização: Ourinhos

Boa tarde Pessoal,
recentemente comprei um par de alforges pra minha shadow 600, como os alforges eram grandes
precisei modificar o lugar das setas traseiras coloquei um alongador em cada seta jogando ela mais pra traz coisa de 15 centimetros. agora minha pergunta é terei que legalizar isso junto ao detran ou não é necessário?
Pablo Cruz
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2013, 09:44
Localização: Rio de Janeiro

hellmann escreveu:para legalizar voce deve:
ter o veículo original montado, ir no detran e fazer o requerimento (voce consegue uma autorização pra modificar, depois de passar pela vistoria).

voce muda sua moto.
você vai ao inmetro, fazer uma vistoria lá.
voce volta ao detran, faz uma última vistoria e pronto!
o custo no detran é de 150 reais MAIS OU MENOS
mais o gasto no detran, que EU OUVI FALAR que é 80 reais. (mas depende, isso só de modificação estética, se voce fuçar chassi e motor é mais caro ou até nao dá pra legalizaR)
caso voce tenha exagerado e alguma modificação nao seja permitida, eles te instruem e voce faz uma re-avaliação, pagando uma taxa a mais. (mas o que é uma taxa pra quem já chegou até esse ponto?)
eu estou indo me lançar nesse processo semana que vem, depois de pronto posso tirar esses 'eu acho' do meu texto e falar como foi!
Meu camarada, estou começando essa labuta também. Conseguiu legalizar?
Responder