Dicas de Limpeza e Conservação

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

cros escreveu:Estou fazendo uma geral numa moto e quero limpar a parte eletrica, cabos, conectores etc... num blog uma cara ensinou a usar acido cloridrico (acido muriatico segundo um site) 1 parte de acido por 10 de agua. Mas está dificil achar esse HCI.

Estou pensando em usar vinagre, e deixei alguns fios imersos em 2 litros de vinagre, (depois quando tiver pronto só coloco um pouco de azeite e sal), amanhã vejo como vai ficar...

Não queria usar aqueles sprays, pois vai custar caro, alguém tem alguma solução pra isso? Inclusive pra retirar aquela crudação que fica nos fios com uso da fita isolante (não sei porque os caras usam isso pra encapar fiação)
Nosso amigo Gidalfer, publicou aqui no forum os benefícios do WD40, e na lista estava constando limpeza de pinturas automotivas etc...
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Uma vez eu precisei de uma fita plástica como a da fita isolante, mas sem a cola, para agrupar um conjunto de cabos elétricos. Se desse conjunto, pelo menos uma das pontas estivesse solta, sem terminais, eu poderia usar aquelas "mangueiras" termo-retráteis, ou as mangueiras utilizadas em instalações de automóveis, que encontra-se em casas de auto-elétrico. Como não era esse o caso, então continuei precisando de uma fita, como a fita isolante, mas sem cola.

Depois de procurar e não encontrar, comprei um rolo de fita isolante e deixei-o "de molho" em um pote com querosene e de vez em quando dava uma apertada, torcida na fita, para o querosene entrar no meio da fita e dissolver a cola. No final do dia, a cola dissolveu e bastou secar a fita com um pano velho.

:wink:
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

jirschik escreveu: Depois de procurar e não encontrar, comprei um rolo de fita isolante e deixei-o "de molho" em um pote com querosene e de vez em quando dava uma apertada, torcida na fita, para o querosene entrar no meio da fita e dissolver a cola. No final do dia, a cola dissolveu e bastou secar a fita com um pano velho. :wink:
Pois é, aqui nesse fim de mundo não se acha nada, mas tbm nem o demétrio que é representante de todo tipo de fita tem, mas essa idéia da fita isolante é uma boa, acho que é o que me resta fazer... :o
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

beryalves escreveu: Nosso amigo Gidalfer, publicou aqui no forum os benefícios do WD40, e na lista estava constando limpeza de pinturas automotivas etc...
WD40, Silver Tape e uma chave inglesa resolvem muitos problemas, mas WD40 custa caro pra limpar tanta sujeira.
Imagem
Welisson_cbjr
Mensagens: 15
Registrado em: 03 Mar 2014, 18:52
Localização: Brasília

Boa tarde galera, estou com uma dúvida muito séria. Gostaria de saber a melhor maneira de lavar minha moto (Shadow 750) sem danificar alguma coisa, vi que alguns produtos podem usar livremente enquanto outros não. Já fiz várias pesquisas no google e estou achando muito contraditório, as vezes duas informações diferentes para um mesmo produto.

Então, alguém pode me ajudar, dando dicas de como devo proceder e alguns materiais que posso utilizar (que não danifique)?

Abraço.
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Welisson_cbjr escreveu:Boa tarde galera, estou com uma dúvida muito séria. Gostaria de saber a melhor maneira de lavar minha moto (Shadow 750) sem danificar alguma coisa, vi que alguns produtos podem usar livremente enquanto outros não. Já fiz várias pesquisas no google e estou achando muito contraditório, as vezes duas informações diferentes para um mesmo produto.

Então, alguém pode me ajudar, dando dicas de como devo proceder e alguns materiais que posso utilizar (que não danifique)?

Abraço.
A essa altura do campeonato vc já deve ter encontrado a resposta, até aqui no fórum mesmo. Mas simples, não peque pelo excesso: Detergente neutro igual de carro e cera para acabamento.

Ai vai do teu gosto e bolso colocar uma cera de carnauba, ou uma com silicone.

Para os cromados, tanto os de ferro quanto os de plástico, meu toque pessoal é usar um pouco de lustra móveis (com cera de carnauba) diluída em agua...fica uma beleza, não risco não danifica...

O único cuidado maior que você vai ter que prestar atenção, é com relação as partes elétricas...
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Pessoal,

Alguém aqui já mandou fazer cristalização na lataria de uma moto com alguns bons anos de uso? Em caso positivo, essa medida tira pequenos riscos mesmo da lataria?

Estou querendo mandar fazer no tanque da minha Xédow, por mais que eu de um talento, passe cera, etc., basta a primeira chuva (opa, quando chove) para a riscaiada toda voltar a tona :lol: . Nada que de para ver de longe, só quem senta mesmo no banco do piloto vê, mas mesmo assim, enche o saco.

Alguma sugestão?
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

RenanSP escreveu:Pessoal,

Alguém aqui já mandou fazer cristalização na lataria de uma moto com alguns bons anos de uso? Em caso positivo, essa medida tira pequenos riscos mesmo da lataria?

Estou querendo mandar fazer no tanque da minha Xédow, por mais que eu de um talento, passe cera, etc., basta a primeira chuva (opa, quando chove) para a riscaiada toda voltar a tona :lol: . Nada que de para ver de longe, só quem senta mesmo no banco do piloto vê, mas mesmo assim, enche o saco.

Alguma sugestão?
Talvez uma boa alternativa seria um tratamento no tanque e depois envelopar transparente.
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

RenanSP escreveu:Pessoal,

Alguém aqui já mandou fazer cristalização na lataria de uma moto com alguns bons anos de uso? Em caso positivo, essa medida tira pequenos riscos mesmo da lataria?

Estou querendo mandar fazer no tanque da minha Xédow, por mais que eu de um talento, passe cera, etc., basta a primeira chuva (opa, quando chove) para a riscaiada toda voltar a tona :lol: . Nada que de para ver de longe, só quem senta mesmo no banco do piloto vê, mas mesmo assim, enche o saco.

Alguma sugestão?
Pelo que sei a cristalização serve para proteger a pintura e fazer que o polimento dure mais. Para locais já com algum risco o ideal e reparar primeiro e depois cristalizar, no seu caso vc fala que são alguns riscos e aí talvez seja o caso de dar um bom polimento com máquina e massa especifica e depois cristalizar.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Boa Beto, acho que vou atrás de alguém que faça bem o serviço, no meu caso é só o tanque, o resto da moto é envelopada de preto fosco, portanto não deve sair tão caro.

Gostei da idéia de envelopar transparente também.

Eu gostaria de fazer isso pois agora minha moto fica no tempo, tem hora que já se chega da rua com chuva e não tem como cobrir a moto molhada, e deixar a moto a longos periodos expostas na chuva lasca mas lasca com força...talvez um bom polimento e cristalização ajude a manter pelo menos o tanque....
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Responder