Freios - Aerokip e Fluídos

Ferramentas, peças e manutenção de motos

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RenanSP
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cros escreveu:
RenanSP escreveu: Já sim Cros! Coloquei um macaco de carro mesmo e fiz o teste, roda livre, livre =/
Taca-lhe um WD-40 no sistema, pode ser que alguma coisa ficou "fora do eixo", afinal tu só trocou as pastilhas, as vezes acontece da pastilha ser desalinhada ai só trocando por outras pra saber.
Só dando um feedback...

Sabado passado desmontei a pinça do freio, retirei as pastilhas, limpei tudo, taquei WD nos pistões, limpei o disco de freio,dei mais um passe com a lixa, montei tudo e voa-lá...frenagem perfeita e precisa.

Eu acho que devia ser algo fora do eixo mesmo + sujeira!
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
cros
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RenanSP escreveu: Eu acho que devia ser algo fora do eixo mesmo + sujeira!
Também acho, as vezes na montagem as coisas não ficam na posição (viciada antiga) e ai começa a aparecer grilos e chiados.... e algumas peças não são feitas tão precisas quanto deveria.
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AJ Souza
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cros escreveu:... e algumas peças não são feitas tão precisas quanto deveria.
Isso ta me lembrando a minha juventude...rs, dos chevettes que o meu pai comprou zero, um 1976 (tubarão) e 1981, onde no manual haviam rígidas recomendações de amaciamento. Dos tempos da usinagem não tão precisas que nem hoje...rs
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cros
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AJ Souza escreveu:
cros escreveu:... e algumas peças não são feitas tão precisas quanto deveria.
Isso ta me lembrando a minha juventude...rs, dos chevettes que o meu pai comprou zero, um 1976 (tubarão) e 1981, onde no manual haviam rígidas recomendações de amaciamento. Dos tempos da usinagem não tão precisas que nem hoje...rs
Se a peça for made in china, voltamos a 1970
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jirschik
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RenanSP escreveu:
cros escreveu:
RenanSP escreveu: Já sim Cros! Coloquei um macaco de carro mesmo e fiz o teste, roda livre, livre =/
Taca-lhe um WD-40 no sistema, pode ser que alguma coisa ficou "fora do eixo", afinal tu só trocou as pastilhas, as vezes acontece da pastilha ser desalinhada ai só trocando por outras pra saber.
Só dando um feedback...

Sabado passado desmontei a pinça do freio, retirei as pastilhas, limpei tudo, taquei WD nos pistões, limpei o disco de freio,dei mais um passe com a lixa, montei tudo e voa-lá...frenagem perfeita e precisa.

Eu acho que devia ser algo fora do eixo mesmo + sujeira!
Nas guias das pinças tem uma borracha que parece uma coifa. Ali tem que engraxar também, pois o sistema de freio é conhecido por "pinça flutuante", onde uma fica fixa e a outra fica solta, "flutuando", sustentada por esses eixos. O restante do sistema (pistões e partes internas) devem ser limpas com fluido de freio. Talvez o WD aplicado por fora não tenha entrado em contato com o fluido de freio, interno. Lembrando que a troca do fluido deve ser feita a cada 2 anos no máximo, por ser um fluido que absorve umidade e assim perde sua eficiência.
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RenanSP
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jirschik escreveu:
RenanSP escreveu:
cros escreveu:
RenanSP escreveu: Já sim Cros! Coloquei um macaco de carro mesmo e fiz o teste, roda livre, livre =/
Taca-lhe um WD-40 no sistema, pode ser que alguma coisa ficou "fora do eixo", afinal tu só trocou as pastilhas, as vezes acontece da pastilha ser desalinhada ai só trocando por outras pra saber.
Só dando um feedback...

Sabado passado desmontei a pinça do freio, retirei as pastilhas, limpei tudo, taquei WD nos pistões, limpei o disco de freio,dei mais um passe com a lixa, montei tudo e voa-lá...frenagem perfeita e precisa.

Eu acho que devia ser algo fora do eixo mesmo + sujeira!
Nas guias das pinças tem uma borracha que parece uma coifa. Ali tem que engraxar também, pois o sistema de freio é conhecido por "pinça flutuante", onde uma fica fixa e a outra fica solta, "flutuando", sustentada por esses eixos. O restante do sistema (pistões e partes internas) devem ser limpas com fluido de freio. Talvez o WD aplicado por fora não tenha entrado em contato com o fluido de freio, interno. Lembrando que a troca do fluido deve ser feita a cada 2 anos no máximo, por ser um fluido que absorve umidade e assim perde sua eficiência.
Jirschik, quando vc se refere a graxa, é algum tipo especifico? Eu li uma vez que pode ser utilizada graxa de silicone para essa limpeza.

Minha próxima meta é eu mesmo trocar o bendito do fluído de freio, logo menos fazem 2 anos que eu solicitei a troca em uma das revisões em oficina e sem dúvidas isso influencia na frenagem.

O WD foi mais uma medida paliativa, porque como disse o Cros parece que na montagem das pastilhas o assentamento das peças de alguma forma ficaram fora do eixo. Até agora resolveu bem, a frenagem melhorou muito.
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cros
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RenanSP
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Pois é, ainda não consegui colocar Aerokip na Shadow...vou tentar colocar na proxima vez que for encostar a moto para revisao geral e troca do fluído de freio, esses dias precisei puxar o freio com tudo com ela, e quase fui pro chão, a moto quica e joga de lado que é uma porcaria...

O fato é, que fiz uma lambança lascada com o freio da minha Intruder...

Fui checar as pastilhas porque achei que estavam arranhando no disco, e presumi que a pinça seria parecida com o padrão da Honda, mas não é.

Ela trabalha com um pistão só, a pastilha "inferior" é somente encaixada e a pastilha "superior" é presa com duas molas e passadores laterais.


Enfim, fui soltar as pastilhas para checar e uma delas saltou na minha mão, não consegui recolocar no lugar.

Achei que descendo um pouco o pistao conseguiria recolocar ela no lugar e depois para encaixar no disco faria aquele macete com a chave de fenda, presumi (errado) que para tanto deveria baixar um pouco o nivel do fluido de freio...afinal ia trocar ele mesmo (já estava até marrom de velho) e depois entao nao teria problemas.

Resumindo: Desceu o fluido de freio todo, eu fiquei sem freio (o manete do freio está encostando na manopla sem pressão nenhuma) e de quebra ainda não consegui recolocar a pastilha no lugar porque o pistao subiu ainda mais.

Vou comprar pastilhas novas essa semana e já encomendei um sargento para voltar o pistão no lugar e caber a pastilha...

Mas será que fazer somente o procedimento de sangria eu consigo tirar todo o ar do sistema?
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CostaSR
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RenanSP escreveu:Mas será que fazer somente o procedimento de sangria eu consigo tirar todo o ar do sistema?
Saudações, Renan.

Consegue tirar todo o ar, sim, mas vai ter que ter paciência.

O que costumo fazer, e agiliza bastante, é alimentar o sistema por baixo, ou seja, pelo sangrador. Uso uma seringa de 20cc. Encho de fluído, tiro o ar e vou injetando devagar, até chegar no reservatório. Este deve estar sem a tampa, mas coberto com um pano pra não voar fluído pra todo lado.

Depois faço o procedimento de sangria normalmente, por segurança, mas aí já é bem mais rápido do que se tivesse enchido o sistema a partir do reservatório.

Abração.
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
RenanSP
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CostaSR escreveu:
RenanSP escreveu:Mas será que fazer somente o procedimento de sangria eu consigo tirar todo o ar do sistema?
Saudações, Renan.

Consegue tirar todo o ar, sim, mas vai ter que ter paciência.

O que costumo fazer, e agiliza bastante, é alimentar o sistema por baixo, ou seja, pelo sangrador. Uso uma seringa de 20cc. Encho de fluído, tiro o ar e vou injetando devagar, até chegar no reservatório. Este deve estar sem a tampa, mas coberto com um pano pra não voar fluído pra todo lado.

Depois faço o procedimento de sangria normalmente, por segurança, mas aí já é bem mais rápido do que se tivesse enchido o sistema a partir do reservatório.

Abração.
CostaSR,

MUITO obrigado por compartilhar essa dica, vai auxiliar bastante! A ideia então é tirar o ar do reservatório de forma inversa correto?

Abraço!
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
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