Sir_lancelot escreveu:Oi rinaldo,
Entao, tbm tenho suspeita do radiador. Ontem pedi para o pessoal abrir a bomba e a helic estava no lugar. Pelo que entendi, ela gira pelo motor da moto, ficando evidente quando abrimos apenas a helice certo? CERTO, ENTÃO ESTA TUDO OK NA BOMBA ou teria que abrir ela todinha?
Quanto a valvula, é aquela que fica num copo entre os dois cilindros e tem um mangote para cada um né? abre aquele copo e remove aquela valvula, correto? CORRETO
Eu cheguei a conclusao que o ideal seja mesmo comprar outro radiador.. Pena que o de cobre que antes era tao promissor, agora me gera tanta duvida e a incerteza diante do problema. la se vi 300,00 pelo ralo. Mas vamos pra frente.
Hoje tive que viajar para Marco, uma cidade que dista 100km dqui.. fui na moto. Parece que voltou a responder bem o motor. Pra testar forcei um pouco e chegou a 200km/h, foi a unica esticada rapida. Nao costumo ir tao longe nessas aceleradas. mas agora esta aparentando normal, ou seja, consigo na 5a. marcha ir de 90 a 200km/h. Antes quando fica fraca, a 5a só tinha forca se a 4a. entregasse no minimo 135km/h, e ainda ficava sem força nao passando de 160, respondendo com lentidao exigindo longe trecho de estrava pra chegar a essa veloc. Vai entender. Agora parece q voltou ao normal e nao foi nada ainda. Nem o kit de ignicao que comprei eu instalei ainda.
Mas tem uma coisa que observei: quando ligo a moto de manha, todos os leds da laterna traseira acender direitinho, basta eu dar uma voltinha na quadra, pronto, ficam menos da metade. sensor do freio dianteiro, nao esta acendendo direito tal lanterna, com se estivesse com mal contato ou roubando correndo. Mas vou amanha, reforma a malha a partir do negativo da bateria, instalar o cooler no RR, e colocar o cabo paralelo com fusivel no chicote que vai da bateria ao rele de partida.( VÃO DOIS FIOS DA SAIDA DO RETIFICADOR E CONECTA O POSITIVO NO POLO POSITIVO DA BATERIA E O NEGATIVO NO POLO NEGATIVO DA BATERIA) Vamos ver se tudo isso melhora a parte eletrica a coisa fica mais estavel. Vou rever todos os contatos tbm. Tem alguns que indiquem como prioridades?
agora algo me preocupou, percebi na base do cilindro traseiro, depois dessa viagem a marca que fui e voltei em media a 150km/h, que havia oleo do motor pelo lado de fora, rodeando o bloco do cilindro. passei o dedo e veio um monte de oleo, bem clarinho.. percebi como se estivesse vazando na junta do cabeçote. nossa, só espera que nao seja o q estou pensando.. (LANCELOT DA UMA OLHADA NA CAIXA DO FILTRO DE AR DO LADO ESQUERDO, TEM DUAS MANGUEIRAS QUE SAEM DO BLOCO DO MOTOR E CONECTAM NA CAIXA, ESSAS MAGUEIRAS SÃO O RESPIRO DO MOTOR E PODE SUBIR ÓLEO QUE ENTRA NA CAIXA DE FILTRO, SE AS MNGUEIRAS ESTIVEREM SOLTAS, PODE ESCORRER ÓLEO E MOLHAR O CILINDRO TRAZEIRO.) a moto se comportou bem na estrada, mas aqueceu bem tbm. se parasse e ficasse em ponto morto e marcha lenta..em menos de 5 minutos, 8 barrinhas de temp. mas rodando, ficava sempre em 4 barrinhas, ja que o vento ajuda a refrigerar.
amanha é o dia e vou fazer a lista hoje. Estou esperando o arquivo que o coutinho vai me enviar pra eu dar conferida em todos ajustes positivos ja validados no forum.
ah e qto ao ventilador, está funcionando, mas assim, eu ligo a moto, deixo funcionando em neutro, depois de um tempo ele entra. e quando estou rodando as vezes paro pra olhar e ele esta lá funcionando. Só nao sei se esta partindo no tempo certo e pelo tempo certo. Nao sei como avaliar isso. Mas esta funcionando.
Sasquatchm e mcremonesi valeu pelas dicas, vou colocar na minha lista pra amanha.
Qto ao TPS, fiz o teste como o Rinaldo explicou num passo a passo, colocando um on/off no conector de diag, e depois da inicialização completa da moto, liguei em on o diag e apareceu lá o C com o tracinho em cima. Pra pegar ela esta perfeita e nao morre, é estavel, nao falha, fica direitinho. Entao qto ao TPS, estou mais tranquilo, a menos que tenha alguma coisa que nao me atentei ainda e que tenha a ver com ele.
é isso pessoal. Agradeço a ajuda de todos. Vou postar fotos depois, tanto do radiador de bronze como desse vazamento de oleo. . . Abçs
Mirage 650: Opiniões de proprietários
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
Rinaldo Hirai
Sir Lancelote, dei um quote no seu texto e adicionei meu texto em vermelho, achei mais fácil para responder, rsrs, minha memória instantânea ando meio lennnntaaaa, rsrs.
Rinaldo Hirai
Bem vindo.
8 barrinhas no marcador de temperatura é beeeeem mais do que o aceitável.
Essa temperatura talvez explique o vazamento de oleo, penso eu na minha ignorância.
8 barrinhas no marcador de temperatura é beeeeem mais do que o aceitável.
Essa temperatura talvez explique o vazamento de oleo, penso eu na minha ignorância.
Seja sua referência.
-
Vladimir650
Lancelote,
Quanto problema numa moto só heim?!
Bom, primeiro relaxa que aos poucos as coisas se resolvem. Mirage precisa de paciência mesmo.
Esse problema na lanterna também tive é a solução foi fazer um buraco na parte traseira da lanterna para conseguir acessar com ferro de solda e reforçar a solda dos fios que ligam uma parte dos leds com outros. Tem quem consegue tirar a lente da lanterna mas tem uma cola chata alí. Para tampar o buraco usei um pedaço daquelas manta asfaltica metalizada. Depois que arrumei não deu mais problemas.
Já olhou se está baixando água do radiador? Se estiver baixando, dá uma olhada se o cilindro traseiro tem a junta metalizada do cabeçote. Visualmente é possível ver uma linha cinza. Esse vazamento é estranho. Óleo clarinho normalmente está misturado com água.
Não duvide que esteja faltando a junta heim. Kkkkk
Boa sorte!
Quanto problema numa moto só heim?!
Bom, primeiro relaxa que aos poucos as coisas se resolvem. Mirage precisa de paciência mesmo.
Esse problema na lanterna também tive é a solução foi fazer um buraco na parte traseira da lanterna para conseguir acessar com ferro de solda e reforçar a solda dos fios que ligam uma parte dos leds com outros. Tem quem consegue tirar a lente da lanterna mas tem uma cola chata alí. Para tampar o buraco usei um pedaço daquelas manta asfaltica metalizada. Depois que arrumei não deu mais problemas.
Já olhou se está baixando água do radiador? Se estiver baixando, dá uma olhada se o cilindro traseiro tem a junta metalizada do cabeçote. Visualmente é possível ver uma linha cinza. Esse vazamento é estranho. Óleo clarinho normalmente está misturado com água.
Não duvide que esteja faltando a junta heim. Kkkkk
Boa sorte!
-
EduBacelar
Seja bem vindo amigo Lancelot. Fica tranquilo que a turma ak é fera. Faz as modificações que com certeza a Maquina vai rodar lisinha.
Pessoal, primeiramente desculpe-me pelo atraso, mais tive que fazer uma viagem de última hora e só cheguei hoje a tarde com aquela vontade de riscar o C31 da minha cabeça... rsrsrsrs....
Relatório de testes:
1º Teste: Capacitor 100pF => Procurei na sucata da minha loja e não achei. Fiz um amigo abrir a loja para pegar um pra mim. (rsrsrs)... Achei o fio ver/azul, fiz um pequeno corte e soldei uma polo do capacitor no fio e outro aterrei direto na bateria. Liguei a moto e infelizmente depois de alguns segundos, na segunda marcha, o bendito C31 apareceu. (retirei o capacitor)
2º Teste: Fio Paralelo => Desconectei o fio marrom do chicote. Soldei um cabinho 1mm e puxei diretamente ao pedaço onde havia soldado o capacitor. Liguei a moto e C31 novamente.
3º Teste: Fio Paralelo corte => Resolvi isolar o fio verde/azul totalmente do chicote e cortei ele perto da ECU e deixar somente o cabinho 1mm que havia soldado em paralelo. Liguei a moto e o C31 rindo de mim.
4º Teste: Fio Paralelo, corte e capacitor => Resolvi deixar o fio fora do chicote e colocar o capacitor aterrando na bateria. Liguei a moto, C31.
Me deu vontade de pintar aquele F1 de preto... rsrsrs.... Resolvi tirar tudo e voltar ao normal.
Como sou brasileiro, resolvi fazer mais uma tentativa;
5º Teste: Resistor em série => Fui a loja e peguei dois valores de resistores: +-120 ohm e +-220ohm. Cortei o fio do Sensor GP (azul/verde) antes do conector que vai para o chicote e coloquei o resistor de 120 ohm em série. Liguei a moto e ***SUMIU C31****. Quase chorei... rsrsrs.... Fazendo as medições de resistividade e tensão (V), a diferença em relação as medidas realizadas antes do resistor deram uma diferença muito pequena.
Antes
1ª Marcha: 0,9 V / 2ª Marcha: 0,33V / 3ª Marcha: 2,94V / 4ª Marcha: 2,58V / 5ª Marcha: 2,06V
Depois do resistor
1ª Marcha: 1,16 V / 2ª Marcha: 0,69V / 3ª Marcha: 3,03V / 4ª Marcha: 2,71V / 5ª Marcha: 2,22V
Dei uma voltinha boa na máquina e o F1 não apareceu. Tomara que tenha resolvido e não interfira nada no funcionamento.
Grande abraço pessoal!!
Pessoal, primeiramente desculpe-me pelo atraso, mais tive que fazer uma viagem de última hora e só cheguei hoje a tarde com aquela vontade de riscar o C31 da minha cabeça... rsrsrsrs....
Relatório de testes:
1º Teste: Capacitor 100pF => Procurei na sucata da minha loja e não achei. Fiz um amigo abrir a loja para pegar um pra mim. (rsrsrs)... Achei o fio ver/azul, fiz um pequeno corte e soldei uma polo do capacitor no fio e outro aterrei direto na bateria. Liguei a moto e infelizmente depois de alguns segundos, na segunda marcha, o bendito C31 apareceu. (retirei o capacitor)
2º Teste: Fio Paralelo => Desconectei o fio marrom do chicote. Soldei um cabinho 1mm e puxei diretamente ao pedaço onde havia soldado o capacitor. Liguei a moto e C31 novamente.
3º Teste: Fio Paralelo corte => Resolvi isolar o fio verde/azul totalmente do chicote e cortei ele perto da ECU e deixar somente o cabinho 1mm que havia soldado em paralelo. Liguei a moto e o C31 rindo de mim.
4º Teste: Fio Paralelo, corte e capacitor => Resolvi deixar o fio fora do chicote e colocar o capacitor aterrando na bateria. Liguei a moto, C31.
Me deu vontade de pintar aquele F1 de preto... rsrsrs.... Resolvi tirar tudo e voltar ao normal.
Como sou brasileiro, resolvi fazer mais uma tentativa;
5º Teste: Resistor em série => Fui a loja e peguei dois valores de resistores: +-120 ohm e +-220ohm. Cortei o fio do Sensor GP (azul/verde) antes do conector que vai para o chicote e coloquei o resistor de 120 ohm em série. Liguei a moto e ***SUMIU C31****. Quase chorei... rsrsrs.... Fazendo as medições de resistividade e tensão (V), a diferença em relação as medidas realizadas antes do resistor deram uma diferença muito pequena.
Antes
1ª Marcha: 0,9 V / 2ª Marcha: 0,33V / 3ª Marcha: 2,94V / 4ª Marcha: 2,58V / 5ª Marcha: 2,06V
Depois do resistor
1ª Marcha: 1,16 V / 2ª Marcha: 0,69V / 3ª Marcha: 3,03V / 4ª Marcha: 2,71V / 5ª Marcha: 2,22V
Dei uma voltinha boa na máquina e o F1 não apareceu. Tomara que tenha resolvido e não interfira nada no funcionamento.
Grande abraço pessoal!!
-
Rinaldo Hirai
Muito bom! Você improvisou um damper em série com o fio.
Parabéns Edu.
Baita abraço.
Parabéns Edu.
Baita abraço.
Rinaldo Hirai
-
Vladimir650
Edubacelar,
Boa, tá resolvido!
Se o meu voltar vc já me deu a solução.
Valeu.
Boa, tá resolvido!
Se o meu voltar vc já me deu a solução.
Valeu.
-
EduBacelar
Rinaldo e Vladimir estou com um pequeno receio que este procedimento possa enganar a leitura da ECU e fazer o consumo ou funcionamento da moto piorar.
Esto fazendo uma pesquisa e não achei nada até agora que ligue o sensor com o consumo.
Vamos testar e torcer! rsrsrs
Abraço!
Esto fazendo uma pesquisa e não achei nada até agora que ligue o sensor com o consumo.
Vamos testar e torcer! rsrsrs
Abraço!
-
Rinaldo Hirai
Bom dia!
Edubacelar, antes de mais nada podemos chama-lo de Edu?
Rsrs, só para simplificar, tem uma forma simples de mudar essa situação, você coloca um zener de 3,3 volts em série com um resistor de 220 ohms ligado a massa, como as tensões originais do sensor com a ECU nas marchas nunca passam de 3 volts, acontece o seguinte
quando o sensor passar pela posição de neutro a tensão vai a 5 volts, neste momento o zener entra na zona de corte e ajusta a tensão para 3,3 volts, e a ECU não vai ficar em "aberto" e com os 5 volts, quando muda a marcha e sai do neutro, o zener fica inativo,
é como se ele não existisse no circuito. Ele só vai entrar em funcionamento qdo a tensão superar 3,3 volts.
Abçs
Edubacelar, antes de mais nada podemos chama-lo de Edu?
Rsrs, só para simplificar, tem uma forma simples de mudar essa situação, você coloca um zener de 3,3 volts em série com um resistor de 220 ohms ligado a massa, como as tensões originais do sensor com a ECU nas marchas nunca passam de 3 volts, acontece o seguinte
quando o sensor passar pela posição de neutro a tensão vai a 5 volts, neste momento o zener entra na zona de corte e ajusta a tensão para 3,3 volts, e a ECU não vai ficar em "aberto" e com os 5 volts, quando muda a marcha e sai do neutro, o zener fica inativo,
é como se ele não existisse no circuito. Ele só vai entrar em funcionamento qdo a tensão superar 3,3 volts.
Abçs
Rinaldo Hirai
-
mcremonesi
[uote="Rinaldo Hirai"]... você coloca um zener de 3,3 volts em série com um resistor de 220 ohms ligado a massa, como as tensões originais do sensor com a ECU nas marchas nunca passam de 3 volts, acontece o seguinte quando o sensor passar pela posição de neutro a tensão vai a 5 volts, neste momento o zener entra na zona de corte e ajusta a tensão para 3,3 volts, e a ECU não vai ficar em "aberto" e com os 5 volts, quando muda a marcha e sai do neutro, o zener fica inativo, é como se ele não existisse no circuito. Ele só vai entrar em funcionamento qdo a tensão superar 3,3 volts.
Abçs[/quote]
Rinaldo e turma... no caso citado pelo Rinaldo e dos demais que estão tentando acabar com C31 ... estas idéias de "enganar" a ECU ... (coitada) ... não teria uma forma de eliminar este sensor ????
Abçs[/quote]
Rinaldo e turma... no caso citado pelo Rinaldo e dos demais que estão tentando acabar com C31 ... estas idéias de "enganar" a ECU ... (coitada) ... não teria uma forma de eliminar este sensor ????