Mirage 650: Opiniões de proprietários

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder

Voce está satisfeito com sua 650?

Sim
168
84%
Não
31
16%

Total de votos: 199
Sir_lancelot

Amigos, sou novo com a Mirage.
Confesso que me deixei levar pela beleza e só depois cai de mergulho nesse mar de ajustes que ja levam mais de 780 paginas. De cara, tive problema. Comprei usada uma 2011 vermelha.
Assim que o antigo dono foi me entregar a moto nao pegava... depois da primeira carga forçada levei logo pra um renomado eletricista de moto em fortaleza mudar o RR e os chicotes. tudo feito com qualidade, terminais e capas termo retratil..
o problema de pegar sumiu e tudo ficou bem. Na primeira viagem de fortaleza pra sobral (250km) com a mulher na garupa, a moto comecou marcar o pneu que ja estava bem gasto, e olha q a moto só tinha 6000km e desde entao... foi oficina atras de oficina que ja me tirou o tesao da moto. vou listar os problemas pra ficar mais pratico o texto:

- nao pega - Resolvido - Troca de RR e chicote (nao instalei ventoinha de pc)
- moto falhando e rodando com um cilindro só - REsolvido, a bobina tava uma ruim, foi trocada)
- Pneu cheio de marcas (fissuras) - Resolvido (foi serrado os exagerados parafusos que prendem o sissybar)
- Amortecedor fraco - Não fiquei satisfeito, mas comprei uma par de amortecedor original, continua dando fim de curso e o pneu pegando sob o banco.
- Pneu desgastado muito do lado esquerdo e numa viagem perdeu uma tira chegando a mostrar o arame. Como se um parafuso sob o banco tivesse ferido todo o pneu. Foi feito serviço de ajuste da balança, diminuindo o contra eixo para dar mais aperto na balança e feito um bom alinhamento.
- Troca de pneu - Fiz e ja rodei 500km e ja pegou sob o banco de novo. porem nao esta mais desgastando pela esquerda. A proposito tenho 88kg e a mulher 55.
- RAdiador furado - Resolvido - Aqui na cidade tem uma pessoa que fabricou um novo radiador de bronze, bem pesado por sinal, mas bem mais robusto e com colmeias de canaletas duplas por linha. Ficou identico ao original.
- REgulagem do farol - Nao acho eficiente, tenho que viajar toda semana pra fortalza a noite e acho fraco. A regulagem nao melhorou muito. Comprei ate uma lampada H4 de 55/60 mas nao instalei ainda pois tenho receio de derreter o bloco otico.
- Agora ta aquecendo - Pendente - Parada ou em baixa no transito, o motor esquenta muito, o display mostra de 5 a 8 marcas. E aí ferve e joga agua pela mangueira de respiro do tanque de agua.
- moto perdeu força - Aceleração esta mais frouxa, agora a segunda, terceira e quarta estao longas.. a quinta se entrar antes dos 140, parece que a moto nao vai sair do lugar. Antes era super sensivel.. tocava minimo no acelerador e moto respondia.. agora.. só forcando muito deu 170. isso depois de forçar muito a quarta pra quinta entrar e sustentar a aceleração.
- troca de marchas pesada - tem horas que as marchas nao entram se nao forçar, neutro com a moto ligada? muito dificil, quase sempre tenho que desligar em primeira e só ai o neutro entra facinho.. li que o rinaldo teve melhora com o oleo motul 10w40 e comprei apesar de bem caro (48,00 o litro em fortaleza, com desconto comprei por 42,00.
- por fim, fica acendendo o FI, vi com a dica do forum que é o c31, usando o botao de diag.

REsumindo, nao estou dando sorte. Ja gastei 2000,00 com a moto e nao confio em fazer uma viagem tranquilo.

Lendo as informações generosas de vcs e diante dos 3 ultimos problemas que ainda nao foram resolvidos, comprei o kit ignição (vela de iridium, cabo gol nkg, 2 bobinas da fazer ys, e oleo motul 10w40) um gasto enorme, mas nao entreguei ainda ao mecanico da kasinsk local aqui de sobral que ainda esta aberta e tem algumas peças. quero q ele resolva primeiro o problema do aquecimento. Depois vou pedir uma limpeza dos bicos injetores e por fim instalar o kit ignição novo.

Senti falta aqui no forum de uma lista que podiamos manter atualizadas, de todas as modifições/melhorias para essa moto. Temos sempre que ficar procurando, lendo paginas e paginas e por vezes algum assunto morre pelo caminho e la na frente varias paginas depois é dado como resolvido. Se a cada solução bem sucedido a gente atualizasse a lista, ficava facil de se consultar. Eu posso ajudar a construir isso e manter na seçao de arquivos.

No mais pessoal, quero parabenizar a todos, pela cordialidade a paciencia com novatos como eu e com a moto, pelas boas dicas, e essa amizade que vai se formando. É legal ver isso e espero poder ser mais um colaborador. Minha area é TI, trabalho com rede de dados e informatica a muitos anos. Conto a ajuda de todos pra ver se coloco a mirage em dia, ou entao vou ter que vende-la mesmo, a mulher ja nao aguenta mais e perdeu o tesao de viajar. pensamos em vender, fazer um consorcio, dar um lance com o valor apurado e comprar uma bulervard ou outro que seja mais confiavel. Contudo, ainda tenho esperança de pelo menos matar aquela expectativa de tirar o prazer que a mirage sugere com seu charme sedutor.

Abraço a todos.
mcremonesi

Sir_lancelot, bem vindo ao forum.

Apesar de seus relatos de deixam vc chateado com a moto, ela é uma excelente máquina.

Estranho vc dizer que o pneu trazeiro esta pegando debaixo do banco ... Eu tenho 110kg + garupa 65kg + bagageiro, nunca a minha pegou...amortecedor traseiro regulado na posição 4 mais duro.

Qual Motul vc comprou ? 4100 ou 5100 ... pelo preço é o 5100, pois o 4100 sai por +/- R$ 25 a 30...

Qto a lista sugerida, fique a vontade de criar...o pessoal do forum não quis abrir outro topico..acharam melhor concentrar td aqui...assim ficaria com muitos topicos por ai...

Troca de marchas pessada... desmotar a embreagem e verificar as molas... a minha estava com uma das molas com pouca tensão e não conseguia trocar as marchas na redução ... ja postado aqui.

Ascender F1, não seguinifica que é o sensor C31 esteja enviando erro para a ECU ... e se for ja tem posts aqui como o pessoal resolveu ou esta resolvendo.

Moto sem força .... Verificou a regulagem do TPS ??

Aquecendo ... verificar liquido de arrefecinmento do radiador, verificar valvula trermostatica se não esta com problemas, caso queira pode tirar a valvula.... como ja postado aqui...

Problemas com RR .. coloque um cooler que vai ajudar muito conforme os relatos aqui ... Troque a fiação do RR conforme ja postado ... melhora de 100% no sistema elétrico da moto...

Regulagem de farol ... vc regulou certo ? Pois a lampada dela original é H4 55/60 W ... ilumina bem.. pode colocar farois auxiliares...

Radiador de bronze... deve ter ficado pesado mesmo... passe para nós as considerações dele..rs... e fotos se possivel...

Motos estilo Custos, geralmente dão final de curso no amortecedor traseiro.... não é diferente com outros modelos....

Bem ... o pessoal pode ir complementando alguma informação a mais....

Abraços a todos
Imagem
riccoutinho

Sir Lancelot, eu tenho um arquivo word com vários problemas resolvidos e procedimentos e lista de peças de outras motos, todas as informações tiradas do forum, me manda seu e-mail por mp que te envio. fiz isso pq não entendo nada de mecÂnica de motos e isso me serve de guia.
Acredito que sua suspensão deva estar no mais macio, regula para o mais duro, tb nunca vi ninguém falar que dá fim de curso, mas quase todo mundo usa no mais duro.
Bem vindo e te garanto que a moto não é essa vilã que está se apresentando, aos poucos vc vai deixá-la com sua cara e vai confiar nela, eu só uso para viagens e todas longas, nunca fiquei na mão, só uma vez deu problema mas me levou ao destino do mesmo jeito.
Lamento não poder ajudar mais, porém tem gente de sobra aqui pra isso.
Abraço.
Rinaldo Hirai

Bom dia!

O pessoal aqui ja praticamente respondeu a maioria das suas indagações Sir Lancelot,
O Coller(ventoinha no Brasil, rsrs) é muito importante para o bom funcionamento
do Retificador/Regulador, e realmente falta um tópico fixo, no qual somente seria
postadas as soluções para problemas, eu até tentei, mas ficou perdido pois todos
assuntos "rodam" por esta pista, e o congestionamento é constante.Rsrs
Mas o Bronze não é um bom trocador de calor, o melhor dentro da questão custo beneficio
é o aluminio, pois esquenta rápido mas também esfria rápido, mesmo o de aluminio tem
que ser usado material fino, para ter eficiência na troca de calor, o que pode
parecer frágil, mas cumpre o papel, desde que o fluido+água não tenham componentes
químicos que ataquem o aluminio, até xixi de cachorro corroe o aluminio.
Como a região onde você mora é de clima bem tropical, peça ao mecanico para retirar
a válvula termostática, o fluxo e água melhora muito e a refrigeração fica mais eficiente
e o motor agradece, esses problemas que você citou de perda de força, aceleração lerda
ruim de pegar, motor com marcha lenta "quadrada" ocorrem devido ao aquecimento do RR,
por isso a recomendação da ventoinha para resfriar o RR.
Ele quando muito quente desestabiliza toda a parte elétrica da moto e como a mirage é EFI,
ja viu o que dá.
Até a embreagem com o motor muito quente começa a não funcionar direito, pois o óleo
fica muito viscoso, e essa viscosidade do óleo "gruda" os discos de embreagem e ela
não funciona como deveria, pois se os discos não "descolam" a força do motor fica sendo
transmitida para a caixa de cambio que fica com as engrenagens tracionadas e a troca
de marcha fica difícil. E com o motor muito quente o calor é irradiado para o RR, e ele
muito quente, como ja foi dito, entra em pane, e não carrega a bateria e com a falta de
voltagem, o ventilador do radiador gira muito mais lento e isso prejudica a
refrigeração e por consequência o motor esquenta mais, é um circulo vicioso da pior
espécie.

Desculpem mas não tem como explicar isso tudo com um texto curto.

Abçs
Rinaldo Hirai
Sir_lancelot

Amigos, Vcs são demais.
Entrei hoje no forum e já recebi tanta atenção. Fico feliz. Volto a ter esperança. A verdade eh q o pessoal da CC nao tem muito conhecimento e muita coisa vai no chute, o que inversamente proporcional a paciência da gente.
Mas se guiando por orientações mais seguras, volto a ter esperança. Combinei na CC de levar a moto e o gerente lá muito gente boa e amigo, pediu ao mecânico para dar atenção exclusiva a minha moto. Quero hoje preparar um lista de tudo q eh sabemos que tem q ser feito pra melhorar e vou levar amanha. Quero acompanhar tudo. A temperatura esta um mistério. Abriram todos os mangotes, nada furado ou com vazamento, a válvula ta lah, apesar de nova e com funcionamento bom ele trocou por uma zera pra testar, mas o problema continua. Andando consegue em 4 barras e parando no transito sobe rápido para oito barras. Sera que só tirar a válvula resolve o problema? Nao acho q seja a causa do problema afinal já eh a segunda e ambas estão boas. Sei que melhora, mas se houver um outro problema, nao vai ficar 100%. To pensando encomendar outro radiador, um original da Kasinsk, vi no ml q um cara tem 26 pra vender a 300,00. A promessa era q o de bronze iria ficar ótimo e refrigerar mais. . . mas nada. Eu queria saber um passo a passo de como testar o sistema de arrefecimento. Pra saber se o radiador ta ruim ou eh outra coisa.

E Rinaldo, nao ae preocupe com os emails grandes. Eu tbm escrevo muito. A todos meu muito o obrigado. E quanto ao arquivo do word, nossa fiquei feliz em saber q ele existe. Vai ser muito útil amanha. Quero sim. Vou mandar em MP. Abraços.
Sasquatch

ei macho lancelot, rsrsrsrsrsr, bem vindo cara! sou do maranhão, aki faz calor infernal tambem!

tua moto só ta precisando de atenção e modificações, depois q tu colocar os pingos nos Is, vai ficar tudo uma maravilha, relaxa! eu ja fucei minha moto em tudo, só falta de cabeça pra baixo e ta MARA, nenhum problema?

pelo teu texto, posso comentar rapidamente o seguinte:

da uma checada no TPS
troca a grade da capa do radiador para outra que passe mais vento
use um aditivo BOM (importantissimo)
coloque o cooler
faça o fio do RR
verifique se a bateria ta ok
checar tensao da correia e alinhamento de roda sempre
checar regulagem dos amortecedores, essa do parafuso do sissy tocar no pneu é nova pra mim só pode ta ligado diretamente com a suspensao traseira! batente ja deve ta estourado
verificar bobinas, velas, cachimbos
tira a valvula termostatica fora, deixa só o oring
tanque no final tambem engasga dependendo da sujeira da gasolina q fica ali
faça botao pra desligar o farol
faça o reset da moto por fim

se eu lembrar algo mais comento!
flavianocg
Contato:

Bem vindo, Sir lancelot. Realmente é muito gratificante participar deste grupo, pois aqui ficamos sabendo de todos o problemas e soluções e podemos contribuir. Felizmente fiquei sabendo deste grupo 6 meses antes de comprar a moto, então quando peguei já fiz praticamente todas as modificações o que me ajudou bastante a não ter problemas elétricos até o momento. Quanto aos amortecedores, aconteceu comigo também só que não foram os parafusos do sissibar e sim dos suportes de alforges que vão no mesmo lugar e por serem muito longos tive que serra e deixar rente a porca que fica por baixo do paralama pois caso contrário o pneu pega na ponta destes parafusos e rasga bastante(marca feio o pneu). peso 110 e a mulher 70 mais bagagem, ai já viu a minha anda sempre no limite. Lembre-se amortecedores regulados no mais duro sempre.
Rinaldo Hirai

Sir Lancelot, já que vão dar um revisada na menina, pede para eles abrirem a bomba
de água, o Pedro de Lavras teve problemas de aquecimento e éra a hélice da bomba
que estava solta, foi aberto e presa no parafuso e resolveu até a chegada de uma nova hélice, pois a dele quando soltou ela bateu e quebrou acho que 2 pas, não lembro
exatamente. E você percebeu se o ventilador do radiador esta funcionando?
Se tudo estiver em ordem, pode ser que o radiador foi feito muito reforçado
em bronze e ele demore a refrigerar a água.

Abçs
Rinaldo Hirai
Sir_lancelot

Oi rinaldo,

Entao, tbm tenho suspeita do radiador. Ontem pedi para o pessoal abrir a bomba e a helic estava no lugar. Pelo que entendi, ela gira pelo motor da moto, ficando evidente quando abrimos apenas a helice certo? ou teria que abrir ela todinha?

Quanto a valvula, é aquela que fica num copo entre os dois cilindros e tem um mangote para cada um né? abre aquele copo e remove aquela valvula, correto?

Eu cheguei a conclusao que o ideal seja mesmo comprar outro radiador.. Pena que o de cobre que antes era tao promissor, agora me gera tanta duvida e a incerteza diante do problema. la se vi 300,00 pelo ralo. Mas vamos pra frente.

Hoje tive que viajar para Marco, uma cidade que dista 100km dqui.. fui na moto. Parece que voltou a responder bem o motor. Pra testar forcei um pouco e chegou a 200km/h, foi a unica esticada rapida. Nao costumo ir tao longe nessas aceleradas. mas agora esta aparentando normal, ou seja, consigo na 5a. marcha ir de 90 a 200km/h. Antes quando fica fraca, a 5a só tinha forca se a 4a. entregasse no minimo 135km/h, e ainda ficava sem força nao passando de 160, respondendo com lentidao exigindo longe trecho de estrava pra chegar a essa veloc. Vai entender. Agora parece q voltou ao normal e nao foi nada ainda. Nem o kit de ignicao que comprei eu instalei ainda.

Mas tem uma coisa que observei: quando ligo a moto de manha, todos os leds da laterna traseira acender direitinho, basta eu dar uma voltinha na quadra, pronto, ficam menos da metade. sensor do freio dianteiro, nao esta acendendo direito tal lanterna, com se estivesse com mal contato ou roubando correndo. Mas vou amanha, reforma a malha a partir do negativo da bateria, instalar o cooler no RR, e colocar o cabo paralelo com fusivel no chicote que vai da bateria ao rele de partida. Vamos ver se tudo isso melhora a parte eletrica a coisa fica mais estavel. Vou rever todos os contatos tbm. Tem alguns que indiquem como prioridades?

agora algo me preocupou, percebi na base do cilindro traseiro, depois dessa viagem a marca que fui e voltei em media a 150km/h, que havia oleo do motor pelo lado de fora, rodeando o bloco do cilindro. passei o dedo e veio um monte de oleo, bem clarinho.. percebi como se estivesse vazando na junta do cabeçote. nossa, só espera que nao seja o q estou pensando.. a moto se comportou bem na estrada, mas aqueceu bem tbm. se parasse e ficasse em ponto morto e marcha lenta..em menos de 5 minutos, 8 barrinhas de temp. mas rodando, ficava sempre em 4 barrinhas, ja que o vento ajuda a refrigerar.

amanha é o dia e vou fazer a lista hoje. Estou esperando o arquivo que o coutinho vai me enviar pra eu dar conferida em todos ajustes positivos ja validados no forum.

ah e qto ao ventilador, está funcionando, mas assim, eu ligo a moto, deixo funcionando em neutro, depois de um tempo ele entra. e quando estou rodando as vezes paro pra olhar e ele esta lá funcionando. Só nao sei se esta partindo no tempo certo e pelo tempo certo. Nao sei como avaliar isso. Mas esta funcionando.

Sasquatchm e mcremonesi valeu pelas dicas, vou colocar na minha lista pra amanha.
Qto ao TPS, fiz o teste como o Rinaldo explicou num passo a passo, colocando um on/off no conector de diag, e depois da inicialização completa da moto, liguei em on o diag e apareceu lá o C com o tracinho em cima. Pra pegar ela esta perfeita e nao morre, é estavel, nao falha, fica direitinho. Entao qto ao TPS, estou mais tranquilo, a menos que tenha alguma coisa que nao me atentei ainda e que tenha a ver com ele.

é isso pessoal. Agradeço a ajuda de todos. Vou postar fotos depois, tanto do radiador de bronze como desse vazamento de oleo. . . Abçs
riccoutinho

Lancelot, vc não mandou o e-mail. No aguardo.
Responder