Mirage 650: Opiniões de proprietários

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder

Voce está satisfeito com sua 650?

Sim
168
84%
Não
31
16%

Total de votos: 199
Vladimir650

Se colocar uma resistência equivalente a segunda marcha, por exemplo, no fio que vai para a ECU, o erro deve sumir mas precisa testar porque a ECU vai entender que a moto está sempre em segunda marcha.

Pensando bem, pode ser um teste interessante, pois ela deve mandar injetar mais nas marchas mais baixas, ou seja, em quinta a ECU vai mandar injetar para segunda. Vai ser um Booster. Kkkkk

Já já vou fuçar.

Pra ficar mais fácil o entendimento do pessoal, segue um esquema semelhante ao da Mirage, com valores de resistência diferentes.

Imagem
Rinaldo Hirai

...
Rinaldo Hirai
Rinaldo Hirai

mcremonesi escreveu:Rinaldo, será mesmo esse o motivo do F!1=C31 a troca de marchas de forma mais suave?

No meu caso, com a embreagem fazendo aqueles barulhos esquisitos, comecei a trocar de marchas mais suave, principalmente para sair em primeira mudei a forma de conduzir o acelerador+embreagem...e mesmo assim não apresenta erro na F1.

Creio que deva ser sim algum problema de contatos no sensor, pq tbem qdo ele molha as vezes ele pode gerar erro...

Opinião...
Marco, sinceramente eu não posso afirmar nada, os comentários postados sempre são muito vagos, não há uma descrição detalhada do fato, então estou "caçando" o que poderia causar essa informação da ECU - C31.
O sensor de neutro além dessa função faz parte do circuito que libera a partida, tem 2 diodos retificadores para "isolar" eletronicamente as duas funções, mas o sensor de embreagem pode interferir com o sensor de neutro, assim como na redução de 2a para 1a
há um espaço no vazio que é o contato do neutro, nesse ponto é que deve gerar a informação de erro, teve um amigo aqui do fórum que levou em um mecânico conceituado, e explicou o problema, o mecânico deu umas voltas com a moto e não deu o defeito, ai o amigo pilotou e deu o F1, ele ficou sem entender, esse problema intermitente é "dose",
são os piores problemas a resolver, na minha nunca deu esse C31, o único F1 foi C24 que foi a bobina de ignição traseira e só, ah e a embreagem ficou excelente com as modificações, e o barulho de esfregão é causado por 2 anéis que ficam no meio do ultimo disco de embreagem a função dos anéis seria para ajudar a descolar os discos quando a embreagem é acionada, mas não ajudava nisso e conforme o momento, eles dão um bruta atrito entre o disco e o cubo. e os discos separadores eu picotei todos os 6 dos dois lados.
A embreagem faz o cambio ficar muito macio, pois não fica tracionando o cambio quando acionada, e na arrancada se soltar meio rápido o manete a frente da uma levantadinha coisa que nunca senti com o sistema original.

Abçs
Rinaldo Hirai
EduBacelar

Pessoal boa noite.

Rinaldo pensei em pegar o sensor velho que troquei e fazer uma ponte entre os contatos da segunda e terceira marcha, logo para saber se pode ser algum erro de leitura da ECU. Também pensei em abrir o sensor na parte de trás e trocar o resistor da segunda marcha para um com a mesma resistência que o da terceira marcha mais aquele silicone preto é terrível para tirar. Fiquei uns dez minutos tentando e depois desisti... rsrsrsrs)
Só queria saber se essa diferença de tensão (V) entre as marchas poderia afetar alguma coisa no funcionamento da ECU.

Vladmir já testou se com a moto desligada, só com a ignição ligada e o cambio nas respectivas marchas que acontece o erro o F1 (C31) aparece???

Rinaldo trabalho com Segurança Eletrônica e sou formado em Engenharia Elétrica desde 2011. Não sou muito chegado em eletrônica mais quebro o galho em pequenas coisas... rsrsrs

Grande Abraço!
Vladimir650

Hola muchachos,

Bueno, dei uma fuçada. Não mexi muito pois tive que trocar óleo e filtro da moto que uso diariamente, aliás que moto excelente, 48500 km.

Fiz uns testes, o FI voltou a acender. Nas medições o sensor está ok então desconfiei do fio que leva a informação para a ECU, pois o chicote da Mirage é bem xumbrega, se é que me entendem.

Ignorei o fio original e passei outro fio do sensor até a ECU soldando nas pontas e eliminando terminal.

É muito cedo para saber o resultado, mas no teste que fiz com a moto no cavalete, engatando, tracionando, deixando ela esquentar até ligar ventoinha, o problema não apareceu. Não pude sair para rodar.

Amanhã darei uma volta e saberei melhor.
EduBacelar

Pessoal acabei de fazer alguns testes de resistência e tensão (V) no sensor velho (fora da moto) e no novo (conectado na moto).

O velho fiz a medição direta no sensor. Medindo a resistência entre os contatos e o fio marrom (Sensor Velho):
1ª Marcha: 296 ohm ou 0,296 K
2ª Marcha: 98 ohm ou 0,098 K
3ª Marcha: aberto (sem contato)
4ª Marcha: 1,5 K
5ª Marcha: 960 ohm ou 0,960 K
1ª Marcha: 500 ohm ou 0,5 K

Sensor novo conectado na moto, apenas desconectei do conector que vem da moto.
Usei o aterramento da moto como os contatos e fui trocando as marchas e medindo:
1ª Marcha: 397 ohm ou 0,397 K
2ª Marcha: 111 ohm ou 0,111 K
3ª Marcha: 1,99 K
4ª Marcha: 1,49 K
5ª Marcha: 997 ohm ou 0,997 K

Quando reconectei o conector que vem da moto, liguei a ignição e fui trocando as marchas, desta vez medindo a diferença de tensão (V) entre o fio marrom e a carcaça da moto:
1ª Marcha: 0,9 V
2ª Marcha: 0,33 V
3ª Marcha: 2,94 V
4ª Marcha: 2,58 V
5ª Marcha: 2,06 V
Neutro: 5,22 V não sofrendo queda de tensão pois o circuito estava aberto.
Vladimir650

Edubacelar,

Não cheguei a verificar o erro com o motor parado.

Essa idéia de jumpear o contato da terceira com a segunda acho válido.
Tenho dúvidas se afetaria essa variação de tensão entre as marchas, a ponto de prejudicar a injeção. Se meu problema voltar estou pensando em testar com uma tensão fixa. Atualmente a hyosungsource só tem pra vender o sensor com um único contato, ou seja, não tem essa variação de resistência entre as marchas. Vou acabar perguntando sobre para o Mr. Lee.
Rinaldo Hirai

Edu, eu percebi que você tinha o "linguajar" de quem tem intimidade em eletrônica rsrs,
Eu sou apaixonado por eletrônica a mais de 40 anos, quando comecei era tudo montado com válvulas e os transistores estavam se firmando, e ai fui me atualizando, projetei e montei muitos equipamentos para uso na minha atividade profissional, e no hoby de radioamador, fui fissurado no radioamadorismo, mas o que mais gosto é a eletrônica industrial, mas voltando a "vaca fria", não sei em que nível de incomodo esta o seu problema de C31, você pode tentar interromper o fio que leva a ponte resistiva a ECU, é o fio verde com lista azul, e colocar um resistor a massa começando com o valor da 1a marcha, tem que interromper perto da ECU pois assim o sensor vai ficar só com a função de acender a lâmpada de neutro e liberar a partida, como o resistor vai ter valor fixo estabelecendo uma tensão na ECU, a mistura de combustível quem vai controlar uma possível diferença será o sensor de O2 no escape, ele vai informar a ECU e esta vai corrigir a mistura.
O jeito é testar,

Abçs
Rinaldo Hirai
Sasquatch

desde 2012 a aquila tem 2 sondas la fora e no Brasil..........

Imagem
Vladimir650

Teste nr. 2 = OK, rolezinho curto até a padaria sem FI, trocando primeira, segunda e terceira.

Teste nr. 3 = mais tarde

Edubacelar, acho que já dá pra pensar em testar na sua.

Sasquatch, não vendem nem com 1 sonda, vão trazer com 2...

Segue foto em sua homenagem, sabe por que?

Imagem
Responder