Shadow 600: Diagnose de defeitos

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

As válvulas de admissão e escape foram reajustadas?
Imagem
CostaSR
Mensagens: 116
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:30
Localização: São Paulo
Contato:

Turco_Nassar escreveu:...O mecãnico me disse que tudo foi feito pois havia dado "calço hidraulico"...

...5. Percebi que sai um quantidade razoavel de gasolina pelo escape. Normal???
Cara, pelo seu relato acho que consertou apenas o efeito, mas não a causa. Calço hidraulico é a presença de qualquer líquido em excesso na câmara de combustão, o que impede a compressão pelo pistão. Enquanto não encontrar, e corrigir, o que está causando isso, corre o risco de ter que fazer nova retífica.

Pode ser gasolina ou água do arrefecimento, não importa.

Um teste que poderia ser feito é retirar as velas e dar a partida. Se houver algum líquido no motor, deverá sair pelo encaixe das velas.

Bom, essa é apenas uma suposição baseada no seu relato, mas acho que vale a pena investigar isso, nem que seja pra eliminar essa possibilidade.

Abração.
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Um exemplo desse calço hidráulico costuma acontecer na Mirage250 carburada, quando há vazamento de gasolina do carburador para dentro dos cilindros, seja por defeito na bóia do carburador, torneira de combustível ou bomba de combustível.

Quando ficava muito tempo sem ligar a Mirage (mais de 1 semana) e esquecia a torneira aberta, ao dar a partida o motor girava um pouco e travava fazendo um barulho seco. Para desfazer o calço hidráulico na Mirage250, eu engato 3' marcha com o motor desligado e empurro a moto para trás, fazendo com que a roda gire o motor. Com isso, a gasolina que gerava o calço devia escorrer para o escapamento, pois o cheiro era forte ao dar a partida novamente, agora sem calço hidráulico.

Um teste que você pode fazer é fechar a torneira de combustível toda vez que parar a moto. Na minha Mirage250, funcionou.

Outra forma de gerar calço hidráulico é deixar a entrada do carburador sem filtro de ar e pegar uma chuva brava! :shock:
Imagem
Eduardo storino
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Mai 2010, 12:58
Localização: Montes Claros

Amigo, sua moto ainda tem bomba de gasolina? Quanto ao calço hidráulico, pode ser também a ausência da bomba. Apesar de Rodar sem ela, a mesma impede a gasolina de ir direto ao carburados.
Eduardo
Avatar do usuário
Cesar Dhal
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Out 2013, 13:19
Localização: Rio de Janeiro

Fala Rapaziada das Sombras!!

Ricardo se eu fosse vc trocaria os escapes, vc mesmo disse que falta um abafador em um deles. Sugiro o Cobra reto 2" e 1/2, coloquei na minha e ficou muito bom.

Alguém disse algo sobre vibração da Shadow... isso camaradas é algo normal, mas acho que melhora com ajustes de carburador e válvulas, só uma sugestão.

Dark Star, procura na Garcia Japan motopeças pelo ML...
Achei algumas peças lá...
Talvez vc consiga essa peças,
Tem rodas, porrada de coisas, até motores, cilindro, pistões etc..
Detalhe, a maioria são de lojas e poucos são de particulares

Turco, isso de calço hidráulico é por que seu carbura esta com problemas, a sua é de um ou dois carburas? dois pode ser ausência da bomba ou defeito nela, um? Válvula de diafragma defeituosa junto com a torneira.
Bom sendo um ou outro, houve uma passagem de gasolina pro motor e encheu a câmara de combustão provocando o calço na hora de ligar, válvulas fechadas e a gasolina dentro não sai, provocando o estrago que vc falou.
Problemas também de regulagem de boia dos carburas, tem que desmontar e verificar as boias e estiletes.

Pirata tem uns conta giros eletrônicos que vc pode usar, eles usam os pulsos das bobinas para mostrar as rotações do motor.
Aconselho à todos também colocar um voltímetro nela para monitorar o regulador de voltagem de alimentação que esta por volta de 14,5 volts, por que se ele danificar, a bateria e o cdi vão pro saco.
Ai irmão é sentar no chão e chorar.... :cry:

Não estou falando isso a toa não, diante de relatos aqui e em outros foruns, e mais as dicas do welrod, é só acompanhar a sequencia e manter as sombras rodando macio.
Abraços rapaziada
Avatar do usuário
Cesar Dhal
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Out 2013, 13:19
Localização: Rio de Janeiro

RicardoCurth escreveu:E aí galera.

Estou com um escapamento esportivo - provavelmente um roncar - ele veio na moto, por isso não sei distinguir o modelo.
Quando uso o freio a motor ouço muita detonação pelo escape.
Uma das ponteiras não tem abafador...

Se alguém souber, apenas gostaria de saber se isso é resultado da mistura pobre ou pela ausência do abafador.
E se posso danificar alguma coisa por estar sempre na mistura pobre.

Acredito que a mistura esteja pobre, porque na estrada ela faz 27km com um litro.

Abraço.

Falae Ricardo!
A minha estava assim também, isso é alimentação, mistura rica, gasolina descendo sem queimar pelo escape.. provoca os estouro, voltas do parafuso de mistura, 2 e 1/8.
Usa gasolina premiun da Petrobras...tb melhora o desempenho...

Quanto ao escape, melhor trocar.
Tô no segundo e guardando o original.
O primeiro era um fortuna 3".

Abs.
SandroClaudio
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Abr 2015, 12:21
Localização: Niterói

Boa noite a todos.

Turco_Nassar
Você conseguiu identificar e solucionar esse problema, amigo? Estou passando pela mesma situação já tem um mês, acredito eu. No começo achei que o problema era bateria, pelo fato da moto já estar um bom tempo parada. Troquei a bateria e voltou a apresentar o problema (o mesmo que o seu), levei no mecânico para que fizesse uma revisão e ele não achou nenhum problema, segundo ele. Até então a moto estava funcionando corretamente, achei que ele pudesse ter mexido em algo e deu certo. Mas hoje voltou a ter esse problema. Não sei se é arranque, se a bateria não está carregando ou que poderia ser.

O barulho que ela fez deixa bastante claro que o problema está na parte elétrica. Quando faço chupeta ela liga sem problema. Vou levar no mecânico eletricista novamente, mas gostaria de saber se alguém sabe qual é o problema, ao menos pra que eu possa ter uma ideia.

Obrigado.
Avatar do usuário
Kabellos 01
Mensagens: 13
Registrado em: 30 Jul 2015, 10:21
Localização: São José dos Campos

Minha shadow ao alcançar 80Km trepida como se estivesse que fazer cambagem nas rodas .
A pergunta é a seguinte.....é preciso fazer cambagens ou coisa parecida na shadow?
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Kabellos 01 escreveu:Minha shadow ao alcançar 80Km trepida como se estivesse que fazer cambagem nas rodas .
A pergunta é a seguinte.....é preciso fazer cambagens ou coisa parecida na shadow?
Certeza que o problema é nas rodas? Ou a vibração é do motor?
Faça um teste: Na estrada, quando chegar na velocidade em questão, acione a embreagem e deixe a moto rodar livre, sem influência do motor. Se continuar a vibração, então o problema deve mesmo estar nas rodas. Leve a moto para fazer alinhamento dos raios, balanceamento e confira as condições da câmera de ar, pois se tiver massa anti-furos, pode atrapalhar no balanceamento.
Imagem
Avatar do usuário
Kabellos 01
Mensagens: 13
Registrado em: 30 Jul 2015, 10:21
Localização: São José dos Campos

Não consegui sanar o problema da trepidação e ainda meu mecânico percebeu que a roda traseira, quando engarupada, encosta no suporte da seta traseira fazendo desta forma uma marca no pneu.....a principio achamos que era pneu de tamanho diferente mas não é.
Seria algo que costuma acontecer nas shadow 600 ou fui premiado?
Responder