Jr.Gyn escreveu:
KKKK... se é para relatar problemas, então lá vai...
meu pneu traseiro está gasto só de um lado. O lado oposto ao disco de freio. O eixo da roda está bem alinhado, então o problema não é este. Alguém aqui já relatou este problema, alguém lembra se teve alguma solução?
Eu acho que isso é pneu mal calibrado, pensa comigo, a moto quando fica no pezinho parada, fica com a inclinação do pneu exatamente onde ele deforma e gasta. Logo acredito que isso seja ocasionado por ficar com o pneu com a calibragem baixa demais...
Então tú acha que ele deformou parado e, por estar deformado, ele gastou deste lado!?!? Porque gastar só de um lado por estar descalibrado é estranho. Até onde eu sei, o pneu descalibrado desgasta mais rápido mas de forma uniforme, o que faz gastar só de um lado é quando o pneu está desalinhado (comum em carro).
Bem, já que a zica está feita, será que se eu inverter o pneu para ele gastar o outro lado eu vou perder muito em aderência e dirigibilidade? O pneu ainda é o meltzeler original. Pelo que me lembro, a banda de rodagem dele invertida não fica muito "invertida" ... (alguém entendeu?) rssss...
Uma geração constrói a estrada onde a próxima trafega.
Jr.Gyn escreveu:
KKKK... se é para relatar problemas, então lá vai...
meu pneu traseiro está gasto só de um lado. O lado oposto ao disco de freio. O eixo da roda está bem alinhado, então o problema não é este. Alguém aqui já relatou este problema, alguém lembra se teve alguma solução?
Eu acho que isso é pneu mal calibrado, pensa comigo, a moto quando fica no pezinho parada, fica com a inclinação do pneu exatamente onde ele deforma e gasta. Logo acredito que isso seja ocasionado por ficar com o pneu com a calibragem baixa demais...
Então tú acha que ele deformou parado e, por estar deformado, ele gastou deste lado!?!? Porque gastar só de um lado por estar descalibrado é estranho. Até onde eu sei, o pneu descalibrado desgasta mais rápido mas de forma uniforme, o que faz gastar só de um lado é quando o pneu está desalinhado (comum em carro).
Bem, já que a zica está feita, será que se eu inverter o pneu para ele gastar o outro lado eu vou perder muito em aderência e dirigibilidade? O pneu ainda é o meltzeler original. Pelo que me lembro, a banda de rodagem dele invertida não fica muito "invertida" ... (alguém entendeu?) rssss...
Relatei isso aqui logo depois do Riccoutinho, e o meu já foi pro brejo, deformou pois estava desalinhado porém depois que alinhei fiz uma viagem longa e ele ficou beleza, dai do nada mais duas viagens e foi pro saco, ficou liso total do lado da correia( e isso como tudo reguladinho: correia regulada com tensiometro, distância medida com paquimetro a p*rra toda). Agora estou com pilot road2, por enquanto tudo normal estou deixando a moto parada quase em pé pois coloco calço no pé dela para ficar quase em pé.
Resumindo, não sei o que causou o desgaste.
Suspeita: balança, pois acho que as duas polias rodam desalinhadas causando o barulho na correia e desgaste prematuro do pneu.
Conforme relatei outro dia minha moto tinha dado problema na partida e realmente era o que suspeitava as buchas do arranque o mecânico da CC adaptou outras buchas da twister e ficou chique agora nem gira direito o motor e já pega.
A questão do pneu o original na minha moto também comeu errado, porém hoje com os michelin Road 2 e a cada 15 dias verificando calibração ta tudo perfeito lógico alinhamento da roda traseira também verificado sempre medindo ou com fita métrica ou paquimetro...
Essa questão do pneu aconteceu comigo também, mas eu ainda acho que é por andar com pneu descalibrado. No meu caso tem um agravante, porque eu ando sempre com garupa. A solução que encontrei foi usar sempre a calibragem máxima e ele parou de gastar dos lados.
Obs: o meu mecanico verificou alinhamento com paquimetro, correi e tudo.
a correia da minha moto estava sempre gritando. Verifiquei também que o pinhão estava estralando quando eu empurrava a moto. Então refiz a regulagem da correia, empurrei a roda um risquinho mais a frente. A correia parou de gritar, porém, ela ficou bem soltinha. Chega a encostar facilmente na parte de cima do protetor de correia inferior. E o pinhão estão fazendo uns ruídos muito estranhos, parece que há algo solto. Peguei uma chaves para abrir a tampa do motor. Com a chave número 8 fica muito grande, com a chave número 7, muito pequena, não entra nos parafusos.
Em minha M650, ocorreu a mesma situação, pneu original gastou do lado esquerdo, detalhe, isto ocorreu após 10.000 Km, hoje com 12000 Km, eu desconfiei da calibragem do amortecedor, lado direito mais carga. Conversei com um amigo que levantou a possibilidade da regulagem da suspensão dianteira estar com mais pressão do lado direito e provocando torção no quadro, outra possibilidade é ma´ distribuição da bagagem nas viagens. Troquei o pneu por um pirelli, fiz nova regulagem dos amortecedores e cuidar melhor da calibragem e agora vamos ver.
A história do pneu gastar mais de um lado repetiu-se comigo... Troquei o pneu traseiro com 9.000km rodados...e o dianteiro com 10.200km.
A correia, grita feito doida constantemente e é isso o que mais me incomoda na Mirage 650.. Já aumentamos e diminuímos a tensão, mas nada resolve e a encrenca continua cantando (parece que aumenta o barulho quando libero o acelerador).
Já coloquei até vela e grafite pra ver se melhora... mas passando uns dias, a "danada dá sinal de estar viva!!!".
Vou acabar passando óleo nessa correia pra ver se lubrificar o "gemido" some....rs
Pessoal eu ainda acho que essa questão do desgaste irregular tem muito a ver com a pilotagem.
Isso é raro em custom devido à menor potencia e pneus menos esportivos.
Eu já vi isso bastante em esportivas, especialmente depois de uma corrida com um numero maior de curvas pra um lado que pra outro. Isso acontece muito no Autodromo Megaspace de BH, tem uma etapa da copa ninja 250 lá e todas ficam com o lado esquerdo mais gasto.
Quem anda em regiões com muita reta, especialmente se abusa da velocidade em reta vai ter mais desgaste no meio. Quem anda muito em serra tem tendencia a ter mais desgaste lateral.
Aí vocÊs vão pensar é lógico que tem o mesmo numero de curvas pros dois lados (ou muito parecido). Porém se vocês avaliarem sua pilotagem vão perceber que fazer curvas para a direita é mais dificil que para a esquerda, acertei? 90% dos motociclistas tem um lado melhor, e destes a enorme maioria é para a esquerda.
Assim sendo provavelmente as curvas para esquerda são feitas mais rápido, e a aceleração na saida da curva é feita bem antes. Essa pequena diferença na entrada e saida da curva pode alterar imensamente o consumo de pneus.
O caso do Riccoutinho eu vi numa R aqui em lavras semana passada. O cara é muito bom de braço e faz curva muito forte, eu tava numa curva a uns meses na fernão dias a 180, penando pra segurar a moto com a pedaleira parecendo que ia ficar pra trás e ele me passou por fora como se eu tivesse parado, facil a uns 230-250 km/h. è engraçado, da minha posição dava pra ver pedaço de borracha voando do pneu (como na formula 1). Coisa que não acontece nessa mesma velocidade em reta.
Ele trocou o ultimo pneu traseiro com 2800km, pq a lateral tinha acabado!!!! já estava bem abaixo do TWI enquanto o meio ainda estava bem acima. Aí ele ficou zuando antes de trocar, fazendo burnouts, e levantando fumaça até o pneu estar ruim.
O ponto é que nossa CUSTOM, tem pneu de esportiva, potencia de esportiva e entre eixos de custom (o que aumenta o movimento angular traseiro na curva). Então o desgate do pneu é mais parecido com a das esportivas que das custom.
Eu sou fissurado com curvas, minhas pedaleiras já estão até soutando pedaço. Meu primeiro pneu gastou muito do lado esquerdo tbm, mas antes de ele acabar eu fiquei mais intimo com a moto e comecei a forçar o outro lado tanto quanto. QUando ele finalmente acabou (literalmente, ficou na lona de um jeito que nem segurava ar mais, longa história) as laterais ja estavam por igual.
O atual esta gastando bem por igual centro e laterais, pq não estou forçando tanto para economizar pneu.
E olha que é um CTS vagabundo! kkkk Está se encaminhando para pelo menos 10mil km enquanto o metzeler durou 8mil (e chegou na lona com 8 mil!).
Pneu e consumo é pilotagem e só.
PS: Eu tbm sempre conferi o alinhamento com parquimetro, e nunca precisei ajustar.
Abração povo!
Graças a deus pelo movimento no forum, tava ficando depressivo!
Conversando com o mecanico, acho que o problema é montagem e ou as polias e não a correia.
Minha correia foi retirada para limpeza duas vezes na cc. Até dar a merd* e ter que trocar.
A polia trazeira foi embora tbm.
Depois a nova ja tem 6mil e nunca fez barulho. Eu acho que o problema é a polia traseira. Que o barulho é no contato lateral entre polia e correia é óbvio. Acho que a retirada com limpeza e quam sabe lixar e polir este pontos de de contato resolva. Ou então adicionar um espaçador entre a polia e a roda, para afastar o ponto onde encosta.
O meu novo conjunto ainda encosta. No entanto não faz barulho nenhum. E ja peguei chuva e barro com ela. Pra falar verdade afundei a moto até a correia no barro (longa história). E não fez um barulhinho.
Eu tentaria essas duas coisas se ainda tivesse o problema.
riccoutinho escreveu:O meu como muitos sabem está gasto dos dois lados formando um V. Já desisti de tentar entender mas como o meio do pneu está novo não vou trocar por agora, e já até acostumei a andar nele assim.
Minha bateria nova chegou Ajaxx 14A, muito boa, a moto pega com vontade.
A correia está gritando quando empurro a moto, tenho inspecionado ela e não vejo nenhum gasto a mais mas ela está fazendo muuuuuito barulho. Nem estou muito preocupado que esse final de ano vou na cc trocar mesmo já que chegou a nova e nunca fui lá já que estou a 800 km de lá.
A minha faz este barulho empurrando, normalmente depois de uma viagem fica mais alto ainda, acredito que pela dilatação pelo calor.