Vulcan 900: Oleo

Moto: Kawasaki Vulcan

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jirschik
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glecio escreveu:Eu tambem estou com esta mesma duvida, sobre o oleo indicado pela kawasaki, para ser usado na Vulcan 900, mas pelo que pude ver aqui, houve uma troca de convite, mas pouco esclarecimento... :lol:

Abraçoooooooooo.
Glecio, eu não tenho uma Vulcan900, mas ainda assim te indico ver o manual do fabricante, pois o veículo é testado para rodar sob as condições de nosso país.

Um exemplo: Na tampa do recipiente de óleo da Mirage250, a especificação do óleo é 10W40. Porém, o óleo recomendado para ser usado no Brasil é o 20W50. Por que essa diferença? O óleo 10W40 é mais fino e indicado para ser utilizado em baixas temperaturas, como vários pontos da Europa, onde a Hyosung comercializa a Kasinski Mirage250 com o nome de Áquila. O Brasil, por ser um país mais quente, adota-se o uso de óleo mais grosso, pois quando esquentar, ele ficará mais fluido, mais fino, assim como o 10W40 indicado na tampa. Isso vale para muitas motos, diferente de marca ou modelo.

Esse é o manual em inglês:
http://www.kawasaki-techinfo.net/showOM ... ng_code=EN
É melhor você consultar o manual dos veículos comercializados no Brasil.

E como o calor desgasta o óleo, ele irá durar mais tempo se sua refrigeração for mais eficiente, como no caso de veículos com refrigeração líquida. Na Mirage250, que tem refrigeração mista de ar+óleo, troca-se a cada 2.500km ou 6meses, o que vencer primeiro. No caso dos veículos com refigeração líquida, como minha Shadow750, o óleo dura mais tempo e troco assim como recomendado no manual, a cada 5.000km.

É de boa prática trocar óleo e filtro de óleo em conjunto. Então, se trocas o óleo a cada 5000km, troque o filtro também. Mas se comprar na concessionária, possivelmente irás pagar o valor triplicado.

Para saber mais sobre óleo, bateria, gasolina, filtros, velas, procure no MotosCustom sobre os tópicos desses itens, já que eles são comuns a todas as motocicletas e há informações valem para vários modelos. Quer um exemplo? A vela da Honda Titan é a mesma utilizada na Honda Shadow750. A diferença está na quantidade: Titan = 1 vela, Shadow750 = 4 velas.

A informação sobre os óleos já estava respondida: Agora só completei com mais curiosidades que já existem nas milhares de postagens aqui do MotosCustom.

Abraço!
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glecio
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jirschik.... agradeço muito sua orientação, eu tambem enviei um email para e kawasaki la em manaus pedindo esclarecimento sobre isso, eles me enformaram algo bem parecido com o que vc disse sobre as temperaturas, mas o que eu gostaria de saber e se o oleo usado seria sintetico ou semi sintetico, quanto a especificação indicada por eles e 15w 50.
Castrol
LGallon
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Glecio, isso mesmo, eu to usando por enquanto o Motul 5100 especificado pela Kawasaki 15-50 e filtro fran... na próxima troca vou experimentar o óleo Ipiranga Moto Top Rider ( Sintético )Classificação API SM/JASO MA 2 que tem especificações melhores que o motul que é semi-sintético api-sl... só não sei o preço ainda...
Fugi da concessionária para este serviço, pois cobram mais de 200 conto (50 o litro do óleo e 75 o filtro), eu mesmo troco em casa o óleo e filtro e sai por 110...
Quanto a troca, to fazendo a cada 3000 km, porque sinto o cambio ficar duro a partir dessa KM.
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glecio
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LGallon.... passei hoje na conssessionaria Casarini kawasaki aqui na z.norte de Sampa e a informação que tive foi exatamente o que vc descreveu aqui, eles usam oleo motul, mas eu vou na sua e colocarei esse sintetico da ipiranga, eu uso pouco a moto, por falta de tempo, estou fazendo esta troca por que ja tem um ano e meio que peguei esta moto mas nem cheguei a rodar mil km ainda, mas o oleo ja deve estar vencido a muito tempo.

abraço e obrigado por sua orientação corretissima.
Castrol
jirschik
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LGallon escreveu:...eu to usando por enquanto o Motul 5100 especificado pela Kawasaki 15-50 e filtro fran...
Uma ressalva quanto ao filtro Fram, que eu defendia até ler os artigos indicados aqui:

viewtopic.php?p=221963#p221963

Eu não uso mais filtro de óleo Fram.

E quanto ao óleo, prestem atenção para não misturar tipos diferentes de óleos. Se hoje a moto utiliza um óleo mineral e você pretende trocar para um sintético, então troque também o filtro de óleo e faça essa troca com o motor quente, para escorrer o máximo possível. Há quem faça uma troca intermedíária nessa transição, ou seja, troca de mineral para sintético e roda por uns 200km e depois troca novamente por óleo sintético, agora com um percentual quase nulo de óleo mineral no motor. Nesta segunda troca, não há necessidade de trocar o filtro de óleo novamente.
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LGallon
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jirschik, obrigado pela informação, realmente a diferença de preço entre o original da kawa e o fram é grande...
pelas fotos que vc postou do comparativo entre o fram, orig honda e o k&n, percebe-se que o k&n tem aspecto superior de qualidade... já uso o filtro de ar da k&n, não tenho do que reclamar...

vc conhece alguém que teve problemas com o Fram?
jirschik
Moderador
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Não conheço quem tenha tido problemas com o filtro Fram, mas fiquei receoso com sua construção. Tenho usado o filtro da Mann. É provável que tenha também um modelo para a Vulcan900.
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glecio
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Gente... Filtro na duvida eu so compro o original kawasaki, ele e bem mais caro sim, alias eu acho caro demais comparado aos similares do mercado, mas como eu faço isso uma vez por ano por que tenho muito pouco tempo para usar a moto por que tenho outras duas, na duvida eu acabo fazendo isso mesmo, oleo... eu tambem procuro sempre o melhor, acho que vale a pena conservar o motor usando um bom produto, já que não deve ser nada barato uma retifica da Vulcan.
Fiz recentemente o motor de uma virago e gastei 2.800,00 portanto acho que pagar um pouco mais por um oleo e um filtro ajudam a preservar isso.
Mas voltando ao assunto do oleo... O motul 5100 realmente e um oleo muito bom e o indicado pela kawasaki, e todas as pesquisas que fiz e amigos que consultei confimam isso.

Abraço a todos.
Castrol
TitoFerreira
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Boa tarde galera!
Tudo em ordem?

Sempre utilizei o óleo mineral Motul 3000 - 20W50 na minha Vulcan 900 por andar pouco com ela (menos de 3000km no período de 6 meses), porem agora estou planejando uma viagem de mais de 3000km em questão de 1 semana, e como não quero trocar o óleo antes de viajar e depois fazer outra troca após a viagem (acredito que seria gasto desnecessário com 2 filtros em um espaço curto de tempo), estou pensando em colocar óleo sintético antes de viajar pra ela poder rodar mais, tirando a necessidade de trocar novamente logo após eu voltar de viagem.

Porem minha dúvida é na "validade" do óleo, sei que o mineral são trocas a cada 3000km rodados ou 6 meses na moto, e quais seriam as validades dos óleos Semi-sintético e os Sintéticos?

Desde já agradeço a ajuda.
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KIDMLIRONMAN
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Uso semisintetico Castrol 20w50 melhor custo benefício troco a 6.000km ou se rodar menos de 3000km troco 8 meses. Este óleo suporta até mais que 6000km digamos que você rode 1000km Dia e seis você 6000 kmna conta nessa tocada digamos 15 dias 12000 suporta esse óleo Sintético puro roda 15000 em tocada única.
KIDML IRONMAN
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