HD: Modelo e dicas para iniciantes

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
Piloto737NG
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Ago 2013, 18:35
Localização: Goiânia

Beleza Bruno até ai sem problemas mas o que mais me preocupa é: como é a pilotagem? Dificil?
Seria muita moto pra mim de cara? Porque nunca tive nem Honda Biz... e isso me preocupa um pouco.

Abraço
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Piloto737NG escreveu:Beleza Bruno até ai sem problemas mas o que mais me preocupa é: como é a pilotagem? Dificil?
Seria muita moto pra mim de cara? Porque nunca tive nem Honda Biz... e isso me preocupa um pouco.

Abraço
Ae Kamerad...

Quando resolvi andar de moto em 2001, aos 38 anos de idade, eu resolvi também que deveria "subir a escadinha".

Comecei com uma Daelim Magma VT 125, depois tive CB400, CB450, Savage 650, Sportster 883 e ohe estou com uma Harley FX 1450... e não me arrependi de ter feito essa escalada...
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Tudo depende, eu comprei minha primeira moto em 2002, uma Virago 250 ano 2001, fiquei com ela um ano, fiz uma viagem com o meu motoclube e alguns passeios com a minha mulher, não rodei nem 6mil Km com ela. Em 2003 troquei ela em uma Virago 750 1994, uma moto bem mais pesada e potente, na verdade foi com essa que eu peguei prática etc...

Estou com a minha 883 desde 2009, e acho ela bem mais na mão que a Virago, apesar de ser mais arisca também.

Não sei se há a necessidade de ir aos poucos,acho que se você tem noção das suas limitações de iniciante e tem paciência não vejo problema. Acho que se eu tivesse comprado uma moto pequena ao invés da Virago eu talvez tivesse desanimado de rodar.
BRUNO - VERMES M.C.
Avatar do usuário
zecabemfica
Mensagens: 209
Registrado em: 16 Jan 2011, 17:38
Localização: Porto Alegre

Piloto737NG escreveu:Pessoal,

desculpe se o tópico é repetido mas tenho uma dúvida gigantesca: nunca tive moto, estou tirando carteira agora e gostaria de saber de vocês o que acham: seria muito arriscado pra mim comprar uma moto custom como primeira moto ou seria melhor uma naked? (pra quem já teve pode me explicar acredito). Estou na dúvida entre a Yamaha XJ6N e a HD Iron 883 (estilos bastante diferentes porém que me agradam)

Também li bastante coisas sobre a Iron 883 e me desanimou muito o que li: vibra demais ao ponto dos retrovisores sairem do ponto, muito baixa (nas ruas de Goiânia ficaria sem o escape na primeira esquina) e esquenta demais.

É verdade isso?

Se alguém puder me ajudar agradeço porque não sei qual estilo seria mais adequado pra minha pouca experiência.

Abraços
Amigo, embora eu não tenha nenhuma das motos citadas, vou tentar auxiliar.
Vou partir do pressuposto de que não pretende fazer a "escadinha" como o Russo. Na maioria dos casos, é isso que a gente faz. Eu fiquei muito tempo sem moto e, antes de pegar a MT-03, comprei uma XL 125 pra me re-familiarizar com as duas rodas hehehe.
A XJ, por ser uma nacked de 4cil, além de andar bem mais que a Iron, o motor funciona em giros mais elevados... basta você dar uma olhada nos vídeos do youtube e verá que essa nackeds foram concebidas prá andar em altas velocidades.
A Iron tem um motor muito forte, mas que funciona num giro mais baixo.
Eu já tive oportunidade da fazer um tesd drive na 883 e gostei muito!
Hoje tenho uma Drag 650 e, em comparação à MT (que não chega a ser uma nacked), oferece uma pilotagem bem mais tranquila...
Na minha opinião, a Irom é uma moto mais "mansa" do que a XJ, e por isso me parece mais adequada prá quem pretende iniciar.
Por favor, pessoal que tem HD não me interpretem mal, quando falo mais "mansa" não me refiro a qualidade ou força do motor, apenas na característica de funcionamento heheheeh
espero ter contribuído e aceito que os amigos façam as correções pertinentes...

grande abraço a todos!
VAMO QUE VAMO!
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Mas é mais mansa mesmo, apesar da cilindrada as 883 não tem a final nem a aceleração de uma XJ6, Hornet etc...

A questão é que essas outras motos tem a relação preparada para correr, o que pode ser complicado para quem ainda aprendendo.
BRUNO - VERMES M.C.
torresbeto
Mensagens: 609
Registrado em: 27 Jun 2012, 20:57
Localização: São Paulo

Olha essa questão de fazer escada ou ir direto na que quer é relativo...

Eu fiz a escada. Tive uma Neo, depois a Mirage, e agora estou na 883

Se tivesse passado direto pra 883 talvez nao estivesse aqui pra contar... pq a diferenca eh bruta e se nao tover nocao de transito, velocidade, frenagem e curvas, eh muito facil se perder em uma moto maior... no comeco eh facil errar e se perder, mas se tiver o limitador da potencia, que eh encontra nas menores, talvez de tempo de corrigir... nas maiores a margem de erro diminui e muito...

Mas depende muito do piloto e daquela coceira gostosa que da na mão direita quando estamos pilotando
Não importa qual a sua moto, o vento é o mesmo para todos!
Imagem
Bruno_VermesMC
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:54
Localização: Campinas

Uma das minhas restrições à escadinha.

Para quem pensa na moto como um Hobby, e ainda mais para pegar estrada. Começar com uma moto muito fraca, além de desanimar não vai te ajudar. Certas motos eu jamais colocaria em uma estrada (Neo, Biz, Burgman)
Pega a 883, acostuma com ela, um - dois meses, depois colocar em uma estrada tranquila e vai.
BRUNO - VERMES M.C.
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

Bruno_VermesMC escreveu:...Certas motos eu jamais colocaria em uma estrada (Neo, Biz, Burgman)
...
rss de Neo eu entendo, como o amigo Torresbeto, tive uma 2008 e fui duas vezes à praia com ela, coisa de 136 kms para ir e outros para voltar e como o limite à época na parte que transitava na BR 290 era de 100 kms/h (hoje é 110) ela ia de boa...rs

Mas falando em escadinha eu sai da neo e fiquei 4 anos sem moto (motoneta né...rs) e aí fui direto para a shadow 600 :lol: Para mim foi tranquilo a convivência inicial com uma moto mais pesada, bem mais pesada diga-se de passagem :shock: . Então, esta questão de pegar uma HD até por ela ter um motor de arquitetura mais tranquila baixo giros e torque se manifestando já nos giros mais baixos é relativo. É ter cuidado nas manobras em baixa velocidade que o resto depois que ela começou a rodar a coisa fica mais tranquilo. Indo em uma tocada mais devagar no início, dentro dos limites de cada um e da rodovia.

Um abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

Também sou do time da "escadinha", é bom saber ate o que você pode ou não fazer antes de ter 200/300 kilos no meio das pernas e motor de sobra :wink:
Paulo Moura
roddy
Mensagens: 77
Registrado em: 19 Fev 2010, 14:24
Localização: Campinas
Contato:

Acho que a escadinha ajuda sim, mas não precisa ser algo muito longo não...
eu sai de uma Kansas 150 e fui para a 883.

Sim, tem muita diferença na pilotagem, mas isso é uma coisa de consciência. O cara não pode pegar e sair querendo entrar nas curvas da forma que faz com uma 150 que vai tomar chão mesmo.

Embora a 883 seja potente, não é moto que dá aquela velocidade absurda na saída. O maior risco dela são nas curvas rápidas e tb nas lentas. Nesse último, o peso dela é o maior inimigo para quem está começando.

Acho que já me acostumei com a minha, mas como o excesso de confiança é o melhor inimigo, sou do time daqueles que sempre vai ter muito para aprender e principalmente muito respeito com a máquina... rss
If you're an Elvis' fan, no explanation is necessary. If not, no explanation is possible
Responder