Vlw Renan Muito obrigado pela ajuda, tenho hora que fico meio cabreiro por causa da manutenção dela.. peguei moto de garagem o ex dono quase nunca saiu com a moto e tbm não cuidava muito só deixava lá parada.
se poderem dar umas dicas em modo geral, limpeza manutenção ou algum vídeo que ajude eu que sou leigo no assunto agradeço..
de Resto estou baseando pelo manual do proprietário msm..
Vlw Obrigado..
Shadow VT600C: Radiador - Arrefecimento
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda
Brother, de uma bela xeretada aqui no tópico da Honda, tem basicamente tudo com relação a manutenção básica dela.xandypf escreveu:Vlw Renan Muito obrigado pela ajuda, tenho hora que fico meio cabreiro por causa da manutenção dela.. peguei moto de garagem o ex dono quase nunca saiu com a moto e tbm não cuidava muito só deixava lá parada.
se poderem dar umas dicas em modo geral, limpeza manutenção ou algum vídeo que ajude eu que sou leigo no assunto agradeço..
de Resto estou baseando pelo manual do proprietário msm..
Vlw Obrigado..
AJ, só te dando um feedback, depois de rodar 600 km numa viagem curta encostei a motoca no sabado para ver qual era o problema com o arrefecimento.AJ Souza escreveu:Renan será que não há problema no termostato que não ta abrindo a contento aí forçando o sistema, com uma pressão além do normal, de modo que o líquido de arrefecimento não circula pelo sistema?
Ou a tampa do radiador não está boa, de modo que sia a pressão por aí e não pressuriza o sistema direito?
Estou me basiando na lógica dos carros...rs
Rapaz, era sujeira! A minha garrafa de expansão e o sistema como um todo estava mais sujo que garrafa de coca-cola!
O mecânico passou 1 dia desmontando e limpando as peças, e no outro fazendo testes para ver se a luz do arrefecimento acendia, se a ventoinha tava ligando, se estava vazando etc. E aparentemente tudo está ok agora, não sei se é o efeito homeopático, mas estou sentindo até o motor funcionar melhor.
Agora é rodar para ver, mas fiquei feliz de não ter sido a tampa do radiador nem a bomba de agua!
Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Olá Renan,
Algum tempo atrás conversei com você, pedindo dicas sobre a Miragem 250, e voce pacientemente me fez um belo relatório, que junto com as minhas deduções me fizeram tbém optar por uma Sombra VLX 2000.
Muito boa a Moto. Apesar de andar pouco, é muito gostosa. Adquiri já faz ha 3 meses.Ainda não deu tempo de pegar um asfalto.
Como o mundo é pequeno, inclusive sobre duas rodas, nos encontramos aqui, procurando aprender como resolver problemas de arrefecimento...rs rs rs
Abraços aos SOMBREIROS.
Algum tempo atrás conversei com você, pedindo dicas sobre a Miragem 250, e voce pacientemente me fez um belo relatório, que junto com as minhas deduções me fizeram tbém optar por uma Sombra VLX 2000.
Muito boa a Moto. Apesar de andar pouco, é muito gostosa. Adquiri já faz ha 3 meses.Ainda não deu tempo de pegar um asfalto.
Como o mundo é pequeno, inclusive sobre duas rodas, nos encontramos aqui, procurando aprender como resolver problemas de arrefecimento...rs rs rs
Abraços aos SOMBREIROS.
Opa, como vai Ediba?Ediba escreveu:Olá Renan,
Abraços aos SOMBREIROS.
Fico feliz em ter contribuido de alguma forma em sua opção.
Abraço!
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Comprei uma Shadow 600 99, e uma das minhas preocupações é radiador. Minha ventoinha funciona tudo normal.
Porem, ontem fui fazer o troca do fluido, porque aparentemente estava vazio, segui o vídeo, e drenei algumas gotas de água que haviam nela pelo parafuso de drenagem.
E então, fui adicionar o fluído já preparado. Destampei as duas entradas, e pelo bocal maior do radiador, não entrou nem 500ml e já ficou até a boca.
Então fui tentar pelo bocal do reservatório embaixo do banco e coube um pouco mais, porem, não cheguei a usar 1 litro, e ao tentar completar mais, vazava o fluido pelo respiro. E pelo bocal do radiador também não entrou mais nada.
Vou mandar o mecânico dar uma olhada, mas vocês sabem dizer o que está acontecendo?
Obrigado.
Porem, ontem fui fazer o troca do fluido, porque aparentemente estava vazio, segui o vídeo, e drenei algumas gotas de água que haviam nela pelo parafuso de drenagem.
E então, fui adicionar o fluído já preparado. Destampei as duas entradas, e pelo bocal maior do radiador, não entrou nem 500ml e já ficou até a boca.
Então fui tentar pelo bocal do reservatório embaixo do banco e coube um pouco mais, porem, não cheguei a usar 1 litro, e ao tentar completar mais, vazava o fluido pelo respiro. E pelo bocal do radiador também não entrou mais nada.
Vou mandar o mecânico dar uma olhada, mas vocês sabem dizer o que está acontecendo?
Obrigado.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
O manual do proprietário informa que o volume do sistema de arrefecimento é de 1,6 litros.
O manual de serviços indica esse procedimento para a troca do fluido:
Remova a tampa do radiador
Drene o líquido de arrefecimento do sistema removendo o parafuso de drenagem da tampa da bomba de água.
Remova o parafuso de drenagem do cilindro traseiro e drene o líquido de arrefecimento usando um vinil conforme mostrado.
Reinstale o parafuso de drenagem.
Espere até o motor resfriar antes de efetuar serviços no sistema caso contrário poderá sofrer sérias queimaduras.
Abasteça o sistema com uma mistura de 50/50 de água destilada e etileno glicol.
Sangre o ar do sistema.
• Abaixe o cavalete lateral e coloque a transmissão em ponto morto.
• Ligue o motor e acelere 3-4 vezes até 4.000-5.000 rpm.
• Desligue o motor e adicione o líquido de arrefecimento até o nível correto.
• Reinstale a tampa do radiador.
• Verifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório e abasteça até o nível correto se o nível estiver baixo.
O manual de serviços indica esse procedimento para a troca do fluido:
Remova a tampa do radiador
Drene o líquido de arrefecimento do sistema removendo o parafuso de drenagem da tampa da bomba de água.
Remova o parafuso de drenagem do cilindro traseiro e drene o líquido de arrefecimento usando um vinil conforme mostrado.
Reinstale o parafuso de drenagem.
Espere até o motor resfriar antes de efetuar serviços no sistema caso contrário poderá sofrer sérias queimaduras.
Abasteça o sistema com uma mistura de 50/50 de água destilada e etileno glicol.
Sangre o ar do sistema.
• Abaixe o cavalete lateral e coloque a transmissão em ponto morto.
• Ligue o motor e acelere 3-4 vezes até 4.000-5.000 rpm.
• Desligue o motor e adicione o líquido de arrefecimento até o nível correto.
• Reinstale a tampa do radiador.
• Verifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório e abasteça até o nível correto se o nível estiver baixo.
Além do que o Jiro colocou acho que pode haver sujeira no sistema, uma boa limpeza pode vir a resolver o problema.
Problema resolvido deixei ela no mecânico que retirou e fez a limpeza do reservatório bem como trocou todo o fluido.RenanSP escreveu:Além do que o Jiro colocou acho que pode haver sujeira no sistema, uma boa limpeza pode vir a resolver o problema.
Segundo ele, o reservatório estava sujo, e cheio de água, por isso ao tentar completar pela entrada por baixo do banco a água descia automaticamente pelo ladrão.
E segundo ele o melhor método de drenar toda a água do radiador e soltando a braçadeira que fica abaixo, e não somente pelo parafuso de drenagem com fiz. Aqui no tópico mesmo, tem essa dica...
Obrigado a todos pela ajuda.
-
RangelSimon
Pessoal, acompanho o fórum a um tempo e agora preciso de uma ajuda. Tenho uma shadow 2001 e to com problema no liquido do radiador. Uso o original honda nela, mas de um tempo para cá ele tem baixado o nível. O problema é que o nível do reservatório se mantem, mas a aguá não fica na "boca" da entrada de onde coloca no radiador
Levei em um mecânico de confiança, desmontamos ela mas não achamos nenhum vazamento, mas vimos que a válvula do termostato não tava abrindo. Tirei ela mas o problema de baixar o nível da agua do radiador continua. O curioso é que não importa qual a distancia que eu percorro a quantidade de agua quando completo no radiador é sempre a mesma
Se alguém teve um problema assim e poder ajudar fico grato
Valeu!
Levei em um mecânico de confiança, desmontamos ela mas não achamos nenhum vazamento, mas vimos que a válvula do termostato não tava abrindo. Tirei ela mas o problema de baixar o nível da agua do radiador continua. O curioso é que não importa qual a distancia que eu percorro a quantidade de agua quando completo no radiador é sempre a mesma
Se alguém teve um problema assim e poder ajudar fico grato
Valeu!
- wagner_salsa
Verificou se não está vazando pela bomba d´agua? Ano passado a minha vazava agua e não era nem pelo radiador nem pelas mangueiras, e sim pela bomba.
Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.