Kansas 150: Opiniões de proprietários

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

Responder
jeff_km
Mensagens: 44
Registrado em: 15 Set 2010, 09:58

Olá, Gustavo... triste o que aconteceu.

Estava lendo seu quote e me preparando para profetizar que isso ia acontecer, quando vi sua atualização.

É o que acontece com quem usa a kansas intensamente com pouco óleo. A dafra diz que é 1 litro, pressionada respondeu em nosso fórum que é no máximo 1,2 litro (e secretamente está abastecendo as motos com 1,2 litro, pelo menos na cc local), mas o certo na troca é 1,4 litro.

1,2 litro é o mínimo, significa que quando chega no nível equivalente a esse valor, é necessário repor mais 200 ml. Para quem roda bastante, é normal um consumo de uns 300 ml por mês, então se você começa com apenas 1,25 litro, o nível entrará na faixa de sacrifício assim que consumir 50 ml, a menos que você reponha o óleo diariamente.

Não é bom para o motor rodar sempre com o mínimo, ele funciona muito melhor com a quantidade máxima de óleo. Na verdade, sinto o desempenho ideal quando o óleo está entre 1,3 e 1,2 litro, o motor gira mais solto, então já é o aviso de que o nível está se aproximando do mínimo, hora de verificar e repor.

Uso 1,4 litro desde que comprei a minha, já está com 62 mil km e até agora somente manutenção básica: bateria, discos de embreagem, embreagem de partida, rolamentos de roda, buchas de coroa e relações (várias). Nunca rompeu um cabo, troquei preventivamente.

A moto em si não é ruim, a menos que você dê azar com uma (e isso acontece com qualquer marca, mas acima da média com as motos chinesas em geral).

Mas nunca vou perdoar a dafra, que mesmo alertada sobre isso, mesmo questionada pelo Ministério Público Federal sobre isso (entrei com ação contra eles por conta do óleo e do recall dos quadros das 2008/2009), continua se esquivando e tentando tapar o sol com um bambolê.

Todos os proprietários prejudicados deveriam recorrer ao MPF por conta dessa situação absurda criada por essa empresa incompetente, negligente, omissa e irresponsável.

Um abraço, e boa sorte,

Jeff
...and there's no time for fussing and fighting, my friend...
melzão
Mensagens: 45
Registrado em: 16 Jul 2012, 03:38
Localização: Araranguá

O motor da a minha estourou n nesma km...
Alexandre Melchior
Araranguá/SC
jeff_km
Mensagens: 44
Registrado em: 15 Set 2010, 09:58

melzão escreveu:O motor da a minha estourou n nesma km...
E todas vão continuar estourando enquanto não passarem a usar 1,4 litro de óleo na troca.

Não é colocar óleo a mais, é colocar o nível certo de acordo com o manual do proprietário antigo.

A sacanagem da dafra é querer convencer que o certo é 1 litro, e mudar o manual para dizer que não é necessário ligar e desligar o motor antes de medir.

Estão vendendo muita peça à custa da segurança e patrimônio dos consumidores graças a um engodo, induzindo os proprietários a erro.

Faça o procedimento exatamente como está na página 40 do manual antigo, e comprove você mesmo.

E aí eles vão dizer que é obrigação do proprietário completar o nível do óleo no intervalo entre as trocas; mas nada justifica eles entregarem as motos aos clientes com menos óleo do que o mínimo recomendado.

Isso mesmo, 1 litro não atinge o mínimo. 1,2 litro chega apenas ao mínimo, não se pode rodar com essa quantidade; 1,3 litro chega ao meio da faixa recomendada e 1,4 litro corresponde ao nível máximo, que onde eles deveriam entregar a moto aos clientes.

Um abraço,

Jeff
...and there's no time for fussing and fighting, my friend...
Avatar do usuário
Gustavo_r
Mensagens: 15
Registrado em: 05 Jul 2012, 15:02
Localização: Batatais

jeff_km escreveu:
melzão escreveu:O motor da a minha estourou n nesma km...
E todas vão continuar estourando enquanto não passarem a usar 1,4 litro de óleo na troca.

Não é colocar óleo a mais, é colocar o nível certo de acordo com o manual do proprietário antigo.

A sacanagem da dafra é querer convencer que o certo é 1 litro, e mudar o manual para dizer que não é necessário ligar e desligar o motor antes de medir.

Estão vendendo muita peça à custa da segurança e patrimônio dos consumidores graças a um engodo, induzindo os proprietários a erro.

Faça o procedimento exatamente como está na página 40 do manual antigo, e comprove você mesmo.

E aí eles vão dizer que é obrigação do proprietário completar o nível do óleo no intervalo entre as trocas; mas nada justifica eles entregarem as motos aos clientes com menos óleo do que o mínimo recomendado.

Isso mesmo, 1 litro não atinge o mínimo. 1,2 litro chega apenas ao mínimo, não se pode rodar com essa quantidade; 1,3 litro chega ao meio da faixa recomendada e 1,4 litro corresponde ao nível máximo, que onde eles deveriam entregar a moto aos clientes.

Um abraço,

Jeff
Oi Jeff, obrigado pelas considerações e pelos alertas.
Realmente é sacanagem o que a Dafra faz conosco, senti vontade de procurar um advogado também.
Agora é o seguinte pessoal, vale a pena refazer o motor da Kansas e dar maior atenção ao óleo, aumentando a quantidade, conferindo periodicamente e completando quando for necessário?
Encontrei um vendedor de peças aqui na minha cidade que pegou um motor da Kansas com o câmbio travado, a parte de cima está muito boa e a um bom preço?
Eu estava pensando em colocar um motor da Titan nela mais ainda não me informei sobre as questões legais nesse caso.
Estou pensando e substituir as peças danificadas já que o mecânico me disse que a retifica não garante a mesma qualidade e desempenho depois de feito.
Confesso que não vou conseguir ter a mesma confiança na motoca depois disso.
Vou gastar uma grana pra refazer o motor e de repente ele trava de novo.

Aceito opiniões e sugestões.

Um forte abraço!
"Pra que acelerar tanto se a vida pede calma?"
jeff_km
Mensagens: 44
Registrado em: 15 Set 2010, 09:58

Gustavo,

O que o pessoal tem feito e fica muito bom é trocar só as engrenagens do câmbio pelas da cg99 (falo de memória, verifique antes de comprar), mantendo os eixos originais (estes não são intercambiáveis).

Não se esqueça de que depois de abrir o motor, são necessários 200 ml a mais de óleo para preencher as pistas dos rolamentos e outros espaços, então o que seria 1,4 litro na troca se torna 1,6 litro no primeiro abastecimento.

O certo mesmo não é se preocupar com a quantidade, mas sim realizar o procedimento do manual do proprietário (antigo), ligando e desligando o motor frio e nivelado, e ir completando até chegar no nível correto.

A quantidade será consequência de manter o nível de óleo correto.

Um abraço,

Jeff_km
...and there's no time for fussing and fighting, my friend...
Avatar do usuário
Gustavo_r
Mensagens: 15
Registrado em: 05 Jul 2012, 15:02
Localização: Batatais

jeff_km escreveu:Gustavo,

O que o pessoal tem feito e fica muito bom é trocar só as engrenagens do câmbio pelas da cg99 (falo de memória, verifique antes de comprar), mantendo os eixos originais (estes não são intercambiáveis).

Não se esqueça de que depois de abrir o motor, são necessários 200 ml a mais de óleo para preencher as pistas dos rolamentos e outros espaços, então o que seria 1,4 litro na troca se torna 1,6 litro no primeiro abastecimento.

O certo mesmo não é se preocupar com a quantidade, mas sim realizar o procedimento do manual do proprietário (antigo), ligando e desligando o motor frio e nivelado, e ir completando até chegar no nível correto.

A quantidade será consequência de manter o nível de óleo correto.

Um abraço,

Jeff_km
Oi Jeff.

Mais uma vez, obrigado pelas valiosas dicas.
No meu caso, a parte de baixo do motor não sofreu nenhuma avaria.
Mudei de tópico para respeitar as regras do forum, fui para "problemas no motor" confere lá, tem umas outras questões que me deixaram meio encucado, segue o link.

viewtopic.php?f=47&t=1288&p=216883#p216883

Abraço!
"Pra que acelerar tanto se a vida pede calma?"
Andressa Gasparelli
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Mai 2009, 11:57
Localização: Rio de Janeiro

Gustavo_r escreveu:
jeff_km escreveu:
melzão escreveu:O motor da a minha estourou n nesma km...
E todas vão continuar estourando enquanto não passarem a usar 1,4 litro de óleo na troca.

Não é colocar óleo a mais, é colocar o nível certo de acordo com o manual do proprietário antigo.

A sacanagem da dafra é querer convencer que o certo é 1 litro, e mudar o manual para dizer que não é necessário ligar e desligar o motor antes de medir.

Estão vendendo muita peça à custa da segurança e patrimônio dos consumidores graças a um engodo, induzindo os proprietários a erro.

Faça o procedimento exatamente como está na página 40 do manual antigo, e comprove você mesmo.

E aí eles vão dizer que é obrigação do proprietário completar o nível do óleo no intervalo entre as trocas; mas nada justifica eles entregarem as motos aos clientes com menos óleo do que o mínimo recomendado.

Isso mesmo, 1 litro não atinge o mínimo. 1,2 litro chega apenas ao mínimo, não se pode rodar com essa quantidade; 1,3 litro chega ao meio da faixa recomendada e 1,4 litro corresponde ao nível máximo, que onde eles deveriam entregar a moto aos clientes.

Um abraço,

Jeff
Oi Jeff, obrigado pelas considerações e pelos alertas.
Realmente é sacanagem o que a Dafra faz conosco, senti vontade de procurar um advogado também.
Agora é o seguinte pessoal, vale a pena refazer o motor da Kansas e dar maior atenção ao óleo, aumentando a quantidade, conferindo periodicamente e completando quando for necessário?
Encontrei um vendedor de peças aqui na minha cidade que pegou um motor da Kansas com o câmbio travado, a parte de cima está muito boa e a um bom preço?
Eu estava pensando em colocar um motor da Titan nela mais ainda não me informei sobre as questões legais nesse caso.
Estou pensando e substituir as peças danificadas já que o mecânico me disse que a retifica não garante a mesma qualidade e desempenho depois de feito.
Confesso que não vou conseguir ter a mesma confiança na motoca depois disso.
Vou gastar uma grana pra refazer o motor e de repente ele trava de novo.

Aceito opiniões e sugestões.

Um forte abraço!
A pergunta que não quer calar:

PORQUE SÓ A MINHA NÃO DÁ PROBLEMA ALGUM???

Devo ser um 'afortunado', ou, SEI DAS LIMITAÇÕES DE UMA MOTO PEQUENA E AS REPEITO.

A 'Guerreira' RODA e SEMPRE RODOU com 1 Litro de ÓLEO. Não FUNDIU, não teve nenhum problema de lubrificação... minha única atenção e exigencia. USO ÓLEO BOM.

Quando não encontro MOTUL 3000, que é o de costume, no pior das hipóteses, coloco um ACTEVO/Castrol e faço, nesse caso, a troca com no máximo 1500 kms. O normal é 1000 kms. Já com o MOTUL 3000, vou mais além e troco com 2000, 2500, ou, 3000 kms dependendo do País, clima, e rota que esteja.

Ah, esqueci de dizer... Minha KANSAS 150CC, 2008/2009, PRIMEIRO LOTE, (BOI DE PIRANHA), CHASSIS/QUADRO, 000652, JÁ RODOU EM 4 ANOS, 16 ESTADOS DO BRASIL E 12 PAÍSES, NAS TRÊS AMÉRICAS, SENDO QUE ESTADOS UNIDOS, MEXICO E GUATEMALA 2 VEZES... 41.000 KMS...

SEM NENHUM PROBLEMA MECÂNICO, RATIFICO!

Trocas algumas, (bem poucas), peças comuns. Vela 2 duas vezes, Relação 1 vez, Amortecedores Traseiros 4 vezes, (levo cerca de 120 kgs de Carga), Óleo das Bengalas 2 vezes. Mais nada!

CARA DE SORTE EU DEVO SER NEH?

Imagem
Motociclista é a... Eu sou MOTOQUEIRA com muito orgulho!
jeff_km
Mensagens: 44
Registrado em: 15 Set 2010, 09:58

Andressa,

Você não ter tido problemas com sua moto não significa que outros proprietários não os tenham.

A kansas é uma boa moto; a minha está com 62 mil km e nunca teve problemas de motor.

Mas a dafra é uma empresa que merece críticas porque cometeu um erro grave no manual do proprietário e não o assume, reforçou o quadro do modelo 2010 em diante e não convocou o recall das anteriores.

As pessoas que encontram problemas com suas kansas postam seus relatos, então eu tento ajudar com o que sei a respeito da moto. Entendo que isso seja algo útil.

Se eu entrasse em fóruns apenas para dizer o quanto minha moto é boa, não estaria ajudando em nada; minha participação seria inútil e sem sentido.

Não sei porque você se incomoda tanto com críticas à dafra. Você tem sociedade ou algum interesse nessa empresa?

Não precisa responder, não voltarei a este fórum para ler sua resposta.

Passar bem,

Jeff_km
...and there's no time for fussing and fighting, my friend...
Andressa Gasparelli
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Mai 2009, 11:57
Localização: Rio de Janeiro

jeff_km escreveu:Andressa,

(...)
Não sei porque você se incomoda tanto com críticas à dafra. Você tem sociedade ou algum interesse nessa empresa?

Não precisa responder, não voltarei a este fórum para ler sua resposta.

Passar bem,

Jeff_km
Não responderei a "vc", vou falar para um todo.

Me incomoda ver vocês que não tem NENHUM CUIDADO COM A MOTO, (vc mesmo é prova disso, faz 'experiências com a sua, colocando uma quantidade enorme de óleo no cárter), ficar falando mal da empresa quando os principais responsáveis pelos DANOS, PROBLEMAS, ETC... são VOCÊS MESMOS!
Não raro se lê um ou outro post sobre desempenho, (velocidade máxima), sobre alterações das barras, alongamento de amortecedores traseiros, usos de "aditivos", tanto no óleo quanto na gasolina, enfim, UMA RENKA DE m*rdas QUE VCS FAZEM e depois quando sofrem as consquências, É A DAFRA A CULPADA por tudo.

É a mesma coisa do tombo: - Entrei na curva e tinha 'uma areiazinha F.D.P., ou, óleo e eu derrapei e fui pro chão! - O nome disso para eu que CONHEÇO MUIIIITO, MAS MUITTO MESMO DE MOTOS E PILOTAGEM, TENHO SÓ 41 ANOS EM CIMA DE MOTOS, é INEXPERIÊNCIA. Falta de SABER PILOTAR.

O caso da DAFRA é simples de ser explicado: - Motos BARATAS, (para o mercado do BRasil, claro), facilidades de FINACIAMENTO, Prazos longos e parcelas BAIXAS. Com isso todo 'miserável' que andava de BUSÃO, bicicleta ou Patinete, teve acesso a compra de uma MOTOCA. Passarm assim a Vital, "se sentindo total".

Pegam a 150cc e acham que pegaram uma 1000. Querem que ande RMS o que tem impresso no Velocímetro, acham que a moto por ser CUSTOM é 'bancada de testes', mexem em tudo o que podem e o que não podem. Ralam o quadro, solda uma merd* aqui, outra ali, ae quando a ferrugem come o ferro, corrói e enfraquece a estrutura, que nesse caso óbvio parte, A CULPA É DA DAFRA.

Jeff tu, e estes outros que vivem esmerilhando e falando mal da marca, sabe tanto de motos quanto eu sei da Plantação de Nabos das freiras lésbicas da Ilha de Madagascar.

Este fato de você colocar quase 300 mls, ou mais, de óleo no cárter mostra claramente isso. Um motor é algo internamente funciona sob pressão, voc6e colocando uma quantidade maior de óleo está aumentando significativamente a pressão interna, logo, não se surpreenda o dia que sua moto começar a vazor óleo por todos os lados ou tiver vários retentores internos do bloco, juntas, etc, destruidos. A CULPA NÃO É DA DAFRA. É sua. UNICA E EXCLUSIVAMENTE SUA!

PS. Ah e mais uma coisa: EU NÃO AJUDO! - Por quê??? - Simples: - Sou da TEORIA DE QUE, QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA QUE NÃO SE HABILITE.
Motociclista é a... Eu sou MOTOQUEIRA com muito orgulho!
Avatar do usuário
Gustavo_r
Mensagens: 15
Registrado em: 05 Jul 2012, 15:02
Localização: Batatais

Andressa Gasparelli escreveu:
jeff_km escreveu:Andressa,

(...)
Não sei porque você se incomoda tanto com críticas à dafra. Você tem sociedade ou algum interesse nessa empresa?

Não precisa responder, não voltarei a este fórum para ler sua resposta.

Passar bem,

Jeff_km
Não responderei a "vc", vou falar para um todo.

Me incomoda ver vocês que não tem NENHUM CUIDADO COM A MOTO, (vc mesmo é prova disso, faz 'experiências com a sua, colocando uma quantidade enorme de óleo no cárter), ficar falando mal da empresa quando os principais responsáveis pelos DANOS, PROBLEMAS, ETC... são VOCÊS MESMOS!
Não raro se lê um ou outro post sobre desempenho, (velocidade máxima), sobre alterações das barras, alongamento de amortecedores traseiros, usos de "aditivos", tanto no óleo quanto na gasolina, enfim, UMA RENKA DE m*rdas QUE VCS FAZEM e depois quando sofrem as consquências, É A DAFRA A CULPADA por tudo.

É a mesma coisa do tombo: - Entrei na curva e tinha 'uma areiazinha F.D.P., ou, óleo e eu derrapei e fui pro chão! - O nome disso para eu que CONHEÇO MUIIIITO, MAS MUITTO MESMO DE MOTOS E PILOTAGEM, TENHO SÓ 41 ANOS EM CIMA DE MOTOS, é INEXPERIÊNCIA. Falta de SABER PILOTAR.

O caso da DAFRA é simples de ser explicado: - Motos BARATAS, (para o mercado do BRasil, claro), facilidades de FINACIAMENTO, Prazos longos e parcelas BAIXAS. Com isso todo 'miserável' que andava de BUSÃO, bicicleta ou Patinete, teve acesso a compra de uma MOTOCA. Passarm assim a Vital, "se sentindo total".

Pegam a 150cc e acham que pegaram uma 1000. Querem que ande RMS o que tem impresso no Velocímetro, acham que a moto por ser CUSTOM é 'bancada de testes', mexem em tudo o que podem e o que não podem. Ralam o quadro, solda uma merd* aqui, outra ali, ae quando a ferrugem come o ferro, corrói e enfraquece a estrutura, que nesse caso óbvio parte, A CULPA É DA DAFRA.

Jeff tu, e estes outros que vivem esmerilhando e falando mal da marca, sabe tanto de motos quanto eu sei da Plantação de Nabos das freiras lésbicas da Ilha de Madagascar.

Este fato de você colocar quase 300 mls, ou mais, de óleo no cárter mostra claramente isso. Um motor é algo internamente funciona sob pressão, voc6e colocando uma quantidade maior de óleo está aumentando significativamente a pressão interna, logo, não se surpreenda o dia que sua moto começar a vazor óleo por todos os lados ou tiver vários retentores internos do bloco, juntas, etc, destruidos. A CULPA NÃO É DA DAFRA. É sua. UNICA E EXCLUSIVAMENTE SUA!

PS. Ah e mais uma coisa: EU NÃO AJUDO! - Por quê??? - Simples: - Sou da TEORIA DE QUE, QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA QUE NÃO SE HABILITE.
Andressa,

Senti um tom meio ofensivo em suas palavras quando você se refere aos que iniciam suas experiências com uma motocicleta.
Afinal, você começou um dia não é? Assim como eu ou qualquer outro "miserável" que andava de busão.
Apesar de ser a minha primeira moto, não sou ingênuo e tão pouco ignorante, entendo que se trata de uma moto popular e barata, com certeza eu compraria uma Harley se pudesse, porém sou um cidadão simples e humilde que cuidou muito bem da sua primeira moto, tão valiosa no meu caso, porque ela me leva para o trabalho todos os dias.
Acima de tudo, não me considero responsável pelo travamento do motor da minha moto e não me conformo em adquirir uma motocicleta cujo motor dure apenas 25.000km.
Quando minha moto completou 1 ano eu me dirigi ao forum para elogiar a marca e o modelo na confiança de que eu estava cuidando bem da minha moto e que estava colhendo os frutos dos meus bons cuidados.
Infelizmente, não durou muito e logo veio a decepção. Como alegria de pobre, entende?
Como sou um "miserável" brasileiro, vou ter que me conformar como isso, mais uma vez.

Só que uma coisa eu aprendi e pretendo difundir para todos que eu puder alertar.

A Dafra é uma péssima empresa!
A Kansas é apenas "bonitinha", ela é frágil, de baixa qualidade e durabilidade, e não é uma moto que se pode confiar!
E se eu puder, não vou permitir que outras pessoas se iludam como eu!

No seu caso, você deve ser uma pessoa de sorte, deveria jogar na loteria!
Infelizmente, deixo aqui a minha impressão a seu repsito.
A forma como você se dirige a nós faz parecer realmente seu incomodo com as críticas à Dafra, ao ponto de justificar seu tom ofensivo nas palavras.
Sinceramente, acho que você foi infeliz com alguns dizeres e confesso que me senti mal e ofendido ao ler o seu post.
"Pra que acelerar tanto se a vida pede calma?"
Responder