Tem sensor que corta ignicao..
Bom, faça uns testes.. tente soltar a mangueira de combustivel dos injetores e deixe numa garrafa qualquer limpa.. entao ligue a chave e veja se a bomba joga combustivel na garrafa.. depois de partida e veja se bombeia.. se n bombear em momento algum, entao reconecte a mangueia.. solte o cabo da bomba e meça o terminal que vem da moto.. veja se ao girar a chave, se apresenta voltagem no terminal.
Se tiver duvida quanto s pinagem, consulte o manual de serviços no diagrama eletrico
Mirage 250: Problemas elétricos em geral
Moderadores: Moderadores, Administradores
Verifique o sensor de tombamento e respectivo chicote.
Fiz os testes recomendados pelo Miau e verifiquei o sensor de tombamento.
A bomba "ameaça" funcionar quando liga a chave e logo desliga (na moto, na garrafa, com mangueira, sem mangueira, com filtro, sem filtro). Continua sem funcionar quando dá partida.
Verifiquei os terminais e realmente não está chegando tensão neles (só um pequeno pulso quando liga a chave). Fiz um by-pass entre os terminais de entrada e saída do relé e a bomba funcionou (testei só por alguns segundos por medo de dar problema em alguma coisa).
Está chegando tensão nos polos do relé de partida, mas ele não está acionando! Antes de comprar outro relé, resolvi testar ele na bancada e o maldito funciona normalmente. Ou seja, achei que tinha achado o problema, mas não achei ainda.
Minha bateria não está tão boa, mas mesmo fazendo chupeta a moto não funciona. Agora a tarde vou ligar a moto em uma bateria de carro e fazer os testes denovo... vamos ver no que dá!
A bomba "ameaça" funcionar quando liga a chave e logo desliga (na moto, na garrafa, com mangueira, sem mangueira, com filtro, sem filtro). Continua sem funcionar quando dá partida.
Verifiquei os terminais e realmente não está chegando tensão neles (só um pequeno pulso quando liga a chave). Fiz um by-pass entre os terminais de entrada e saída do relé e a bomba funcionou (testei só por alguns segundos por medo de dar problema em alguma coisa).
Está chegando tensão nos polos do relé de partida, mas ele não está acionando! Antes de comprar outro relé, resolvi testar ele na bancada e o maldito funciona normalmente. Ou seja, achei que tinha achado o problema, mas não achei ainda.
Minha bateria não está tão boa, mas mesmo fazendo chupeta a moto não funciona. Agora a tarde vou ligar a moto em uma bateria de carro e fazer os testes denovo... vamos ver no que dá!
Soli Deo Gloria
O lance da garrafa e pra ver se a bomba consegue jogar a gasolina.. confirmacao visual.
Pois ela poderia ate fazer o ruido caracteristico.. mas a parte mecanica poderia n estar funcionando. Mas esse teu caso ta curioso mesmo.
O lance é ir eliminando peca por peca ate chegar no culpado..
Mas deixa eu ver se entendi... ao acionar o start.. o motor de partida gira?
Pois ela poderia ate fazer o ruido caracteristico.. mas a parte mecanica poderia n estar funcionando. Mas esse teu caso ta curioso mesmo.
O lance é ir eliminando peca por peca ate chegar no culpado..
Mas deixa eu ver se entendi... ao acionar o start.. o motor de partida gira?
Faça teste do rele na bancada mas com carga(lampada de farol)poís as vezes ele está com os contatos oxidados e faz o barulho de atracamento mas não fecha o circuito com amperagem mais alta.
Mas voce testou o rele da bomba ou de partida?
Mas voce testou o rele da bomba ou de partida?
Pessoal! mais um capítulo:
Testei fazendo chupeta com um carro. Observei o seguinte:
- O relé da bomba continua sem funcionar;
- Tensão de 13,5 V entre os polos da bateria;
- Fio vermelho (alimentação da bomba antes do relé) com aprox. 12V (achei estranho, deveria estar na mesma tensão da bateria, não deveria?);
- Quando vira a chave, a tensão no fio laranja (o que aciona o relé) fica entre 8 e 9V;
- Testei o relé na bancada com uma bateria de 9V e não foi o suficiente para ele acionar;
- Testei o relé no lugar do relé do farol (relé de mesma corrente) e o farol acendeu normalmente, ou seja, o relé está bom;
- Liguei a bomba direto por alguns segundos e dei partida... a moto pegou!
Conclusão parcial: Não está chegando tensão suficiente para fazer o relé acionar.
Desconfiei que deva existir uma fuga de corrente no fio de acionamento do relé (laranja), desliguei tudo e medi a resistência entre ele e o Terra da moto, deu 96 ohms, o que eu acho muito baixo. Agora é achar onde está essa fuga e testar denovo!
No mais, obrigado pelas dicas e pela paciência!
Testei fazendo chupeta com um carro. Observei o seguinte:
- O relé da bomba continua sem funcionar;
- Tensão de 13,5 V entre os polos da bateria;
- Fio vermelho (alimentação da bomba antes do relé) com aprox. 12V (achei estranho, deveria estar na mesma tensão da bateria, não deveria?);
- Quando vira a chave, a tensão no fio laranja (o que aciona o relé) fica entre 8 e 9V;
- Testei o relé na bancada com uma bateria de 9V e não foi o suficiente para ele acionar;
- Testei o relé no lugar do relé do farol (relé de mesma corrente) e o farol acendeu normalmente, ou seja, o relé está bom;
- Liguei a bomba direto por alguns segundos e dei partida... a moto pegou!
Conclusão parcial: Não está chegando tensão suficiente para fazer o relé acionar.
Desconfiei que deva existir uma fuga de corrente no fio de acionamento do relé (laranja), desliguei tudo e medi a resistência entre ele e o Terra da moto, deu 96 ohms, o que eu acho muito baixo. Agora é achar onde está essa fuga e testar denovo!
No mais, obrigado pelas dicas e pela paciência!
Soli Deo Gloria
-
MetalOmega
- Contato:
Ae galera, pra quem tem problemas elétricos, uma simples olhada e análise pode solucionar o problema...
Parte elétrica é cabulosa e te deixa no prego
http://www.youtube.com/watch?v=4z-5gA80FBM
Parte elétrica é cabulosa e te deixa no prego
http://www.youtube.com/watch?v=4z-5gA80FBM
Moto Filmagem Brasília. youtube.com/metalomega9
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Joezer, você está seguindo o procedimento de testes indicado no manual de EFI? Neste manual há instruções de testes da bomba, relê, etc. Você fez o teste do sistema colocando-o no modo 'dealer'? O código de erro é a diretriz inicial à seguir. No final do manual tem o diagrama elétrico detalhado. Eu sugiro imprimir as duas páginas e montar em uma só, para ter a visão total do circuito elétrico.
A capacidade de fornecimento de corrente elétrica de uma bateria de 9V é insuficiente para acionar o relé e por isso que você não conseguiu testá-lo desta forma.
Inspecione o sistema em busca por terminais oxidados, conectores frouxos ou mal conectados, terminal de 'terra' ou 'chassis' com fios quebrados.
A capacidade de fornecimento de corrente elétrica de uma bateria de 9V é insuficiente para acionar o relé e por isso que você não conseguiu testá-lo desta forma.
Inspecione o sistema em busca por terminais oxidados, conectores frouxos ou mal conectados, terminal de 'terra' ou 'chassis' com fios quebrados.
Joezer,faça teste ponto a ponto.
Com ohmiter ponha ponta no soquete da bomba fio preto/branco (bw) e a outra ponta no negativo da bateria deve dar resistencia " Zero " agora coloca ponta no outro terminal soquete da bomba e a outra ponta no soquete do rele da bomba fio preto/marrom(bbr) deve dar "zero".
Agora como funcionou voce ligando direto a bomba e testou rele alem de troca-lo de lugar e o mesmo funcionou,sugiro para teste : Ligar ignição esperar uns 5 segundos e aterrar fio azul/branco (lw).Se bomba funcionar com esse procedimento vai ter que testar chicote desse ponto até UCE.
Favor conferir cores dos fios citados ,pois meu esquema está mal impresso.
Abraço
Com ohmiter ponha ponta no soquete da bomba fio preto/branco (bw) e a outra ponta no negativo da bateria deve dar resistencia " Zero " agora coloca ponta no outro terminal soquete da bomba e a outra ponta no soquete do rele da bomba fio preto/marrom(bbr) deve dar "zero".
Agora como funcionou voce ligando direto a bomba e testou rele alem de troca-lo de lugar e o mesmo funcionou,sugiro para teste : Ligar ignição esperar uns 5 segundos e aterrar fio azul/branco (lw).Se bomba funcionar com esse procedimento vai ter que testar chicote desse ponto até UCE.
Favor conferir cores dos fios citados ,pois meu esquema está mal impresso.
Abraço
e verifica também se o polo negativo da bateria não ta oxidado.. se possível solte os polos, limpe e recoloque