Sasquatch escreveu:nao sei se ajuda, mas passei por 2 situações:
eu sempre media o consumo com tanque cheio (15L, nesse ponto vc fecha a tampa sem encostar na gasolina), viajava 220km numa velocidade media de 130/140 e chegava la piscando, começava a piscar exatamente quando eu atingia 220km, mas tem la sua margem de erro o marcador, claro!
entao fazendo as contas fica 220km/15L = 14,6 de consumo
em outra ocasiao a exatos 60km daki o marcador piscou, aproveitei pra fazer o teste se realmente pisca faltando 3 litros, vim a 100 e cheguei acabando a gasolina dentro da cidade....entao fez 20km/l viajando a 100
creio que tudo se deva à gasolina, tocada e temperatura da regiao, posso estar enganado, mas por exemplo, assim que comprei a moto, eu enchia o tanque e zerava o odometro, quando rodava 130km apenas dentro da cidade ja piscada a reserva, entao isso quer dizer que tava rodando 8km/l? pela teoria sim! vai saber
mas no final das contas o que eu faço é sempre que viajar paro pra encher quando tem 3 barras, dai nao corro risco!
agora essa historia de gente daki que faz 22km/l viajando a 120/h, se fosse na minha moto entao, o tanque teria autonomia de 330km, acho impossivel pelo menos pra minha regiao!
ps: quando coloquei velas iridium, ajustei o TPS e reativei a moto nao vi diferença em consumo!
Sasquatch, não da pra se basear no marcador de combustível por litragem, ele serve só pra ter uma idéia, até porque não é muito preciso.
O meu por exemplo tem vezes me começa a piscar após 160 km rodados daí vou abastecer e entra 8 litros ( meio tanque).
Teve um dia que fui fazer um passeio com um amigo que tem um M800, ambos com garupa,fomos chutando, médias de 160km/h, 180 km/h e alguns tiros de 198 km/h( quando eu queria sumir da frente dele
Neste dia eu havia enchido o tanque e só cuidei o nível do marcador de combústivel, resultado quando a moto bateu exatos 224 km parou de responder o acelerador e morreu, sorte que eu estava chegando na entrada da cidade fui " na banguela " até o posto mais próximo, o marcador não estava nem piscando ainda tinha 3 traços, abasteci 15.5 litros
Uma média de 14km/l andando nesta velocidade eu acho muito boa hehhe.
O correto é marcar sempre pelo km rodado, enchei o tanque zera o odômetro, como a moto tem 2 marcações eu sempre utilizo a A para consumo e a B para o total da viagem.