Mirage 250: Fumaça branca

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Gonjur

Senhores,

Comprei uma mirage 250 2001 e ela esta com um problema, esta queimando um pouco de oleo, não esta sujando o escapamento, la só sai um pó preto, mas o que acontece é que quando esta fria ela sai fumaça com cheiro de óleo queimado.

Fui em um mecânico e ele sem abrir a moto disse pra comprar os pistões, anéis e o jogo de juntas do motor. Achei precipitado, estou com dificuldades para encontrar uma mecânico bom e de confiança aqui em Cuiabá.

Pela descrição do problema, sabem dizer o que é?

Realmente a moto esta precisando trocar as juntas do motor, pois esta vazando um pouquinho de óleo...(O nível ainda não esta baixo, o óleo foi trocado a 4 dias) isso tem relação?
Deus criou, a ciência tenta descobrir como.
RenanSP

Gonjur escreveu:Senhores,

Comprei uma mirage 250 2001 e ela esta com um problema, esta queimando um pouco de oleo, não esta sujando o escapamento, la só sai um pó preto, mas o que acontece é que quando esta fria ela sai fumaça com cheiro de óleo queimado.

Fui em um mecânico e ele sem abrir a moto disse pra comprar os pistões, anéis e o jogo de juntas do motor. Achei precipitado, estou com dificuldades para encontrar uma mecânico bom e de confiança aqui em Cuiabá.

Realmente a moto esta precisando trocar as juntas do motor, pois esta vazando um pouquinho de óleo...(O nível ainda não esta baixo, o óleo foi trocado a 4 dias) isso tem relação?

Fala Gonjur,

Então, acho que ele deu um parecer um pouco precipitado. Poder ser isso que ele falou com relação ao vazamento, mas pode não ser com relação a fumada.

Antes de mexer no motor, já que você já trocou o óleo, eu mandaria limpar e equalizar os carburadores, trocaria as velas, o filtro de óleo e o filtro de ar, pediria para dar uma olhada na regulagem das válvulas também.

Minha Shadow 98 estava fumetando por um dos cilindros logo que peguei, na mesma caracteristica da sua Mirage. Restou constatado que o problema era falta de manutenção do antigo dono, que não trocava nem verificava esses itens que citei.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Gonjur

RenanSP escreveu:

Fala Gonjur,

Então, acho que ele deu um parecer um pouco precipitado. Poder ser isso que ele falou com relação ao vazamento, mas pode não ser com relação a fumada.

Antes de mexer no motor, já que você já trocou o óleo, eu mandaria limpar e equalizar os carburadores, trocaria as velas, o filtro de óleo e o filtro de ar, pediria para dar uma olhada na regulagem das válvulas também.

Minha Shadow 98 estava fumetando por um dos cilindros logo que peguei, na mesma caracteristica da sua Mirage. Restou constatado que o problema era falta de manutenção do antigo dono, que não trocava nem verificava esses itens que citei.
Vou verificar... Estou aprendendo agora sobre mecânica, por causa da moto, então foi de grande ajuda citar estes itens, vou verifica-los, mas eu esqueci de falar de um detalhe. A moto esta fazendo barulho de bater válvula, o cara que me vendeu falou que é normal da moto, mas eu não estou confiante nisso... o barulho que faz, para mim acusa que há algo errado. O motor da mirage é barulhento mesmo? Faz algum ruído que parece bater válvula. Quando eu dou uma puxada no acelerador e solto o motor faz um... téc, téc, téc....

Desde já obrigado!
RenanSP

Gonjur escreveu:
RenanSP escreveu:

Fala Gonjur,

Vou verificar... Estou aprendendo agora sobre mecânica, por causa da moto, então foi de grande ajuda citar estes itens, vou verifica-los, mas eu esqueci de falar de um detalhe. A moto esta fazendo barulho de bater válvula, o cara que me vendeu falou que é normal da moto, mas eu não estou confiante nisso... o barulho que faz, para mim acusa que há algo errado. O motor da mirage é barulhento mesmo? Faz algum ruído que parece bater válvula. Quando eu dou uma puxada no acelerador e solto o motor faz um... téc, téc, téc....

Desde já obrigado!

Bom, eu também não entendo muita coisa de mecânica, o fórum vai te ajudar bastante a entender...eu só passo as informações de acordo com minha experiência...

Tem certeza que é valvula batendo? Como está a potência e as retomadas da moto? Porque se ela estiver meio "xoxa" pode ser válvula presa, que se ajusta com uma simples regulagem. Agora, se estiver batendo mesmo, pode ferrar o cabeçote do teu motor, ai meu amigo, é dor de cabeça.

O melhor mesmo é realmente mandar avaliar.

Eu tive uma Mirage 2011, o motor sempre funcionou como um relógio e nunca fez nenhum barulho estranho. Essa história do vendedor de que o motor da Mirage é barulhento é conversa fiada!

Boa sorte!
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
jirschik
Moderador
Contato:

É difícil analisar assim, mas o que pode estar acontecendo por conta desse "tec tec", é alguma folga no tensionador da corrente de comando. Isso não pode ser deixado assim, pois se a folga aumentar, a corrente de comando pode pular alguns dentes e atropelar as válvulas. São 2 tensionadores de corrente de comando (1 para cada motor) e o custo de cada peça é de ~R$70,00.

Por ter mais de 10 anos, eu recomendaria abrir pelo menos a parte superior do motor para reaperto dos motores e inspeção dos tensionadores. Assim que os tensionadores são soltos para análise, o motor "sai do ponto", então, atenção à remontagem. A dica é seguir as instruções do manual de serviços.

Em manhãs frias, é comum aparecer fumaça branca enquanto estiver com o motor frio. Mas se quiser fazer uma revisão melhor, então abra o motor e faça a medição dos cilindros, para saber se ainda estão dentro das especificações do fabricante. O mecânico pode ser sido precipitado em já mandar comprar os cilindros e anéis. Eu sugiro primeiro a metrologia desses itens. Por prática, pode até ser prudente trocar, mas eu não faria isso antes de inspecionar.
Imagem
Gonjur

jirschik escreveu:É difícil analisar assim, mas o que pode estar acontecendo por conta desse "tec tec", é alguma folga no tensionador da corrente de comando. Isso não pode ser deixado assim, pois se a folga aumentar, a corrente de comando pode pular alguns dentes e atropelar as válvulas. São 2 tensionadores de corrente de comando (1 para cada motor) e o custo de cada peça é de ~R$70,00.

Por ter mais de 10 anos, eu recomendaria abrir pelo menos a parte superior do motor para reaperto dos motores e inspeção dos tensionadores. Assim que os tensionadores são soltos para análise, o motor "sai do ponto", então, atenção à remontagem. A dica é seguir as instruções do manual de serviços.

Em manhãs frias, é comum aparecer fumaça branca enquanto estiver com o motor frio. Mas se quiser fazer uma revisão melhor, então abra o motor e faça a medição dos cilindros, para saber se ainda estão dentro das especificações do fabricante. O mecânico pode ser sido precipitado em já mandar comprar os cilindros e anéis. Eu sugiro primeiro a metrologia desses itens. Por prática, pode até ser prudente trocar, mas eu não faria isso antes de inspecionar.
Posso levar em um mecânico qualquer para mexer na moto? Aqui em cuiabá novamente fechou a concessionária Kasinski e não consigo achar um mecânico que já manje da motoca. Acham que posso ter problemas se levar em um mecânico recomendado, mas que nunca mexeu numa Mirage?
jirschik
Moderador
Contato:

Amigo, procure por um bom mecânico. Ele, necessariamente NÃO ESTARÁ em uma concessionária. Então, não se prenda às concessionárias. Pode-se encontrar bons mecânicos fora das concessionárias e até com mais vontade e capacidade de consertar nossas motocicletas e com preço mais justo.

Claro que isso depende muito do empenho desse profissional. Manuais de serviço para quem nunca mexeu na Mirage, são econtráveis na internet. Vá na sessão de "manuais" aqui do MotosCustom que você encontrará o manual para download e isso pode ajudar o mecânico.
Imagem
cafb

Gonjur,a moto pode ser 2001 e estar em melhor condição mecanica que uma mais nova.
Mecanica de motos e carros carburados,tem um padrão generico de funcionamento e mecanica, exeto alguns itens diferenciados.
Quanto ao seu caso,antes de tudo o certo seria medição de compressão dos cilindros para se ter ideia se a queima de oleo seria dos segmentos ou de retentores da valvulas.No caso do barulho poderá ser do sistema de acionamento dos comandos de valvulas(tensores,correntes,guias)e deverá ser reparado breve para evitar despezas de maior valor.
Abraço
Gonjur

Obrigado pelas colocações senhores.
Responder