Jirschik, consegui achar o que procurava...
Mas respondendo, eu afrouxei o eixo sim....hahaha (eu, como marinheiro de primeira viagem, já havia tentado esticar a corrente com o eixo apertado, e percebi que não dava muito certo, mas faz tempo...hahahaha)
A minha gorda tem uma balança com a ponta oca. e o tensionador (ou esticador da corrente, como alguns sites chamam) é uma peça que vai dentro da balança, e prende em uma chapinha, que fica na ponta da balança, e parece uma "tampa"... pena que não dá pra desentortar, ela esmigalhou em 3 pedaços quando soltei a porca...agora vou ter que achar algum outro que se adapte no lugar, por enquanto...
Entendendo a "relação"
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- Tiago Outs
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Que a estrada da vida seja larga e longa... e que o asfalto seja liso!Because I want...
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Este é o esticador de corrente da Mirage. Com o uso, o eixo do parafuso espanou a rosca, que pode ser vista no detalhe. Então, cortei o parafuso original (que é soldado no suporte) com uma esmerilhadeira, fiz um furo e travei uma nova rosca com porca e contraporca. Passei também a usar porca "sparlock", que possui um sistema de trava.
A chapa do lado direito da foto, quando entorta, eu corrijo na bigorna e marreta.
Se for do mesmo jeito na sua motocicleta, então espero que a foto ajude com alguma idéia.
Abraço!
A chapa do lado direito da foto, quando entorta, eu corrijo na bigorna e marreta.
Se for do mesmo jeito na sua motocicleta, então espero que a foto ajude com alguma idéia.
Abraço!
- Tiago Outs
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jirschik escreveu:
A chapa do lado direito da foto, quando entorta, eu corrijo na bigorna e marreta.
Se for do mesmo jeito na sua motocicleta, então espero que a foto ajude com alguma idéia.
Abraço!
É, a vulcan tem uma chapa parecida, mas é moldada, toda cheia de detalhes, pra encaixar na ponta da balança...o sistema é o mesmo...
O problema é que ela não entortou, ela quebrou em 3 pedaços...
Mas fui num mecanico aqui perto, e o cara achou uma chapinha grossa o suficiente pra segurar, e adaptou no lugar da que está faltando...
Mas o fod* vai ser comprar a original...só no ebay...(isso se eu resolver comprar, e não fizer qualquer outra adaptação pra embelezar)
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Estava lendo num outro meio internético um pessoal fazendo suas criticas e aconselhamentos, "não use VAZ por que é uma porcaria"; "eu uso graxa branca pois é assim que a moto sai da fabrica" e bla bla bla...
Assim criam-se mitos, depois de muito aprender a gente vai acertando o passo, o certo é que a graxa ajuda a acumular areia no conjunto todo e cria mais desgaste, então o melhor é sempre limpar o conjunto todo, seja com querosene, spray, agua e sabão e muita estopa, mas limpar... e depois, pode ser com uma estopa, passar óleo 90 e se possível deixar a moto no cavalete, ligar o motor e deixar a roda girando, assim o óleo penetra melhor se solta o excesso e já se ouve algum barulho de acomodação de dente sobre dente.
Vaz
KMC
Daido
Assim criam-se mitos, depois de muito aprender a gente vai acertando o passo, o certo é que a graxa ajuda a acumular areia no conjunto todo e cria mais desgaste, então o melhor é sempre limpar o conjunto todo, seja com querosene, spray, agua e sabão e muita estopa, mas limpar... e depois, pode ser com uma estopa, passar óleo 90 e se possível deixar a moto no cavalete, ligar o motor e deixar a roda girando, assim o óleo penetra melhor se solta o excesso e já se ouve algum barulho de acomodação de dente sobre dente.
Vaz
KMC
Daido
Pegando um anuncio qualquer da Riffel:
KIT SUPER TOP
O Kit Super Top é projetado especialmente para atender o segmento de motos de alta cilindrada. Cada kit vem com a "mundialmente reconhecida corrente EK", especialmente confeccionada para motos de alta cilindrada, uma coroa produzida com o exclusivo aço 1045 da Riffel. Matéria-prima a base de carbono, mais resistente e durável. Além de pinhão temperado. Visando a máxima resistência e precisão nas formas, as peças do Kit Super Top são zincadas e usinadas em maquinas de CNC garantindo total segurança aos motociclistas.
Características:
-Corrente EK com retentor Oring;
-Modelos em Aço 1045 Riffel;
-Peças zincadas fabricadas em máquina CNC;
-Pinhão temperado;
-Qualiadde Riffel;
-Zincado;
Muito bem, o que podemos separar do que eles dizem sobre o produto?
A corrente de que eles falam (devo estar bem desatualizado a respeito pois nunca ouvi falar nessa EK) sempre tive a KMC como referencia em corrente e depois a DID. No caso de uma moto de 250cc pra cima, sempre se procura usar o melhor em corrente, reforçada e com retentor. E nesse caso cada produto terá seu valor. Como pode-se ler a Riffel não fabrica corrente e nem creio que a VAZ também fabrique, apenas a coroa e o pinhão.
No caso da coroa e do pinhão, esse sim são dois componentes que podem ser fabricados por diversos "usinadores" e o pinhão será de um material e a coroa de outro, mas todos eles citam o aço 1045, logo pouca coisa vai mudar de um para o outro além do preço e da fixação.
Logo, tirando a corrente, a coroa e o pinhão tem que ser aqueles que encaixam na furação da respectiva moto e a corrente de preferencia a melhor que puder comprar. E para que tudo isso funcione por um bom tempo e a contento nada como manter limpo e lubrificado.
Se tua moto tiver cavalete melhor, caso contrário, compra um macaco hidráulico que custa uns 80 reais, levanta a moto e te poem a limpar a corrente uma vez por mes pelo menos ou dependendo do uso da moto, lembre-se que é uma parte importante no funcionamento, não use graxa, e deixe sem "nós" a corrente deve rodar livre, leve e solta. E sempre ajustada.
KIT SUPER TOP
O Kit Super Top é projetado especialmente para atender o segmento de motos de alta cilindrada. Cada kit vem com a "mundialmente reconhecida corrente EK", especialmente confeccionada para motos de alta cilindrada, uma coroa produzida com o exclusivo aço 1045 da Riffel. Matéria-prima a base de carbono, mais resistente e durável. Além de pinhão temperado. Visando a máxima resistência e precisão nas formas, as peças do Kit Super Top são zincadas e usinadas em maquinas de CNC garantindo total segurança aos motociclistas.
Características:
-Corrente EK com retentor Oring;
-Modelos em Aço 1045 Riffel;
-Peças zincadas fabricadas em máquina CNC;
-Pinhão temperado;
-Qualiadde Riffel;
-Zincado;
Muito bem, o que podemos separar do que eles dizem sobre o produto?
A corrente de que eles falam (devo estar bem desatualizado a respeito pois nunca ouvi falar nessa EK) sempre tive a KMC como referencia em corrente e depois a DID. No caso de uma moto de 250cc pra cima, sempre se procura usar o melhor em corrente, reforçada e com retentor. E nesse caso cada produto terá seu valor. Como pode-se ler a Riffel não fabrica corrente e nem creio que a VAZ também fabrique, apenas a coroa e o pinhão.
No caso da coroa e do pinhão, esse sim são dois componentes que podem ser fabricados por diversos "usinadores" e o pinhão será de um material e a coroa de outro, mas todos eles citam o aço 1045, logo pouca coisa vai mudar de um para o outro além do preço e da fixação.
Logo, tirando a corrente, a coroa e o pinhão tem que ser aqueles que encaixam na furação da respectiva moto e a corrente de preferencia a melhor que puder comprar. E para que tudo isso funcione por um bom tempo e a contento nada como manter limpo e lubrificado.
Se tua moto tiver cavalete melhor, caso contrário, compra um macaco hidráulico que custa uns 80 reais, levanta a moto e te poem a limpar a corrente uma vez por mes pelo menos ou dependendo do uso da moto, lembre-se que é uma parte importante no funcionamento, não use graxa, e deixe sem "nós" a corrente deve rodar livre, leve e solta. E sempre ajustada.
Roller Chain Definition
Agora cada um tem sua formula para cuidar da relação, uns usam graxa outros usam spray e cada processo pode ajudar a melhorar ou piorar a duração e a integridade do conjunto. Por experiencia que tive na Mirage que veio com um KIT da VAZ e durou lá seus 25 mil km só na base da limpesa e lubrificação com óleo, acho que cada sabe onde aperta o sapato e usa que quiser.
Procuro limpar 1 vez por mes todo o conjunto, abrindo a tampa que protege o pinhão, local que normalmente acumula muita sujeira, principalmente pra quem usa graxa. Limpo com querosene (sei, é um produto proibido) ou uso algum spray desingrachante, vai quase a lata toda. Muita estopa ou pano até deixar tudo sem sujeira, o que ajuda nessa tarefa é um cavalete se não tiver um macaco hidráulico, aqueles vendido por 80 reais ajuda.
Na foto acima pode-se ver o desgaste que ocorre, lembre-se é ferro atritando com ferro, um dia as peças desgastam. O pinhão tende a curvar os dentes, e a coroa tende a abrir espaço entre os dentes, no caso da corrente vai criando folga entre os roletes, mas por experiencia noto que a corrente pode ser trocada 1 vez par cada 2 trocas da coroa e pinhão. Mas isso depende dos cuidados.
Quando os dentes começam a abrir e a curvar, eles começam a pegar nos roletes da corrente e começa o acavalamento, podendo numa dessas estourar a corrente.
Outra coisa que ajuda e muito é manter a corrente ajustada, quando o ajuste na balança chega ao fim é sinal que está na hora de trocar o conjunto todo.
Agora cada um tem sua formula para cuidar da relação, uns usam graxa outros usam spray e cada processo pode ajudar a melhorar ou piorar a duração e a integridade do conjunto. Por experiencia que tive na Mirage que veio com um KIT da VAZ e durou lá seus 25 mil km só na base da limpesa e lubrificação com óleo, acho que cada sabe onde aperta o sapato e usa que quiser.
Procuro limpar 1 vez por mes todo o conjunto, abrindo a tampa que protege o pinhão, local que normalmente acumula muita sujeira, principalmente pra quem usa graxa. Limpo com querosene (sei, é um produto proibido) ou uso algum spray desingrachante, vai quase a lata toda. Muita estopa ou pano até deixar tudo sem sujeira, o que ajuda nessa tarefa é um cavalete se não tiver um macaco hidráulico, aqueles vendido por 80 reais ajuda.
Na foto acima pode-se ver o desgaste que ocorre, lembre-se é ferro atritando com ferro, um dia as peças desgastam. O pinhão tende a curvar os dentes, e a coroa tende a abrir espaço entre os dentes, no caso da corrente vai criando folga entre os roletes, mas por experiencia noto que a corrente pode ser trocada 1 vez par cada 2 trocas da coroa e pinhão. Mas isso depende dos cuidados.
Quando os dentes começam a abrir e a curvar, eles começam a pegar nos roletes da corrente e começa o acavalamento, podendo numa dessas estourar a corrente.
Outra coisa que ajuda e muito é manter a corrente ajustada, quando o ajuste na balança chega ao fim é sinal que está na hora de trocar o conjunto todo.
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- Registrado em: 06 Out 2008, 11:09
- Localização: Rio de Janeiro
Galera,
de tanto procurar e não encontra, peço a ajuda de vocês, alguém sabe onde comprar no RIo de Janeiro ou na internet Kit relação para GSR 150i ano 2013 ?
Já procurei em todas as concessionárias do RJ e não encontrei, já procurei em várias lojas, centro, baixada fluminense, zona sul e nada.
de tanto procurar e não encontra, peço a ajuda de vocês, alguém sabe onde comprar no RIo de Janeiro ou na internet Kit relação para GSR 150i ano 2013 ?
Já procurei em todas as concessionárias do RJ e não encontrei, já procurei em várias lojas, centro, baixada fluminense, zona sul e nada.
Alguma coisa aconteceu com esse tópico, foi criado pelo Russo e agora sumiu as dicas dele...!!!
E quando se pesquisa por "relação" só aparece um tópico, apesar de existir trocentas palavras relação no forum!!!!
Resolvido...
fonte:DID
Aqui, mais uma explicação sobre o assunto:
http://www.endurohp.eng.br/mecanica/rel ... lacao.html