Mirage 250: Ruim de pegar

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
letelles

Miau escreveu:pergunta.. a luz fi fica acesa quando ela se recusa a pegar?

Não, ela só acende quando eu viro a chave ai injeta e apaga, eu tento , tento , tento e nada, ai depois como agora q eu arriei a bateria ai ela acende devido a ter descarregado a bateria, mais toa f..... to pensando em ir no centro de SP que moro por aqui mesmo e comprar um jogo de escova da suzuki yes e tentar colcoar rpa ver se rola, se não der pensei em comprar o motor da suzuki, pq faleri com um cara e cabe certinho na mirage é só lixar a ponta do eixo pq a entrada da parte externa q vai no parafuso é menor que a espeçura do eixo. assim pelo menso gasto menos com motor de arranque. mais mesmo assim, tá me tirando do sério já esse problema ligo ela depois q esquenta é um sofrimento pra voltar a ligar e hoje voltando de uma volta de uns 20 minutos parei no farol por 2 vezes deixei no neutro e ela morreu, ai voltei a ligar com sofrimento e ela ligou consegui chegar em casa.
Miau
Moderador

deixa eu entender..

depois de quente.. vc tenta dar partida e nem gira o motor de arranque? ou ele gira mas o motor não pega?
letelles

Miau escreveu:deixa eu entender..

depois de quente.. vc tenta dar partida e nem gira o motor de arranque? ou ele gira mas o motor não pega?

então miau desde já obrigado por ter dado atenção a esse problema e quem mais participar. a questão é a seguinte quando eu trouxe ela da mecanica ela ligava fria e depois q esquentava ai vc ia dar partida só fazia tac e não girava o motor pra ficar fazendo tatatatatatatata. ai fui em um mecanica q me deu um eixo de uma mirage lá q ele trocou o motor pq quebrou o imã, ai eu montei ele na minha e coloquei, ai ontem ela ligou de boa andei um pouco com ela e hoje quando fui ligar, também ligou de boa mais quando voltei e o motor quente desliguei e fui ligar novamente ai ela ficou só girando no tatatatattatatata, até eu desistir e ter arriado a bateria, mais antes disso depois de algumas tentativas ainda conseguir ligar ela por mais 2x antes de arriar a bateria.
Miau
Moderador

então amigo vamos la..

se entendi..atualmente.. o que ocorre é o seguinte:

quando a moto ta quente.. vc aperta o start, o arranque gira normalmente mas a moto não pega.

então, de cara já vê-se que isso não tem nada a ver com o motor de partida, pois se ele gira(faz o tatatatata) então ele está ok.

pelos sintomas que você descreve.. moto quente, não consegue faz a moto pegar..

me parece ser problema na sonda lambda.. pelo seguinte..

ali no escapamento, vc repara que tem uma peça parecendo uma vela que sobe logo antes da ponteira basucao.. que alias ficou esteticamente horrível na mirage hehe..

essa peça é a sonda/sensor lambda. a função dela é analisar a saída de gases, e com essa informação ela passa para a ECU que então decide a proporção da mistura ar/combustível. acontece que se ela passar a informação errada.. a mistura pode ficar pobre demais e sendo assim.. pra dar partida fica bem difícil.. vc também pode observar se os coletores de exaustão logo ali perto do motor, se estão amarelando ou azulando.. isso é um sinal que a mistura está errada.

e justamente essa sonda lambda se comporta diferente dependendo da temperatura que ela está.. me parece que a temperatura de serviço está na casa dos 300ºc..

vc pode testar o seguinte.. localize o chicote da sonda até a ECU.. de umas rodadas com a moto para chegar no ponto onde a moto fica quente o suficiente pra vc reproduzir o problema.. então vc para na sua garagem.. despluga a sonda lambda da ECU e tenta dar partida. se pegar normal, então o problema é nela.

faça o teste ai.
letelles

Fala galera Miau, então fiz o procedimento que vc me recomendou, fiz uma chupeta nela pq de tanto tentar ontem arriou a bateria, ai sai dei umas voltas nela umas boas aceleradas até esquentar bem o motor voltei pra casa mal cheguei em casa ela já morreu, ai fui despluguei o conector da sonda lambda, eu girei a chave a luz do IF não se apagou mais, acrdedito que seja por eu ter retirado a sonda lambda, tentei ligar ela novamente e o problema persistiu, tatatatatatatata, ai temendo que pudesse ter arriado a bateria tentei novamente com a sonda desplugada fazer uma chupeta e nada. a moto liga fria e depois q esquenta nada, ai fui na autorizada la no contro de SP na edgar soares, e agendei mais somente para levar a moto dia 11/06 muito tempo tenho q tentar encontrar solução antes disso, ai encontrei um cara lá q me disse o seguinte me mostrou algo tipo um conector quadradinho não percebi se vai fusil ou não nele, mais ele disse que pode ser isso, pois quando esquenta eles colam não sei oq. alguma dica sobre isso peça paralela, como trocar ou testar. mais uma vez muito obrigado miau, tem me ajudado muito.

Miau escreveu:então amigo vamos la..

se entendi..atualmente.. o que ocorre é o seguinte:

quando a moto ta quente.. vc aperta o start, o arranque gira normalmente mas a moto não pega.

então, de cara já vê-se que isso não tem nada a ver com o motor de partida, pois se ele gira(faz o tatatatata) então ele está ok.

pelos sintomas que você descreve.. moto quente, não consegue faz a moto pegar..

me parece ser problema na sonda lambda.. pelo seguinte..

ali no escapamento, vc repara que tem uma peça parecendo uma vela que sobe logo antes da ponteira basucao.. que alias ficou esteticamente horrível na mirage hehe..

essa peça é a sonda/sensor lambda. a função dela é analisar a saída de gases, e com essa informação ela passa para a ECU que então decide a proporção da mistura ar/combustível. acontece que se ela passar a informação errada.. a mistura pode ficar pobre demais e sendo assim.. pra dar partida fica bem difícil.. vc também pode observar se os coletores de exaustão logo ali perto do motor, se estão amarelando ou azulando.. isso é um sinal que a mistura está errada.

e justamente essa sonda lambda se comporta diferente dependendo da temperatura que ela está.. me parece que a temperatura de serviço está na casa dos 300ºc..

vc pode testar o seguinte.. localize o chicote da sonda até a ECU.. de umas rodadas com a moto para chegar no ponto onde a moto fica quente o suficiente pra vc reproduzir o problema.. então vc para na sua garagem.. despluga a sonda lambda da ECU e tenta dar partida. se pegar normal, então o problema é nela.

faça o teste ai.
Miau
Moderador

bom.. ta dose achar teu problema hehe

olha.. eu n lembro se tem relação com esse defeito em especifico.. mas eu lembro de ler os seguintes problemas em relação a aquecimento dessa versão da moto:

bobinas dando pau..

retificador aquecendo e dando pau..

sensor de tombamento.. (porem esse aqui faz acender a luz FI)

sensor lambda (já testou)

sensor de TPS (que geralmente faz acender a luz FI também)

oxidação nos pinos da ECU que não sei se tem muitaaaa relação com aquecimento.. mas vale dar uma conferida.. as vezes tem até um pino la que fica partido.
letelles

ta dose mesmo miau, e o pior é ter q esperar até o dia 11 pra levar lá e provavelemnte masi uns 30 dias até arrumar. então de acordo com essas possiveis falhas q vc citou essa bobina por acaso seria o estator, pq ele foi recondicionado a 1 semana. se não, se vc puder me explicar melhor onde fica essa bobina, o sensor de tombamento e o sensor lambda e o sensor tps como vc disse acenderia a luz FI, hoje conversando com o mecanico la da edgar soares comentei sobre isso pq ele disse q iria fazer uma scaneamento, ai falei mais é necessario pq se fosse algo assim acenderia o FI ele me respondeu vc q pensa, as vezes não acende. masi continuando o retificador que ta nela já é o de falcon sempre q volto ele tá quente pra c..... mais até então ja vi varias vezes q é normal ele esquentar. a mecanica onde eu tinha deixado falou q tinha testado retificador bateria e tava de boa. por eliminação, resta então essas tal bobinas se não for o estator. e essa oxidação que vc disse mais onde fica a ECU ja vi q ela é quadradinha e preta(vi hoje na edgar) pra eu dar uma conferida, ou aquilo q o cara me comentou la de uma peça q eu burro me esqueci, q ele falou q quando esquente ela grudam por serem de plastico e acaba interferindo, mais é isso ai vlw, e vamos fuçando pra tentar encontrar o problema pq esperar 2 meses ai é f...
cafb

Olá letelles.
Para teste faça o seguinte com motor quente:Desligue o cabo que liga o motor de partida coloque um cabo grosso e ligue em uma bateria de carro.
Ligar cabo positivo bateria no motor partida e o terra bateria na carcaça motor partida,ou algum ponto que faça bom aterramento e verifique se fica partida normal.
Verifique tambem se o motor está ficando super aquecido.
Veja nivel oleo do motor.
Miau
Moderador

a ecu é uma peça que fica em baixo do banco.. geralmente fica presa no compartimento da bateria na lateral.. e tem um conector grande com muitos cabos nela. vc pode solta-la dali e do conector e verificar os pinos se tao em ordem e se não apresentam oxidação.. isso é muito comum de acontecer nesse modelo.
letelles

cafb escreveu:Olá letelles.
Para teste faça o seguinte com motor quente:Desligue o cabo que liga o motor de partida coloque um cabo grosso e ligue em uma bateria de carro.
Ligar cabo positivo bateria no motor partida e o terra bateria na carcaça motor partida,ou algum ponto que faça bom aterramento e verifique se fica partida normal.
Verifique tambem se o motor está ficando super aquecido.
Veja nivel oleo do motor.

vlw pela dica cafb eu tenho cabo de chupeta vou tentar fazer isso sim, mais vou tentar também retirar o motor de arranque da intruder e colocar nela pra ver se muda alguma coisa também o oleo tá zerado troquei segunda feira, 1,5L e miau amanhã vou retirar a bateria para dar mais espaço e dou uma olhada nas fiações q vai até a ECU se tá zuada. ai continuo a postando aqui pra quem puder me ajudar, caso não consiga a solução. vlw galera
Responder