Virago 535: Gasolina (Tanque, Bomba etc)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Normalmente, o problema da bomba ocorre em motos que ficam muito tempo paradas. Foi o que aconteceu com a minha. Comprei ela em 2009 com apenas 18000 km e o dono dela quase não andava. O ano dela é 2001. Não deu outra: Pifou a bomba.
Uma amiga minha comprou uma zero km em 2002 em vendeu ela com mais de 60.000 km em 2005 e a moto nunca deu qualquer tipo de problema.
Então tem que se ter cuidado quando se compra uma moto antiga com baixa quilometragem.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Mauricio66
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Ago 2012, 19:06
Localização: Santos

Estou com um problema na minha virago 535. Antes de chegar na reserva a moto começa a falhar por falta de gasolina (quando foi feita uma verificação ainda tinha 4 litros de gasolina), a bomba e a torneira já foram trocados mas o problema continua. Alguem há passou por este problema? Conseguiu resolve-lo?
Zé da Bomba
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Mai 2012, 22:00
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Moçada, saudações Viragueiras.(VIRAGO 535)
Alguem poderia me informar qual seria a função da torneira MANUAL que fica no solenoide da reserva? Ela direcionaria o fluxo do combustivel como se o solenoide ESTIVESSE acionado eletricamente? Ou seria apenas uma torneira para cortar totalmente o fluxo do combustível?
Pelo que compreendi do sistema de combustível, quem succiona a gasolina dos tanques, TANTO NO REGIME NORMAL como EM RESERVA, é SEMPRE a bomba de gasolina e o solenoide seria apenas um "DIRECIONADOR" de por qual cano a gasolina irá aos carburadores. Pelo curto em uso normal, ou pelo longo usando a reserva. Essa torneira MANUAL me intrigou. AGRADEÇO PELOS ESCLARECIMENTOS. Motociclisticas saudações.
Gringon.
Zé da Bomba
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Mai 2012, 22:00
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Zé da Bomba escreveu:Moçada, saudações Viragueiras.(VIRAGO 535)
Alguem poderia me informar qual seria a função da torneira MANUAL que fica no solenoide da reserva? Ela direcionaria o fluxo do combustivel como se o solenoide ESTIVESSE acionado eletricamente? Ou seria apenas uma torneira para cortar totalmente o fluxo do combustível?
Pelo que compreendi do sistema de combustível, quem succiona a gasolina dos tanques, TANTO NO REGIME NORMAL como EM RESERVA, é SEMPRE a bomba de gasolina e o solenoide seria apenas um "DIRECIONADOR" de por qual cano a gasolina irá aos carburadores. Pelo curto em uso normal, ou pelo longo usando a reserva. Essa torneira MANUAL me intrigou. AGRADEÇO PELOS ESCLARECIMENTOS. Motociclisticas saudações.
DUVIDAS DEVIDAMENTE ESCLARECIDAS PELA YAMAHA. A torneira é para ABRIR OU FECHAR O COMBUSTIVEL.
Gringon.
Zé da Bomba
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Mai 2012, 22:00
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mauricio66 escreveu:Estou com um problema na minha virago 535. Antes de chegar na reserva a moto começa a falhar por falta de gasolina (quando foi feita uma verificação ainda tinha 4 litros de gasolina), a bomba e a torneira já foram trocados mas o problema continua. Alguem há passou por este problema? Conseguiu resolve-lo?
Mauricio. Estou solucionando o problema com a valvula solenoide(torneira eletrica) da minha. Para tanto desmontei tudo e verifiquei o seguinte: OS PESCADORES(CANOS POR ONDE A GASOLINA É ASPIRADA DO TANQUE)tem dois tamanhos, a saber, o longo que atua NORMALMENTE e o curto que É O DA RESERVA (PEGA A GASOLINA BEM NO FINAL DO tanque0. Como se usa pouco o sistema da reserva, ele acaba ressecando, daí começam os problemas. Tentei encurtar o cano maior mas me parece que ele vem "chumbado" na torneira. Eu ñ quiz forçar.Encurtando eu teria mais autonomia antes da usar a reserva.( O saldo da gasolina que tirei do tanque é de + ou - 2,8 l). Enfim, a melhor maneira é manter o sistema de reserva funcionando. Para isso, mesmo em condições normais, ligue a torneira eletrica (RES) por algum tempo durante seus
passeios. A partir da recuperação do sistema de reserva, que estou fazendo vou tambem passar a acionar a torneirinha ABRE E FECHA do combustivel que ASSIM ELA TENTE A Ñ EMPERRAR. O que "pode" estar te dando essa situação de sobrar 4 l no tanque é o cano pescador do NORMAL esteja muito(por qual razão ñ sei). Pela conformação fisica do sistema de combustível, somente isso pode ocasionar essa "falha". Ambos os canos de entrada são providos de telinhas para filtragem da gasolina. Boas VIRAGADAS.
Gringon.
Jonas
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Out 2008, 18:44
Localização: Salvador

Pessoal,

Estou temdo uma dor de cabeça com a minha virago. faz +/- uns 4 meses que ela está falahndo constantemente os cilindros. Já troquei velas, já efetuei a limpeza dos carburadores, os cabos de vela estavam oxidados e já foi reparado e mesmo assim ela continua falhando. Não consigo passar de 100km/h e isso a duras penas. Outra observação importante é que se por exemplo: eu descer uma ladeira com ela engrenada utilizando o freio motor, ao retomar a aceleração, ela vasa gasolina pelo suspiro do carburador; se eu estiver a 100km/h e diminuir rápido a velocidade e depois andra devagar ela vaza gasolina pelo carburador; e por fim, se eu estiver devagar e der umas "rasgadas" com o acelerador ela vaza gasolina pelo suspiro. Fiz um teste com uma bomba de shadow e não tive muito sucesso pois a bomba parecia estar ruim, teve um momento que a moto morreu e dava pra perceber a que a bomba não estava bombeando direito ( bomba da shadow). Será que esta dor de cabeça toda pode ser a bomba ruim? Testei ela rápido ligando direto na bateria e bombebou. Será que ela está ruim? Alguem já teve alguma experiencia negativa assim?
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Alô, Jonas.

Quanto a falha de ficar em um ou dois cilindros, esse fato aconteceu comigo. Era a bomba. Troquei-a, mas comprei a da Shadow 600 que além de ser a mesma usada na Virago, custa muito menos. Quanto aos "vazamentos" deve ser outro problema.
O meu mecânico aconselhou-me a usar a moto, eventualmente, na Reserva, a fim de evitar ressecamentos e/ou entupimentos no sistema. Eu estou usando, sistemáticamente, e quando chega lá pelos 160/180 km reabasteço.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Jonas
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Out 2008, 18:44
Localização: Salvador

Valeu Tio Giba!

Vou comprar a bomba e rezar pra que solucione. Assim que tiver tudo ok, relatarei aqui se tyudo correu como o esperado.
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Oi, Jonas.

Um dos motivos para acontecer esses problemas, é o da moto ficar muito tempo parada. É o perigo de comprar uma moto antiga com baixa quilometragem. Com o tempo a gasolina começa a formar goma no sistema, entope tudo, a bomba começa a trabalhar a seco e vai prás cucuias.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
sac
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Mai 2013, 17:50
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

andei +- 100 km e minha virago 535 parou por falta de combustível passei para reserva e não pegou , fui colocar gasolina e so coube 6 litros sedo que o tanque pega 13,5 litros
o que pode ser me ajuda.
Responder