Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
Sérgio Soares

dfelipe escreveu:Amigo Sérgio,

Da uma olhada nesse tópico: viewtopic.php?t=7083

Caso precise efetuar a troca, eu já passei por isso e utilizei uma bomba de titan.... funcionou perfeitamente, o tamanho e marca exatamente iguais.

viewtopic.php?p=179118#179118
Oi DFelipe,

O tutorial é excelente.
A minha sombra está ótima e não vou mexer agora. O importante é ter o procedimento na manga quando for necessário.

Muito obrigado,

Sérgio
Moto é lazer.
Sérgio Soares

O cabo do acelerador está ficando duro.
Alguém tem algum tutorial para a sua lubrificação? Como fazer e qual lubrificante usar?

Sempre pergunto aos universiérios por não ser conhecedor de manutenção de motos. Sempre dá um frio na barriga iniciar uma manutenção e fazer uma grande "cagad*".

Sérgio
Moto é lazer.
jirschik
Moderador
Contato:

Eu ainda não fiz isso na Shadow750, mas na Mirage250 sim e vale a mesma dica.
Em concessionárias/mecânicas costumam apenas aplicar um WD40, pois rapidamente desengripa e fica bom por 1 ou 2 semanas. Mas esses óleos são muito finos e perdem o efeito rapidamente, pois possuem componentes para limpar. Para uma limpeza e lubrificação completa eu solto os cabos e coloco-os na vertical. Aplico querosene no lado alto e deixo escorrer até sair toda a sujeira. Pode também deixá-lo um pouco "de molho" em um recipiente, enrolado na horizontal, mas depois tem que escorrer toda a sujeira até sair apenas querosene limpo.
Depois disso aplica-se óleo lubrificante. Deve pelo menos usar um óleo fino, tipo "Singer", daqueles para máquina de costura. Pode também usar óleo um pouco mais grosso, como o de motor, mas a aplicação dentro do cabo demora mais por ser muito denso. Quando começar a sair óleo do outro lado, está pronto. Reinstale os cabos.
Este procedimento vale para os outros cabos: freio e embreagem.

Os cabos de minha Mirage continuam funcionando bem e são os originais. Sempre usei esse procedimento.
Imagem
Sérgio Soares

jirschik escreveu:Eu ainda não fiz isso na Shadow750, mas na Mirage250 sim e vale a mesma dica.
Em concessionárias/mecânicas costumam apenas aplicar um WD40, pois rapidamente desengripa e fica bom por 1 ou 2 semanas. Mas esses óleos são muito finos e perdem o efeito rapidamente, pois possuem componentes para limpar. Para uma limpeza e lubrificação completa eu solto os cabos e coloco-os na vertical. Aplico querosene no lado alto e deixo escorrer até sair toda a sujeira. Pode também deixá-lo um pouco "de molho" em um recipiente, enrolado na horizontal, mas depois tem que escorrer toda a sujeira até sair apenas querosene limpo.
Depois disso aplica-se óleo lubrificante. Deve pelo menos usar um óleo fino, tipo "Singer", daqueles para máquina de costura. Pode também usar óleo um pouco mais grosso, como o de motor, mas a aplicação dentro do cabo demora mais por ser muito denso. Quando começar a sair óleo do outro lado, está pronto. Reinstale os cabos.
Este procedimento vale para os outros cabos: freio e embreagem.

Os cabos de minha Mirage continuam funcionando bem e são os originais. Sempre usei esse procedimento.
Excelente! Muito obrigado Jirschik,

Vou fazer isso.

Sérgio
Moto é lazer.
Guilherme Orlando

Amigos, andei procurando na internet, mas até agora nada satisfatório, alguém teria um vídeo (ou quem sabe, estaria disposto em fazer um) ensinando como se retira a roda traseira da Shadow 750, já ouvi comentários de que seria possível sem desmontar o escapamento. Estou quereno aprender a fazer isso, pois, posso precisar trocar a câmara em uma viagem longa e alguém precisará ensinar para o borracheiro como fazer. Um grande abraço a todos, fiquem com Deus.
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
jirschik
Moderador
Contato:

Tirei algumas fotos quando fui trocar o pneu traseiro da Shadow750. No meu caso o mais trabalhoso foi tirar os alforges, que são rígidos. Mas descontando isso, o processo foi soltar os parafusos inferiores dos amortecedores e depois o eixo. Não foi necessário soltar o escapamento, mas não é o original. É duplo de 3".

Imagem
Imagem
Guilherme Orlando

Caro Jirsck,

antes de mais nada, parabéns pela sua moto, a sua Shadow está linda, esse escapamento é de que marca? alterou a dinâmica da moto, como vibração, consumo, etc...? Sei que este não é o tópico, mas acredito que você poderia abrir um para viagens, acompanhei a sua viagem ao Chile, é um sonho que ainda vou realizar, seria bacana se compartilhasse dicas de como planejar a viagem, como a Shadow se comportou etc... (se já não existe o tópico), mas vamos ao que interessa, teria como você mandar as fotos do desmanche da roda e fica ainda a súplica para a comunidade: quando alguém descorir um vídeo da desmontagem poste no fórum. Um grande abraço.
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
jirschik
Moderador
Contato:

Obrigado, Guilherme!

Esta Shadow750 já veio com muitos acessórios e o escapamento é um deles. Então, não tenho parâmetros anteriores sobre consumo. Mas o berro dele é sensacional! 8)

O que posso te responder de forma mais rápida e detalhada, está no manual de serviços da Shadow750. Não é o manual do usuário! O manual de serviços é a base de manutenção das oficinas. No post abaixo você encontrará o link para download do manual. O procedimento de desmontagem da roda está no capítulo 15.

viewtopic.php?p=124771#124771
Imagem
Sérgio Soares

Guilherme Orlando escreveu:Amigos, andei procurando na internet, mas até agora nada satisfatório, alguém teria um vídeo (ou quem sabe, estaria disposto em fazer um) ensinando como se retira a roda traseira da Shadow 750, já ouvi comentários de que seria possível sem desmontar o escapamento. Estou quereno aprender a fazer isso, pois, posso precisar trocar a câmara em uma viagem longa e alguém precisará ensinar para o borracheiro como fazer. Um grande abraço a todos, fiquem com Deus.
Caro Guilherme Orlando,

A primeira página deste fórum traz uma decrição do nosso amigo e sumido WellRod sobre como desmontar as rodas da Shadow. Não há fotos, mas dá uma boa noção do que deve ser feito.

Veja em viewtopic.php?t=4993&postdays=0&postorder=asc&start=0

Sérgio
Moto é lazer.
Guilherme Orlando

jirschik e Sérigo,

muito obrigado pelas informações, realmente já dá para ter uma boa noção, baixei o manual de serviço e vou estudá-lo, semestre que vem vou me matricular em um curso de mecânica do SENAI para parar de dar dinheiro para as concessionárias (aqui em BH a BY MOTO cobra 80 Dilmas para trocar só o dianteiro...).

Um abraço a todos.
Responder