Iniciante - Dicas sobre 1ª Custom
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores
-
marciocvital
Humm, valeu pelas dicas... Vou considerar e pensar bem o que fazer...
marciocvital:
Outra coisa...vou dar um pitéco...rs, se é para aprender e coisa e tal, para quando por acaso fazer as cagadas que ninguém escapou disso em algum momento do aprendizado...rs, eu iria de "trudinha", uma intruder 125, sem se preocupar com a revenda, ela é barata para comprar, é resistente, eu acho bonita, bem acabada e tu está numa tocada mais custom!... Depois é depois.
É isso!
Outra coisa...vou dar um pitéco...rs, se é para aprender e coisa e tal, para quando por acaso fazer as cagadas que ninguém escapou disso em algum momento do aprendizado...rs, eu iria de "trudinha", uma intruder 125, sem se preocupar com a revenda, ela é barata para comprar, é resistente, eu acho bonita, bem acabada e tu está numa tocada mais custom!... Depois é depois.
É isso!

-
Tito Morello
Não é puxando sardinha pra mim, mas posso dizer que entre a CB300 e a Fazer 250 não há o que pensar a FAZER ganha e muuuuito fácil.marciocvital escreveu:Pensei tb em talvez ir de CB 300 ou Fazer 250... Fica aí a mesma pergunta das anteriores, qual das duas?
- manutenção fácil e barata (isso depende de você. manutenção de motociclista nunca é baratinha, já do motoqueiro McGiver um cuspe e chiclete resolvem)
- maquinário mais resistente (opinião pessoal)
- bebe nada faz 30km/l fácil
- freio a disco nas duas / cb só na diant.(faz muuuuita diferença)
- faz bonito na cidade e na estrada, com ou sem garupa (só viajo garupado. só eu peso quase 100kg)
- pra revenda é mel na chupeta
Agora se for começar mesmo na 125cc nada melhor que a intrudinha... já que é pra começar direito vai de custom.
Tito - Alone Riders MC

-
marciocvital
AJ Souza, pior é que eu acho a Intruder feia demais, kkkkkkkk... Pena que a Suzuki não tem uma 250, se tivesse ia ser escolha certa.
Mas é uma alternativa a considerar...
Tito Morello, pois é, andei vendo uns comparativos e falam muito bem da Fazer e da CB me falaram que ela tem um problema sério nos cabeçotes e que a corrente bate muito...
Pior que pensei bastante no que o Humm falou em um post anterior sobre a ciclística... Na Fazer e na CB a posição já é mais de moto esportiva, as pedaleiras mais pra trás e com o tronco pra frente.
Mas sei lá, o brabo é que as aulas não te preparam para ir pra rua... Sinceramente eu me sentiria mais confiante em uma Factor ou Fazer pra pegar a rua primeiro e aprender do que direto em uma Shadow. Sinceramente eu não tenho nem confiança pra fazer um test drive em uma moto dessas entendem? Aí com uma factor ou fazer eu vendo fácim facim, e com a experiência eu já me sentiria para fazer um test drive e aí sim escolher a moto que quero...
Mas sei lá... Se der uma maluquice aqui vou acabar indo direto pra Shadow mesmo...
Mas é uma alternativa a considerar...
Tito Morello, pois é, andei vendo uns comparativos e falam muito bem da Fazer e da CB me falaram que ela tem um problema sério nos cabeçotes e que a corrente bate muito...
Pior que pensei bastante no que o Humm falou em um post anterior sobre a ciclística... Na Fazer e na CB a posição já é mais de moto esportiva, as pedaleiras mais pra trás e com o tronco pra frente.
Mas sei lá, o brabo é que as aulas não te preparam para ir pra rua... Sinceramente eu me sentiria mais confiante em uma Factor ou Fazer pra pegar a rua primeiro e aprender do que direto em uma Shadow. Sinceramente eu não tenho nem confiança pra fazer um test drive em uma moto dessas entendem? Aí com uma factor ou fazer eu vendo fácim facim, e com a experiência eu já me sentiria para fazer um test drive e aí sim escolher a moto que quero...
Mas sei lá... Se der uma maluquice aqui vou acabar indo direto pra Shadow mesmo...
Tem sim, a Intruder 250, se correr ainda pega algumas em bom estado e são motos fortes e valentes como a 125.marciocvital escreveu:AJ Souza, pior é que eu acho a Intruder feia demais, kkkkkkkk... Pena que a Suzuki não tem uma 250, se tivesse ia ser escolha certa.

rapaz.. a shadow não é isso tudo também não.. é mais pesada.. praticamente isso.. apesar de ser em media 600cc a potencia é mais em torque do que em velocidade final. ou seja, vc tem mais força pra rodar em baixar rpms.. tanto que dependendo do modelo da shadow, vc não consegue dar mais que 150km/h de final.
acho que o ideia mínimo é começar numa 250.. motos 150 são projetadas pra serem econômicas no dia a dia, so isso.. não são motos pra aprendizado.
agora se pensa em cair na estrada de vez em quando.. uma 150 te deixa em apuros.. pode esquecer ultrapassagens hehe.. visto que a máxima das 150 talvez n passe dos 90km/h com muito esforço.. isso sem estar garupado.
se vc pode comprar uma shadow por exemplo.. vai na boa.. se ta com medo de encarar.. vai de 250.. tipo mirage(de preferencia carburada) ou virago.
e não pensa muito não.. investe sim no estilo custom pq não tem nada melhor.
pra vc ter uma ideia.. depois de um ano rodando na minha 250, já senti necessidade de mais potencia.. pq eu não perdoo não.. se a estrada ta limpa.. estico o cabo.
hj penso numa midnight por uns 22 mil no máximo. me apaixonei pela moto.. 950cc, correia dentada, amortecedor único, tudo de bom.. eu não compraria uma shadow pq não gosto de rodas raiadas.. gosto de roda de liga leve.
mas no teu caso.. se pensa em liquidez de mercado no futuro a shadow tem ótima saída no mercado de usadas.
o lance é não ter medo.. encara o peso da moto que vc vai ver q se habitua rápido.. a dica principal é.. devagar nas curvas pq essas motos custom são pesadas.. até ter a manha de pegar o equilíbrio dela.. tem q maneirar bem na velocidade.
acho que o ideia mínimo é começar numa 250.. motos 150 são projetadas pra serem econômicas no dia a dia, so isso.. não são motos pra aprendizado.
agora se pensa em cair na estrada de vez em quando.. uma 150 te deixa em apuros.. pode esquecer ultrapassagens hehe.. visto que a máxima das 150 talvez n passe dos 90km/h com muito esforço.. isso sem estar garupado.
se vc pode comprar uma shadow por exemplo.. vai na boa.. se ta com medo de encarar.. vai de 250.. tipo mirage(de preferencia carburada) ou virago.
pra vc ter uma ideia.. depois de um ano rodando na minha 250, já senti necessidade de mais potencia.. pq eu não perdoo não.. se a estrada ta limpa.. estico o cabo.
hj penso numa midnight por uns 22 mil no máximo. me apaixonei pela moto.. 950cc, correia dentada, amortecedor único, tudo de bom.. eu não compraria uma shadow pq não gosto de rodas raiadas.. gosto de roda de liga leve.
mas no teu caso.. se pensa em liquidez de mercado no futuro a shadow tem ótima saída no mercado de usadas.
o lance é não ter medo.. encara o peso da moto que vc vai ver q se habitua rápido.. a dica principal é.. devagar nas curvas pq essas motos custom são pesadas.. até ter a manha de pegar o equilíbrio dela.. tem q maneirar bem na velocidade.
-
marciocvital
Pessoal, muito obrigado a todos que postaram tirando as minhas dúvidas e dando sugestões!
No fim do mês espero estar com minha carteira de moto e aí tomo a minha decisão.
No fim do mês espero estar com minha carteira de moto e aí tomo a minha decisão.
Pois é Humm o peso, falo de cadeira pois tive uma Neo de 108 kgs e câmbio CVT...rs fiquei mais de 3 anos e meio sem andar de moto e derrepente me deparo em um sábado de 1º de dezembro de 2012 em cima de uma shadow 600 de 200 kgs!...rss Cara deu um friozinho na barriga...kkkk Mas sentei nela respirei fundo e pensei...bom ta em neutro!?...tah...liguei o ronronar...nossa! bom é aplicar na prática tudo que aprendi na moto-escola e tudo que li aqui no motoscustom...rs engatando a 1ª marcha "clonk"...rs e seja o que Deus quiser...rsss...Humm escreveu:rapaz.. a shadow não é isso tudo também não.. é mais pesada.. praticamente isso.. apesar de ser em media 600cc a potencia é mais em torque do que em velocidade final. ou seja, vc tem mais força pra rodar em baixar rpms.. tanto que dependendo do modelo da shadow, vc não consegue dar mais que 150km/h de final.
Saí numa boa, foi só rodar e ela já estava equilibrada e dominada, veio a primeira curva à direita...tranquilo foi de boa...depois fiquei mais tranquilo e em reta com mais de 60 km/h comecei a descubrir aquilo que lia...o tal do contra-esterço (nuna sei se é com hífem o sem...rs) Batata! é isso! Facim facim...rs
Ao amigo aí que ta receoso...vai de boa, com calma e aplique o que aprendeu e em linha reta faça com mais de 60 km/h faça pequenas pressões no guidom (eu disse pequenas, imperceptíveis pressões...rss) e você verá que a moto responde para um lado e para o outro, mas de forma contrária a pressão aplicada de um lado. É isso o contra-esterço, que é o que você vai usar muito em curvas. Apenas acompanhe com o corpo a inclinação da moto na curva durante o contra-esterço, não brigue com ela...rs. A inclinação com o tempo vc vai aprender a variar sem usar freio só acelerando ou tirando a acelreção, usando o freio motor, nas desacelerações. Tudo de forma delicada e sem stress.
Ok! foi assim que aprendi na pratica no trajeto de retirada da moto da loja até a minha casa (30 kms). No domingo ja tava indo para a praia! obviamente que era em rodovia de mão dupla e de bom traçado (a ida para a praia), pois na retirada foi na BR 116 aqui que passa pelo perímetro urbano de 5 cidades!...rs
É isso!

AJ não entendi direito essa coisa do contra-esterço.
Como é aplicada essa pressão? É tipo apertar o guidão, segurando mais forte? Ou tipo empurrar o guidão pra frente?
E devo fazer a pressão com a mão esquerda pra virar para a direita, ou o contrário?
Valeu!
Como é aplicada essa pressão? É tipo apertar o guidão, segurando mais forte? Ou tipo empurrar o guidão pra frente?
E devo fazer a pressão com a mão esquerda pra virar para a direita, ou o contrário?
Valeu!
IMMORTAL MC / GARGULAS MC
Ex-Vento Vthunder 250
Ex- Harley Davidson 883
/ Atual: Shadow 600 bobber
Ex-Vento Vthunder 250
Ex- Harley Davidson 883
/ Atual: Shadow 600 bobber
É assim tipo net...rs brincadeirinha amigo...fabrito escreveu:AJ não entendi direito essa coisa do contra-esterço.
Valeu!
Se senta na moto (custom) começa a desenvolver velocidade e a partir de 60 km/h é que é quando se faz sentir o efeito do contra-esterço, que são forças compensatórias ao efeito gisroscópico da roda dianteira. Mas trocando em miudos é você segurando o guidão em teste fazer de conta, eu disse fazer de conta, que fosse compensar uma curva para a direita aí se apenas faz pressão como fosse empurrar (virar) o guidão para o outro lado (para a esquerda).
Este "empurrar" que falo é apenas exercer uma pressão infima ao lado contrário da curva. Ok! Da para fazer em uma reta isso, fazendo pressõezinhas infimas de um lado e do outro só para você ver a reação da moto.
Um abraço!