Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Filhodobar
Contato:

Putz... fiquei com a pulga atrás da orelha agora, Eddie Alvarez.
Será que terei algum problema com a de 9ah que já coloquei?
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Eddie Alvarez

Caro Filho do Bar (curti) rsrsrs, inclusive através de relatos aqui do forum mesmo, citaram uma experiencia que a bateria só serve pra dar partida na moto, e que se vc retirar a mesma depois de ligada, a moto funciona normalmente. Pois bem, isso em motos carburadas, se fizer isso nas injetadas, a moto começa a engasgar, falhar, devido a falta de "carga" que apenas o retificador, não consegue suprir. Acho que o humm e o jirchi( desculpe) sabem explicar melhor sobre isso.
"E essa liberdade, só sinto quanto estou com você"
Filhodobar
Contato:

Putz, dando uma olhada na descrição da moto no link da Max Motors (http://www.maxmotors.com.br/motos/products/mirage-250/), encontrei o seguinte: "O novo modelo ganhou também acendimento automático dos faróis, lampejador e luz de emergência. O sistema elétrico foi redimensionado com bateria de 12 amperes.".

Ok... posso ter algum problema com essa bateria de 9 amperes ou, teoricamente, sendo 12v é para ficar tudo tranquilo?

Essa diferença na amperagem pode influir como na moto? Pode significar perda de potência ou risco para algum componente (ECU, por exemplo)? A vida útil da bateria poderá ser menor?
Imagem
Miau
Moderador

a minha é carburador e veio com farol de 55/60

eu acho o seguinte.. nao é que a injetada utilize mais bateria por conta da demanda de carga.. e talvez por conta da demanda de pico.

vou explicar..

se a moto utilizasse de fato a bateria enquanto está ligada, como a mesma ia ser recarregada? hehe

ou uma coisa, ou outra. nao da pra recarregar e utilizar simultaneamente..

na verdade podem ocorrer uma das duas coisas..

1ª - A moto quando ligada, podem ocorrer de tempos em tempos.. tipo de tantos em tantos segundos, um consumo de pico de menos de um segundo.. que nao interferiria na recarga da bateria.

2º - Talvez a ECU, por ser um equipamento muito sensivel, requeira uma alimentação DC realmente continua.. ou seja sem defasagens nos ciclos da corrente.

O que ocorre é que a moto, somente com o retificador, nao é capaz de fornecer de forma continua MESMO os 12v.. o retificador até consegue RETIFICAR a tensão, filtrando a parte alternada.. mas nao consegue manter uma linha continua de 12v num dado espaço de tempo..

vamos supor que o alternador forneça 100v a 50hz para o retificador.. isso significa que a tensão vai oscilar(ALTERNAR) entre -100v e 100v 50 vezes por segundo.. dai o nome de corrente alternada..

O retificador tem uma ponte de diodos que obriga a corrente a passar somente num sentido.. ou seja.. acontece assim..

quando a tensão é positiva, o diodo deixa passar..

quando ela alterna para o momento negativo, ele impede.

entao o retificador entrega somente o momento em que a tensão é positiva, vamos dizer. porem.. ele vai entregar essa corrente em 25 picos de 12v por segundo.. pois os outros 25 picos negativos sao impedidos de passar..

a solucao empregada para eliminar esses espaços de tempo em que nao há corrente, é com o uso de um capacitor, que age como uma bateria.. ela recebe a carga de 12v, e no momento que o alternador alterna para a tensao negativa, o capacitor supre essa falta.

é ai que a bateria da moto entra.. provavelmente ela faz o papel do capacitor no circuito.. dando a impressao de ter continuamente 12v o tempo todo.

sem isso, é como se a ECU, no exemplo dos 50hz, estivesse ligando e desligando 25 vezes por segundo.. dai é que talvez ocorra a falha quando nao se usa a bateria.

bem essas sao as possiveis explicacoes para a falha do sistema EFI quando nao se tem uma bateria na alimentação, em comparacao ao sistema carburado.
Filhodobar
Contato:

Clareou um pouco, Humm, na verdade, clareou bastante as idéias, mas ainda não entendi sobre a amperagem, nesse caso.

Essa diferença de 12ah para 9ah pode realmente influir em algo?

A minha preocupação vem do fato de haver lido isto (http://www.visualtuning.net/v3/index.ph ... &Itemid=67):

"Quando a bateria não tem a amperagem necessária podem ocorrer vários problemas na parte eléctrica do carro, os mais frequentes são:

• Oscilação na voltagem – Quando forçada, a bateria, com uma amperagem maior do que ela suporta, a voltagem normal (12V) cai causando oscilações, podendo queimar componentes importantes ou provocar o seu mau funcionamento."

Pesquisando aqui e ali, liguei para o meu mecânico e para as oficinas de duas autorizadas, uma aqui de Ctba e a outra de São José dos Pinhais.

Os três me informaram que a única coisa que pode acontecer, é a vida útil da bateria ser menor. Descartaram danos elétricos à bomba de combustível ou a ECU.

Inclusive, nas autorizadas confirmaram que a bateria de 9ah é para a carburada, mas já foi muito usada nas injetadas, sem problemas (!!!).

Faz sentido para alguém?
Imagem
Zumba

Essa diferença de 12ah para 9ah pode realmente influir em algo
Ola, camarada Filho do bar !

Só para acalmar o seu coração, o negócio é mais ou menos assim:
A referencia de ampér na bateria indica a capacidade de armazenamento de carga na mesma, porém a saída de carga vai ser os mesmos 12 volts. Portanto a melhor seria a de 12 ampér, más por outro lado a de 9 não causará nenhum dano "se usada de forma convencional" O problema será se tiver muitos acessórios elétricos instalados na motoca, porém o dano que pode causar é a diminuição da vida útil da bateria.
Resumindo comprou a de 9 ampér usa sem medo até ela
abrir o bico ! ! ! :roll:
Miau
Moderador

a amperagem nao acredito que vá fazer diferença nesse caso.. pois a unica coisa que suga tanta corrente da bateria é a partida..

depois disso a bateria acho que so serve pra manter a corrente o mais continua possivel.
Eddie Alvarez

Galera, muita gente ja sabe disso, mas foi a melhor maneira que achei pra explicar, desculpem possiveis besteiras, sou mecânico de trens, não eletricista, mas um grande "fução"

O que faz a escolha de 9Ah, 12Ah, 14Ah, etc. è a
soma de todas as potencias elétricas instaladas na moto, imagina-se, (mas no caso das mirages é uma realidade), que por ventura o retificador queime (coisa rara, rsrs) então a bateria tem carga (corrente, ampere) suficiente pra manter tudo funcionando por um tempo. Suponha que a Mirage EFI, tenha 120 Watts em todo o sistema elétrico, divide-se pela Tensão da Bateria (12 Volts) e encontra-se uma "carga" de 10 Amperes. teoricamente uma bateria de 12 Ah, suportaria pouco mais de 1 hora em funcionamento, sem o retificador, uma bateria de 9Ah, não aguentaria nem 1 hora.
"E essa liberdade, só sinto quanto estou com você"
Miau
Moderador

hehe.. mas com meia ou uma hora.. uma hora ce vai ficar a pé uhahuauh =)

e o pior.. sem saber
jirschik
Moderador
Contato:

Filhodobar escreveu:...A minha preocupação vem do fato de haver lido isto (http://www.visualtuning.net/v3/index.ph ... &Itemid=67):

"Quando a bateria não tem a amperagem necessária podem ocorrer vários problemas na parte eléctrica do carro, os mais frequentes são:

• Oscilação na voltagem – Quando forçada, a bateria, com uma amperagem maior do que ela suporta, a voltagem normal (12V) cai causando oscilações, podendo queimar componentes importantes ou provocar o seu mau funcionamento."...
A interpretação aqui é a seguinte: Suponha que você está utilizando uma bateria de tensão elétrica 12V e capacidade de 9Ah. Isso significa que, se ela for utilizada para alimentar uma carga (lâmpadas, por exemplo) que consuma 9A (P=V.I => 12.9 = 108W), ela manterá sua tensão elétrica de 12V. Claro que, com o passar do tempo isso vai diminuindo, pois estás consumindo energia. Isso também significa que ela está preparada para que circule uma corrente de 9A entre seus terminais.
Agora suponha que você utilizará esta mesma bateria para alimentar outra carga que consuma 12A (P=V.I => 12.12 = 144W). Nesta condição ela estará sobrecarregada e não conseguirá fornecer 12V sob essa demanda de corrente. Pior ainda serão os danos internos, pois ela não está preparada para que circule esta quantidade de corrente entre seus terminais e pode danificar as placas internas.
Imagem
Responder