Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
RenanSP

Filhodobar escreveu:
jirschik escreveu:
profileexotic escreveu:Faz sentido, a bateria vai descarregando até não ter mais carga depois que o retificador queima. Bem vindo ao clube, tive o mesmo problema e até 2 meses depois ainda não está resolvido com o retificador e o estator reenrolado pelo Lefteris.

Essa moto ta me dando uma dor de cabeça do cão.
Aproveitando o clima natalino, eu só posso pensar em um problema similar para comparar a solução: Se o pisca-pisca da árvore de Natal tiver 3 lampadas queimadas, soquete torto e fio descascado, não adianta só troca 1 lâmpada para ele voltar à funcionar: tem que consertar tudo senão até a lâmpada nova vai queimar de novo! O problema é encontrar todas as falhas! :P

A teoria desses problemas eu já expliquei neste tópico em várias páginas, sobre geradores, receptores, alta corrente, curtos, etc.

Boa Sorte! :wink:
Profileexotic, vlw a dica brother!

Jirschik, estou torcendo para ter sido apenas um problema com o retificador mesmo. Aproveitei e pedi pra darem uma olhada geral na elétrica, nos relés e em tudo, justamente pensando que o problema poderia ser causado por outras fontes, mas segundo o mecânico, tudo está dentro do normal. Me disse que aproveitou e checou e limpou todas as conexões (tomara).
O anterior durou mais de 1 ano...
Pode ser papo de mecânico de CC, mas hj fui buscar a moto e estava conversando com o mecânico e ele dizia que os retificadores originais, que vinham nas Mirage 2010 e 2011, eram uma porcaria, todos deram problemas, inclusive o meu, e foram substituídos por um outro retificador (ele disse a marca, mas esqueci) um pouco mais adequado, mas ainda assim não ideal. Ele espantou-se de o meu ter durado tanto tempo.
O que foi colocado agora, segundo ele, é da Magnetron e já é específico para as condições da M250.
Eu espero que seja isso mesmo... ah, ainda corro o risco de ter que trocar a bateria, pois segundo ele foi dado carga na minha e ela estava ok, mas quando o retificador queima, é bem possível que a bateria fique comprometida tb.
Bendito seja o 13º.
Ê laiá...
O meu grande problema é que não consigo entender de forma alguma a parte elétrica, kra... sério, eu tenho algum bloqueio com aquilo... ainda olho e penso que eletricidade é bruxaria, só pode!
Pura magia negra!
Somos dois!!!!!

Juro que estou pensando até em fazer um curso de elétrica para motos, tanto que parte elétrica me parece coisa do capeta! Tua moto já ta rodando cara?
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
RenanSP

Sres.,

Estou tendo outro enfrentamento com certa dificuldade de resolução na minha Mirage 250.

Como falei aqui, semana passada deixei a moto para uma revisão no mecânico pois a moto com o motor quente e em baixas rotações (leia-se no trânsito, no corredor, no meio da cidade) estava desligando.

O Mecânico verificou o estator, o regulador de voltagem que é novo, as velas, e todos os componentes elétricos, sensor do pezinho, e acabou dizendo que o problema estava nos conectores elétricos, que precisavam de limpeza. Quase nem me cobrou por isso e disse que fez a limpeza.

No entanto, hoje, quase 1 semana depois de ter retirado da oficina a moto morreu por 2 vezes no trânsito, em 2ª ou 1ª marcha, ou seja, o problema persiste. (O fod* é a vergonha disso acontecer bem no meio do corredor, na frente de uma Harley).

Pesquisando na internet, vi que a kasinski fez um recall para os modelos 2010, com relação a um ajuste no sensor do acelerador, que estaria fora de angulo, no entanto, minha moto é 2011 e acho dificil eles terem errado com tanta primazia duas vezes.

Um colega disse que pode ser gasolina de má qualidade, como o tanque está cheio, vou esperar ele esvaziar e passar a abastecer em outro posto para ver se há alguma relação.

Hoje a a noite devo eu mesmo rever os cabos da bobina e da ECU, verificar com mais detalhes se não oxidaram, mas por ter acabado de passar por uma inspeção nesse sentido, acho muito pouco provável que seja esse o problema.

Se alguem já teve esse problema e soube resolver eu agradeço a ajuda. É uma pena, com uma situação dessas e sem saber o que é me vejo obrigado a cancelar os planos de viagem para o fim de ano.

Bons ventos.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Filhodobar
Contato:

RenanSP, já estou rodando com a moto e putz, pode ser efeito puramente psicológico, mas estou com a impressão de que a moto está muito mais esperta.
Fico até assustado... mas deve ser o efeito placebo mesmo.
Estranho esse teu problema, kra... quando ela apaga, pega logo de primeira ou fica difícil fazer pegar?
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
RenanSP

Filhodobar escreveu:RenanSP, já estou rodando com a moto e putz, pode ser efeito puramente psicológico, mas estou com a impressão de que a moto está muito mais esperta.
Fico até assustado... mas deve ser o efeito placebo mesmo.
Estranho esse teu problema, kra... quando ela apaga, pega logo de primeira ou fica difícil fazer pegar?
Eu também fiquei com essa impressão quando troquei meu retificador...parecia que a moto estava mais "forte" e esperta mesmo...agora é só rodar!!!!! E se der comprar um retificador reserva :D

Quando a minha apaga, pega logo de primeira, sem esforço nenhum...mas mesmo assim é fod*, imagina se acontece uma coisa dessas se estou numa ultrapassagem? Ou algum veiculo vindo logo atrás vem e me chumba?
jirschik
Moderador
Contato:

Filhodobar escreveu:RenanSP, já estou rodando com a moto e putz, pode ser efeito puramente psicológico, mas estou com a impressão de que a moto está muito mais esperta.
Fico até assustado... mas deve ser o efeito placebo mesmo...
Então isso "pega" em todos, pois eu senti o mesmo :D
Imagem
Filhodobar
Contato:

É... a minha bateria foi comprometida pelo problema do retificador.

Agora veio a dúvida: a bateria que estava na minha moto era uma Outdo de 12v e 12ah.

Para colocar outra igual, na CC, R$ 190,00.

No mecânico de confiança ele tem uma Erbs de 12v e 9ah... inclusive na caixa, está indicando que é para Mirage 250, entre outras motos. Preço: R$ 109,00 (não é ele quem vende, ele ligou no fornecedor na minha frente).

Ambas oferecem 6 meses de garantia.

Afinal, a Mirage 250 usa bateria de 12v e 12ah ou 12v e 9ah?

São R$ 81,00 de diferença...
Imagem
Miau
Moderador

a minha é 9ah e eu so gosto de yuasa.

porem.. amper/hora a mais nao tem problema.. so demora mais pra dar carga plena
jirschik
Moderador
Contato:

Filhodobar escreveu:...No mecânico de confiança ele tem uma Erbs de 12v e 9ah...

...a Mirage 250 usa bateria de 12v e 12ah ou 12v e 9ah?...
A bateria que tenho hoje na Mirage é ERBS e não tive problemas. Ainda mais agora, que ela roda pouco, não deu problemas quando precisei utilizar. Já está com esta a mais de 1 ano.

As baterias são basicamente especificadas por 2 parâmetros:

Tensão elétrica: 12V [Volt]
Capacidade elétrica: 9Ah [Ampére.hora]

A tensão elétrica tem sempre que ser a mesma. Não vou arriscar em dizer que 100% das baterias para moto são de 12V, mas pelo menos 99,9% são 12V.

E como o Humm disse, a Capacidade pode ser superior sim. Fique atento também à polaridade dos terminais, pois um modelo errado de polaridade pode não ser possível de instalar, devido ao comprimento dos cabos ou forma de fixação da bateria no compartimento.
Imagem
Filhodobar
Contato:

Humm e Jirschik, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Eu havia ficado preocupado pq li num anúncio da bateria da Outdo o seguinte: "12V 12Ah/10HR - Modelo p/ Injeção Eletrônica" - e pensei que a bateria para Mirage I.E. poderia apresentar alguma diferença da bateria para Mirage carburada.

Como já disse, sou terrível com a parte elétrica, mas já vi que não vai ter escapatória.

Lá na oficina, o mecânico, que é um chegado meu, já me deu uma força e me ensinou como usar e ler o multimêtro (a parte básica é ridícula de simples).

Enfim, seguindo a recomendação dele, acabei optando pela Erbs... segundo ele, acha melhor do que a Outdo e a diferença de preço é grande.

Troquei a bateria e a moto está 100%, por enquanto.

Vou dar uma pesquisada sobre elétrica e vou tentar identificar se pode haver alguma outra situação causando a queima do retificador, ou se foi aquecimento ou desgaste de peça "vagabunda" mesmo.

Ainda assim, até hj esse foi o único problema apresentado pela minha moto, num intervalo de mais de 1 ano... minha avaliação ainda é positiva.
Imagem
Eddie Alvarez

Filhodobar escreveu: Afinal, a Mirage 250 usa bateria de 12v e 12ah ou 12v e 9ah?

São R$ 81,00 de diferença...
O pouco que eu conheço da mirage, consegui perceber algumas diferenças, uma delas é que as EFI's utilizam bateria de 12Ah principalmente pelo funcionamento da bomba de combustivel e do aumento da potencia da lampada (55/60W). Acredito que vale uma regra: Injetada:12Ah - Carburada:9Ah
Lembrando que é apenas a minha opinião.
"E essa liberdade, só sinto quanto estou com você"
Responder