Kansas 150: Câmbio

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Comigo já foi o contrário, nasci em outro lugar e vim para Guarulhos, mas vim bem cedo.

Pprovavelmente você ainda tenha o costume do motor do carro, onde normalmente se troca com o giro mais baixo, a menos que esteja dirigindo de forma mais agressiva.
Em motos maiores é até normal trocar com giro relativamente baixo, mas em motores pequenos como esse normalmente o torque máximo está lá pelos 8000 rpm.
Barulho no paralamas é relativamente normal, se for muita coisa, seria legal conferir mais de perto.
já o ronco é meio difícil de saber o que pode ser, daí seria legal bater um papo com o mecânico e ver o que de fato causa ele. Pode ser um monte de coisas e ainda ser um ruído comum de motor OHV.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Avatar do usuário
ticojsp
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Ago 2012, 11:42
Localização: Fartura

Então, acho que sobre a troca de marchas pode ser isso, porque já dirijo carro ha mais de vinte anos e só agora criei coragem e interesse pra pilotar motos, mas afirmo que se soubesse que é tão bom teria começado mais cedo mas nunca é tarde.
Quanto ao ronco, é muito baixo, às vezes se assemelha a peças raspando, já me disseram que é normal e segundo andei pesquisando na net, muitos dizem que este tipo de motor da dafra realmente faz isso, mas vou perguntar ao mecânico de qualquer forma.
O antigo proprietário, que inclusive fez as manutenções na autorizada até os 9 mil Km e depois em um mecânico de conhecimento comum nosso na cidade, muito bom por sinal, esse ex-proprietário também disse que ela sempre teve esse pequeno ronco, mas amanhã vou procurar saber melhor. Grato.
Samuloko81
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Set 2012, 23:28
Localização: Taboão da Serra

Ola sou novo neste forum, tenho uma Kansas 150 2008, sabado levei ela no mecanico por conta de um barulho que fazia qundo engatava a 5 marcha, o mecanico disse que era a relação, ela estava gasta então troquei. Retornando para casa parei num farol, quando fui sair com ela, a moto travou, achei que seria o freio traseiro, pq tinha trocado tambem, retornei na oficina, o mecanico olhou e constatou que era problema no cambio, teria que abrir o motor para poder ver qual é o problema. Será que alguem já teve esse problema? ela está com 20.000km nunca me deu problema mas agora esse????
Avatar do usuário
ticojsp
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Ago 2012, 11:42
Localização: Fartura

Bom dia galera e Bom dia L340.
Há algum tempo postei um texto sobre alguns possíveis problemas com a troca de marcha, um barulho estranho e o fato de minha Kansas estar morrendo de vez em quando. Como havia dito, levei a moto em um mecânico de ótima confiança em minha cidade e após uma revisão geral feita por ele foi constatado que o barulho na verdade era das pastilhas de freio dianteiro que estavam bastante gastas. Quanto ao fato de a moto estar morrendo, que havia sido possivelmente associado ao fato de eu estar acostumado com a condução de automóveis, na verdade era a regulagem da mistura ar/combustível que não estava equalizada. Já a troca de marchas que estava difícil era um excesso de folga no cabo da embreagem.
Estando agora com todos estes pontos resolvidos, estou curtindo muito minha moto.
Tenho agora a intenção de colocar um encosto do banco e uma proteção "mata-cachorro", mas ainda está meio difícil achar e o preço anda meio salgado, mas vou lutando e em breve acho que consigo.

Bom dia a todos
Avatar do usuário
ticojsp
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Ago 2012, 11:42
Localização: Fartura

Bom dia galera..
Tenho uma foto minha com minha kansas e gostaria
de saber como faço pra colocar ela no meu perfil.

Quem puder me ajuda
Obrigado
Maneiro
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Dez 2012, 15:36
Localização: Várzea Grande

Samuloko81 escreveu:Ola sou novo neste forum, tenho uma Kansas 150 2008, sabado levei ela no mecanico por conta de um barulho que fazia qundo engatava a 5 marcha, o mecanico disse que era a relação, ela estava gasta então troquei. Retornando para casa parei num farol, quando fui sair com ela, a moto travou, achei que seria o freio traseiro, pq tinha trocado tambem, retornei na oficina, o mecanico olhou e constatou que era problema no cambio, teria que abrir o motor para poder ver qual é o problema. Será que alguem já teve esse problema? ela está com 20.000km nunca me deu problema mas agora esse????
A minha tá com uns 14.000 km, desde nova eu reclamo que tem o cambio duro e que, de vez em quando, alguma marcha encavala. Nunca foi resolvido e até chegaram ao ponto de me dizer que era assim mesmo. Semana passada fui sair com a moto de casa e não entrou a segunda, o cambio estava travado.
Fui de primeira até a oficina (foi sofrido)e, chegando lá, o mecânico medisse que deveria ser a mola do eixo do cambio.
Mandei trocar. Ficou R$ 45,00 da peça (o eixo completo), R$15,00 do óleo(tinha acabado de fazer uma troca de óleo), R$30,00 de mão de obra e mais a junta da tampa que não me lembro do preço. Quando saí com a moto parecia outra, as trocas ficaram macias, precisas e fáceis. Realmente parecia outra moto.
Depois de uns 100 Km ela já está voltando ao "normal", começou a ficar dura de novo e as marchas parecem engatar "pela metade" e terminam de engatar quando solto a embreagem, dando um soco no cambio, igual sempre foi desde nova. Será que essa mola é mal dimensionada e deveria ser mais forte? Se alguém souber de alguma solução agradeço. Boa sorte com a sua moto, tomara que seja só regulagem.
Mauricio Maneiro
raziel
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Nov 2012, 15:51
Localização: São Luí­s
Contato:

Olá galera, essa é minha primeira participação e desde já agradeço a todos pela ajuda que for possível. Fiz esse tópico pq n encontrei nada nas buscas e se ele já existir por favor me avisem.

Seguinte, tenho uma Kansas 150, 2008-2009, depois de 4 anos finalmente quitada, mas principalmente pelas vacas magras, tem vários probleminhas técnicos. O principal e motivo real do tópico é: eu não tenho a 3a marcha.
Há uns 6 meses, esse problema aconteceu, quando coloco a 3a marcha, ela não engata e fica rodando só fazendo barulho.

Falei com um mecânico e ele deduziu que as engrenagens primária e secundária foram pro saco. Pedi pra ele confirmar e ele disse que não vale a pena e que pra fazer isso ia cobrar 200 conto. Pois é. Fui na Dafra ver quanto custa as engrenagens, pra minha tristeza, não são vendidas separadas e apenas as árvores completas, pela bagatela de 400 reais, FORA a mão de obra de outros 200 reais, lá na oficina da dafra!

Pois é as minhas questões são:
Eu consigo substituir essas árvores por outra marca?
Qual? Vale a pena?

É muito difícil trocar elas em casa mesmo? Não tenho curso de mecânica, mas sou eu que faço quase tudo na minha moto, mas nunca mechi no motor, de 1 a 10, diria que minhas habilidades como mecânico vale pelo menos um 7.

Valeu!
Raziel Garros
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

E aê Raziel, juntei no tópico de câmbio para não ficar subdividido demais.
O Serginho já trocou o câmbio dele, dá uma conversada com ele que é mais fácil que a informação ficar passando por um e por outro, mas pelo que me lembro, ele colocou o câmbio da CG e precisou fazer umas buchas no motor.
Mâo de obra para abrir motor é isso mesmo, não tem pra onde correr.
Quanto a fazer em casa, depende muito de tempo, pois com certeza vai dar alguma coisa errada e você terá que correr atrás, só me meteria a fazer essas coisas em casa se não precisasse a moto no dia a dia.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
davidisurf
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Mar 2013, 14:25
Localização: Vitória

Olá pessoal, comprei uma Kansas 150 2009 há uma semana, a moto tá zerada com apenas 3400km rodados. A baixa km é pq a pessoa que comprou acabou q nunca tirou a carteira e só andava dentro do bairro mesmo, a moto só saia do bairro qnd o irmão dele pegava emprestado pq tinha q deixar a moto dele na oficina.
Sabendo que a moto rodava pouco minhas primeiras providências foram, limpar carburador, trocar óleo e no primeiro tanque já coloquei cerca de um 1/3 da gas. Podium para dar uma ajuda na limpeza. O cambio no início estava MUITO duro, mesmo depois da troca do óleo, então passei WD-40 nas juntas do cambio (nas partes externas claro). Melhorou na mesma hora, mas ainda acho um pouco duro se comparado com a minha outra moto, uma Titan Mix que é uma manteiga p passar as marchas.
Ontem foi realmente o dia que peguei pra andar nela em um trecho maior que estava andando geralmente, cerca de 5km por dia, casa >> trabalho >> faculdade que fica tudo muito próximo. Rodei com ela para uma outra cidade cerca de 30km direto, só parei nos primeiros 2-3km em sinais antes de pegar a rodovia.
Assim que cheguei nesta outra cidade e parei no sinal, começou a ficar extremamente difícil e duro engatar no neutro, nem com os macetes de soltar um poukinho a embreagem e de dar umas aceleradinhas a danada não engatava no neutro, mas engraçado que testei desligar a moto e aí essa dificuldade passa. Outra coisa é que ao sair com ela, agora tá dando um tranco qnd a embreagem começa a engatar e a moto dá um pulinho pra frente.
Bem, parei a moto onde tinha que ir e qnd fui embora com a moto fria, não apresentava mais tais problemas, mas na volta chegando em casa que a moto estava bem quente novamente os mesmo sintomas voltaram.
E por final hj dei umas esticadas nela e aconteceu de novo, é só o motor ficar bem quente que acontece novamente.
Alguém tem alguma sugestão do que poderia ser??
Um abraço!
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

davidisurf escreveu:Olá pessoal, comprei uma Kansas 150 2009 há uma semana, a moto tá zerada com apenas 3400km rodados. A baixa km é pq a pessoa que comprou acabou q nunca tirou a carteira e só andava dentro do bairro mesmo, a moto só saia do bairro qnd o irmão dele pegava emprestado pq tinha q deixar a moto dele na oficina.
Sabendo que a moto rodava pouco minhas primeiras providências foram, limpar carburador, trocar óleo e no primeiro tanque já coloquei cerca de um 1/3 da gas. Podium para dar uma ajuda na limpeza. O cambio no início estava MUITO duro, mesmo depois da troca do óleo, então passei WD-40 nas juntas do cambio (nas partes externas claro). Melhorou na mesma hora, mas ainda acho um pouco duro se comparado com a minha outra moto, uma Titan Mix que é uma manteiga p passar as marchas.
Ontem foi realmente o dia que peguei pra andar nela em um trecho maior que estava andando geralmente, cerca de 5km por dia, casa >> trabalho >> faculdade que fica tudo muito próximo. Rodei com ela para uma outra cidade cerca de 30km direto, só parei nos primeiros 2-3km em sinais antes de pegar a rodovia.
Assim que cheguei nesta outra cidade e parei no sinal, começou a ficar extremamente difícil e duro engatar no neutro, nem com os macetes de soltar um poukinho a embreagem e de dar umas aceleradinhas a danada não engatava no neutro, mas engraçado que testei desligar a moto e aí essa dificuldade passa. Outra coisa é que ao sair com ela, agora tá dando um tranco qnd a embreagem começa a engatar e a moto dá um pulinho pra frente.
Bem, parei a moto onde tinha que ir e qnd fui embora com a moto fria, não apresentava mais tais problemas, mas na volta chegando em casa que a moto estava bem quente novamente os mesmo sintomas voltaram.
E por final hj dei umas esticadas nela e aconteceu de novo, é só o motor ficar bem quente que acontece novamente.
Alguém tem alguma sugestão do que poderia ser??
Um abraço!
E aê Davidisurf, bem vindo ao Forum.
Cara, uma coisa que acho válida te perguntar:
Você trocou o óleo e colocou a quantidade recomendada no manual ou mediu e completou até atingir o topo da vareta?
Já vi muitos casos de ter melhora no câmbio e aquecimento somente completando o óleo até a medição máxima.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Responder