Mutirão de Manutenção & Prevenção

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Tava eu aqui pensando, agente faz encontros pra passear, pra happy hour ou para doações, mas ninguém pensou (eu acho) eu fazer um encontro na casa de alguém para tentar achar a solução de alguns problemas mecanicos de suas motos.

Então, seria uma quase reunião técnica, onde alguns mais experientes e com algum ferramental iria até um determinado local, poderia ser até na casa de quem tem uma moto parada.

Reunindo e discutindo os problemas, trocando idéias quem sabe não se resolvem os defeitos e mandamos as CC pra casa do Baralho?!

O que poderia constar num check list de revisão/manutenção preventiva:

1 - Revisão de velas ou troca
2 - Troca do óleo e filtro de óleo
3 - Troca do óleo das bengalas (dependendo da km)
4 - Verificação do estado dos peneus e calibragem.
5 - Verificação da relação, limpeza ou troca do conjunto.
6 - Troca do filtro de ar.
7 - Verificação da instalação elétrica e luzes.
8 - Verificar (se for o caso) as medições elétricas.
9 -
Imagem
mgandra
Mensagens: 425
Registrado em: 15 Abr 2012, 14:36
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Cros, achei a idéia excelente. Não só para resolver problemas em si, mas também para ensinar os novatos (como eu) a realmente botar a mão na massa e aprenderem a mexer nas diversas partes de suas motocas.

Como temos usuários de diversos locais do Brasil, recomendo que os interessados forneçam endereços de Skype, por exemplo, para fazermos uma espécie de vídeo conferência....

Eu iria adorar e to dentro! Meu skype: mariogandra
Mario Gandra

Ah, esse vento....
libera te tutemet
https://www.facebook.com/historiasdemadalena
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Putz idéia sensacional.

Acho interessante, ainda mais na medida em que cria independencia com as concessionárias principalmente em relação a problemas bobos que podem ser resolvidos em casa...com uma cerveja na mão e paciência/experiência.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Avatar do usuário
gilson christovan
Mensagens: 13
Registrado em: 18 Ago 2012, 18:17
Localização: Taboão da Serra

cross

por ser novato de forum e de tudo o mais a ver com motos adorei a ideia

ainda não tenho skipe mas vou estalar no micro


abraços
Gilson
começando a curtir a Liberdade sobre duas rodas
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

A idéia é que o pessoal se reuna em grupos por regiões ou cidades, no caso de SPO até bairro.

Nem que seja um fim de semana por mes, faz uma revisão na moto, cria-se um check list e executa.

Quem sabe (em alguns grupos) isso possa evoluir até para uma oficina particular, sei de gente de HD que compra oleo Motul em grande quantidade (menor custo) e depois dividem as quantiades e fazem eles mesmo as trocas de oleo, filtro etc.

Ferramental pode ser comprado em grupo, quem sabe até uma rampa!


Alguns podem aprender de eletrica, outros de mecanica, instalação de acessorios etc;


Mas pelos menos troca de oleo e filtro acho que todos podem aprender facinho.
Imagem
vital_sp
Mensagens: 156
Registrado em: 13 Nov 2012, 12:11
Localização: São Paulo

Cros, também achei sua ideia muito boa!

Somando a ideia do RenanSP
RenanSP escreveu:com uma cerveja na mão e paciência/experiência.
fica melhor ainda.

Só não posso oferecer me para receber o pessoal porque onde moro é um apertamento sem garagem. Inclusive a moto fica na rua, no tempo...

As pequenas coisas que faço na moto são realizadas na rua mesmo.

Abração
Vital
Imagem
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

A idéia é legal e, como o próximo passo é aproximar as pessoas para formarem seus grupos, acertarem datas e então marcarem um encontro. Como é preciso muita troca de informação no início para isso acontecer, a melhor forma disso acontecer é que essas pessoas encontrem-se pessoalmente. Para isso é que incentivo muito que nos encontremos nos Happy Hours, passeios e todo o tipo de encontro que criarmos. É a forma mais fácil do processo se estruturar e começar. Uma vez que estiver formado o primeiro grupo, outras pessoas aparecem ou se encorajam para formar novos grupos, de acordo com a região em que vivem.

Então, para não ficar apenas "na teoria", vou sugerir o primeiro encontro para os moradores de São Paulo e região:

viewtopic.php?t=11270

É claro que o evento é aberto à todos os interessados, mas para quem mora perto da capital paulista, será mais fácil.

Sabem que podem contar com minha ajuda nessas manutenções, certo? Eu preciso de alguma coisa para fazer nas tardes de domingo: TV NO DOMINGO É TERRÍVEL!!! :P
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Melhor também listar os procedimentos, manuais, aqui temos vários e outros podem ser upados pra lá.

http://www.4shared.com/dir/8816192/e5a4 ... ir=8872883

Um micro com os manuais na hora da manutenção ajuda, o local (uma garagem) pode ter um armario com algum material para o serviço (luvas, desingraxante, desingripante, panos, estopa etc)

A idéia é que esse processo não evolua para uma oficina comercial, mas sempre no sentido coletivo, voluntário e como forma de aprendizado.

Vamos tentar fazer uma lista de ordem, não necessáriamente nesta ordem:

- Local (primordial)
- Grupo (pessoas que vão ficar firme no projeto)
- Ferramental (novas e sem desgastes)
- Produtos (oleo, desengraxante etc)
- Peças (se possível guardar as usadas)
- Instalação de acessórios
- Customização simples
- Customização radical
- Documentação (manuais e legalização)
- Suporte (quem faz o almoço)
- etc
Imagem
mgandra
Mensagens: 425
Registrado em: 15 Abr 2012, 14:36
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Cros e demais, conforme eu disse antes, serei muito dedicado ao projeto. Entretanto, moro em Salvador - BA e aqui só tenho um conhecido que se empolgaria.

Mas estou muito disposto a me empenhar para fazer isso acontecer na forma de video-conferencia com o pessoal mais organizado (SP).

Para fazer video-conferencia pelo Skype, um de nós tem que ter conta com crédito. Eu tenho! Portanto, no primeiro encontro que fizerem em Sampa, certifiquem-se de ter alguém com PC com camera e Skype instalado. E, claro, que seja numa garagem com internet... :D

Façam uma lista de todo o ferramental que eu compro aqui. Marcando com antecedencia, vou para a casa de uma amiga, onde a internet pega na garagem. Aqui no prédio isso não vai rolar...

De início informo que da parte aqui dos baianos teremos a minha Velma (Mirage 250 2012) e uma Shadow 750 2006. Meu interesse maior é em aprender tudo: funcionamento básico, manutenção preventiva básica. Tenho o manual de serviços impresso.

Fico no aguardo.
Mario Gandra

Ah, esse vento....
libera te tutemet
https://www.facebook.com/historiasdemadalena
achaves
Mensagens: 21
Registrado em: 31 Ago 2009, 12:58
Localização: Itaguaí

cros escreveu:Tava eu aqui pensando, agente faz encontros pra passear, pra happy hour ou para doações, mas ninguém pensou (eu acho) eu fazer um encontro na casa de alguém para tentar achar a solução de alguns problemas mecanicos de suas motos.

Então, seria uma quase reunião técnica, onde alguns mais experientes e com algum ferramental iria até um determinado local, poderia ser até na casa de quem tem uma moto parada.

Reunindo e discutindo os problemas, trocando idéias quem sabe não se resolvem os defeitos e mandamos as CC pra casa do Baralho?!
Adorei a ideia. Moro em Itaguaí/RJ, será que consigo fazer isso aqui, alguém pode me ajudar?

Cros, vc poderia me ajudar a divulgar o assunto abaixo:
As imagens a seguir é muito preocupante, estava eu voltando para minha residência ao final de uma jornada de trabalho pela Rodovia Rio-Santo na altura de Itaguaí/RJ quando cheguei em casa deparei com essa maldita linha chamada de "linha chilena" cravada no parachoque do meu carro imaginem se fosse com algum motociclista.
http://imageshack.us/photo/my-images/90 ... lena1.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/14 ... lena2.jpg/
Quem sabe uma autoridade veja isso e tome medidas sérias como a proibição da venda deste material.

Abraços.
"Aproveitando a vida à todo instante!"
Responder