Exame do Detran

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Camila Roethig escreveu:Parabéns!!!!

Q beleza!! Aproveite bastante 8)

O meu é na semana q vem, estou ansiosa...

Abraços
Oobrigado Camila!

Pode deixar, que vou aproveitar e muuuuuuuuuito! 8)

Boa sorte na tua prova na semana que vem! Queremos ver você empinando a moto na frente daqueles avaliadores
Shanks
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Mai 2012, 17:27
Localização: Brasí­lia
Contato:

PASSEEEEEEI!!!!!

Foi um pouco tenso, mas relaxei e corri pro abraço. Tenho que agradecer ao grande apoio da minha esposa e, claro, aquele que está lá em cima, poderoso, olhando por nós e pronto pra atender nosso socorro: Superman!

Como todo forum serve de ajuda, vou deixar aqui as dicas que me ajudaram para os navegantes que vierem aportar nesse tópico:

Viseira embaçada
As provas em Brasília são feitas pela manhã, bem cedo. Estava frio e não deu outra: embaçou a viseira e principalmente os óculos, e eu nem sabia pra onde estava indo.
Pra viseira eu usei o esquema do detergente; ficou um pouco turvo, mas dava pra ver o caminho (bem melhor que não ver nada) e ao invés de óculos usei lentes de contato.

Nervosismo
Aí vale o que você conseguir fazer pra ficar calmo: orações, deus, patuá, pensamento positivo, não importa, o importante é manter a calma. Acho que controlar a ansiedade é o mais importante de tudo.
Eu fiquei uma meia hora conversando e me concentrando e só fui pra fila quando achei que estava numa boa. Pensar menos seriamente sobre a prova também ajuda; faça-a como se fosse mais uma aula e deixa a motoca te levar prum passeio :)

Preparação
Quando reprovei a primeira vez, resolvi subir na minha moto mesmo assim. Fiquei dando umas voltas com ela perto de casa e isso me deixou mais seguro.
Minha moto, uma Mirage 250, é beeem diferente da CGzinha véia da auto escola, mas isso foi muito legal, porque quando voltei pra CG, parecia mais que eu estava andando de bike.
Uma dica importante: marque pelo menos uma aula extra antes da prova, principalmente se você ficar treinando numa moto diferente como eu, pra dar aquela "recalibrada".

Acho que o mais importante pra mim foi isso. Não ligue pras histórias que ficam te contando; na verdade, quanto menos você ficar falando da sua prova acho até melhor, porque cria menos expectativas nas pessoas a sua volta, como amigos e família. Não ligue se os outros estão andando melhor ou pior que você: concentre-se em VOCÊ, porque o que interessa é VOCÊ!

Abraço a todos!
dougnaestrada
Mensagens: 300
Registrado em: 23 Out 2012, 13:52
Localização: São Paulo
Contato:

Shanks escreveu:PASSEEEEEEI!!!!!
Parabéns!
Shanks escreveu: Quando reprovei a primeira vez, resolvi subir na minha moto mesmo assim. Fiquei dando umas voltas com ela perto de casa e isso me deixou mais seguro.
Minha moto, uma Mirage 250, é beeem diferente da CGzinha véia da auto escola, mas isso foi muito legal, porque quando voltei pra CG, parecia mais que eu estava andando de bike.
Uma dica importante: marque pelo menos uma aula extra antes da prova, principalmente se você ficar treinando numa moto diferente como eu, pra dar aquela "recalibrada".
Rapaz! Sem querer, estou seguindo seus passos! rsrsrs
Reprovei ontem e já agendei para janeiro o exame e duas aulas extras. Nos próximos dias vou dar umas voltinhas com a miragezinha...

[]´s
Doug
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
Camila Roethig
Mensagens: 60
Registrado em: 01 Ago 2012, 03:12
Localização: São Paulo
Contato:

Oieee gente!!

Estou com minha permissão! \o/
Como eu sou muuuuuito São Tomé, só acredito vendo, esperei chegar a carta e, de fato, acreditar q estou com ela. \o/ Ebaaaa!

Eu tremia igual a vara verde no dia, o guidão da CG acompanhava meus tremores, hehe. Mas eu consegui, ufa. Dica: coma chocolate meio amargo momentos antes da prova, ehehe

Galera, muuuuuuuuuito obrigada, a todos e todas! De S2!
E toda a boa sorte do universo p/ quem está no processo, todos chegaremos lá 8)

Abs
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Camila Roethig escreveu:Oieee gente!!

Estou com minha permissão! \o/
Como eu sou muuuuuito São Tomé, só acredito vendo, esperei chegar a carta e, de fato, acreditar q estou com ela. \o/ Ebaaaa!

Eu tremia igual a vara verde no dia, o guidão da CG acompanhava meus tremores, hehe. Mas eu consegui, ufa. Dica: coma chocolate meio amargo momentos antes da prova, ehehe

Galera, muuuuuuuuuito obrigada, a todos e todas! De S2!
E toda a boa sorte do universo p/ quem está no processo, todos chegaremos lá 8)

Abs
Alooooooooooooco guria!

Daí sim!

Parabéns pra tiii :D

Agora é comprar a motocaa!

Miraginha 250 né não?

Vai sentir o nervosismo da prova multiplicado por oito quando for tirar ela da concessionária, eu quase enfartei pra trazer a minha para casa, tava mais nervoso que na prova hahahaha

Mas parabéns, fico feliz por você, só peço que se cuide, pq conforme voce ja sabe, eu também sou novato no trânsito, e é realmente perigoso e fácil de se machucar...

Motoca minha faz 1 semana na terça-feira, amanhã, tá com uns 60 ou 70 km rodado, só de passear a noite e fim de semana, porque pra trabalhar ainda vou de onibus... medroso..

Mas boa sorte daqui pra frente. quando passar em ctba dá um toque ae ;)
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Tolentorine escreveu:
Motoca minha faz 1 semana na terça-feira, amanhã, tá com uns 60 ou 70 km rodado, só de passear a noite e fim de semana, porque pra trabalhar ainda vou de onibus... medroso..
Esse medo é normal até pela precariedade do ensino que as moto escola passam, melhor mesmo, ir aos poucos, talvez fosse o caso de reunir um grupo local e ir pra algum lugar treinar mais sem aquelas mumias da moto escola.
Imagem
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Concordo contigo Cros,

É muito fraco o ensino, ainda que no detran-PR se ensine troca de marchas, seta e arrancar em subidas, o que não é feito em outros estados, é muito pouco

Eu mesmo não sei quando trocar a marcha ainda, troco por votla dos 45 km/h ou quando o motor faz muito barulho, nem sei se está certo..

Frenagem também, a primeira que fiz pra parar no trânsito, usei só o traseiro, como de costume da auto-escola e o pneu fez um barulhão, daí eu acionei o dianteiro, que eu estou aprendendo a usar.

Mais um ponto é com relação aos espelhos, tirei a minha moto da concessionária e os aprendi a regular ali na hora, porque antes nem regulava, mesmo pra prova não me foi exigido tal, quando saí pra passeio nas primeiras vezes quase me enfiei na frente de caminhonetes por não estar acostumado ao funcionamento (e a olhar também) os espelhos.

Hoje estou aprendendo tudo isso, gradativamente aumentando as voltas que dou, pego metade de uma avenida pra testar as habilidades de seta, marcha e espelhos, mas vou bem cuidadoso.

Ou seja, sou um fíasco total na pilotagem no verdadeiro trânsito, e o Detran diz que sou "apto".
Avatar do usuário
ClaudioLC
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Ago 2012, 22:35
Localização: São Paulo

Tolentine conselho :

passei pelo mesmo, na auto escola voce não aprende nada além de passar no exame.

treine bastante num bairro tranquilo, sem movimento, primeiro para acostumar com a moto e treine muito frenagem, treine curvas, treine reduzir, regulagem de espelhos, trocas de marchas, tudo isso antes de cair no transito. O nivel de preparação visando segurança nas auto escolas é zero.

eu pesquisei sobre direção defensiva e tecnicas de segurança por minha conta, e treinei muito no bairro, mesmo assim todo cuidado é pouco.

abraços
Claudio - SP

Shadow 600 "Sharon Stone"
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Acho que um curso com uma escola de verdade de motociclismo que existem em algumas cidades vale o dinheiro gasto.

Existem os Track-days e cursos diversos por ai, tem um tópico sobre o assunto também.
Imagem
dougnaestrada
Mensagens: 300
Registrado em: 23 Out 2012, 13:52
Localização: São Paulo
Contato:

Ufaaa! Peguei ontem minha nova carta com as categorias A e B.

A grande dificuldade realmente foi a tal da rampa, principalmente porque aqui em Barueri, apesar de treinarmos na pista oficial, é proibido de usar a rampa que só é montada no dia dos exames. Nas aulas acabamos apenas praticando em uma linha amarela pintada no chão.

No mais, agora falta aprender a pilotar de verdade, afinal de contas até agora foram aulas de como passar no exame e ponto (na moto escola não ensinam a passar as marchas, usar o freio dianteiro e outras tantas coisas essenciais para a segurança do motociclista).

Questiono muito a forma deste exame, mas o que importa é que estou com minha carta em mãos.

Abs,
Doug
Keep your bike in good repair, because motorcycle boots are not confortable for walking
Responder