Exame do Detran

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Shanks
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Mai 2012, 17:27
Localização: Brasí­lia
Contato:

Minha prova é amanhã!!!!

Confesso que estou um pouco nervoso, mas é porque minha última aula foi quarta-feira passada, então estou há uma semana "enferrujado" e não quis praticar na minha Mirage 250 com medo de desacostumar da CGzinha da moto-escola.

Fico o dia inteiro fazendo o percurso mentalmente. :lol:

Meu medo está no 8 e na "prancha" final (que aqui em Brasília é um pedaço elevado de concreto, precedido de dois sonorizadores elevados também). Sempre dou uma balançada na hora de descer desses sonorizadores e entrar na "prancha".

O 8 eu já percebi que se começar pela direita eu faço fácil. Até hoje estou com mais dificuldades de fazer curva pra direita que pra esquerda, não sei por que :roll:

Já essa prancha, vai ser na sorte, hehehe! Acelerar e ver no que dá!
Shanks
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Mai 2012, 17:27
Localização: Brasí­lia
Contato:

Dezinha escreveu: Oi Camila

Que doido isso de cada cidade ter um tipo de teste. Deveria ser tudo pradonizado, né? Concordo plenamente quando vc diz que a linha confunde. Na primeira auto escola que passei, nós passávamos por uma linha pintada no chão antes de começar na prancha e confesso que realmente não tem como vc saber se saiu fora ou não. Na prancha ou vc fica em cima dela ou sai fora e não tem erro. Aí em Sampa pelo jeito não tem o obstáculo da rampa, né? Ou morro. Vou passar um vídeo pra vc ver como é a prova aqui.

http://www.youtube.com/watch?v=NNGG7RB1YRc

Outra coisa, essa coisa de pagar o quebra, eu nunca ouvi falar aqui. Teve uma menina na auto escola onde fiz as aulas que demorou muuiiitooo tempo pra passar e quando ela passou todos comemoraram, portanto se tivesse quebra ela provavelmente teria pago pois estava tendo muitos gastos remarcando os testes. Não sei se isso existe por aqui.

Valeu!!
Fiquei impressionado (e com uma certa "invejinha") com esse percurso! Bateu até uma leve tristeza também.

Ele tem tudo: engate de marchas, sinalizar com o pisca, controle de embreagem...

Pode parecer besteira, mas aqui em Brasília não é assim, e eu sinto muita falta. Vou ter que aprender a passar marcha e controlar embreagem rodando na vizinhança. Isso é tão ridículo, que chega a ser vergonhoso!

Aqui só tem a mais que isso uma caixa de brita, que é legal também, mas o 8 é desnecessariamente apertado, e é bem chato de fazer. Esse daí é grandão, dá até pra acelerar :)

Um percurso assim eu considero muito mais ideal, e deveria ser padronizado assim.
Avatar do usuário
mu3rto
Mensagens: 34
Registrado em: 15 Mar 2011, 20:39
Localização: Pato Branco

na época que tirei a carta eu morava em caçador- sc, e lá a prova prática foi uma volta na quadra na rua e sem ninguem acompanhando, ou seja, se eu tivesse na quadra de cima e caisse um tombo e ngm visse eu passava.
não sei como q tá hj a prova lá, mas tbm concordo que deveria ser padronizado
Camila Roethig
Mensagens: 60
Registrado em: 01 Ago 2012, 03:12
Localização: São Paulo
Contato:

Tb acho q uma padronização seria melhor, a prova do vídeozinho tem situações + próximas do real do que a da prova de Sampa, por exemplo. Pode ser + dificil, pode, mas é melhor pra gente, ué.
E tb uma prova com clareza na avaliação, sem margem p/ muitas interpretações. Tem que ser objetiva e clara.

Como sou do time da teoria da conspiração, ainda acho q tem gente ganahando muita $ com essa despadronização e falta de objetividade nas provas...

Boa sorte p/ quem for fazer o exame nos próximos dias!!!
Shanks
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Mai 2012, 17:27
Localização: Brasí­lia
Contato:

Não passei na prova de moto. :cry:

Ok, passou, já era, bola pra frente.

Deixando a frustração de lado, liguei na auto-escola pra saber quanto pagaria pelo reteste, e aí veio o baque:

"São 250 reais, senhor, fora as aulas, que são 45 reais cada uma, mas você não é obrigado a pagar".
(A saber, o Detran cobra apenas R$33,23 pelo teste, seja ele o primeiro ou o décimo).

Como assim? Eu pagarei mais caro pra refazer um teste, sem nenhuma aula, do que paguei pra pegar 15 aulas?!

Liguei nas outras auto-escolas pra saber, e fiquei abismado em descobrir que TODAS cobram um preço abusivo, próximo esse ou até maior simplesmente por um reteste!

Perguntando a elas porque era mais caro refazer o teste do que fazer tudo de novo, ouvi as respostas mais cômicas (pra não dizer absurdas) possíveis.

E o pior: só elas podem marcar provas, logo, você fica refém delas! :x

Só tenho uma palavra pra classificar isso: EXTORSÃO. Melhor, duas palavras; a outra é MÁFIA.

É, camaradas... Não é só lá no Congresso Nacional em que as pessoas te roubam na cara de pau.
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Shanks escreveu:Não passei na prova de moto. :cry:

Ok, passou, já era, bola pra frente.

Deixando a frustração de lado, liguei na auto-escola pra saber quanto pagaria pelo reteste, e aí veio o baque:

"São 250 reais, senhor, fora as aulas, que são 45 reais cada uma, mas você não é obrigado a pagar".
(A saber, o Detran cobra apenas R$33,23 pelo teste, seja ele o primeiro ou o décimo).

Como assim? Eu pagarei mais caro pra refazer um teste, sem nenhuma aula, do que paguei pra pegar 15 aulas?!

Liguei nas outras auto-escolas pra saber, e fiquei abismado em descobrir que TODAS cobram um preço abusivo, próximo esse ou até maior simplesmente por um reteste!

Perguntando a elas porque era mais caro refazer o teste do que fazer tudo de novo, ouvi as respostas mais cômicas (pra não dizer absurdas) possíveis.

E o pior: só elas podem marcar provas, logo, você fica refém delas! :x

Só tenho uma palavra pra classificar isso: EXTORSÃO. Melhor, duas palavras; a outra é MÁFIA.

É, camaradas... Não é só lá no Congresso Nacional em que as pessoas te roubam na cara de pau.
Pois é, é caro, é um pouco triste essa situação

Mas, não dá nada!!!

Você tá investindo nisso, investindo em você e na tua vontade de andar de moto, então que se lasque se a carteira vai sair por 1500, ou por 3 mil, o importante é que tá empenhado em conseguir isso, o resto é detalhe que você nem vai lembrar quando estiver rodando
Camila Roethig
Mensagens: 60
Registrado em: 01 Ago 2012, 03:12
Localização: São Paulo
Contato:

Putz...q chato. :cry:

Olha, mas isso apenas corrobora a minha desconfiança - nem mais é - tem muita gente q ganha com as reprovações. Uma colega de turma do curso teórico era parente muito próxima de instrutor e disse q há "cotas de reprovação", sempre tem que ter um número X de reprovados em todas as turmas... tensoooo :evil:
Shanks
Mensagens: 18
Registrado em: 11 Mai 2012, 17:27
Localização: Brasí­lia
Contato:

Tolentorine, concordo em partes.

Realmente, tem coisa que a gente gasta dinheiro e depois até esquece.

Mas o problema aí é a desonestidade no sistema: você não pode aprender sozinho, não pode fazer a prova com sua moto nem pode se inscrever direto no DETRAN, precisa de um terceiro pra isso, o que deixa brecha pra esse terceiro cobrar quanto ele quiser, porque não há uma tabela pra esses serviços. ISSO é um abuso! O problema é que agora estou refém de uma auto-escola porque só ela que pode me emprestar a moto e fazer minha inscrição na prova.

Bem, mas é isso, aceitar o destino desagradável e pagar né... Mas agora, só de raiva, vou tirar minha Mirage da garagem e ficar rodando na vizinhança e pegar uma aulinha só pra re-acostumar com a CG e tirar essa carteira bem mais tranquilo!
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Aprovado no Detran!

Sorriso de orelha-a-orelha, nem acredito que passei...

Agora to loucão, looooucão hahaha.


Esperar chegar a permissão, enquanto isso vejo equipamentos e modelos de moto :lol:
Camila Roethig
Mensagens: 60
Registrado em: 01 Ago 2012, 03:12
Localização: São Paulo
Contato:

Parabéns!!!!

Q beleza!! Aproveite bastante 8)

O meu é na semana q vem, estou ansiosa...

Abraços
Responder