FYM 250: Carburador, coletor.

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM

Teco
Mensagens: 15
Registrado em: 18 Mai 2010, 14:21

Concordo com o amigo, se existem nºs diferentes para os giclês, com certeza esses nºs estão relacionados com alguma medida, certo? e o mais provável seria o diâmetro do furo central do giclê. A hipótese de ser medida em vazâo, é viável, pois são diretamente proporcionais ao furo, quanto maior o furo , maior a vazão, mas o problem é qual a unidade de medida? mm ou polegada?

jbrigagao escreveu:Alguma coisa ta errada ai. O furo, o paquímetro, o calibre ou você. Também pode ser eu, mas a chance é remota.
Wolverine escreveu:Peguei meu kit de giclês de alta da Drag (solex) e meu calibre de furo.
Imagem
Calibre justo no giclê numerado 125. Medida no paquímetro digital = 0,93mm
Imagem
Imagem

O teste supra transforma sua teoria numa bola de pelo, cuspida da boca de um gato babão!kkkkk

Eu também adoro discordar de você, isso que nos faz evoluir!

Abs

jbrigagao escreveu:
Teco escreveu:Salve amigos Fymzeiros, tudo beleza por aì? Alguém sabe me dizer o que é aquele nº dos giclês de marcha lenta? o nº é 32, ele é expresso em que tipo de medida? mm ou polegadas? Tem algum que possa substituir ele? Grande abraço e todos..........

Na maioria dos casos a medida se refere a centésimos de milimetro. Um giclê 32 tem um furo de passagem de 0,32 mm de diâmetro. Para conferir se o giclê não esta adulterado é usado uma ferramenta chamada calibre de furo.

Imagem

Eu adoro discordar do Wolverine. :lol: :lol: :lol:
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Eu não estou chutando, as medidas são em centésimos de milímetro.
Tenho uma duzia de manuais da Solex,Weber e outras marcas que confirmam isso.
Alem do mais, que logica teria fabricar um produto que não atende normas de medida?
Imagem
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

carburadores japoneses, europeus, e paises que usam a medida métrica, os furos dos gigles são em milimetros, paises como EUA e Inglaterra as medidas são em polegada
Santista e Vera (Viru´s MC)
Avatar do usuário
fabricio pereira
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Jan 2010, 10:26
Localização: Jacareí

Geralmente, são medidas em microns, ou seja, a décima parte de 1mm...isso é padrão internacional, seja nos EUA, Japão, ou Brasil.

As medidas definem a vazão em Lt/s ou litros por segundo, que resultam em valores tão baixos que são expressivos apenas em ferramentas especias de alta precisão..

Provavelmente, o n° 32 existente nesse gicleur, é apenas de identificação, por ser dois cilindros de 124cc cada, é provável que esse gicluer da lenta seja 115, ou seja, um gicleur de cg, yes, ybr, é bem capaz de servir, não vale a pena usinar, ou tentar fabricar.
Ex Amante Kasinski - moderador no site Comet Online
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

fabricio pereira escreveu:Geralmente, são medidas em microns, ou seja, a décima parte de 1mm...
1 micron é igual 0,001 mm (1 milésimo de milimetro)
Um furo de 32 micra (micra é plural de micron) praticamente seria invisível.

fabricio pereira escreveu:Provavelmente, o n° 32 existente nesse gicleur, é apenas de identificação, por ser dois cilindros de 124cc cada, é provável que esse gicluer da lenta seja 115, ou seja, um gicleur de cg, yes, ybr, é bem capaz de servir, não vale a pena usinar, ou tentar fabricar.
Gicle de Marcha lenta 115 eu nunca vi, nem em motor V8 de caminhões.
Imagem
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

Definições e conceito corretos.
Giclê 115 só pode ser de alta.E já é grande para um monocilindrico de 125cc.
O giclê de alta original da Dragstar é 92,5.(cada motor 325cc)
jbrigagao escreveu:
fabricio pereira escreveu:Geralmente, são medidas em microns, ou seja, a décima parte de 1mm...
1 micron é igual 0,001 mm (1 milésimo de milimetro)
Um furo de 32 micra (micra é plural de micron) praticamente seria invisível.

fabricio pereira escreveu:Provavelmente, o n° 32 existente nesse gicleur, é apenas de identificação, por ser dois cilindros de 124cc cada, é provável que esse gicluer da lenta seja 115, ou seja, um gicleur de cg, yes, ybr, é bem capaz de servir, não vale a pena usinar, ou tentar fabricar.
Gicle de Marcha lenta 115 eu nunca vi, nem em motor V8 de caminhões.
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

ainda não estou convencido sobre a medida.
Conferi a medição com o kit e nenhum apresenta as medidas padrões em décimos de milimetro.

Só se tiver alguma relação com décimo de polegada.

Brigagão, mede seu calibre de furo e confirma isso pra gente?

Vou passar na oficina hj e pegar mais alguns giclês para medir.

Abs
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Wolverine escreveu:ainda não estou convencido sobre a medida.
Conferi a medição com o kit e nenhum apresenta as medidas padrões em décimos de milimetro.

Só se tiver alguma relação com décimo de polegada.

Brigagão, mede seu calibre de furo e confirma isso pra gente?

Vou passar na oficina hj e pegar mais alguns giclês para medir.

Abs


Bom, eu usei meus calibres de laminas por 20 anos e se eles estiverem errados eu nem imagino o quanto eu devo estar devendo de garantias para meus clientes.
O modelo que eu uso é o kit que vem com as ferramentas para manutenção de carburadores solex e são os da foto abaixo e são em MM.
Para giclês de carros eu garanto que as medidas batem 100%, claro, considerando que os giclês não foram adulterados. Para motos eu já usei em carburadores Mikuni também com precisão semelhante.
Mas como toda regra tem uma exceção, os carburadores de motos 2 tempos não obedecem a regra, isso é, não são marcados em MM.

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
fabricio pereira
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Jan 2010, 10:26
Localização: Jacareí

Alguns mecânicos renomados aqui em Jacareí tiveram a mesma reação, até que mostrei um gicleur da Comet 250cc, só pra lembrar que, nos gicleur de marcha lenta, a numeração não significa a dosagem ou quantidade, e nem me perguntem o porque da fabricante usar tal numeração...por esse motivo, coloquei como referência motos de 125cc!

Vou tirar uma foto de um que tenho em casa e posto aqui pra sanar o espanto da galera :wink:
Ex Amante Kasinski - moderador no site Comet Online
Teco
Mensagens: 15
Registrado em: 18 Mai 2010, 14:21

Pra se ter uma idéia, eu coloquei um giclê nº 35, e não consegui acertar a marcha lenta, dava excesso, portanto se o giclê nº 32, for 32 milésimos de polegadas, a medida é 0,8 mm, mas se for em milímetros aí fica 0,32 mm, muita diferença neh?
Acho que a solução é testar com brocas, de 0,3 até 1 mm, passar uma a uma até chegar numa que não passe pelo furo, certo? São tentativas de acerto por erro.
fabricio pereira escreveu:Geralmente, são medidas em microns, ou seja, a décima parte de 1mm...isso é padrão internacional, seja nos EUA, Japão, ou Brasil.

As medidas definem a vazão em Lt/s ou litros por segundo, que resultam em valores tão baixos que são expressivos apenas em ferramentas especias de alta precisão..

Provavelmente, o n° 32 existente nesse gicleur, é apenas de identificação, por ser dois cilindros de 124cc cada, é provável que esse gicluer da lenta seja 115, ou seja, um gicleur de cg, yes, ybr, é bem capaz de servir, não vale a pena usinar, ou tentar fabricar.
Responder