Bom gente! O assunto aqui é opinião? Então vai a minha história:
Comecei a andar de motocicleta em uma Ariel 350 ano 1951 comprada em sociedade com amigos quando tinha 16 anos de idade. Depois passei por uma lista bem grande, de mobilete a Harley (só andei, não comprei).
Comprei a Shadow pela facilidade de concessionárias e peças, além do que, tinha um aluno que trabalha em uma delas e me avisou de uma "mosca branca". Quando vi me apaixonei. Isto foi no dia 15 de agosto de 2011. É 2009 com 2600 km rodados. O uso que faço dela é para ir ao trabalho (50km) três vezes por semana e viajar ao litoral (250 km) a cada 2 ou 3 finais de semana. Para cidade temos outra.
Descobri que estas motocicletas que não andam acumulam problemas na lubrificação e bateria. A bateria nunca deu problema mas a caixa de direção estava com a graxa ressecada e pesada.
Hoje com exatos 35 mil km já dá pra ter uma idéia melhor:
- o motor está novo e justo, não consumindo óleo nem apresentando ruídos;
- é tão silenciosa (escape original) que permite ouvir música em baixo volume (o que atrapalha é o vento). O problema é que minha esposa costuma dormir;
- não esquenta as pernas por ser refrigerada a água;
- o único problema foi o entupimento do filtro de combustível em uma viagem ao Rio (Maricá);
- o jogo de pneus originais foram trocados com 21 mil km. Coloquei Maxxis (170x80x15) na traseira e agora já esta precisando trocar, o dianteiro Pirelli está meia vida. Vou voltar ao Pirelli pois encontrei um preço bom no site da DellaVia Pneus.
- troco óleo a cada 3 mil e óleo e filtro a cada 6 mil. Momento em que é totalmente revisada (cabos, ajustes, reaperto);
- troquei as pastilhas com 30 mil km, mas achei que as nacionais deixaram o acionamento mais duro. As lonas traseiras são originais. troquei as velas com 12 mil por recomendação de uma concessionária, mas outra preferiu testar antes de trocar, conclusão ainda não troquei pela segunda vez.
- um pisca traseiro quebrou em uma manobra. o original Honda demorou 10 dias para chegar e custou 45 dinheiros;
- o consumo depende muito do peso da mão. andando tranquilo (80-90km/h) já fiz 28 km/l. O normal é 23 a 24 km/l (100-110km/h). Depois que coloquei o pneu maior o consumo caiu (20-21 km/l) pelo erro de marcação causado pelo diâmetro maior do pneu 170 e porque me acostumei mais com ela e curto mais uma ultrapassagem

Também coloquei acessórios e eles roubam consumo além de causar shiming.
- o banco é ruim para viagens mais longas (150 km). Eu uso uma almofada da gel, dessas de casa de produtos ortopédicos, mas devo trocar por uma da RubberGel (tem site);
- a autonomia boa é de 200 km antes de acender a reserva. tá de bom tamanho para uma parada.
- é bastante estável a ponto de ser dominada sem esforço físico (usando contra-esterço nas curvas é claro!). Dá pra rodar 600 km por dia sem problemas (tomar Dorflex por exemplo)
Como toda custom, ela parece pesada mas depois de meia volta na roda fica dócil. É fácil de cair estando parado, depois que anda não cai mais. A pedaleira raspa de vez em quando, mas é um barulhinho gostoso!
Andei em maxtrail e gostei, mas é outra concepção, não sei se teria o mesmo conforto. Tenho que rodar uns quilômetros prá saber
É isso!