Mirage 250: Trocar a Bomba de Combustível Elétrica/Vácuo

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Cuba, se a bomba estiver "fraquejando", então é possível que você sinta perda de força, pois ela não enviará combustível suficiente para a queima. Um item que costuma forçar o funcionamento da bomba, com a consequente queima, é o filtro de combustível. E isso vale para qualquer motor: Motocicleta, carro, barco... É só pensar que ela foi projetada para sugar combustível de um tanque que deve estar na pressão ambiente. Se a tubulação de admissão da bomba estiver entupida, assim como um filtro sujo, ela será forçada e isso poderá queimá-la. Então, faça a inspeção destas partes para saber se a bomba não está trabalhando forçada. Mantenha o tanque cheio, pois ajuda na refrigeração da mesma.

Esse é um parecer bem genérico, ok? Não conheço as particularidades da Mirage EFI, para saber se daria esse pisca-pisca no painel. Mas, um pisca-pisca fraco, me faz entender que tem alguma coisa ligando e desligando de forma anormal, consumindo mais corrente do que deveria. Barulhos altos também podem indicar isso.
Imagem
Cuba
Mensagens: 283
Registrado em: 27 Jan 2010, 08:18
Localização: São Paulo

jirschik escreveu:Cuba, se a bomba estiver "fraquejando", então é possível que você sinta perda de força, pois ela não enviará combustível suficiente para a queima. Um item que costuma forçar o funcionamento da bomba, com a consequente queima, é o filtro de combustível. E isso vale para qualquer motor: Motocicleta, carro, barco... É só pensar que ela foi projetada para sugar combustível de um tanque que deve estar na pressão ambiente. Se a tubulação de admissão da bomba estiver entupida, assim como um filtro sujo, ela será forçada e isso poderá queimá-la. Então, faça a inspeção destas partes para saber se a bomba não está trabalhando forçada. Mantenha o tanque cheio, pois ajuda na refrigeração da mesma.

Esse é um parecer bem genérico, ok? Não conheço as particularidades da Mirage EFI, para saber se daria esse pisca-pisca no painel. Mas, um pisca-pisca fraco, me faz entender que tem alguma coisa ligando e desligando de forma anormal, consumindo mais corrente do que deveria. Barulhos altos também podem indicar isso.
Obrigado jirschik,

Vou verificar isso e também verificar o relê da bomba de combustível. Reparei que ela ficou assim depois que tirei o tanque para trocar as velas.

Abs.
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Pessoal,

Tenho uma Mirage injetada, 2011 e essa semana resolvi encher o tanque para descobrir quanto a máquina está fazendo por litro.

Ate ai ok, descobri que está fazendo 25km por litro sem problemas. Mas estou identificando um "sintoma" estranho.

Deixo a moto na posiçao lateral normalmente quando paro de rodar, porém, na hora que levanto a moto vem um barulho do tanque, que presumo ser da bomba de combustivel, um xiado similar ao esvaziamento de pneu, tanto que na primeira vez pensei tratar-se disso, mas nao, o barulho está vindo do tanque...

Alguém tem a remota ideia do que possa ser? Isso é normal? nao havia escutado isso antes.

Bons ventos.
Avatar do usuário
Lico Rocha
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Set 2012, 15:00
Localização: São Vicente

Minha moto é uma Mirage 250 ano 2010. Ela parou de funcionar e o mecânico disse que é preciso substituir a bomba de combustível. Gostaria de saber se é mesmo necessária a substituição ou se existe um reparo para poder consertá-la.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

RenanSP escreveu:...Deixo a moto na posiçao lateral normalmente quando paro de rodar, porém, na hora que levanto a moto vem um barulho do tanque, que presumo ser da bomba de combustivel, um xiado similar ao esvaziamento de pneu...
E se tu parar sob o Sol, vais ouvir um chiado ainda maior! :shock:

É a pressão que aumenta no tanque e tenta sair por onde conseguir. Deve estar saindo pelo respiro do tanque e faz esse barulho. Se você parar a moto sob o Sol por uns 5 minutos, subir e balancar ela, vai ouvir o chiado.

Tá tranquilo, camarada. Solução para isso é continuar rodando atéééé... :D
Imagem
Avatar do usuário
Houst Dog
Mensagens: 19
Registrado em: 23 Nov 2010, 22:00
Localização: São Paulo

Lico Rocha escreveu:Minha moto é uma Mirage 250 ano 2010. Ela parou de funcionar e o mecânico disse que é preciso substituir a bomba de combustível. Gostaria de saber se é mesmo necessária a substituição ou se existe um reparo para poder consertá-la.
:shock: Lico, a minha parou hoje 18/09, tbm´é 2010 - +-9500km, estava a caminho do serviço pela manhã, parei no semáforo aí ela morreu, não deu sinal nenhum, tinha combustível e bateria. Pedi ajuda ao agente de transito e fizemos ela pegar no tranco, mas não pode deixar na lenta, senão ela apaga e precisa de novo tranco. Na partida eletrica não pega.
É isso que acontece com a sua. Eu moro em Sampa.
abs
Houst Dog
Avatar do usuário
Lico Rocha
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Set 2012, 15:00
Localização: São Vicente

Houst Dog escreveu:
Lico Rocha escreveu:Minha moto é uma Mirage 250 ano 2010. Ela parou de funcionar e o mecânico disse que é preciso substituir a bomba de combustível. Gostaria de saber se é mesmo necessária a substituição ou se existe um reparo para poder consertá-la.
:shock: Lico, a minha parou hoje 18/09, tbm´é 2010 - +-9500km, estava a caminho do serviço pela manhã, parei no semáforo aí ela morreu, não deu sinal nenhum, tinha combustível e bateria. Pedi ajuda ao agente de transito e fizemos ela pegar no tranco, mas não pode deixar na lenta, senão ela apaga e precisa de novo tranco. Na partida eletrica não pega.
É isso que acontece com a sua. Eu moro em Sampa.
abs
Houst Dog
:shock: Estava andando com ela e o motor perdeu a potência, consegui chegar em casa, limpei o filtro e as mangueiras da bomba de combustível e com isso ela voltou a funcionar. No dia seguinte consegui apenas dar a partida, mas ela não pega. O mecânico disse que é preciso substituir a bomba.
Saulo Almeida
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mai 2011, 18:54
Localização: Campinas

Ola pessoal, a tempo que acompanho o forum, mas agora chegou minha hora de pedir ajuda, preciso trocar a bomba de combustivel de minha Mirage 250 ano 2001, pelo que vi é a eletrica.
Moro na região de Campinas e não consigo achar onde comprar, alguém pode me informar onde acho? Alguém sabe o preço? desde já agradeço as respostas.
Não tenho medo de ir devagar, tenho medo de ficar parado.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Saulo, talvez uma opção seja a importação, pois deve ser pequena a quantidade dessas peças no mercado.

Outra opção é a troca da bomba elétrica pela à vácuo, que é o objetivo deste tópico.
Imagem
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Saulo Almeida escreveu:Ola pessoal, a tempo que acompanho o forum, mas agora chegou minha hora de pedir ajuda, preciso trocar a bomba de combustivel de minha Mirage 250 ano 2001, pelo que vi é a eletrica.
Moro na região de Campinas e não consigo achar onde comprar, alguém pode me informar onde acho? Alguém sabe o preço? desde já agradeço as respostas.

Ola Saulo.

A bomba eletrica para Mirage carburada não é mais fornecida, nem mesmo na Coréia. Se você tiver sorte pode conseguir em alguma loja que tenha em estoque, mas a melhor solução é substituir por uma a vácuo, mais barata e da menos problemas.
Imagem
Responder