Mirage 650: Reset e ativação

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rinaldo Hirai
Mensagens: 657
Registrado em: 26 Mai 2011, 05:57
Localização: São Paulo

Só a ativação normal com as instruções de fábrica, são suficentes.

Pois a unidade de ECU vai fazendo todos os ajustes
após a reativação.

Mas em caso de desligar a bateria por mais de 30 segundos por um motivo qualquer, faça o procedimento para ter a moto sempre regulada.
O ajuste do TPS deve ser de tempos em tempos checado no modo diagnóstico, pois a ECU, a medida que faz as correções, pode mudar o ponto do TPS, se isso ocorrer faça o ajuste com o jump de diagnóstico e motor ligado.

Pessoal, quem não acompanhou como começou essa história toda, vai a explicação:

- Nas concessionárias Kazinski, as motos Mirage 650efi, quando do processo de checagem da moto para ser aprovada para posterior entrega ao comprador, tem que passar também pelo processo que eles chamam de ativação da moto, ou seja um procedimento que é instrução da Hyosung para que a moto possa ser liberada para entrega ao consumidor.

O processo original que me foi passado por um técnico da empresa, descrevo abaixo, como me foi informado:

É recomendável iniciar o procedimento com o motor frio, para que a ECU memorize a leitura dos sensores do momento que é ligado o motor até o pleno aquecimento.

1) Desligar o polo positivo da bateria.

2) Aguardar no minimo 30 segundos e reconectar o polo positivo.

3) Ligar o motor e deixar funcionando em marcha lenta até que a ventoinha ligue em função da temperatura atingida, esperar a ventoinha desligar, e a seguir acelerar a moto de forma gradual até que o sistema de corte de giro do motor entre em ação, solte o acelerador, e desligue o motor.

Depois destes procedimentos a moto está pronta para ser entregue ao comprador.

Esse procedimento é obrigatório para a motcicleta ser liberada na concessionária, mas isso ás vezes não ocorre, seja por esquecimento ou outro motivo.
Na minha que comprei em fevereiro de 2011, eu fui convidado a acompanhar o procedimento, pois cheguei mais cedo e não haviam ativado a minha moto ainda, e depois de conhecer o procedimento correto, sei que a minha não foi ativada corretamente, pois faltou na época, a acelerada da moto até o corte, a ventoinha ligou e deixaram a moto ficar funcionando um tempo e já a conduziram para fora da oficina, e me entregaram os documentos etc, etc.

Bem a moto funcionou sempre de forma fantástica, mas tinha pequenos detalhes que eu não entendia e tentei ajustar, o que me levou a me aprofundar no conhecimento do sistema EFI e como funciona.
Bom agora com esse procedimento, e o sistema de auto diagnóstico e também do ajuste do TPS no display, ficou moleza!!!
Lembrando que a moto nunca para de se adaptar a condições adversas como, combustivel ruim, altitude,
enfim, é um sistema com tecnologia de "ponta"!
Espero ter conseguido me expressar de forma clara a respeito do porque deste tópico.

Boas estradas a todos!
Rinaldo Hirai
COUTINHO.JOI
Mensagens: 1191
Registrado em: 14 Out 2010, 15:48
Localização: Joinville

Rinaldo

Somente o item 7 me assustou, tem que repetir 6 vezes?

Na minha fiz apenas uma vez, a ventoinha não desligou e a moto ficou lisinha também, vc pode confirmar a informação?

Abraço
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
Rinaldo Hirai
Mensagens: 657
Registrado em: 26 Mai 2011, 05:57
Localização: São Paulo

Bom dia!

O artigo do link abaixo é dedicado a carros, mas dá uma boa idéia do funcionamento da injeção eletronica,
e como tem ilustrações, achei interessante postar para quem não tem noção de como funciona.

http://www.envenenado.com.br/howwork/in ... jecao.html

Espero que seja de utilidade aos amigos.

Abçs,
Rinaldo Hirai
Rinaldo Hirai
Mensagens: 657
Registrado em: 26 Mai 2011, 05:57
Localização: São Paulo

Editado.

Coutinho, enxuguei o tópico, o procedimento de fábrica é suficiente, e simples, o resto a ECU faz!

Mania de querer sempre mais...

Abçs
Rinaldo Hirai
COUTINHO.JOI
Mensagens: 1191
Registrado em: 14 Out 2010, 15:48
Localização: Joinville

Legal. Quero instalar o cooler e as novas velas e depois fazer novamente o processo.

Abs.
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
Avatar do usuário
Ricardo Maia
Mensagens: 43
Registrado em: 24 Mar 2011, 00:00
Localização: Brasí­lia

Rinaldo Hirai,

A minha, depois da troca da ECU, está com funcionamento irregular. Sei que não foi feita a reativação porque acompanhei a troca. Também foi trocada a bateria.

Pergunto: será que isso pode ser corrigido com o procedimento que você descreveu?

Estava até pensando em levá-la à concessionária mas, já estou de saco cheio com os mexânicos da autorizada.

Abraço.
A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.
Avatar do usuário
Ricardo Maia
Mensagens: 43
Registrado em: 24 Mar 2011, 00:00
Localização: Brasí­lia

Outra pergunta:

o procedimento é somente esse que citou no primeiro post ou tem mais coisa?

Abraço.
A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.
Rinaldo Hirai
Mensagens: 657
Registrado em: 26 Mai 2011, 05:57
Localização: São Paulo

Bom dia!

Ricardo, me desculpe mas eu não havia visto o seu poost, eu não ando recebendo e-mails do fórum me avisando que há mensagens novas nos tópicos, configurei meu internet explorer para autrizar cokies, e auto pre-enchimento de sehas, acho que talvez isso estivesse gerando essa deficiência.

E respondendo atrazado, sim o modo simples de reset e ativação já ativa a modo no modo revendedor, e a ECU inicia o aprendizado e sincronismo com os varios sensores da moto.

Desculpe o atrazo,

Abçs
Rinaldo Hirai
Avatar do usuário
Ricardo Maia
Mensagens: 43
Registrado em: 24 Mar 2011, 00:00
Localização: Brasí­lia

Rinaldo,

não tem problema. Eu também tenho acessado pouco o forum. De qualquer maneira, obrigado pelos esclarecimentos. Vou tentar o procedimento no fim de semana.

Abraço!
A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.
MechanicalAnimal
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Set 2012, 13:49
Localização: Curitiba
Contato:

Não entendi a parte do "corte de giro do motor" como é isso???
Tenho uma outra dúvida sobre "Marcador de combustível"
Acabei de adquirir uma Mirage 650 2012 modelo 2013, tinha uma Mirage 250 e consultando o manual da 650 sobre marcador de combustível para saber exatamente quanto fica de gasolina quando entra na reserva fiquei em dúvida pois no manual diz que:
Quando o marcador de combustível estiver "próximo" da marca "vermelha" "E" , tem aproximadamente 3L (Sempre abasteço quando E começa a piscar assim como fazia na Mirage 250 mas na 650 cada vez que abasteço nessa ocasião verifico uma litragem diferente para completar o tanque 8L,5L, 6L, etc...)
Em uma parte mais abaixo do manual fala que "Quando o nível de combustível chegar na marca vermelha do "E", você deverá colocar combustível na primeira oportunidade para evitar ficar sem combustível"

Minha dúvida é a seguinte:

A marca "E" fica vermelha ou só pisca como na Mirage 250?
Porque no manual diz marca vermelha e ainda não vi marca vermelha nenhuma no painel pois sempre abasteço quando "E" começa a piscar.
Fernando Fernandes
Responder