jirschik escreveu:RenanSP, filtros de ar com elemento de papel, como é o caso da Mirage250 (carburada ou injetada), devem estar limpos e secos. Com o uso, podem aparecer alguns pontos de óleo, dependendo do motor, ou concentrações de poeira. Independente do tipo de sujeira, o filtro deve estar limpo e seco. Quando ele umidece, as fibras incham e obstruem a passagem de ar. Tem gente que passa um óleo fino, tipo WD40, para que a sujeira fique grudada nele e não entre para a câmera de combustão. Mas se isso fosse necessário, estaria especificado no manual.
A limpeza do filtro de ar é feita com um esquicho de ar no sentido inverso de seu uso, para soltar folhas, poeira e qualquer outra sujeira. É claro que ele não ficará "zerado", mas pode melhorar sim.
Você disse que a moto está mais beberrona, mas você continua pilotando da mesma forma? Pois uma mudança na forma de condução da moto, acelerando mais que o normal, gera uma alteração de consumo muito maior do que a sujeira do filtro de ar, com uso normal.
O filtro original dura aproximadamente 12.000km. Isso é uma média. Se você andar muito em estradas de terra, seu uso será comprometido. Se você usa a moto mais nas estradas, o filtro deve durar mais tempo. Desconheço a existência de um equipamento que meça a eficiência de um filtro de ar para chegar ao ponto de dizer se é obrigatório trocá-lo ou não.
Jirschik,
Mais uma vez valeu pela atenção!
Então, eu tenho conduzido realmente a moto da mesma forma, porém, colocado ela sob condições muito mais severas, uso a moto para ir trabalhar, e ultimamente tenho usado no trabalho também em viagens curtas (e te falar, haja chuva essas últimas semanas! tem que gostar de andar de moto mesmo! rsrsrs), fazendo as contas de kilometragem realmente achei que estava bebendo um pouco mais que o normal, e antes de achar que seria algum eventual problema de cálculo da injeçao lembrei da questao de limpeza do filtro de ar, que nao levei na revisão e nem pretendo levar.
Semana que vem devo então desmontar o compartimento, e verificar o estado do filtro, a fim de tentar "recauchuta-lo" caso esteja úmido ou cheio de folhas, o que pode ser o caso, devido ao tanto de chuva e "barreira" que tenho passado.
Esguicho de ar? Talvez eu use um secador de cabelo, caso esteja úmido ou algo parecido. Mas por uma questao preventiva mesmo, até porque a durabilidade do filtro original que voce mencionou me deixou mais tranquilo.
Bons ventos!