Mirage 250: Filtro de ar

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

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RenanSP
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Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
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jirschik escreveu:RenanSP, filtros de ar com elemento de papel, como é o caso da Mirage250 (carburada ou injetada), devem estar limpos e secos. Com o uso, podem aparecer alguns pontos de óleo, dependendo do motor, ou concentrações de poeira. Independente do tipo de sujeira, o filtro deve estar limpo e seco. Quando ele umidece, as fibras incham e obstruem a passagem de ar. Tem gente que passa um óleo fino, tipo WD40, para que a sujeira fique grudada nele e não entre para a câmera de combustão. Mas se isso fosse necessário, estaria especificado no manual.

A limpeza do filtro de ar é feita com um esquicho de ar no sentido inverso de seu uso, para soltar folhas, poeira e qualquer outra sujeira. É claro que ele não ficará "zerado", mas pode melhorar sim.

Você disse que a moto está mais beberrona, mas você continua pilotando da mesma forma? Pois uma mudança na forma de condução da moto, acelerando mais que o normal, gera uma alteração de consumo muito maior do que a sujeira do filtro de ar, com uso normal.

O filtro original dura aproximadamente 12.000km. Isso é uma média. Se você andar muito em estradas de terra, seu uso será comprometido. Se você usa a moto mais nas estradas, o filtro deve durar mais tempo. Desconheço a existência de um equipamento que meça a eficiência de um filtro de ar para chegar ao ponto de dizer se é obrigatório trocá-lo ou não.


Jirschik,

Mais uma vez valeu pela atenção!

Então, eu tenho conduzido realmente a moto da mesma forma, porém, colocado ela sob condições muito mais severas, uso a moto para ir trabalhar, e ultimamente tenho usado no trabalho também em viagens curtas (e te falar, haja chuva essas últimas semanas! tem que gostar de andar de moto mesmo! rsrsrs), fazendo as contas de kilometragem realmente achei que estava bebendo um pouco mais que o normal, e antes de achar que seria algum eventual problema de cálculo da injeçao lembrei da questao de limpeza do filtro de ar, que nao levei na revisão e nem pretendo levar.

Semana que vem devo então desmontar o compartimento, e verificar o estado do filtro, a fim de tentar "recauchuta-lo" caso esteja úmido ou cheio de folhas, o que pode ser o caso, devido ao tanto de chuva e "barreira" que tenho passado.

Esguicho de ar? Talvez eu use um secador de cabelo, caso esteja úmido ou algo parecido. Mas por uma questao preventiva mesmo, até porque a durabilidade do filtro original que voce mencionou me deixou mais tranquilo.

Bons ventos!
profileexotic
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Galera, to com uma dúvida aqui,
minha mirage 250 EFI 2011 vem com a entrada de ar (sentado na moto, lado direito) vem fechado, a peça preta que vem presa a cromada escrito EFI é fechada, diferente do outro lado esquerdo que ainda não sei o que tem por baixo, é aberto, é assim mesmo? Ta invertido?

Tirei a peça preta (a fechada) e deixei sem, vou testar pra ver se dá diferença na acelerada.

Abraços!
Miau
Moderador
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é assim mesmo..

a tampa cromada tambem serve como proteção para impedir chuva e outras coisas de serem aspiradas.. repare que o bocal de aspiração fica pra tras para sugar o ar menos comprometido possivel.

a tampa do outro lado é aberta para que entre ar pra arrefecer as bobinas.
Filhodobar
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Dando uma olhada na net e comparando uns preços, vi que o Richard vende dois tipos diferentes de filtro de ar pra Mirage 250, um pra versão carburada e outro pra versão injetada.

Olhando assim, por foto, não parece haver diferença alguma.

Alguém sabe se realmente há diferença no filtro ou se o da carburada serve na injetada e vice-versa?
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Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Miau
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o encaixe parece igual..

mas o elemento filtrante pode ter diferença.. talvez o da EFI deixe passar mais fluxo de ar
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Tarciso A. Sarain
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Hoje coincidentemente mexi na "Preta Chic" tirei o para lama traseiro para limpar e recolocar suporte das bolsas laterais, percebi que nas lombadas o final do curso fazia pegar um dos para fusos no pneu lado direito. Agora com uma porca servindo de espaçador em cada parafuso do suporte ficou bom, bem rente, coloquei porca normal sem ser a fechada. as hastes cromadas saíram.
Tirei as tampas cromadas, ( tirei faz tempo os adesivos EFI etc. ) olhei o filtro de ar e o lado das bobinas, como é 2011 tirei a tampinha que fica para trás que é fechada, vou ser se capta mais ar.como eu andava muito na Bandeirantes região Campinas não havia excesso de pó, agora morando em Betim preciso ver mais frequente, há muito pó preto das mineradoras.
Tarciso Sarain
MC Highlander Campinas
Filhodobar
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Humm escreveu:o encaixe parece igual..

mas o elemento filtrante pode ter diferença.. talvez o da EFI deixe passar mais fluxo de ar
Só por curiosidade, enviei a pergunta pro Richard, e para minha surpresa, ele pediu fotos do filtro, pq segundo ele existem 2 tipos para a EFI!!!!

Abri o meu e dei uma bela olhada (aproveitei pra passar um jato de ar comprimido) e realmente, pelos encaixes, parece igualzinha ao da carburada.
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Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Manocharlie
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Registrado em: 23 Abr 2009, 00:44

Pessoal, me tirem uma duvida por favor... Eu demorei muito para trocar o filtro de ar da minha mirage 250, no entanto nunca senti a moto engasgar ou perder rendimento e tals enquanto estava com o filtro sujo, mas pode ocorrer do motor estar sujo ou sei lá, tem algum efeito sobre a moto? Mesmo ela estando com um filtro novo?

Caso esteja sujo ou sei lá, como faço para limpar? Se eu comprar aditivos de limpeza de combustivel, bicos e aqueles aditivos para o carter, resolve o problema?

Grato.
Mirage 250
Miau
Moderador
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o filtro sujo nao deixa passar sujeira nao.. so o q acontece ´pe que o fluxo de ar vai diminuindo gradativamente conforme o filtro vai sujando.

essa diminuicao do fluxo se reflete em aumento de consumo, e aceleracao mais lenta.
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
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Olha que interessante..

Pega-se um filtro sujo..

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Deixa de molho por uns 30 min no Vanish

Depois com uma escova de dentes, da uma boa esfregada pra tirar o grosso..

Entao, com um jato de agua pressurizado, da uma finalizada..

Deixe secar no sol escaldante ou com secador de cabelos e...

voilá..

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Bem melhor que gastar entre 70 ~ 120 mangos
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