bom,
passou uma semana que peguei a moto. essa semana vou ao detran fazer a vistoria e transferência, e começar (pra valer, já que o banco já foi trocado) os trabalhos.
primeiro, eu pensei, repensei, re-re-pensei e re-re-re-pensei mais uma vez, e acabei desistindo da idéia de fazer uma "mini-sportster". fiz umas contas, e para garantir a reversibilidade da customização eu teria que ou mandar fazer um par de pára-lamas em fibra ou adquirir um par de pára-lamas originais para modificar, e qualquer das idéias ia sair bem cara e não trazer benefício prático nenhum (além do visual que corria o risco de ficar de gosto duvidoso), então deixei pra lá.
então mudarei o paradigma. vou fazer uma mini-bagger.
as "baggers" são as motos custom com maleiros rígidos e customização caprichada. são muito comuns nos Estados Unidos e geralmente a base para montá-las é a Street Glide da Harley-Davidson. A maior parte das baggers se resume à redução na suspensão, pintura modificada , mudança de rodas e alteração de detalhes, como essa a seguir:
porém algumas são um pouco mais radicais, envolvendo a retirada da carenagem "batwing" para um visual mais "pelado", que são a inspiração ideal para o projeto já que a Mirage não tem carenagem tipo "Batwing" (e aquela da hyosung é feia pra baralho):
então eis as idéias que a customização vai envolver:
1o passo: Troca do banco (ok)
2o passo: Envelopamento em Dinoc 3M preto (imitando fibra de carbono). Vinil já recebido, só falta envelopar.
(3o ao 7o passos, não necessariamente na ordem a seguir)
3o passo: Mudanças no layout da traseira (ou instalar a lanterna Lucas, ou remover totalmente a lanterna traseira e instalar um kit plug-and-play de "run-turn-brake" que transforma os piscas originais em luzes de posição e freio funcionais, de qualquer forma a placa sai de cima)
4o passo: Escapamento
5o passo: Ape hanger
6o passo: Farol principal "bullet"
7o passo: Faróis de milha em LED (provavelmente vêm primeiro já que já estão prontos, é só montar na moto)
8o passo: Instalar os maleiros da Bult (modelo a escolher), devidamente envelopados em Dinoc
9o passo: Complementos (grafismos, pintura/envelopamento de detalhes, filtro de ar esportivo, plataformas e outras bobaginhas)
Por motivos óbvios (reversibilidade e praticidade no uso diário) não vou fazer mudanças na suspensão nem nas rodas (no máximo cromar as rodas originais ou pintá-las - ou detalhes - de preto brilhante). Também não vou remover o sissy-bar (mas talvez remova o bagageiro) para garantir o conforto da garupatroa.
Por que uma "mini-bagger"?
1 - eu gosto do estilo;
2 - dá pra fazer de forma 100% reversível
3 - fica bem diferente do "lugar comum" se bem executado (é difícil de ver aqui no Brasil)
4 - adiciona um quê de praticidade pro dia-a-dia, já que os maleiros são úteis pra guardar pequenos objetos e fazer pequenas compras e ficam menos horrendos numa moto custom que um bauleto traseiro (eu tenho um Givi de 45 litros com encosto em casa, mas estou resistindo o máximo possível para instalá-lo na moto). Nada me impede, todavia, de instalar o bauletão se for fazer uma viagem com a moto.
que acham?