Shadow 750: Fazendo curvas

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
busatto
Contato:

Diogo embora desde a sua msg :oops: msg já se passou bastante tempo, cara to com o mesmo problema q vc, a ultima vez q subi numa moto foi em 1988, agora comprei uma shadow 750 cc 2008 (minha mulher falou q perdi o juizo), fiz uma viagem esta semana (280KM) não consegui fazer uma curva a mais d 60 KM/H, to apavorado pensando até em vender a moto, Ah com garupa então penso q é sucidio. :oops:
jirschik
Moderador
Contato:

busatto, o indicado é que o piloto comece com uma moto mais leve, para se sentir mais confiante em controlar a moto. Neste caso, a Shadow750 realmente não é muito indicado como "primeira moto", considerando que você ficou muito tempo sem pilotar. Mas você pode continuar tentando com a Shadow750.
À partir de 60km/h fica evidente o efeito do "contra esterço". Pesquise sobre o assunto e com isso você ficará mais confiante em fazer curvas.
Imagem
DSM

Tem uma matéria muito boa sobre contra esterço no blog dos tiozinhos.
busatto
Contato:

agradeço p/ dicas vo continuar tentando!111
hfaguiar

Busato,

Nao desista! A moto é maravilhosa. Fique na guarda para o curso http://amaralinstrutor.blogspot.com.br/

Ele te dará as dicas necessárias para voce dirigir a sua moto com seguranca.

Ter medo de andar de moto é a melhor coisa, te previne de fazer besteira...

Abracos,
Hugo de Fazio

You will never ride alone!
BarãoRS

Contra esterço resolve o problema nas curvas, mas lembre-se que não há moto custom no planeta que faça curva bem se comparadas com as street, speed, etc - mesmo assim eu particularmente adoro estrada com muitas curvas, mesmo tendo que faze-las relativamente devagar (digo relativamente porque mesmo com custom normalmente se faz mais rápido que carros por exemplo).
Abs.
Ney Conforti
Contato:

Também passei um susto. Estou começando agora com a shadow 750 e conhecendo a moto..faço algumas curvas na boa na cidade em velocidade baixa claro. Só que ontem no tunel reboulças as 22hs tive que acelerar a 80km porque todos correm nesse horário. E quando passei num trecho com ligeira curvatura a moto não acompanhou e saiu atravessando as outras faixas, sorte que o tunel estava com poucos veículos. O que pode ter acontecido? teria que usar a técnica do contra esterço? nem faço idéia de como fazer isso porque estou começando agora.
Qual a velocidade ideal que vcs andam na cidade e em curvas? Abracs!!!
"A vida é arte ao som de rock n roll"
CostaSR
Contato:

Ney Conforti escreveu:...teria que usar a técnica do contra esterço? nem faço idéia de como fazer isso porque estou começando agora...
Na verdade é bem fácil de se fazer, embora difícil de acreditar pra quem tá começando.
Sugiro dar uma conferida na matéria do link abaixo:
http://viagemdemoto.com/index.php/dicas ... ns-de-moto

Espero ter ajudado.

Abração!!
Silvio Costa

"Die with memories, not dreams"
Ney Conforti
Contato:

Obrigado Silvio vou dar uma olhada! no link
"A vida é arte ao som de rock n roll"
AJ Souza
Contato:

Contra esterço também quando não tinha moto eu fiquei com esta dúvida. Mas é muito fácil resolver isso e olha quem está falando é um tio que nunca tinha pego uma custom na vida e só teve uma neo câmbio CVT...rs
Peguei a moto em um sábado, no domingo já estava encarando uma rodovia até a praia...rs O que fiz para descobrir este raio de manobra...rs
A dica é simples ao menos eu fiz assim e descobri que é fácil. Em uma rodovia plana a mais de 60 km/h você faz uma pressão no guidão como se fosse girar para um lado. Eu disse pressão, pois esta mexida é ínfima, ou seja, imperceptível a olho nu, é só a pressão mesmo e conforme o grau da pressão para o lado é o grau de inclinação e consequente virada, só que para o lado contrário!!!
Tah! mas e a cabeça vai saber coordenar isso????...rs, fácil resolver esta equação, pense assim, quando estiver fazendo pressões para um lado e outro a moto consequentemente inclinara e irá para o lado contrário, faça como um mini slalon. Aí tu pensa, bom, se inclinar para um lado eu tenho que apoiar para não ficar solto. Este apoio é o guidão. Então raciocine assim vou inclinar para a direita vou me segurar na manete contrária, dai este ato de segurar exerce a pressão que é puxar e aí tu já vai condicionando este movimento, assim curva para a direita apoio mão no guidão esquerdo fazendo pressão de puxar e para o outro lado, ai é inclinação para a direita. Apoio mão direita mante direita e consequente pressão que é puxar aí é inclinação para a esquerda. Mas testem isso em uma reta. Depois de algumas voltas testando tu já vai fazer sem perceber sem precisar estar pensando o que fazer primeiro. Vai por mim que é barbada!!!...rs
Imagem
Responder