Shadow 600: Freios, pastilhas, lonas, etc.

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
cacoandrade
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Set 2011, 22:34
Localização: Florianópolis

pedro.lw escreveu:
cacoandrade escreveu:Olá a todos, sou novo aqui e como motociclista tbm, mas minha Shadow 600 está com um barulho qdo aperto o freio da frente, tipo uns grilinhos, somente qdo aperto. E outra coisa muito estranha tbm acontece: como uso somente nos finais de semana, não sei se esfria muito aqui em Floripa, ou se condensa, ou algo parecido, mas o freio da frente demora a funcionar, tenho q ficar apertando ele, até q volte a ficar duro. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Não tem nenhum vazamento, pois olhei bem.
Se alguém puder ajudar, já agradeço... Abcs a todos

Fala cacoandrade, tudo bom?

Cara desde que eu comprei a minha 1 ano atrás, ela faz esse barulho no freio da frente. Procurei a respeito e todos os lugares dizem que esse barulho é normal no disco dianteiro da Shadow. Pode ficar tranquilo.

Agora quanto ao freio não funcionar logo quando você sai com a moto, acho melhor levar em algum mecânico para dar uma olhada no sistema de freio, talvez tenha que trocar pastilhas ou algo do tipo.
Então Pedro, o barulho não me parece ser do disco dianteiro, não consegui identificar onde é, me parece ser dos cabos, me soa como algo elétrico, pois é um ruído. E ela veio de uma revisão completa... mas o barulho permaneceu, e o problema do freio não ficar duro e não ser eficiente qdo ela está fria.. não tenho a menor ideia... Valeu cara.
/Users/caca/Desktop/IMG_0185.jpg
cacoandrade
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Set 2011, 22:34
Localização: Florianópolis

jirschik escreveu:cacoandrade, assim como o Pedro comentou, existe sim um ruído que é normal aos freios à disco. Só não pode ser aquele apito alto, que pode ser a cristalização da pastilha ou pastilha gasta totalmente, quando a base metálica da pastilha encosta no disco de freio. Nesse caso é interessante que analise o desgaste da pastilha. No caso de cristalização, basta passar uma lixa de ferro fina para tirar a primeira camada de material.

Quanto ao freio "borrachudo", pode ser até a mangueira velha. Mas o mais provável é que o fluido de freio esteja vencido, pois ele é higroscópico e com o tempo o excesso de água diminui a eficácia do freio. Neste caso é bom trocar o fluido de freio. Esta é uma atividade simples, mas que exige paciência e algum conhecimento. Se pedir para fazer isso em uma oficina comum, não deve demorar mais de 1 hora para fazer tudo e ainda tomar um cafezinho.
Valeu jirschik pela resposta. Não acredito q seja cristalização, pois como disse ao Pedro, ela acabou de vir de uma revisão onde troquei as pastilhas e o disco tb, Vou verificar a mangueira, pode ser sim.. mas não há vazamentos, estranho né. E o fluído, acredito q foi trocado, mas vai saber a qualidade que colocaram. Vou ter q levar numa especializada mesmo, pois o barulho vem aumentando. Valeu pela resposta.
/Users/caca/Desktop/IMG_0185.jpg
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

cara,....... a minhha ta c esse mesmo problema.... achei q fossem os cabos perto do para lamas, mas nao são não... tô encucado.... qd freio, dá um TEC q nunca deu antes.... e o freio dá uns ruidos estranhos.... e realmente, só aumentam os barulhos...
cacoandrade
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Set 2011, 22:34
Localização: Florianópolis

ramoniaco escreveu:cara,....... a minhha ta c esse mesmo problema.... achei q fossem os cabos perto do para lamas, mas nao são não... tô encucado.... qd freio, dá um TEC q nunca deu antes.... e o freio dá uns ruidos estranhos.... e realmente, só aumentam os barulhos...
Ramoniaco, acho que encontrei o problema, hj fui na honda autorizada, mas eles não trabalham no sábado, porém o rapaz me disse q pode ser que esteja com ar dentro. Ele terá que sangrar novamente e trocar o fluído de freio. Não se usei os termos certos aqui, mas me parece que bate com os sintomas. Levei numa oficina genérica, e o rapaz me disse q pra esse serviço custa uns 50 reais... Me pareceu bom. Vou levar p cara resolver e escrevo novamente aqui.. Valeu a todos..
/Users/caca/Desktop/IMG_0185.jpg
Avatar do usuário
Leão da Montanha
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Set 2011, 01:44

Boa Tarde Galera!!!

olha só... vi vários comentários a respeito do freio dianteiro, as pastilhas que substituem a original, etc... Mas o meu problema é a lona do traseiro. Alguém sabe me dizer de qual motocicleta também caberia por lá?? me deem uma ajuda, pois aqui no tópico não achei nada!!

Abção a todos!!!
Marcelo Matos
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Set 2011, 22:48
Localização: Salvador

ola minha galera sombreira.... alguem ja utilizou pneu de bros na shadow ????? tenho vontade de colocar, porem nao sei se seria uma boa ..... oque acham ????
ostiore
Mensagens: 21
Registrado em: 25 Nov 2011, 19:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

bom dia pessoal. troquei agora de manha as pastilhas da minha Shadow. Minha primeira vez. tirei o conjunto do garfo; tirei o pino das pastilhas, retirei as pastilhas velhas; como não conseguia largura suficiente pras novas, tentei empurrar os dois êmbolos pra trás, sem sucesso; abri o suspiro do fluido e a tampa do reservatório la em cima do guidom; empurrei os êmbolos, eles recuaram, o fluido saiu; montei as pastilhas novas, coloquei o pino, encaixei no lugar (apertado mais foi), fixei o conjunto no garfo, apertei tudo; com o suspiro aberto meia volta, enchi o reservatório e bombei apertando o manete diversas vezes até tirar todo o ar e ter alguma pressão. fechei o suspiro, completei o fluido e fechei o reservatório, limpei tudo.

Me parece tudo bem, ainda não sai com ela mas o freio esta segurando, com pressão, parece ok.

Quando vi, eu usei fluido DOT 3, e nas especificações está DOT 4. o que vcs acham? Deixo quieto? obrigado.
cuide-se, sao feitas pra cair. senao teriam 3 ou 4 rodas...

Honda Shadow 600 VLX 2000
MaurícioPG
Mensagens: 15
Registrado em: 15 Abr 2009, 11:38
Localização: Salvador

Minha Shadow também tem esse ruido andando e freiando. Mas às vezes eu dou uma cutucada no freio e o ruido para.
Mas volta de novo quando dou umas freadas e largo. Tudo começou quando coloquei pastilhas novas "baratas"...estranho né?
Mas procurei material de instalação de freio e como fazer sangria e tudo tem uma lógica. Muitos disseram acima que fluido velho, pastilha velha, peças ou sujeiras presas, empenamentos podem acarretar ruídos estranhos.
Verifiquei que as pastilhas tem que ter um certo contato com os discos de freio sim e pode também ser esse fator, caso estiverem com muito contato. Tem o fator de que usar coisa paralela também pode dar problemas pois nem sempre são as medidas originais.
MaurícioPG
Mensagens: 15
Registrado em: 15 Abr 2009, 11:38
Localização: Salvador

Tem arquivos de texto da HONDA sobre a Shadow 600 pra baixar na internet.
E são textos pra mecânicos pra montar e desmontar cada sistema da moto.

Tente no google: manual de montagem HONDA Shadow 600.
andrelom
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Ago 2012, 11:12
Localização: Florianópolis

Boa tarde a todos, menos pra mim! :evil:
Minha sombra (600 - 2002/2003) esta com o disco de freio dianteiro empenado, estou procurando na internet inteira e não encontro. Liguei para a concessionária, e eles pediram com educação para eu vender minha moto para comprar o disco, brincadeira :? , mas falando sério, o valor do disco esta em R$ 1470,00, que absurdo, não importa que é uma Shadow 600, até uma Harley Davidson tem peças mais baratas.
Se alguém souber uma dica de possíveis discos compatíveis, algum contato que possa ajudar, agradeço.
Responder