Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
mc34ramon

jirschik escreveu:Hehehehe...

Ahhh... Se isso fosse me deixar rico, eu mudaria de profissão por puro prazer!

Hahahahahaah!!!

É gratificante ver os amigos empenhados em identificar as falhas de suas motos e solucionarem os problemas. O que eu já fiz, procuro mostrar como fiz. Mas tem soluções que posso apenas opinar, pois não tenho acesso ao modelo, como o sistema EFI.

O negócio é estar com as motocas "em dia" e partir para a estrada! Quero ver essas Mirages "virando os zóio" como a minha que está com 70.000km! Nesse final de semana tem "Esquadrilha da Fumaça - 60 anos" em Pirassununga!

Abraços!
jirschik parabéns pelo aniversário de 70000 km da sua Mirage, Realmente é uma bela moto.
Nos conta o segredo de tanto sucesso, por exemplo a troca de óleo da sua é feita em quantos KM.
Abraços!
jirschik
Moderador
Contato:

Ramon, acho que um dos grandes segredos é "usar a moto". Moto parada na garagem e que é utilizada a cada 15, 20 dias, tende a dar problemas de diversas origens.
Dá problema elétrico porque a bateria não é carregada e descarregada. Nas EFIs isso é ainda pior, pois como tem diversos circuitos eletrônicos que precisam de tensão elétrica filtrada, estabilizada, deixam de funcionar corretamente.
Dá problema na linha de combustível, pois a gasolina parada evapora uma parte e deixa uma goma, parecida com um gel, que entope giglês, bicos injetores, bomba de gasolina.
Dá problema de ferrugem em disco de freio, cabos de aço, pois se sai na chuva, chega em casa e cobre com a capa, acelera esse efeito. A fina ferrugem dos cabos é limpa com o uso deles.
Dá problema nos pneus que ressecam.

Isso vale para todas as motos, independente de marca ou "mito"...

Procuro também fazer algumas melhorias onde nem é necessário muito dinheiro. Troca de parafusos enferrujados por parafusos melhores, de aço inox, por exemplo.

A troca de óleo eu faço a cada 2500~3000km. Faço em casa mesmo, pois é simples e uso óleo mineral comum. O máximo que usei foi Motul3000, que é muito bom. Mas nada de óleos de R$50,00/litro; não precisa disso.
Imagem
nortista
Contato:

essa é realmente uma marca impressionante, amigo jirschik, digna de um relato, pois se trata de uma história com essa moto.

Parabéns, para você e, para sua mirage 250.
custom, é puro estilo.
Xucro

Prezados,

Vou contar o que aconteceu com minha Matilda. A bateria não estava lá essas coisas, mas interessante é que ao colocá-la em "on", acendia o farol, e buzinava que era uma beleza. Mas não conseguia partir! Dando uma chupeta, ficava tudo ok! Mas ao desligar, não conseguia pegar de novo. Chamei um mecânico e ele trocou o regulador. Ela tá beleza agora mas me parece que ele tá tentando me empurrar uma bateria nova. Como sou leigo no assunto, peço a ajuda dos companheiros do fórum. É mesmo necessária a troca da bateria? No multímetro tava indicando entre 13,50 e 13,70...
Desde já agradeço!

[]'s
XUCRO
jirschik
Moderador
Contato:

Existem 2 grandezas elétricas para serem avaliadas: Tensão e Corrente. Tensão você já sabe medir e é mais fácil entender. A bateria estava indicando ~13,50V, certo? Então pense no seguinte teste: Tem bateria para controle remoto de portão eletrônico que é de 12V. Você acha que dá para usá-la para dar a partida na moto!? Porque não? Porque essa bateriazinha não tem capacidade de fornecer Corrente Elétrica.

Quando você ligou a chave e conseguia acender o farol e tocar a buzina, é porque esses dispositivos consomem menor corrente elétrica que o motor de arranque. Quando dava a 'chupeta' e fazia o motor funcionar, o conjunto [alternador + retificador] estavam mantendo o circuito funcionando.

Agora você consegue dar partida? Se 'sim', é porque a bateria tinha descarregado (alarme, muito tempo parada, etc.) Se 'não', é porque a bateria já está perdendo sua capacidade de armazenar energia e precisa ser trocada. Em um auto-elétrico ou loja especializada na venda de baterias, tem um aparelho que mede essa capacidade e assim você pode constatar se é mesmo necessário ou não trocá-la.
Imagem
adm.agenor.jr

Alguém sabe ou ja ouviu falar em Como adaptação do CDI da mirage 250 2004 para o modelo de 2003, pois a minha que 2003 está com problema no CDI, mas eu gostaria de melhorá-la adaptando um CDI mais atual e fácil de ser encontrado.
ronaldomirage

Resultado final das alterações na elétrica!

Imagem

Imagem

Imagem
Detalhe o retificador não encosta no bloco do motor! Tem uns 3 centímetros de distancia.

Agora é rodar e testar!
Destro
Contato:

Também estou com dilemas na parte elétrica da minha Mirage 250 /2011. O retificador já foi para o espaço duas vezes... resultado? Largado na estrada e de sobra estrago o passeio de todos os irmão do Moto Grupo. Mesmo com a moto na garantia, vou comprar um retificado no Omar (referencia no RJ) e colocar na Mirage. Colocar o voltímetro e testar... Li praticamente todas as páginas deste forum... e vi várias dicas interessantes, mas o problema é que as pessoas não voltaram para confirmar se tudo o que foi feito realmente resolveu o problema. Enfim... vou fazer o meu teste, como dito acima, e se realmente funcionar, volto e coloco o meu relato.
Me decepcionei bastante com esta moto... mas o pior é que gosto da desgraçada... acho uma moto bonita, bom motor para uma 250... não queria me desfazer dela...

Abraços a todos
Alone on Road Moto Grupo
www.aloneonroad.com.br
jirschik
Moderador
Contato:

Destro, se o pessoal não voltou para comentar os resultados é porque estão por aí, aproveitando a moto que está funcionando! Hehehehe...

É uma pena que este modelo/ano tem esses problemas. Mas eu ainda acho que é mais fácil consertar esse tipo de problema elétrico do que se fosse mecânico. Ainda mais agora, depois de tantos relatos que existem nesse tópico com explicações, testes e consertos.

A tentação de usar a garantia é grande, mas não vai ajudar trocar um retificador ruim queimado por um retificador ruim novo: ele vai continuar ruim. Talvez o retificador original da Mirage seja suficiente para uma motocicleta menor, monocilíndrica, carburada, onde o consumo de energia seja menor. Mas definitivamente esse retificador é insuficiente para a Mirage250.

As dicas você encontra nesse tópico. Trocar o retificador original por outro mais forte, com certeza. Isolar os conectores contra umidade, com certeza. Trocar o alternador por outro mais forte, em alguns casos. Não forçar a instalação de faróis auxiliares com lâmpadas de 55W, pois isso forçaria muito o circuito elétrico.

Uma vez resolvido esses problemas elétricos, a moto tem bom motor para rodar por muito tempo.
Imagem
Destro
Contato:

Jirschik,

Obrigado pela sua resposta... O pior que eu pensei nisto mesmo. O pessoal não respondeu porque estão rodando por aí! :)
Mas foi o que eu disse... a moto é bonita, eu gosto dela... só não posso ficar mais enguiçado na estrada... não dá mais!
Vou trocar o retificador por um de qualidade comprovada... agora este lance de isolar os conectores eu não me lembro de visto... está neste tópico?

Abraços,
Márcio
Alone on Road MG
www.aloneonroad.com.br
Alone on Road Moto Grupo
www.aloneonroad.com.br
Responder