Mirage 250: Freios

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
sonis

di.bob escreveu:bem pessoal, embora não tenha obtido respostas...aí vai uma solução encontrada na minha cidade.
será adaptado um cilindro mestre universal, porém, será torneada a peça para que se encaixe no guidão de 25mm (1 polegada).
Bom, pelo menos um problema q julgava mto complicado, foi proposta uma solução simples...Vamos ver o que vai dar...Qualquer novidade eu volto a informar.
Vlw.
Cumpadres,

Fiz a besteira de deixar minha irmã (totalmente inexperiente com motos) guardar a moto na garagem... Bom, ela não conseguiu colocar a moto na garagem, mas em compensação conseguiu derrubar a moto direitinho...

Bem, desde esse nefasto acidente, tem vazado fluído de freio pelo cilindro, em algum ponto que nao pude identificar.

Na oficina, o mecanico disse que o reparo (ou retentor) estava desgastado, mas ainda operava mal e porcamente.

Bem, ele disse nao ter o específico para a mirage e me perguntou se eu sabia de algum compatível.

Pois é, eu não sei... algum de vocês saberia me dizer?

obrigado antecipadamente e bons kms.
Coringa

jirschik escreveu:Troquei as pastilhas de freio da minha moto no mês passado. Comprei da marca COBREQ e paguei um pouco mais caro, mas vale à pena: R$22,00. É similar da Twister. Tem apenas uma "orelhinha" que não precisa cortar, mas fica esteticamente melhor. Leve a pastilha usada na loja e compare o formato.

A lona da marca Fisher parece ser a original. Mas lona de freio é algo que demora muito para trocar. A minha eu só troquei porque a lona soltou do patim por causa de um choque térmico ou falha de fabricação. Então preocupe-se mais com a pastilha de freio que tem duração que varia de acordo com a utilização: Se usa a moto em cidade, gastará mais do que se usar em estrada. Estou no meu segundo jogo de pastilhas de freio, aos 62.000km.
Ilumine a minha ignorância sofisticada. A pastilha é do freio dianteiro e a lona do traseiro, correto?

E o fluído de freio? É só destampar aquele compartimento no guidom e colocar? Qual a marca mais usada de fluído???

Abç
Postado diretamente do Arkhan Asylum após doses cavalares de sedativos...
jirschik
Moderador
Contato:

No caso da Mirage250, o freio dianteiro é à disco, usando pastilhas, e sendo acionado por um sistema hidráulico com 2 pistões. A roda traseira possui sistema de freio à tambor, que usa lona de freios que são fixadas em patins, acionadas por um cabo de aço.

A troca de fluido de freio só se faz necessário a cada 2 anos, por questão de manutenção preventiva, se a tampa do reservatório (perto do manete) não ficar aberta, expondo o fluido ao tempo. O fluido de freio é um material higroscópico, ou seja, absorve umidade do ambiente e caso isso ocorra, irá contaminar o fluido, diminuindo sua eficiência.

O procedimento de troca do fluido não é complicado, mas requer alguma prática para não tornar a troca mais demorada. Deve-se acoplar uma mangueira na válvula de sangramento do sistema que fica na pinça (sistema que suporta as pastilhas), adicionar fluido novo no reservatório, abrir levemente a válvula e bombear pela alavanca de freio até que o fluido velho (que costuma ficar com cor marrom) seja expelido pelo fluido novo (cor azul). Se nesse processo o reservatório não for enchido e entrar ar no sistema, este precisará ser "sangrado", para expelir as bolhas. Isso é facilmente percebido no manete, pois um sistema de freios com bolhas de ar não aciona as pastilhas e a alavanca de freio fica "baixa", dando "fim de curso" sem frear.

É preciso atentar quanto ao tipo do fluido de freio. Consulte o manual, pois não me lembro agora qual é o nível "DOT" especificado para o freio da Mirage. Quanto à marca, não tenho preferência.
Imagem
wlad_rj

Prezados,

Alguem já pensou na possibilidade de termos dois discos na roda dianteira da mirage?

Digo isto, porque vi no orkut uma comet gt 250 que o rapaz fez a adaptação/instalação, semelhante ao freio da gtr.

Algum McGuiver/Prof Pardal na area? Ou será que na CC eles fazem isso?

Apos informação dos post anteriores vejo que a instalação do aeroquip e indispensavel.
jirschik
Moderador
Contato:

Wlad, eu me pergunto se isso é necessário na Mirage250. É uma motocicleta custom, com velocidade de cruzeiro de 110km/h, chegando a 135km/h em ultrapassagens. O objetivo em colocar mais um disco de freio é para conseguir parar a moto mais rapidamente. Porém, se o contato com o asfalto não melhorar, o pneu vai travar e escorregar. A Mirage pesa ~180kg. Precisaria ser mais pesada para forçar ainda mais contra o solo e melhorar essa frenagem.

Em motos esportivas isso é diferente. Elas até não são tão pesadas, mas como piloto fica projetado, mais próximo da roda dianteira, a pressão no solo é maior. E esse é um dos motivos que contribui para gastar o pneu dianteiro mais rapidamente do que o de uma moto custom.

Cabo aerokip é interessante; mas não acho indispensável para a Mirage. Para o freio se tornar "borrachudo", precisaria ter uso intenso (descida de uma longa serra), temperatura alta (dia muito quente). Se fosse em uma pista de provas eu até concordo, mas não para uso normal em passeios.

E ainda não discutimos sobre o uso do freio traseiro, que torna-se ainda mais importante se estiver com garupa, aumentando o peso sobre o eixo traseiro e melhorando o grip.
Imagem
wlad_rj

Eu ainda não possuo a miragem, tenho uma intruder 125 e só depois de ler aki nos post que percebi meu freio esta "borrachudo" Eu achava que o freio era um problema cronico das motocicletas.

A intruder + - tem 100kg, e o freio a disco e satisfatorio e o tambor uma porcaria.(não confio) ja levei em alguns mecanicos para ajustar e nada. Tenho 90kg, qdo ando com a patroa só Deus para me guardar.

Adoro as motos custom, mas não entendo porque não foi extinto esse tipo de freio tambor na mirage.

Confesso que pensei varias vezes de pegar a comet gt 250 que tem freio a disco nas duas rodas ao inves da mirage simplesmente por causa do freio tambor.

Não costumo correr de moto, ando de 90 a 100km. E pretendo continuar assim com a mirage, mas o freio tem que funcionar qdo necessario.

Para mim o quesito segurança esta em primeiro lugar.
jirschik
Moderador
Contato:

Concordo contigo, Wlad, sobre a segurança em primeiro lugar.
Eu acredito que freios à tambor ainda são usados nas rodas traseiras, justamente por serem menos "bruscos" do que freio à disco. A sensibilidade nos pés é menor do que nas mãos e se travar a roda traseira o motor "morre" e a traseira fica sem controle. Daí porque o freio traseiro é mais eficaz quando tem uma garupa, pois você pode apertar com mais força, sem travar.

Poderíamos pensar em custos, mas não sei avaliar se há muita diferença entre o custo de um sistema de freio à disco e à tambor. Suponho que o freio à disco seja um pouco mais caro, mas quanto?

Quando eu desmonto a roda traseira para troca da relação ou inspeção dos rolamentos, costumo passar uma lixa de ferro fina nas lonas de freio para tirar qualquer cristalização que atrapalhe na frenagem. Procuro também por fissuras que possam ter acontecido por choques térmicos, quando usa-se muito o freio, aquece e aí começa uma chuva forte.
Imagem
wlad_rj

Valeu pelas dicas, com certeza vou utiliza las.

Um abraço!
efraccaroli

Alguém sabe a espessura mínima do disco dianteiro da mirage 250?
Quero saber quando devo trocar ou não!
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
jbrigagao
Moderador

efraccaroli escreveu:Alguém sabe a espessura mínima do disco dianteiro da mirage 250?
Quero saber quando devo trocar ou não!
A espessura minima, medida na área de maior desgaste, é de 3mm.
Imagem
Responder