HD: Dicas técnicas sobre Gasolina
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores
-
brunno.ferreira
Então, já não sei mais nada... 
Brunno
-
Eric Simey
- Contato:
Boa era a época que meu pai tinha tirado um chevete Zerinho em 1982, ele ia abastecer e a gasolina ainda era Azul, purinha, claro que eu me lembro pois tinha 8 anos, kkkkkkkkkkkk
hj só abasteço no posto shell e ponho aditivada, nunca tive problemas na minha pica pau, mas tb. sempre coloco no mesmo posto e não pago barato não.
hj só abasteço no posto shell e ponho aditivada, nunca tive problemas na minha pica pau, mas tb. sempre coloco no mesmo posto e não pago barato não.
Procure Sempre um Contador, ele também anda de Moto
Toda gasolina brasileira tem atualmente 25% de alcool
isso não é a Petrobrás que coloca por que quer , isso é uma lei aprovada no congresso , até o ano passado era 20% , mas como tinha muito alcool sobrando os usineiros choraram as pitangas para o Lula e ele através de decreto autorizou adcionar mais 5% , outra coisa que eu já experimentei foi colocar gasolina pura sem alcool num Palio que eu tinha , foi em 1998 quando trabalhei no terminal de carga e descarga de gás e gasolina no cais da Alemoa os operadores tiravam amostras da gasolina que estava sendo transferida para análise , essa gasolina era de exportação, o que sobrava ficava em galões até ser recolocada nos tanques , ai coloquei uns 20 litros dessa gasolina no carro , ficou muito ruim , o motor parecia uma escola de samba batendo pino nas arrancadas ou quando forçava o carro , isso porque a tacha de compressão do motor e o mapeamento do modulo de injeção estão adaptados para gasolina com alcool, talvez agora ela funcione nestes carros flex
isso não é a Petrobrás que coloca por que quer , isso é uma lei aprovada no congresso , até o ano passado era 20% , mas como tinha muito alcool sobrando os usineiros choraram as pitangas para o Lula e ele através de decreto autorizou adcionar mais 5% , outra coisa que eu já experimentei foi colocar gasolina pura sem alcool num Palio que eu tinha , foi em 1998 quando trabalhei no terminal de carga e descarga de gás e gasolina no cais da Alemoa os operadores tiravam amostras da gasolina que estava sendo transferida para análise , essa gasolina era de exportação, o que sobrava ficava em galões até ser recolocada nos tanques , ai coloquei uns 20 litros dessa gasolina no carro , ficou muito ruim , o motor parecia uma escola de samba batendo pino nas arrancadas ou quando forçava o carro , isso porque a tacha de compressão do motor e o mapeamento do modulo de injeção estão adaptados para gasolina com alcool, talvez agora ela funcione nestes carros flex
Galera;
O manual indica o uso de gasolina 91 octanas, o que seria a premium, certo?
Difícil é encontrá-la nas bombas nos postos daqui.
Pergunto: Vale continuar usando somente a comum, ou passo a abastecer com a Podium?
Abraço
O manual indica o uso de gasolina 91 octanas, o que seria a premium, certo?
Difícil é encontrá-la nas bombas nos postos daqui.
Pergunto: Vale continuar usando somente a comum, ou passo a abastecer com a Podium?
Abraço
Coimbra
Nos postos que eu uso habitualmente eu faço um revezamento de dois tanques de comum para um de pódium a fim de manter o sistema de admissão mais limpo.
Na estrada só uso comum.
Em 56000 kms parei apenas uma vez por problema de gasolina e foi por ignorância da minha parte: não tinha idéia da existência de um filtro de gasolina dentro do tanque entre as mangueiras que saem da bomba de gasolina (que também fica dentro do tanque) e levam o combustível para os bicos injetores.
Esse filtro deve ser trocado aos 40000 kms e aos 44000 a moto parou com ele completamente entupido.
Essa substituição entrou para a minha planilha de manutenção brasileiro a cada 24000 kms por conta da baixa qualidade do combustível nacional.
Sobre qualidade, recomendo dar preferência aos postos que participem dos programas de controle de qualidade. Tem possibilidade menor de arrumar aborrecimentos.
Na estrada só uso comum.
Em 56000 kms parei apenas uma vez por problema de gasolina e foi por ignorância da minha parte: não tinha idéia da existência de um filtro de gasolina dentro do tanque entre as mangueiras que saem da bomba de gasolina (que também fica dentro do tanque) e levam o combustível para os bicos injetores.
Esse filtro deve ser trocado aos 40000 kms e aos 44000 a moto parou com ele completamente entupido.
Essa substituição entrou para a minha planilha de manutenção brasileiro a cada 24000 kms por conta da baixa qualidade do combustível nacional.
Sobre qualidade, recomendo dar preferência aos postos que participem dos programas de controle de qualidade. Tem possibilidade menor de arrumar aborrecimentos.
ride hard or stay home
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Não precisa ser só aqui no Brasil não, camarada. Quando fiz a viagem para a Argentina com a Mirage250, meu colega que foi com a Shadow750 teve sua bomba de combustível queimada pelo mesmo motivo. Ele estava abastecendo com a gasolina mais cara, de maior octangem que tem na Argentina e Uruguai, e isso entupiu o filtro, forçou a bomba e queimou-a. Prejuízo na concessionária: R$2.000,00 na bomba de combustível! Então, o negócio é substituir esse filtro com frequencia também.wolfmann escreveu:...Esse filtro deve ser trocado aos 40000 kms e aos 44000 a moto parou com ele completamente entupido.
Essa substituição entrou para a minha planilha de manutenção brasileiro a cada 24000 kms por conta da baixa qualidade do combustível nacional...
Coimbra, sua moto é a Fat bob?
Motorização
Motor 2Twin Cam 96™, Refrigerado a ar
Diâmetro do Pistão95,3 mm
Curso do Pistão111,1 mm
Cilindrada1.585 cm³
Relação de Compressão 9.2:1
Sistema de Alimentação de CombustívelInjeção Eletrônica de Combustível por Porta Sequencial (ESPFI)
Com este motor é besteira usar gasolina de 91 octanas.
Gasolinas acima de 87 octanas somente surtirão algum resultado diferente com motores com taxa de compressão acima de 10:1 (evitam pré-detonação por compressão = batida de pino)
A gasolina Comum possui:
Octanagem IAD > 87 octanas
A gasolina Supra (aditivada)possui:
A gasolina Premium possui:
Octanagem IAD > 91 octanas
A gasolina Podium possui:
Octanagem IAD > 95 octanas
Para motores de longo curso e baixa compressão, recomenda-se gasolina comum.
O resto é mito, ostentação!
Motorização
Motor 2Twin Cam 96™, Refrigerado a ar
Diâmetro do Pistão95,3 mm
Curso do Pistão111,1 mm
Cilindrada1.585 cm³
Relação de Compressão 9.2:1
Sistema de Alimentação de CombustívelInjeção Eletrônica de Combustível por Porta Sequencial (ESPFI)
Com este motor é besteira usar gasolina de 91 octanas.
Gasolinas acima de 87 octanas somente surtirão algum resultado diferente com motores com taxa de compressão acima de 10:1 (evitam pré-detonação por compressão = batida de pino)
A gasolina Comum possui:
A gasolina Supra (aditivada)possui:
A gasolina Premium possui:
Octanagem IAD > 91 octanas
A gasolina Podium possui:
Octanagem IAD > 95 octanas
Para motores de longo curso e baixa compressão, recomenda-se gasolina comum.
O resto é mito, ostentação!
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Motoclube Tolerância Zero
jirschik escreveu:Não precisa ser só aqui no Brasil não, camarada. Quando fiz a viagem para a Argentina com a Mirage250, meu colega que foi com a Shadow750 teve sua bomba de combustível queimada pelo mesmo motivo. Ele estava abastecendo com a gasolina mais cara, de maior octangem que tem na Argentina e Uruguai, e isso entupiu o filtro, forçou a bomba e queimou-a. Prejuízo na concessionária: R$2.000,00 na bomba de combustível! Então, o negócio é substituir esse filtro com frequencia também.wolfmann escreveu:...Esse filtro deve ser trocado aos 40000 kms e aos 44000 a moto parou com ele completamente entupido.
Essa substituição entrou para a minha planilha de manutenção brasileiro a cada 24000 kms por conta da baixa qualidade do combustível nacional...
Na Argentina ainda existe tolerância para o chumbo na gasolina (no Brasil foi abolido desde 1992 e substituído pelo etanol anidro)e é o chumbo que prejudica as bombas e filtros dos carros brasileiros que viajam para os países do mercosul. Nestes países prefira abastecer com gasolina tipo unleaded.
Na pratica toda gasolina vendida no Brasil supera o Índice de 91 octanas, então isso não deve ser motivo de preocupação.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Brigagão, um dia eu fiz esse comentário em uma lista de discussão que não frequento muito. Então, quando eu disse que esse chumbo é prejudicial à saúde e neste ponto a gasolina brasileira é melhor que a Argentina ou Uruguaia, fui assolado por uns caras que me chamaram de Comunista, PTista, Lulista, Seguidor de Dilma, e outras coisas assim.
Bem, depois disso, não valia à pena seguir com a discussão. Espero que eles façam a mesma viagem que eu e... hehehehe...
O Brasil pode não ser o paraíso, mas tem muita gente com mania de dizer que nada daqui presta. Só falta dizer que o cocô de outras nações mais ricas é perfumado!
Bem, depois disso, não valia à pena seguir com a discussão. Espero que eles façam a mesma viagem que eu e... hehehehe...
O Brasil pode não ser o paraíso, mas tem muita gente com mania de dizer que nada daqui presta. Só falta dizer que o cocô de outras nações mais ricas é perfumado!
jirschik escreveu:Brigagão, um dia eu fiz esse comentário em uma lista de discussão que não frequento muito. Então, quando eu disse que esse chumbo é prejudicial à saúde e neste ponto a gasolina brasileira é melhor que a Argentina ou Uruguaia, fui assolado por uns caras que me chamaram de Comunista, PTista, Lulista, Seguidor de Dilma, e outras coisas assim.
Pois é, na questão tecnologia nós temos um dos melhores combustiveis do mundo, e provavelmente o mais limpo. O que atrapalha mesmo é a adulteração nas bombas.