Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Diornei
Mensagens: 7
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:37
Localização: Rio de Janeiro

Na verdade companheiro eu acho é que a Kasinski tem que melhorar a qualidade desse retificador, que na minha opiniaão teria que ser melhor dimensionado para as EFI, lá na kajin barra todas as vezes que fui estavam chegando motos em reboque com o retificador queimaod ou com o estator, tem algo errado não ? eu depois que acabar a garantia, devo estar utilizando um retificador / estabilizador feito por mim mesmo, com sistema de proteção contra curto e sobretensão, e ainda bem dimensionado que aguente o consumo geral da moto e carregue de forma correta sem danod a bateria, jã que a kasinski não faz qualidade, faço eu...
Abraços aos colegas mirageiros.
"Só existem dois dias que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã"
lufrena
Mensagens: 56
Registrado em: 21 Ago 2009, 19:09
Localização: Brasí­lia
Contato:

Opa! Isso muito me interessa, Diornei. Aliás, acho que interessa a todos.
Deixe-me lhe passar dados que podem lhe ajudar a pensar em dimensionamentos: estou usando lâmpada de farol, lampadas de faróis de milha e lampadas de setas de LEDs.
Assim, não tenho o alto consumo do farol que poderia ser um dos problemas da carga do retificador. Assim, se ele queima, tem algo acontecendo pra isso ocorrer (né?)e pode não ser excessos, mas como não entendo absolutamente nada disso...
Comigo aconteceu o seguinte:
Inicialmente as lampadas amarelas do voltimetro acenderam e notei que aos 4000 giros, voltavam ao verde (carga) e aos 5500, amarelo novamente. Depois começou a ficar amarelo e só ficava verde quando retificador frio, e agora está ficando amarelo e vermelho quando em trânsito.

O que será que faz o retificador queimar?

Acho que isso tem que ser descoberto pra vc iniciar seu projeto.

Abraço, boa sorte, conte comigo e mantenha contato.

Abs
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

À muito tempo atrás eu trabalhei em uma Assistência Técnica de uma renomada empresa de produtos eletrônicos. Em cada mês os técnicos eram convocados para uma reunião para discutir sobre componentes eletrônicos que costumeiramente eram trocados. Todos os componentes eram relacionados e montava-se um Gráfico de Gantt para identificar os maiores ofensores e assim discutir os motivos dos problemas. Eramos acompanhados dos Engenheiros que pediam nossas opiniões, pois a prática também tem muito valor nisso. Em alguns casos era necessário alterar o tempo de soldagem da placa, trocar um capacitor cerâmico por um de poliéster, um resistor de carbono por um de fio, etc. Depois de algum tempo, recebiamos uma 'circular' orientando a troca dos componentes defeituosos, MESMO QUE, o aparelho entrasse na assistência técnica para outro conserto. Isso é INTELIGENTE, pois imagine que um componente de custo unitário R$0,05 poderia causar uma insatisfação do cliente e uma atividade de manutenção por um técnico muito mais caro que esse valor!

Eu não mesurei os valores de corrente, temperatura, tensão, perdas e tudo o que é necessário para avaliar o retificador da Mirage250. E nem vou fazer isso, pois não estou ganhando nada por isso. Mas pela 'prática' e 'histórico', está comprovado que esse retificador é insuficiente para esta moto. Pode servir para outro modelo, de 125CC, monocilíndrico, que use lâmpadas de 35W no farol, etc. Mas para a Mirage250 é insuficiente e a Kasinski (CR Zongshen) já deve ter informações suficientes para saber disso e avaliar o custo da troca desse componente, em função do custo extra da troca de uma bobina de estator e da propaganda negativa com os consumidores.

Onde está o pessoal de marketing nessa hora!?

Vocês sabem que eu defendo as qualidades da Hyosung Mirage250, mas sejamos justos: O retificador original da Mirage250 não serve para essa moto. Por isso, sugiro a troca como pode ser visto nas páginas deste tópico.
Imagem
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

bom, sobre a minha moto, eu nunca tive problemas com o retificador. porem a minha é carburada, entao nos modelos EFI nada posso dizer..

mas eu venho sempre acompanhando todo esse calvario que os novos proprietarios tem passado..

li muitas reclamacoes sobre retificadores queimando..

sobre baterias indo pro saco..

tb li varios proprietarios dizendo que substituiram o retificador por um mais parrudo.. e alguns destes dizendo que voltaram a queimar mesmo assim, com outro retificador novo, e mais parrudo..

e ai?

será mesmo q é o retificador o problematico?

entao quem explica a queima de baterias e retificadores de cb400 e falcon como ja li por aqui?

será q tao olhando realmente pro problema ou pra consequencia do problema?

é q nem a historia do fusivel.. ele queima.. o cara acha q ele é fraco e poe um mais forte.. e volta a queimar
lufrena
Mensagens: 56
Registrado em: 21 Ago 2009, 19:09
Localização: Brasí­lia
Contato:

Pois é, Hum, também tenho a mesma opinião.
Cheguei a pensar que o problema poderia vir da carga maior pela lampada do farol, que saiu de 35 para 55 watts.
Não se pode negar que a IE tbm deve sobrecarregar o sistema.
Então, supus que eles não havia redimensionado o retificador e talvez o estator.
Troquei as lampadas por leds pra evitar o problema, mas não deu certo pelo visto. Meu retificador tá dando alteração. Ainda vou na CC fazer as medições.
Mas a pergunta que não quer calar é: se não redimensionaram o estator e o retificador, teriam eles redimensionado os chicotes? Esse treco pega fogo!! (embora eu ainda não tenha notícias disso).
Resta-nos os colegas que têm conhecimento e recursos para estudar isso tudo. Eu fiz os testes que podia fazer com meu conhecimentos (no caso da troca por leds).
Se eu puder ajudar os estudos e pesquisas, estou a disposição.
Abs
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

mas a minha carburada ja usa farol de 55w..

eu acho que a causa mais provavel pode estar é cabos de chicotes sendo partidos ou esmigalhados por outras partes, e ai pelo desemcapamento de alguns cabos, dando curtos fracos com o chassis e entao gerando pequenas fugas de corrente.. mas o suficiente pra ir destrambelhando com o retificador.. essa queda de voltagem causada por fugas e pequenos curtos faz cair a voltagem e ai deixa de carregar direito a bateria.. que por sua vez vai estragar mais rapido por nao estar sempre em plena carga que é o q ela foi projetada para ser..

a maneira de inspecionar isso é medindo cabo por cabo, fazedo testes de continuidade entre as extremidades e entre cada cabo e o chassi pra detectar fugas ou curtos.. e no caso dos chicotes, medir continuidade e curto entre os cabos de cada chicote.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Minha Mirage250 também é carburada e nunca queimou o retificador original, apesar de eu ter trocado a lâmpada de 35W (que vergonha...) por uma de 55/60W. Mas assim que troquei o retificador por um mais forte, a iluminação ficou mais forte e, se não for efeito placebo, senti até uma pequena melhora na performance. E falando de iluminação, recentemente eu troquei o refletor de plástico original (e queimado pela caloria da lâmpada de 55/60W) pelo refletor do VW Fusca! Encaixou com perfeição e o refletor é metálico com lente de vidro (R$45,00).
Imagem
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

jirschik escreveu:Minha Mirage250 também é carburada e nunca queimou o retificador original, apesar de eu ter trocado a lâmpada de 35W (que vergonha...) por uma de 55/60W. Mas assim que troquei o retificador por um mais forte, a iluminação ficou mais forte e, se não for efeito placebo, senti até uma pequena melhora na performance. E falando de iluminação, recentemente eu troquei o refletor de plástico original (e queimado pela caloria da lâmpada de 55/60W) pelo refletor do VW Fusca! Encaixou com perfeição e o refletor é metálico com lente de vidro (R$45,00).
rapaz.. o do fusca da direitinho? interessante
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Imagem
ronaldomirage
Mensagens: 135
Registrado em: 08 Jan 2011, 18:22
Localização: São Paulo

jirschik escreveu:
Vocês sabem que eu defendo as qualidades da Hyosung Mirage250, mas sejamos justos: O retificador original da Mirage250 não serve para essa moto. Por isso, sugiro a troca como pode ser visto nas páginas deste tópico.
Muito Bom o tópico. Parabéns.

Já existe um retificador compatível com o da Mirage no mercado que não danifique o sistema ECU, módulo ou outros?
A minha que comprei ontem usada 2009/2010 segundo o dono já teve o retificador trocado (isso um ano atrás) e em minha medição hoje mesmo acelerando não envia mais que 12,95V!

Aguardo.
Responder