CTB - Artigo 192 - Multa para motos em corredor - 580-0

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Jovi
Administrador
Contato:

Fui agraciado com duas multas em 18 dias por transitar em corredor, algo extremamente comum para quem anda de moto.

Segundo o artigo 192 prega:
Art. 192. Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo:

Infração - grave;

Penalidade - multa.
Embora considere que estamos sujeitos a esse tipo de multa por que a autoridade de trânsito no Brasil é uma piada, receber DUAS multas iguais no mesmo local no mesmo mês e ainda quase no mesmo horário!? :shock: :shock:

A infração 580-0 me deixou realmente P... da vida... então procurei a Polícia Rodoviária para esclarecimentos, afinal isso me parece um boicote as motos que transitam na Rodovia Raposo Tavares.

Levei as duas multas nessa rodovia...

Um Sargento me atendeu e inclusive incluiu um soldado na conversa por que ele quem aplicava essas multas... o soldado, simplesmente considera errado motos usarem o corredor, ponto de vista irredutível... já o Sargento muito prestativo me explicou que eles tem aplicado essas multas para as motos que "ultrapassam" outras motos no corredor... :P

Ele disse que geralmente estão aplicando multas baseado no Artigo 192 quando notam uma ultrapassagem entre motos no corredor.

Esse argumento me tirou o chão por que não havia como contra argumentar, também não gosto desse procedimento... e havia feito pelo menos uma 20 ultrapassagens em corredor nos últimos dias... :oops: :oops:

O problema ocorre por que estou andando de Comet GTR 250, e embora não seja nenhum motão, quando você alcança outra moto no corredor o barulho do escapamento faz com que o piloto da frente, quando esta numa 125, faça o diabo para dar passagem... Mesmo quando não quero ultrapassar as pessoas me dão passagem... :roll: :roll:

Podem não acreditar, mas só não dão passagem quando estão em moto similar, dai o cara fica na dele, mas as demais motos, geralmente criam formas realmente malucas para dar a passagem e você vendo o desespero do cara para permitir que você passe, acaba passando... :roll: :twisted: :P

De qualquer forma, aceitei o argumento do policial e sai com o rabo entre as pernas... ele inclusive se propôs a fazer uma palestra sobre segurança na estrada para os membro da nossa comunidade. 8) :idea:

Essa semana tentei não passar ninguém... e digo tentei por que tem cara que quase para a moto para que você passe ele... fica mais perigoso não passar do que concluir a ultrapassagem... e agora??? :roll: :?

Estou reduzindo a velocidade e tentando ficar afastado das motos a frente para evitar essa situação... mas é complicado... :( :oops:

Esqueci de mencionar que a Polícia Rodoviária portanto esta adotando o Artigo 192 como ferramenta para reduzir o número de acidente envolvendo motos... :idea: :idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
liquuid

É insano, eu pego a radial e geralmente me enfio na frente de algum carro pra deixar os motociclistas apressados passarem...

Mas cada vez mais estou percebendo que não usar o corredor é muito mais arriscado do que usar.
Bromens
Colaborador

Bom saber Jovi que a Rodroviária Federal está adotando este artigo 192 pra multar geral...

Vou divulgar pra galera aqui do ES e MC´s associados...

Valeu! :wink:
Bromens
Moura
Contato:

liquuid escreveu:É insano, eu pego a radial e geralmente me enfio na frente de algum carro pra deixar os motociclistas apressados passarem...
Faço isso também, até mesmo pq se não fizer corro o risco de ser atropelado...

Ainda mais na Radial...

Jovi,

Tenho um amigo aqui do trabalho que também recebeu duas ou três multas por causa da mesma situação só não lembro qual era a rodovia...
Paulo Moura
liquuid

Vi na TV um cara comentando como é na maioria dos estados dos EUA. Lá usar o corredor só é permitido com os carros parados, se os carros estiverem em movimento o motociclista toma multa, mas pelo que entendi eles vêem essa última situação como um ato suicida.

Enquanto isso, aqui em sampa eu tomo buzinada e fechada educativa por não usar o corredor...
Rogerio Rocha
Contato:

joviman escreveu:O problema ocorre por que estou andando de Comet GTR 250, e embora não seja nenhum motão, quando você alcança outra moto no corredor o barulho do escapamento faz com que o piloto da frente, quando esta numa 125, faça o diabo para dar passagem... Mesmo quando não quero ultrapassar as pessoas me dão passagem... :roll: :roll:

é bom saber !
eu tambem pego a radial leste todo dia ! mas no meu caso ... os caras fazem de tudo pra não ficar atraz de mim , só por que estou numa custom ! rs

por falar em Radial ... está muito mais complicado andar com a moto a partir do metro belem indo pela direita .
refizeram a faixa de onibus e colocaram umas tartarugas enormes lá . e sempre tem marronzinho na moita só multando as motos que estão na faixa do onibus !
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
RenanSP

Enquanto isso, aqui em sampa eu tomo buzinada e fechada educativa por não usar o corredor...[/quote]

Idem! ahahahah

Os motoristas de carro ficam putos da vida em ver moto circulando fora do corredor. To nem ai, comecei a andar de moto agora e só tenho pegado corredor parado.

Agora a aplicação desse artigo é preocupante, porque vai que vem um Jooji Hato da vida, e tenta criar outra lei maluca (e inconstitucional), coibindo as motos de andarem no corredor de vez...
Wolverine405

Eu sempre dou passagem no corredor pois minha moto é grande, larga e pesada, e por isso muitas vezes fico preso onde outras motos passam, e eu tb não sou louco de andar a 80km/h no corredor como vejo alguns andando, então sempre que posso dou passagem a fila de motoboy que se forma atrás de mim.

Realmente andar no corredor pode ser perigoso, ainda mas nesse pais em que predomina o egoismo e a falta de visão comunitária. Tem muito maluco por ai andando no corredor como se estivesse em uma pista de corrida. Eu acho que as "autoridades" deveriam usar o "bom senso" e punir os excessos pois não tem como imaginar a utilização de motocicletas sem a utilização dos corredores.

abs!!!
GALO MACHO - HARLEY GRUPO
RJ - Brasil
Moura
Contato:

Wolverine405 escreveu:Eu sempre dou passagem no corredor pois minha moto é grande, larga e pesada, e por isso muitas vezes fico preso onde outras motos passam, e eu tb não sou louco de andar a 80km/h no corredor como vejo alguns andando, então sempre que posso dou passagem a fila de motoboy que se forma atrás de mim.
Eu também sempre que vejo outra moto se aproximando dou passagem, mas no meu caso é pq não sei e não gosto de usar "os corredores" quando o motoca é motociclista quase sempre recebo uma buzinadinha de agradecimento, mas já teve motoca que ficou bravo por eu estar "atrasando" o lado dele, afinal não dá pra sair do corredor de uma hora pra outra...

Mas o que acontece é falta de respeito mesmo, dai o governo aproveita pra multar todo mundo ao inves de educar...
Paulo Moura
Adauto

É Jovi, que azar! Mas reconheço que o argumento do seu puliça tem sentido.

Como a Mirage 250 não anda muito, na estrada, em geral, se os carros andam á pelo menos 90 km/h eu ando na faixa, se baixa disso eu tento pegar corredor, mas na mãnha.

Nunca vai ter faixa pra cada um andar na velocidade que quer. A gente sempre vai ter que esperar um pouco por uma chance de ultrapassar ou para dar passagem também. A gente deveria ser mais prudente, mas reconheço que é dificil.

Na cidade, eu faço o mesmo que o Wolverine405 e Moura.

[]s,
Adauto
Imagem Imagem
Responder