Segundo o artigo 192 prega:
Embora considere que estamos sujeitos a esse tipo de multa por que a autoridade de trânsito no Brasil é uma piada, receber DUAS multas iguais no mesmo local no mesmo mês e ainda quase no mesmo horário!?Art. 192. Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo:
Infração - grave;
Penalidade - multa.
A infração 580-0 me deixou realmente P... da vida... então procurei a Polícia Rodoviária para esclarecimentos, afinal isso me parece um boicote as motos que transitam na Rodovia Raposo Tavares.
Levei as duas multas nessa rodovia...
Um Sargento me atendeu e inclusive incluiu um soldado na conversa por que ele quem aplicava essas multas... o soldado, simplesmente considera errado motos usarem o corredor, ponto de vista irredutível... já o Sargento muito prestativo me explicou que eles tem aplicado essas multas para as motos que "ultrapassam" outras motos no corredor...
Ele disse que geralmente estão aplicando multas baseado no Artigo 192 quando notam uma ultrapassagem entre motos no corredor.
Esse argumento me tirou o chão por que não havia como contra argumentar, também não gosto desse procedimento... e havia feito pelo menos uma 20 ultrapassagens em corredor nos últimos dias...
O problema ocorre por que estou andando de Comet GTR 250, e embora não seja nenhum motão, quando você alcança outra moto no corredor o barulho do escapamento faz com que o piloto da frente, quando esta numa 125, faça o diabo para dar passagem... Mesmo quando não quero ultrapassar as pessoas me dão passagem...
Podem não acreditar, mas só não dão passagem quando estão em moto similar, dai o cara fica na dele, mas as demais motos, geralmente criam formas realmente malucas para dar a passagem e você vendo o desespero do cara para permitir que você passe, acaba passando...
De qualquer forma, aceitei o argumento do policial e sai com o rabo entre as pernas... ele inclusive se propôs a fazer uma palestra sobre segurança na estrada para os membro da nossa comunidade.
Essa semana tentei não passar ninguém... e digo tentei por que tem cara que quase para a moto para que você passe ele... fica mais perigoso não passar do que concluir a ultrapassagem... e agora???
Estou reduzindo a velocidade e tentando ficar afastado das motos a frente para evitar essa situação... mas é complicado...
Esqueci de mencionar que a Polícia Rodoviária portanto esta adotando o Artigo 192 como ferramenta para reduzir o número de acidente envolvendo motos...