Shadow 750: Opinião de proprietários

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Solte o pedal e leve em alguém que desamasse-o aquecendo com maçarico. Ele deverá fixar na morsa, aquecer e dobrar até a posição original. Isso ajuda a evitar trincas e assim deverá ser possível continuar utilizando-o. Se você já pensou em trocar, custará pouco tentar arrumar.
Imagem
Infernal
Contato:

jirschik escreveu:Solte o pedal e leve em alguém que desamasse-o aquecendo com maçarico. Ele deverá fixar na morsa, aquecer e dobrar até a posição original. Isso ajuda a evitar trincas e assim deverá ser possível continuar utilizando-o. Se você já pensou em trocar, custará pouco tentar arrumar.
A ideia de aquecê-lo para desamassar é uma boa mesmo. Mas terá de ser onde consiga elevar bem a temperatura. Mas vou pensar nessa ideia. Valeu!
Sérgio Soares

Infernal escreveu:Saudações a todos!

Estou procurando um pedal de freio da Honda Shadow 2011. Ela sofreu uma queda e o pedal ficou amassado para dentro. Ainda é utilizável, mas é complicado por ter de virar o pé para dentro para usá-lo.

Olhei na concessionária da Honda, mas um pedal novo estava por R$ 290,00 e eu achei que é caro por ser apenas um pedal.

Alguém que o conheça, sabe se há algum problema em desamassá-lo? Pergunto isso porque alguns tipos de metal, dependendo da maneira que foi moldado, podem sofrer danos sérios e perder a resistência.

Bem, desde já agradeço pela atenção.
Caro Infernal,

Por se tratar de uma moto recém lançada, deve ser difícil encontrar o pedal fora da Honda. Talvez em alguma oficina de customização. Verifique também se é um daqueles itens intercambiáveis com outros modelos (acho difícil) cujo valor é mais barato.

Quanto à desamassá-lo, incentivo a fazê-lo, pois não dá para pilotar a moto com o pedal torto. Mas logo após desentortá-lo, faça um rigoroso teste de esforço. E prepare o bolso para adquirir um pedal novo, caso o teste seja insatisfatório.

O novo, na minha opinião é o mais recomendável, pois se trata de um item sensível a sua segurança, a do garupa e a de quem vem pela frente. E valerá plenamente cada centavo dos R$ 290,00.

Um abraço,

Sérgio

PS: há alguns anos, um amigo meu colocou um pedal de freio paralelo em seu "fusca". Ele contou que em uma freiada forte e brusca o pedal amassou e por pouco não sofreu maiores consequências.
Moto é lazer.
Sérgio Soares

Infernal,

Exemplo de baixo custo de uma solda:

Em 2010 o meu irmão caiu com sua V-Strom e a manete do freio partiu na extremidade, onde há uma esfera de acabamento. Logo, não comprometia a integridade da peça e nem do freio.

Após adquirir uma manete nova e original, ela tinha a coloração diferente e a qualidade do acabamnto inferior.

Aí, dei a idéia de soldar a parte quebrada. O custo da solda foi de, pasme, R$ 20,00. Ele trocou imediatamente e mantém em sua "sucata" a peça nova.

Sérgio
Moto é lazer.
Moura
Contato:

É Infernal vc não é o único com esse problema :roll:

No meu tombo na Serra da Graciosa meu pedal entortou pra caramba, na ocasião o ZZo arrumou um Grifo e colocou o pedal no "lugar" (padrinho é pra essas coisas) e tá assim até hoje, quando cheguei em casa só dei mais uma endireitada e o provisório ficou até hoje! 290 mangos em um pedal é osso...
Paulo Moura
dfelipe
Contato:

Moura escreveu:290 mangos em um pedal é osso...
E vida a nossa querida Honda!!! :evil: :evil: :evil:
Ac.
Douglas
Infernal
Contato:

Eu vou desamassá-lo neste fim de semana. Falei com um amigo que tem uma tornearia e ele me disse que não haverá problemas, por se tratar de uma liga que tem resistência a fissuras e justamente por este motivo o pedal amassou e não quebrou.

Quando fui na concessionária para ver isso, além de cobrarem esse preço no pedal, ainda me disseram que teria de trocar o guidão e este mesmo sairia pela quantia de R$ 480,00. Já analisei o mesmo por todos os ângulos e não há problemas nele. A única coisa que terei de arrumar lá mesmo é o parafuso interno do riser, que amassou e está fazendo com o que o lado direito fique mais baixo que o lado esquerdo, mas isso custará "apenas" R$ 62,00 mais a mão de obra.
jirschik
Moderador
Contato:

Camarada, na concessionária eles sugerem até trocar o adesivo do tanque porque pode dar problema de balanceamento na roda, ou qualquer outra loucura que conseguirem imaginar. :P
Imagem
Pé-de-pano

Fala Infernal, blz?

Então, há um tempo atrás tive um problema parecido com o seu. Minha Shadow tombou parada e entortou o manete de freio e o guidom (ou o riser), pois ficava exatamente como vc descreveu (um lado mais alto que o outro).

Na cc Honda o mecânico falou que o guidom estava torto e queria trocar tudo (mais de 400 conto o guidom e mais de 90 o manete).

Felizmente eu percebi que não era o guidom que estava torto, mas sim os parafusos (ou buchas) do riser. Então fui até um mecânico aqui da minha cidade e perguntei se ele trocaria as buchas. Ele pegou o guidom e deu um "forçada" para o lado contrário ao que estava torto e pronto!!! Problema resolvido. Ele me disse que as buchas do rises são feitas para isso mesmo. Caso estivessem partidas ou tortas, teria muita vibração no guidom, o que não estava acontecendo.

Fica aí a dica!

Quanto ao manete de freio, não deu pra desentortar, pois se tentar vai acabar partindo, mas to usando torto mesmo, sem problemas. Detalhe: na Honda, cada manete custa 90 pila, no EBAY, o par sai por 20 dólares.!!!!!!

Até mais!
Bonaparte

Pé-de-pano escreveu: Felizmente eu percebi que não era o guidom que estava torto, mas sim os parafusos (ou buchas) do riser. Então fui até um mecânico aqui da minha cidade e perguntei se ele trocaria as buchas. Ele pegou o guidom e deu um "forçada" para o lado contrário ao que estava torto e pronto!!! Problema resolvido. Ele me disse que as buchas do rises são feitas para isso mesmo. Caso estivessem partidas ou tortas, teria muita vibração no guidom, o que não estava acontecendo.
Pé-de-pano,
Comigo aconteceu exatamente e mesma coisa!
Lembro por muitas vezes ir medir para ver se o Guidon estava torto, mas estava e está alinhado até hoje! :D

Abs
Na cidade: Tornado 07
Na estrada: Shadow 08
Responder